Foram encontrados 270 registros para a palavra: médicos

ESPAÇO DO LEITOR: VAMOS ESCLARECER ALGUNS FATOS SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO BRASIL?

As tretas protagonizadas pela esquerda em relação ao Bolsonaro apenas estão começando. Nada me surpreende! Agora o Governo Cubano resolveu a toque de caixa recolher todos os médicos do programa Mais Médicos criado pelo governo Dilma Rouseff (PT). O motivo dessa debandada são as declarações de campanha onde Bolsonaro questionava a atuação desses profissionais. Ontem, o Presidente Eleito ao ser interrogado afirmou que vai acolher profissionais de Cuba que quiserem permanecer no Brasil. Ele promete que não vai acabar com o MAIS MÉDICOS e que cubanos serão substituídos por brasileiros ou estrangeiros.

"Podemos aceitar profissionais estrangeiros, desde que comprovem a devida qualificação, evitando danos causados por má-prática", observou o futuro presidente. É verdade que há muito tempo o PT sobrevive da ignorância da população! Alguém duvida? Foram eles mesmos que instituíram não só a corrupção mas também as "fakenews" (notícias mentirosas) trazendo mais desinformação, dúvida e até pânico nas pessoas de bem. Mas como eu sei que você meu caro leitor não se deixa enganar pelas "fakenews" oriundas dessa esquerdopatia petista, veja abaixo algumas informações sobre esse seguimento que visam esclarecer alguns pontos nevrálgicos dessa discussão:..

Fim do 'Mais Médicos' vai deixar milhões de pessoas sem acesso a profissionais, diz Valmir

Somente na Bahia serão 845 médicos que deixarão de atuar na atenção básica com o fim do programa 'Mais Médicos'. O dado deixou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) estarrecido, já que por meio desta ação de governo as famílias mais vulneráveis tinham acesso à saúde. "Esses médicos são fundamentais para que as equipes de Saúde da Família possam atuar nos municípios e comunidades mais longínquos do país. Com o fim do programa, virá um efeito ainda pior no setor de saúde com a desassistência e dificuldade da população no acesso aos serviços de forma pública, principalmente de saúde da família", informa o parlamentar. Para o petista, os 313 municípios baianos com cobertura do programa federal terão os atendimentos reduzidos e milhões de famílias serão afetadas.

"Conforme os dados expressados pelo governo da Bahia, ao menos 2,5 milhões de pessoas não terão mais acesso ao médico de saúde da família. Na Região Metropolitana de Salvador, por exemplo, 12 médicos de sete municípios deixarão de atuar. E ainda temos 52 municípios que têm o Índice de Desenvolvimento Humano [IDH] baixo ou muito baixo que perderão 101 profissionais. Ou seja, idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas, queda nos índices de cobertura de vacinação, dificuldade de monitorar endemias, além de gestantes sem pré-natal adequado ficarão sem atendimentos. Isso é um absurdo, o setor de saúde pode entrar em colapso", frisa...

Seleção de médicos brasileiros para substituir cubanos será ainda em novembro, diz ministério

O Ministério da Saúde informou na manhã desta sexta-feira (16) que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda em novembro.

Na última quarta (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Cuba enviava profissionais para atuar no Brasil desde 2013...

Saída de cubanos dos Mais Médicos pode deixar 28 milhões sem assistência, diz entidade

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alertou nesta quinta-feira (15) que a saída dos 8,5 mil profissionais cubanos do programa Mais Médicos (leia aqui) pode deixar cerca de 28 milhões de pessoas pelo país sem assistência médica, caso não haja substituição deles. 

Em nota assinada pelo presidente da entidade, Glademir Aroldi, a CNM afirmou que as cidades com menos de 20 mil habitantes podem ser as mais afetadas. Ele destacou ainda que, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 1575 municípios são atendidos apenas por médicos cubanos, e que 80% dessas localidades têm esse contingente populacional. “Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas”. O presidente da entidade também alertou que a situação aflige os prefeitos e pode “levar a estado de calamidade pública” e pediu solução rápida da questão.



