Foram encontrados 517 registros para a palavra: Artigo:

Artigo: A Terra geme como em dores de parto. Romanos 8,20-22

Está lá no evangelho de Paulo a frase acima. Aliás, a Terra geme e pede socorro desde a chegada do homem e seu protagonismo, pois onde passa destrói por sua ganância e vaidade.

No próximo mês teremos a semana dedicada ao Meio Ambiente, cujo dia, criado pela ONU para nos alertar sobre a importância da preservação, é 5 de junho. ..

Artigo: centenário de João Fernandes da Cunha, nascido em Juazeiro, na Fazenda Tapera, no Vale do Rio Salitre

O centenário de João Fernandes da Cunha, nascido homem simples na Fazenda Tapera, no Vale do Rio Salitre, aconteceu no dia 21 de maio de 1921, lá viveu até os cinco anos de idade com os seus pais, tendo ido morar com a sua família na sede do município de Juazeiro – Bahia em 1926.

De inteligência brilhante e memória privilegiada, logo começou a se destacar como criança predestinada a grandes feitos e realizações. Na escola fundamental aprendia português, matemática, história e geografia com tamanha facilidade, que empolgava seu mestre Aristóteles Piva de Carvalho e professores...

Artigo: Proteger nossas crianças é urgente

A exploração de crianças e adolescentes para atividades sexuais visando ao retorno financeiro é uma das mais aviltantes formas de violência e uma das piores maneiras de trabalho infantil.

No ano passado, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou que dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil foram de violações de direitos de crianças ou adolescentes, e a violência sexual figurou em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências...

Artigo: Hoje de manhã, sandálias suadas e sol já quente, fui à padaria.

Não posso dizer que havia mais silêncio ou menos, até porque de tanto ir à padaria, todos os dias e dizer bom dia a todos os passantes, nem lembro do silêncio e sim das respostas e dos acenos e deste espanto de reencontro nestes dias em que perder é o mais comm.

De todo modo, não estava e ainda não estou preparado para mais perdas. Hoje de manhã quase não tinha mais mais coração, coragem e lágrimas para ouvir de tantos a história de partir de tantos outros tão próximos...

Artigo: Bruno Covas e Eva Wilma, duas grandes lacunas

Conheci Eva Wilma no início de sua carreira, ainda iniciante na trajetória artística, quando dava seus primeiros passos no teatro, na TV e no cinema. Com 16 para 17 anos era incipiente em sua futura profissão.

Residia em uma modesta pensão da Rua do Catete, na então capital federal, ao lado da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, da Universidade do Distrito Federal, onde eu estudava ciências jurídicas e sociais...

Artigo: Vivência não é experiência 

A frase atribuída ao jornalista Joelmir Betting e citada pelo ex-senador Lauro Campos no início da década de 1990, "Os problemas de hoje são as soluções de ontem, que não foram executadas", é mais um exemplo de enunciado cuja interpretação demonstra justamente o que está vivendo a população brasileira.

Na verdade, o que o jornalista, corroborado pelo ex-senador, quis dizer é que toda a experiência pela qual passa uma sociedade é marcada de tal forma que no presente ou em algum momento pode contribuir ou prejudicar, a depender de determinados fatores, principalmente da atitude...

Artigo: Às vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos.

Em meio a pandemia que vivemos me vem a mente os cristãos martirizados, me vem a mente os apóstolos que perderam sua vida, aos cristãos mortos lá na arena, me vem a mente que apesar de uma grande coragem e fé eles não foram poupados.

E aí me vem a idéia errônea de muitos cristãos querendo ser muitas vezes imunes a dor, Jesus passou pela dor e muitos da Igreja primitiva perseguida passaram sendo abatidos...

Artigo: Pedra Angular

Existem certos homens  nesse mundo, que se adaptam perfeitamente às palavras do Grande Mestre, Jesus Cristo, sobre a Pedra Angular. Um deles chama-se, João Caffé Neto, pessoa por demais conhecida em Juazeiro. 

Nascido piauiense, de São Raimundo Nonato, desde cedo se radicou em nossa cidade, como um exímio mestre na arte da alfaiataria. Confeccionar roupas masculinas era o seu viés. Depois tornou-se comerciante, devido a um pequeno armarinho que montou nos fundos da alfaiataria, progredindo com o tempo até se transformar em armarinho e loja de comércio de roupas. ..

