Foram encontrados 61 registros para a palavra: lgbtqia

Projeto "Lentes Coloridas" pesquisa perfil de profissionais LGBTQIAPN+  no audiovisual baiano

Identificar o perfil dos profissionais LGBTQIAPN+ que trabalham na indústria audiovisual baiana e registrar suas histórias, desafios e interesses, promovendo um diálogo aberto com a sociedade sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Esse é o objetivo central do projeto de pesquisa e publicação "Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano", proposto pelos pesquisadores e doutores em comunicação: João Araújo, Maíra Bianchini e Rodrigo Lessa.

O projeto, que está em sua fase inicial, parte de uma pesquisa quantitativa e qualitativa e convida profissionais LGBTQIAPN+ do audiovisual baiano para participarem do mapeamento, através de questionário online. "Profissionais de qualquer setor do audiovisual podem contribuir com a pesquisa. Desde quem trabalha com YouTube e publicidade a quem atua nas áreas de videogames, cinema ou TV; de quem roteiriza, produz ou dirige a quem trabalha com maquiagem, desenhando sets ou com a parte elétrica. Também é possível responder de forma anônima", reforça a produtora Maíra Bianchini...

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza atendimento pioneiro para a população LGBTQIAPN+

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando um trabalho pioneiro no atendimento às pessoas LGBTQIAPN+, com a criação do Ambulatório Trans e o atendimento psicossocial e jurídico para esse público. Implantados na gestão da prefeita Suzana Ramos, os serviços se complementam e contribuem para a promoção da saúde física e mental deste público.

Parceria da Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e de Saúde (Sesau), com o Hospital São Lucas e a Faculdade Estácio Idomed, o Ambulatório Trans funciona desde 2021, oferecendo a hormonização assistida para pacientes transexuais, transgênero e travestis em processo de transição de gênero. De janeiro a junho de 2024, o serviço realizou 76 atendimentos...

PM e SJDH formam mais de 200 policiais para atendimento à população LGBTQIAPN+, crianças, adolescentes e idosos durante o São João

Os policiais militares que atuarão nos festejos de São João e de São Pedro na Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (17), uma capacitação para combate e prevenção às violações de direitos humanos nas festas populares.  No auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, 130 policiais participaram de forma presencial da formação e mais 130 online de outros municípios baianos.
 
Um dos objetivos do curso, segundo o tenente-coronel Luide Souza, coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar (PM-BA), é qualificar o atendimento às vítimas e, em algumas situações, evitar que a violência aconteça.
 
"Nosso objetivo é capacitar as forças de segurança no trato às ocorrências específicas envolvendo grupos vulneráveis, como a população LGBT, idosos, crianças e adolescentes, que podem ter os seus direitos violados. Todos os policiais que são colocados em escalas de serviço recebem essa capacitação", explicou o coordenador do setor especializado.
 
Fazem parte do público prioritário crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIAPN+, idosos, pessoas com deficiência e ambulantes que estarão trabalhando nos dias dos festejos. Durante a formação, os policiais aprendem a usar os pronomes corretos com mulheres trans e travestis, revisam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e abordagens para garantir o melhor acolhimento às vítimas.
 
O soldado Edvaldo Campos atua na Tropa de Choque e expõe a necessidade da formação para aprimorar seu trabalho na rua. "Não existe policiamento sem a preocupação com os direitos humanos. Nós, como [polícia] especializada, somos vistos com certo preconceito, no pleno sentido da palavra, por termos uma atuação um pouco mais dura, mais rígida, mas a preocupação com os direitos humanos existe sempre. Estamos cuidando de um cidadão que precisa ser tratado com dignidade e respeito e, aqui, reforçamos a prioridade de garantir isso", dividiu o soldado.
 
Ação integrada
 
A capacitação é uma ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), através do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e acontece desde o carnaval desse ano. Na Micareta de Feira de Santana, os agentes de segurança também foram orientados para o atendimento especializado.
  ..

População LGBTQIAPN+ de Juazeiro pode fazer agendamento para atendimento no Ambulatório Trans; saiba como

Com o objetivo de promover o cuidado da população transexual, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) retoma nesse mês de fevereiro os atendimentos no 'Ambulatório Trans', após recesso. O equipamento funciona desde 2021 em Juazeiro possibilitando a hormonização assistida de pessoas transexuais, transgênero e travestis.