A nota ainda destacou que os profissionais atuam em 2.885 municípios, a maioria em áreas mais vulneráveis, como na região norte do país, no semiárido nordestino, em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), terras indígenas e periferias de grandes centros urbanos.

“Nesse sentido, a CNM aposta no diálogo entre as partes para os médicos cubanos permanecerem no país pelo menos até o final deste ano ou, se possível, por tempo maior a ser acordado entre os dois países. Durante esse período, acreditamos que o governo federal e de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do Programa”, diz a entidade.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CNM:
“O valor do Programa Mais Médicos (PMM), ecoado nos diversos cantos do Brasil, demonstrou ser uma das principais conquistas do movimento municipalista frente à dificuldade de realizar a atenção básica, com a interiorização e a fixação de profissionais médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Importante destacar que a estruturação e a organização da Atenção Básica de Saúde é pauta permanente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) junto ao Executivo Federal e ao Congresso Nacional.

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena. Esses profissionais estão distribuídos em 2.885 Municípios, sendo a maioria nas áreas mais vulneráveis, como o norte do país, o semiárido nordestino, as cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as terras indígenas e as periferias de grandes centros urbanos. Entre os 1.575 Municípios que possuem somente médico cubano do Programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

Nos últimos meses, a CNM, juntamente com as representações das entidades municipalistas estaduais, organizou inúmeras reuniões com o governo federal sobre a necessidade de manutenção e aprimoramento do Programa Mais Médicos, com adoção gradual de novas estratégias para interiorização e fixação dos profissionais médicos e outras categorias necessárias para o atendimento básico às populações. Em audiências recentes com o ministro da Saúde, a Confederação discutiu inclusive a ampliação do Programa para Municípios e regiões que ainda apresentam a ausência e a dificuldade de fixação do profissional médico.

O anúncio referente à decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, na última quarta-feira, 14, aflige prefeitos e prefeitas desta Confederação. Imediatamente, a entidade buscou em Brasília o atual governo e o governo de transição para que, em conjunto, fosse possível adotar medidas que garantam a manutenção dos serviços de atenção básica de saúde. Cabe destacar que, na última década, estudo apontou que o gasto com o setor de Saúde sofreu uma defasagem de 42%, o que sobrecarregou os cofres municipais. Os Municípios, que deveriam investir 15% dos recursos no setor, já ultrapassam, em alguns casos, a marca de 32% do seu orçamento, não tendo condições de assumir novas despesas.

A presente situação é de extrema preocupação, podendo levar a estado de calamidade pública, e exige superação em curto prazo. Nesse sentido, a CNM aposta no diálogo entre as partes para os médicos cubanos permanecerem no país pelo menos até o final deste ano ou, se possível, por tempo maior a ser acordado entre os dois países. Durante esse período, acreditamos que o governo federal e de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do Programa. Enquanto aguardamos a rápida resolução do ocorrido pelo órgão competente, estamos certos de que os gestores municipais manterão o máximo empenho para seguir o atendimento à saúde de suas comunidades.

Os Municípios brasileiros, na missão de prestar serviços públicos à população, representados pela Confederação Nacional de Municípios, não medirão esforços para a resolução deste impasse.

Glademir Aroldi

Presidente da Confederação Nacional de Municípios.”..

"Médicos Cubanos prestaram serviços de excelência na Bahia e no Brasil", avalia Galo

A saída de Cuba do programa Mais Médico, criado em 2013 no governo Dilma Rousseff para garantir assistência à saúde em regiões desassistidas do país, foi lamentada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). O governo Cubano informou, nesta quarta-feira (14), que decidiu sair do programa social em decorrência das "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, à presença de médicos do país caribenho no Brasil.