Artigo: A mensagem de Nossa Senhora de Fátima

Em 13 de maio de 1917, em Portugal, três crianças assistiam a uma das aparições mais lembradas pelos católicos de todo o mundo: a aparição de Nossa Senhora de Fátima. A mensagem de paz deixada pela santa aos pequenos é lembrada com festas e orações.

As crianças, Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos, à época, voltaram ao local por mais cinco vezes, nos dias 13 de junho, julho, agosto, setembro e outubro, para ouvir a mensagem da santa. Em sua última aparição, com a presença de cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora de Fátima teria pedido a construção de uma capela em Sua honra, e foi atendida...

Artigo: Paulo Guedes é o ícone da “economia que mata”

 Se existe alguma virtude no atual governo é que ele é absolutamente transparente nos seus propósitos, ainda que seja uma perversa transparência. Como diz Jesus sobre os mercenários em uma de suas falas: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10,10).

Bolsonaro avisou na campanha que viria para destruir (voltar 50 anos na história) e que gostaria de ver mortos ao menos os 30 mil que a “ditadura torturou, mas não matou”. Esse propósito se materializa com os fatos, como os 400 mil mortos pela Covid19, mas também a fala expressa do ministro Paulo Guedes:..

Artigo: Jornalista é 'essencial' para trabalhar, mas não é 'prioritário' para ser vacinado

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) têm empreendido gestões junto aos órgãos públicos para incluir os profissionais de imprensa, que estão na linha de frente do trabalho, no rol das categorias de trabalhadores consideradas prioritárias no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Em nosso estado, a campanha tem a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV na Bahia (Sinterp) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI)...

Artigo: As economias importam

Defender sumariamente apenas as economias de escala num país com as dimensões territoriais como o Brasil, com sua diversidade, suas estruturas culturais e suas tradições na pequena economia comprovadas, não é necessariamente defender a coisa mais certa.

O Brasil por tradição é um país que por sua formação, precisa tanto dos grandes conglomerados econômicos como da absoluta maioria dos médios e pequenos negócios que fazem a economia girar, por mais que não queiram os que defendem no campo da economia a ideia de envolvimento mínimo do Estado...

Artigo: Manuca e o tempo que tudo transformará

"Depois da tempestade vem a poesia". A citação, escrita em um pedaço de papel rasgado e colado sobre a capa do livro 'Seu Emmanuel, quando o amor venceu a dor', de Manuca e Lu Almeida, já dá o tom e o ritmo da história terminal do poeta que enfrentou um câncer durante sete meses. Partindo da ideia de que, a exemplo da tempestade, tudo passa nessa vida, e que ao escrever versos, os homens seguem qual passarinhos cantantes, a obra é um alguidar de dores e amores.

Escrito a punho por Emmanuel Gama de Souza Almeida, nome de pia de Manuca, e Lu Almeida, a companheira de 35 anos, o livro expõe em 155 páginas um inventário sincero de sentimentos; da perplexidade e o medo com a descoberta da doença até a crença que poderia vencê-la. "Hoje eu preciso do que a gente não juntou", escreveu ele no dia que tomou conhecimento que só estava começando o momento mais difícil da vida...

Artigo - A SEGURANÇA JURÍDICA,  decurso de tempo e situação consolidada. PARTE VI

Sob o tema de SEGURANÇA JURÍDICA, já abordamos aspectos importantes que lhe dão suporte e protege o administrado contra atos da Administração Pública, que se valem do poder discricionário de revisar os seus atos que possuam indícios de ilegalidade, principalmente aqueles atos referidos na Súmula 473 do STF, a qualquer tempo.

Essa Súmula, editada em 1969, estabeleceu que a Administração pode anular os seus próprios atos que possuam indícios de ilegalidades, ou revoga-los por conveniência ou oportunidade, a qualquer tempo, o que contraria dispositivos da Constituição de 1988, promulgada 19 (dezenove) anos depois da entrada em vigor da citada Súmula, consubstanciando-se em Constituição Cidadã, por garantir direitos fundamentais da pessoa, sustentados nos princípios constitucionais do DIREITO ADQUIRIDO, DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA e da BOA-FÉ do servidor, que não pode ser penalizado por inércia da Administração em sanar os seus atos praticados ilegalmente, ou irregulares, a qualquer tempo e ao seu bel prazer. ..

