TRE-BA determina retirada de vídeo em redes sociais com ataque a Rui Costa (PT)
..
Pesquisa de intenção de votos divulgada há pouco pelo Ibope, apontou novos números do Instituto para a corrida presidencial. Sem o nome de Lula, que já teve nome substituído por Fernando Haddad, Bolsonaro lidera com 26% das intenções, seguido por Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (REDE), Alkmin (PSDB) e Haddad (PT), que mantém empate técnico na corrida para o segundo turno.
No quesito rejeição, Bolsonaro lidera com folga, com 41%, seguido por Marina Silva, com 24%, Haddad 23%, Alkmin 19% e Ciro com 17% ...
O Blog Geraldo José inicia nesta quinta-feira (13) uma rodada de entrevistas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e repercussão nas páginas do veículo, com candidatos a cargos eletivos nesta eleição 2018.
Os candidatos ao governo do estado e ao senado também terão oportunidade de apresentar suas propostas e conversar com o leitor do Blog e eleitores do Vale do São Francisco, respondendo a questionamentos prévios, sobre temas que interessam ao Vale do São Francisco...
Pesquisa de intenção de voto divulgada há pouco, pelo Datafolha, para presidente da República, apontou novos números para as eleições de 2018.
No primeiro levantamento após o Tribunal Superior Eleitoral rejeitar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e após incidente com Bolsonaro os números são os seguintes:..
De acordo com publicação do TRE-BA, nesta segunda-feira (10), às 19:26, “dos 1.187 pedidos de registro de candidatura, 1.171 já foram julgados, o que representa 98,65% do total dos pedidos formalizados”.
O TRE-BA está, desde o dia 15 de agosto, em regime de plantão, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados e conforme os dados do sistema de estatísticas eleitorais do TSE, 1.089 candidatos já estão aptos a concorrer, o que corresponde a 91,74%. 82 candidatos estão classificados como inaptos, o que equivale a 6,91% dos pedidos contabilizados pelo TRE. Todos os registros para senador já foram analisados e os 11 candidatos estão aptos...
O sete de setembro, em Juazeiro, ganhou tom político após o desfile cívico e militar, oportunidade em que os diversos candidatos, com seus seguidores, saíram às ruas para mostrar força e tentar conquistar a simpatia do grande público.
A caminhada mostrou o alinhamento de grupos e candidatos. Isaac Carvalho, candidato a federal pelo PCdoB, protagonizou a puxada dos seguidores de Rui Costa, candidato a governador do PT, tendo a companhia de Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PDT). Da ala que apoia Rui Costa, somente Carlos Neiva (PSB), manteve distância da base governista no município, foi às ruas com seu grupo de apoiadores e aproveitou a oportunidade para inaugurar seu comitê, na Adolfo Viana...
De acordo com dados do TRE baiano, das 499 solicitações de registros de candidaturas para deputado federal, até este domingo (09), apenas 10 dos pedidos ainda aguardavam publicação de decisão por parte do órgão eleitoral.
Dentre os registros que ainda não receberam o aval oficial do TRE baiano, está a candidatura do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, candidato a deputado federal pelo PCdoB. No pedido de registro do candidato a legenda “Aguardando Julgamento” permanece inalterada...
A Polícia Federal considerou, após uma avaliação preliminar, que não houve erros na escolta dada pelo órgão ao candidato Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG). O setor de inteligência não havia recebido nenhuma informação que indicasse a iminência de um ataque, segundo o órgão. Informações desse tipo podem levar a PF a tentar convencer um político ou uma autoridade sob escolta a cancelar compromissos. Os policiais não têm poder de veto sobre a agenda do protegido.
A PF afirma que os níveis de segurança empregados não só para Bolsonaro, mas para todos os presidenciáveis nestas eleições "são os mais altos, até acima dos oferecidos aos chefes de Estado que participaram das Olimpíadas no Rio de Janeiro" em 2016. Mesmo considerando que "os rígidos padrões recomendados" foram mantidos na escolta de Bolsonaro, a PF deverá reforçar a segurança de todos os candidatos nos próximos dias, como forma de precaução. Não foi revelado, por razões de segurança, o número de policiais federais que atuavam na escolta de Bolsonaro...