"É condenável a postura e atitudes irracionais de quem foi eleito para dirigir nosso país e cuidar do nosso povo, mas que age com extrema irresponsabilidade antes mesmo de ter tomado posse do cargo máximo da República. Dá-se provas, contínuas, de que só haverá retrocessos sob esse governo nocivo ao bem estar social dos brasileiros", considerou Galo. "O Programa Mais Médico é referência internacional e garantiu atendimento médico de excelência a mais de 30 milhões de brasileiros, e os médicos cubanos foram fundamentais para isso", enfatizou. ..

Retirada antecipada de cubanos do Mais Médicos é grave ameaça para municípios baianos

Ao longo de cinco anos de existência, mais de 5,6 milhões de pessoas beneficiadas, cerca de 800 mil consultas realizadas por mês e uma cobertura de 72% da Atenção Básica. Esses são os números alcançados pela Bahia após a implantação do Programa Mais Médicos no país. Atualmente, o estado possui 1.522 médicos do programa, que estão alocados em 363 municípios. Desse total, 846 são cubanos. 

Os números foram apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Comissão Intergestores Biparte (CIB), realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador...

Profissionais cubanos do Mais Médicos recebem agradecimento de Zó

Lançado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o programa Mais Médicos mostrou a excelência da medicina cubana e de seus profissionais. O seu objetivo – de suprir a carência de médicos no interior do Brasil e nas periferias das grandes cidades – ajudou milhões de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Infelizmente, o governo de Cuba informou que sai do programa após “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. Vale lembrar que esse país irmão tem profissionais de medicina em vários países do mundo.

Conhecedor da difícil realidade das pessoas que mais precisam de assistência médica, o deputado estadual Zó (PCdoB) lamenta e agradece aos cubanos. “O Mais Médicos ampliou a assistência médica e reforçou o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nas equipes do Saúde da Família. Na Bahia, 5,4 milhões de pessoas são beneficiadas com o trabalho de 1.566 profissionais, segundo o governo federal. Nosso muito obrigado aos cubanos, que tiveram o reconhecimento do nosso povo, pela forma como desenvolveram esse belo trabalho”, afirma...

Cuba cancela parceria com Brasil no Mais Médicos; Bolsonaro é o motivo

O governo de Cuba anunciou, nesta quarta-feira (14), o fim de sua participação do programa Mais Médicos no Brasil. Em nota divulgada pelo Ministério da Saúde do país caribenho, a decisão é atribuída a questionamentos feitos pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), à qualificação dos médicos cubanos e à exigência de revalidação de diplomas no Brasil.

Pelas regras do Mais Médicos, profissionais sem diploma revalidado só podem atuar nas unidades básicas de saúde vinculadas ao programa "nos primeiros três anos", como "intercambistas". A renovação por igual período só pode ser feita caso esses profissionais tenham o diploma revalidado e o aval de gestores nos municípios. No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a ausência de revalidação do diploma era constitucional...

Bahia: Estão abertas as inscrições para médicos atuarem na Policlínica Regional

Estão abertas no período de 1 a 9 de novembro, as inscrições para o processo seletivo público simplificado para provimento de cargos visando o preenchimento temporário para vagas de médico (diversas especialidades), do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde, sediada em Santo Antônio de Jesus com quantitativos, especificações, requisitos, normas e condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

A iniciativa é do Consórcio Interfederativo de Saúde da região de saúde de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas (Reconvale). Para os interessados, o Edital e a Ficha de Inscrição podem ser acessadas no seguinte endereço eletrônico: www5.saude.ba.gov.br/obr na aba consórcio de saúde.
 ..

Médicos da rede municipal participam de atualização sobre diagnóstico de Hanseníase em Juazeiro

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos na área clínica para os atendimentos, diagnósticos e tratamentos, a Secretaria Municipal da Saúde através da equipe de Educação Permanente em parceria com o Núcleo de Saúde da Região Norte, programou uma manhã de atualização voltada ao diagnóstico de hanseníase para a classe médica municipal. A médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro fez a abertura do evento.