Artigo: Em memória de Afonso Conselheiro

No final da tarde do dia 22 de abril de 2021, recebi a notícia do falecimento do meu grande amigo Afonso Conselheiro, cujo nome de batismo era José Afonso da Cunha Martins. Em tempos de fake News, imediatamente telefonei para o seu celular e, de fato, ele havia se encantado como luz de uma estrela.

Como não pude me despedir pessoalmente, escrevo essas mal traçadas linhas em memória desse artista, natural do distrito de Patamuté, município de Curaçá (BA), que, como poucos, soube defender a história e a cultura dos sertões nordestinos...

Artigo: Homenagem a Justo

É comum nestes momentos falarmos do que não foi cumprido, do que ainda havia pela frente. É comum falarmos da falta, da ausência, mas hoje quero fazer diferente.

Justo era presença notável onde estivesse, na sala de aula, sendo o contraponto e livrando-nos da insossa unanimidade, no rádio com todo seu talento, nos trabalhos que fazíamos juntos com toda sua dedicação e nos intervalos com sua alegria e intensidade...

Artigo: Edimilson Eufrásio: um neorromântico pós-moderno

O poeta e escritor Edimilson Eufrásio, paulista de Americana/SP, segue lançando e divulgando Brasil afora sua mais recente obra “Para toda a vida!” 

“Para toda a vida”, publicado em São Paulo, em 2018, traz reflexões que vão ao encontro do pensamento cristão, fé que o autor já mostrou em Lágrimas de Poeta. Ele acredita em tudo que os teólogos do medievo escreveram sobre a tradição cristã, que Deus existe, que Deus é amor, que só há salvação por intermédio dos ensinamentos de Jesus...

Artigo: Um clássico em vida são os livros incríveis de Raimundo Carrero

Acabo de receber os livros incríveis de Raimundo Carrero, um dos raros escritores brasileiros que é clássico em vida, e que eu tive a honra de editar na Record. No portentoso volume intitulado Condenados à vida, são republicados quatro dos romances mais recentes do autor – os livros Maçã agreste, Somos pedras que se consomem, O amor não tem bons sentimentos, e Tangolomango, ritual das paixões deste mundo, que eu tive a honra de editar, quando fui editora executiva da Record, em 2012 e 2013.

 Como escreve Castello, no inspirado  prefácio ao livro, “Carrero nos confronta, todo o tempo, com uma zona obscura que ultrapassa os limites humanos” e sua escrita “é uma trança de vozes que se misturam, se acasalam e se agridem, é uma enigmática sinfonia.”..

Artigo: O livro em alto e bom som

Novamente a Diretoria de Memória, Educação e Arte da Fundação Joaquim Nabuco vai celebrar o 23 de abril, Dia Mundial do Livro. A II Festa Digital do Livro desta vez é temática, monográfica: As muitas vozes do livro. Com isto chama-se a atenção para a importância do seu acervo sonoro e os novos desafios editoriais e educativos.

Nunca é demais lembrar que o livro antes de ser escrito é palavra falada. O oral, mais do que o visual, fortalece a memória humana como um corpo indissolúvel cérebro-mente-espírito...

Artigo: Que fazer com o tempo, nestes tempos estranhos?

De vez em quando, aparecem na telinha, bem intencionadas sugestões para se preencherem as longas horas vazias de confinamento obrigatório, a que grande parte de nós estamos sujeitos. Um amigo gaiato, enumerou e critica algumas delas. Dar banho no cachorro, por exemplo. Regar as plantas. Telefonar aos amigos. Separar roupas para doação. Cozinhar, se não me engano. Pobre cachorro, ele diz, vai perder pelos com tanta lavagem.

As plantas preferem, ao que se diz, menos água do que muita, vão morrer afogadas. Preparar comida só para si, não tem muita graça. Fazer doação de roupas, muito bem, é verdade que em geral a gente tem mesmo muita coisa que não usa mais e pela qual tem apego, pena de descartar, isso quando tem tanta gente precisando. Assim como acontece com os sapatos, a exemplo de Imelda Marcos, lembram-se?..