Após ataque ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, e diante de um clima de tensão política, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos apela ao “diálogo” no Brasil. Bolsonaro foi esfaqueado na quinta-feira, 6, quando participava de uma agenda de campanha em Juiz de Fora (MG). Líder nas pesquisas de intenção de votos, Bolsonaro era carregado na região central da cidade quando foi golpeado na altura do abdome por seu agressor, identificado como Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, que foi preso. “Soubemos do ataque ao candidato ontem (quinta-feira)”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU, durante uma coletiva de imprensa em Genebra nesta sexta-feira. “Entendemos que ele está se recuperando e nossos pensamentos estão com ele e sua família. Também entendemos que o incidente está sendo investigado”, afirmou Ravina.
O atentado teve uma ampla repercussão na imprensa internacional, que destacou o clima de tensão e ódio durante a campanha eleitoral no Brasil. Além do ataque contra Bolsonaro, incidentes com caravanas do PT e mesmo a morte da vereadora Marielle Franco foram citados como exemplos do clima de violência no País. “Pedimos que quaisquer diferenças em opiniões políticas sejam resolvidas pelo diálogo, e não pela violência, em qualquer ambiente eleitoral. E o Brasil não é uma exceção”, apelo Ravina. Na quinta-feira, o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, disse ao Estado estar “muito preocupado com a crescente intolerância” no País. Para Silva e Luna, essa intolerância está causando “apreensão a todos que têm responsabilidade com a garantia da estabilidade das instituições, da lei e da ordem”. ..
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5), pelo IBOPE, apontou o nível de intenção de voto dos candidatos à Presidência da República.
Na pesquisa, conforme nota divulgada pelo IBOPE, o nome de Lula foi excluído, em função de decisão do TSE que indeferiu o registro da sua candidatura...
De acordo com a declaração de bens apresentada pelos candidatos a deputado estadual, com domicílio em Juazeiro, ao TSE, o patrimônio destes postulantes vai de zero a R$ 1,6 milhão e estão disponíveis para consulta pública no site da justiça eleitoral. Somente três dos candidatos, Joseph Bandeira (SD), Agnaldo José (PSOL) e Uenio Freire (PTC), informaram não possuir bens, ou pelo menos não informaram ao TSE, no momento de solicitar o registro.
Os demais apresentaram patrimônio, que inclui imóveis, veículos e aplicações diversas, conforme detalhamento que pode ser acompanhado no site do TSE. Confira o patrimônio declarado por cada um dos candidatos:..
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) lançou o programa “Tome Conta das Eleições”, para fiscalizar as 184 prefeituras do Estado e coibir a utilização ilegal de recursos públicos em campanhas eleitorais. O lançamento foi realizado em coletiva de imprensa concedida na sede do Tribunal.
“Hoje, muitas vezes, o Tribunal não vai aos municípios; fica aguardando que as informações sejam enviadas eletronicamente. Então, neste mês de setembro, a gente está invertendo essa lógica: nossos auditores irão a todos os 184 municípios fazer auditoria in loco”, declarou o presidente do TCE, Marcos Loreto...
Diante do desencanto com a política que vem sendo manifestado pelos eleitores brasileiros em pesquisas de opinião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. "Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você", diz o locutor sobre imagens de pessoas com dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar. "Votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro", conclui a narração.
Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rádio e televisão, bem como nas mídias sociais, visa a "sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país". A ação alerta que quem não vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares "com legitimidade reduzida e baixa representatividade"...
Com a contrariada anuência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT já se prepara para a retirada de sua candidatura à Presidência na próxima terça-feira (11), prazo fixado pela Justiça para sua substituição. A ideia é que o nome do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) seja anunciado durante um ato em apoio ao ex-presidente.
..
O sanfoneiro/candidato Targino Gondim está muito animado com as perspectivas eleitorais, após receber o apoio de grandes nomes da música nacional e baiana e ver sua campanha se espalhar por todos os recantos do estado. “Estou muito feliz com a adesão que estamos recebendo em todos os recantos da Bahia, de praticamente todos os municípios do estado, e muito contente por estar recebendo também o apoio de muitos colegas de estrada, a exemplo de Durval Lelis, Fagner, Adelmário Coelho, Xangai, Genival Lacerda, Nádia Maia, Marquinhos Café, Cicinho de Assis, Val Macambira e muitos outros, que fizeram questão de gravar mensagens de apoio, para minha alegria. O apoio de artistas e de gente de toda Bahia dá viabilidade eleitoral a nossa campanha”, comemorou.