A dermatologista, hansenologista, sanitarista e professora da UNIVASF, Tânia Moreno, falou sobre como a hanseníase pode se desenvolver e apresentou tópicos do que difere um diagnóstico positivo e o que pode ser descartado. Além de um momento de perguntas e respostas com os profissionais, concluiu com pontos específicos para o diagnóstico antecipado, sendo o ponto crucial no tratamento e melhora do quadro clínico do paciente...

UPAE e HDM fazem homenagem aos médicos

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, fazem, ontem dia 18 de outubro, uma homenagem aos guardiões da saúde pela passagem do Dia do Médico.

Neste dia, os profissionais dos dois serviços são lembrados pelo importante papel de cuidar e promover a saúde da população. "Nós contamos com excelentes profissionais na UPAE. Todos muito dedicados, humanos e engajados na missão de prestar uma assistência à saúde de qualidade à população. Então, nada mais justo do que esse reconhecimento", ressalta a coordenadora geral, Grazziela Franklin...

UPAE/IMIP de Petrolina lembra cuidados com a saúde do coração e parabeniza médicos cardiologistas

É no dia 14 de Agosto que se comemora o Dia do Cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do sistema cardiovascular. A celebração da data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a boa saúde do coração.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quase 200 mil pessoas já morreram por causa de doenças cardiovasculares no Brasil, uma morte a cada 1 segundo e meio. Já as estimativas feitas pelo Ministério da Saúde avaliam que 30% das mortes no país são causadas pela doença. ..

UNIVASF segue formando Médicos de Família em Petrolina

Na última quarta-feira, dia 27 de junho, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF, formou mais um Médico de Família em Petrolina-PE. Trata-se do médico Marcos Costa Santos, formado na Universidade Federal de Sergipe e que agora concluiu sua especialização e segue trabalhando na rede de Atenção Básica do município.

O tema do seu trabalho de conclusão foi sobre o seu trabalho com técnicas de auriculoterapia com a população de sua equipe de Saúde. Na ocasião da apresentação do Trabalho, o Doutor Marcos Costa apresentou metodologia e resultados do trabalho construído ao longo de 2017 na Unidade de Saúde em que foi médico residente em 2017...

Juazeiro: Câmara concede cidadania a dois médicos

A Câmara de Juazeiro concedeu na noite desta sexta-feira (22), o Título de Cidadão Juazeirense para os médicos coloproctologistas, José Antônio Bandeira Guimarães Bandeira e Itamar Augusto Nonato de Oliveira. A honraria é concedida pelos relevantes serviços prestados à cidade, dentre eles a criação do Curso de Residência Médica da Univasf em Juazeiro.

A mesa composta e presidida pelo autor da honraria, o presidente da Casa, Alex Tanuri e secretariada pelo vereador, Allan Jones; representando o Poder Judiciário, o juiz da Comarca de Remanso (BA), Dario Gurgel; representando o Ministério Público, o Promotor de justiça em Juazeiro, Márcio Henrique...

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AUMENTA QUADRO DE MÉDICOS PARA MINIMIZAR SUPERLOTAÇÃO NO HOSPITAL DA CRIANÇA

Na tarde desta sexta-feira (15) o Blog postou pós matéria sobre o episódio de uma mãe que esperou cerca de 24h na fila para que o filho com paralisia cerebral e escoliose fosse atendido no Hospital da Criança, em Juazeiro. A dona de casa Gleide Rodrigues resolveu filmar a situação da unidade de saúde para denunciar a superlotação do local (Veja aqui).

Em resposta a Secretaria de Saúde enviou a seguinte nota de esclarecimento:..

Petrolina: Nova UBS garante retorno de médicos e dentistas permanentes na comunidade do Mandacaru

Após mais de cinco anos, o bairro Mandacaru voltou a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) exclusiva para atendimento médico e odontológico dos moradores da comunidade. Na noite da última sexta (1°), o prefeito Miguel Coelho entregou o equipamento para o local, numa solenidade com a presença do deputado Fernando Filho, vereadores, secretários e centenas de moradores.  

