É no dia 14 de Agosto que se comemora o Dia do Cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do sistema cardiovascular. A celebração da data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a boa saúde do coração.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quase 200 mil pessoas já morreram por causa de doenças cardiovasculares no Brasil, uma morte a cada 1 segundo e meio. Já as estimativas feitas pelo Ministério da Saúde avaliam que 30% das mortes no país são causadas pela doença.
E o problema ainda é mais grave entre as mulheres, pois o Brasil tem a maior taxa de mortalidade por cardiopatias nesse grupo dentro da América Latina. Mulheres na pós-menopausa e com histórico familiar de doenças cardíacas têm maior risco de sofrer um infarto. Para se ter uma ideia, após os 60 anos a morte por IAM é 5 vezes mais frequente na mulher do que a morte por câncer de colón de útero e de mamas juntos, tipos de câncer que mais mata mulheres no mundo.
Portanto, mulheres e homens também (já que a prevenção é a mesma) devem seguir dicas simples, como: manter uma boa alimentação rica em frutas e verduras; praticar exercícios físicos sempre com orientação de um profissional; dormir em torno de 8 horas por noite; e claro, realizar consultas e exames regulares para estar sempre em dia com o seu corpo. Por volta dos 30 anos todo adulto tem que ser avaliado, pelo menos uma vez por um cardiologista.
A UPAE de Petrolina aproveita a data para passar essa mensagem de prevenção e promoção de saúde e deseja um FELIZ DIA DO CARDIOLOGISTA a todos os profissionais do Vale do São Francisco.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.