A força das redes sociais, acredita o cantor, tem sido o principal canal de comunicação com os eleitores de outras regiões e as manifestações se multiplicam a cada dia, principalmente entre os eleitores jovens, os defensores de uma política cultural que contemple e defenda as tradições nordestinas e entre os amantes do forró autêntico, bandeiras que o candidato pautou no seu projeto político. “A nossa rede de contato nas principais ferramentas de comunicação social já era compartilhada por milhares de seguidores, em função do nosso trabalho como artista, e a cada dia esse número aumenta mais, o que nos permite levar nossas propostas a todos os recantos da Bahia’, pontuou...
De acordo com publicação do TSE, o candidato a deputado estadual Uenio Freire (PTC), que tem domicílio eleitoral em Juazeiro, foi indeferida e “não reuniu condições necessárias para o registro”, conforme publicação do Divulgacand. No site do TSE não é informado os motivos da decisão que coloca o candidato como inapto para a disputa eleitoral. O Blog asinda não tem informação sobre possível recurso contra a decisão do orgão eleitoral.
Os candidatos Agnaldo José e Carlos Nascimento (PSOL), Carlos Neiva (PSB), Isaac Melo (PP), Roberto Carlos (PDT) e Zó (PCdoB) já passaram pelo crivo do TSE e estão aptos para a disputa eleitoral...
De acordo com publicação do TSE, a candidatura do Reverendo Kenaidy Amorim, que solicitou registro pelo PSL, teve seu pedido negado e o Divulgacand aponta nesta decisão o “Não conhecimento do pedido”. De acordo com o próprio site do TSE a legenda é direcionada para casos em que o pedido de registro do candidato não será apreciado pelo Juiz Eleitoral.
Como o Blog já havia anunciado, a candidatura de Valdemar Borges (MDB), que também tem domicílio eleitoral em Juazeiro, foi indeferida, mas aparece nos registros do TSE com indicação de que foi recebido recursos contra a decisão...
O primeiro escalão de Michel Temer preferiu evitar o nome do presidente ao fazer campanha no Facebook e no Twitter. Uma análise feita pelo G1 mostra que, dos 18 ex-ministros do emedebista que são candidatos nestas eleições, 4 citaram nominalmente o ex-chefe e 1 deles usou uma imagem do presidente em um vídeo de campanha. Em nenhum desses casos o tom foi abertamente elogioso. Procurada, a assessoria de imprensa de Temer afirmou que "a Presidência não faz comentários sobre as eleições".
O levantamento considerou todas as postagens dos 18 políticos feitas nas duas redes sociais entre 16 e 30 de agosto, período que compreende as duas primeiras semanas de campanha. Os 4 candidatos que mencionaram o presidente são: Henrique Meirelles (MDB), Marcelo Calero (PPS), Roberto Freire (PPS) e Romero Jucá (MDB). Além deles, Ricardo Barros (PP) inseriu, em um vídeo, uma imagem de Temer de costas durante uma reunião com vários políticos, incluindo o candidato...
Dos dez candidatos a deputado federal, com domicílio em Juazeiro, uma grande parcela dos que solicitaram registro no TSE não informaram bens na declaração solicitada pelo órgão eleitoral, um dos requisitos necessário no caso do candidato ter algum tipo de patrimônio, o que se presupõe que os candidatos onde consta "nenhum bem cadastrado", não possuem bens patrimoniais.
Nos dados disponibilizados pelo TSE para consulta pública os candidatos a deputado federal Márcio Jandir, Lelego e Jackson de Maria de Bosco estão na relação dos que não informaram nenhum tipo de bens. Os demais candidatos informaram possuir patrimônio que vai de R$ 15 mil a aproximadamente R$ 2 milhões...
A partir do veredito da Justiça Eleitoral, que impediu na noite desta sexta-feira (31/8) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o PT precisará decidir se prefere recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de um recurso extraordinário questionando a constitucionalidade da decisão, ou se pede embargos declaratórios — artifício que não tem poder de mudar a decisão, apenas de rever algum ponto que tenha ficado mal explicado, por exemplo. Após mais de sete horas de votação, o TSE proibiu, por 6 a 1, a participação de Lula no pleito deste ano.
O prazo para que o partido recorra à Suprema Corte, possibilidade considerada mais provável pelos especialistas consultados pelo Correio, é de três dias corridos. Ou seja, o PT tem até segunda-feira (3/9) para entrar com o recurso. "É uma opção válida, dentro da legalidade", afirma o professor de direito eleitoral João Paulo Oliveira, da Universidade Estácio/Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS)...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.