A estrutura funcionará na Rua Quadra M, sempre de segunda à sexta, com médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e diversos técnicos. O novo posto foi equipado com recepção, salas de vacina, procedimentos e curativos, consultório médico, odontológico e assistência farmacêutica.

Durante a inauguração, o prefeito ressaltou a importância de levar o atendimento médico e odontológico para perto dos moradores do Mandacaru. "O formato que se usava antes concentrava o serviço e dificultava o acesso. Aqui no Mandacaru, por exemplo, as pessoas tinham que andar mais de 2 km para uma simples consulta. Agora estamos reorganizando a rede de saúde e invertendo essa lógica, com um serviço de qualidade perto da casa dos moradores", justificou Miguel.

O atendimento mais próximo da comunidade foi comemorado por dona Maria Lenice, moradora do Mandacaru há mais de 15 anos. "A gente tinha que sair de madrugada, correr riscos de ser assaltada muitas vezes e no final nem ser atendida. Agora, ficamos mais tranquilos porque temos um posto de saúde dentro de nosso bairro e não precisaremos mais ir até o Antonio Cassimiro para receber o tratamento", resumiu.

Além do Mandacaru, recentemente, a comunidade do N-6 recebeu da Prefeitura de Petrolina uma nova Unidade Básica de Saúde. Outros oito postos serão inaugurados nos próximos meses em bairros como o Alto do Cocar e Capim...

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRENSE COBRA MAIS MÉDICOS NO PSF DO NOVO ENCONTRO.

Prezado Geraldo José,

Solicito a vossa senhoria que se digne de divulgar em seu blog a nota abaixo para que o executivo municipal cumpra com seu papel constitucional...

Médicos voluntários realizam atendimentos gratuitos no sertão baiano

Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, cerca de 40 médicos e técnicos voluntários do Grupo Fleury, que inclui a marca soteropolitana Diagnoson a+, realizarão, gratuitamente, cerca de 5.000 atendimentos, incluindo exames de análises clínicas e de imagens, na cidade de Santaluz, localizada a 288 km de Salvador (BA), com aproximadamente 38.000 habitantes. Para participar dos atendimentos, que acontecem em diferentes pontos do município, os interessados devem levar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os serviços ofertados de forma gratuita pelo Grupo Fleury estão: exames de ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia e medicina fetal, além de atendimentos de clínica médica (assessoria para análises clínicas), neurologia e nutrição. Também estão previstas ações do Conecta Saúde, programa de prevenção à Aids do Grupo Fleury que sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada...

Médicos e enfermeiros passam por capacitação sobre pré-natal em Petrolina

Médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica de Petrolina participaram de uma capacitação sobre pré-natal de alto risco, durante a última semana. O curso foi pensado para melhorar a qualidade da assistência de Pré-Natal, bem como orientar sobre o fluxo de acesso ao Pré-Natal de Alto Risco, garantindo assistência eficaz em tempo oportuno às gestantes.

A capacitação foi ministrada pela médica Sindara Parente, uma das referências em pré-natal de alto risco da AME Policlínica. Segundo a diretora de Atenção Básica, Grasiela Figueiredo, o encontro possibilitou a troca de vivências e experiências entre os profissionais...

ESPAÇO DO LEITOR: FALTA DE MÉDICOS NA UBS.

As comunidades dos residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, estão sofrendo com o descaso das autoridades. A maior prova desse descaso é que a Unidade Básica de Saúde (UBS) está sem médico e sem atendimento odontológico, e sempre que procuramos as atendentes elas dizem que não sabem quando o atendimento será normalizado, pois o médico entrou de licença prêmio há aproximadamente um mês e não tem prazo de volta e quanto ao atendimento odontológico, o que acontece é que falta material para a realização de procedimentos.

Já denunciamos a situação da UBS do bairro e a resposta da secretaria é que já haviam mandado um médico para a unidade e que no dia seguinte ele voltaria a atender os pacientes normalmente, o que não aconteceu, pois já se passou uma semana e o médico ainda não apareceu na unidade...