"O Ambulatório Trans oferta atendimento integral de saúde dessa população e as suas demandas específicas de saúde, que envolve o processo transexualizador. Em Juazeiro, é ofertada a hormonização assistida, que compreende a baixa complexidade do processo transexualizador. O equipamento no município é de suma importância, pois ele rompe barreiras no acesso à saúde do público transgênero", destacou o responsável pelas Políticas Públicas de Diversidade da Sedes, Andrey Anthony.  ..

Bahia: Mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ representam 8,5% dos casos no Brasil em 2023

A Bahia teve 22 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ em 2023, o que representa 8,56% dos casos registrados em todo o país no período. Em Salvador, foram registradas oito mortes homotransfóbicas.

As estatísticas colocam a Bahia em 4° lugar entre os estados que mais notificam mortes violentas de pessoas LGBTQIA+, atrás de São Paulo, com 13,3%, Minas Gerais , com 11,67% e Rio de Janeiro, com 10,9%...

Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da População LGBT+ reúne-se com MPBA e dialoga sobre direito do público LGBTQIAPN+

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da População LGBT+ de Juazeiro, órgão vinculado à Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), participou nessa quarta-feira (29) de uma roda de conversa sobre ações para o combate as LGBTQIAPN+ fobias no município. O encontro foi realizado com representantes do Ministério Público da Bahia (MPBA) no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O Conselho Municipal de Juazeiro tem acompanhado, monitorado e fiscalizado a implementação de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+. As ações propõem dar mais visibilidade a este público. "Esse encontro foi um momento rico e engrandecedor. Estamos aprendendo a trabalhar em rede para que, cada vez mais, possamos construir uma Juazeiro livre de homofobia e transfobia mais plural e mais colorida", destacou o responsável pelas Políticas Públicas de Diversidade da Sedes, Andrey Anthony...

Ações da Setur-BA no segmento LGBTQIAPN+ são promovidas no Festival de Turismo de Gramado 

As ações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) para aumentar a participação do estado no mercado dos destinos gay friendly (simpatizante) foram apresentadas no XXXV Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul. O evento foi encerrado, no último domingo (12), após quatro dias de atividades, no Centro de Feiras Serra Park, com quase 15 mil participantes. 

A coordenadora do turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, a drag queen Petra Perón, apresentou o projeto "Bahia, destino da igualdade", de fomento e estruturação do segmento. "A gente tem trabalhado forte para estruturar e ordenar o segmento, por meio de mapeamento, pesquisas de demanda, capacitação de operadores, qualificação para o atendimento e promoção. A Bahia, do povo acolhedor, das tradições e dos mistérios, se encontrará cada vez mais com a diversidade e a pluralidade", ressaltou a coordenadora, durante palestra na Festuris. ..

Salvador: Feira da Diversidade leva saúde para público LGBTQIAPN+ nos dias 4 e 5 setembro

Como parte das ações da Semana da Diversidade, promovida pelo Governo da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), irá realizar a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto voltada ao público LGBTQIAPN+ nos dias 4 e 5 de setembro, das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

Serão realizados atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais...

Prefeitura de Juazeiro realiza formação com servidores e usuários do Centro POP para combate à LGBTQIAPN+fobia

Com a proposta de formar a população para combater práticas de preconceito contra o público LGBTQIAPN+, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), está realizando formações junto aos servidores dos seus equipamentos e com os usuários do serviço. Nesta quinta-feira (24) a equipe da Diretoria da Diversidade esteve no Centro POP onde a temática do preconceito contra a população LGBTQIAPN+ foi levantada.

Entre as abordagens, foram esclarecidos os significados da sigla LGBTQIAPN+, os tipos de violência para com este público, a exemplo das violências física, verbal, internalizada, entre outros, além da forma interseccional entre a LGBTfobia e outras práticas como o racismo e a violência doméstica. "Esta é uma forma de esclarecer dúvidas e informar a todos que a LGBTQIAPN+fobia é crime e que esta população precisa ser respeitada como cidadãos que são", destacou o responsável pelas Políticas da Diversidade da Sedes, Andrey Anthonny...

Setur-BA e GGB discutem ações conjuntas para impulsionar turismo LGBTQIAP+ 

Fortalecer a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Salvador como evento turístico, envolvendo diversos órgãos estaduais e entidades da sociedade civil, para impulsionar o segmento. A proposta foi discutida, na segunda-feira (17), entre a Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA) e o Grupo Gay da Bahia (GGB), organizador da Parada. 

O evento será realizado no dia 10 de setembro, saindo do Campo Grande. Este ano o tema é "Inclusão e Diversidade no Mundo Corporativo Pós-Pandemia...

Profissionais LGBTQIAPN+ encontram maior resistência para alcançar cargos de liderança

Empresas que estimulam atividades pautadas na diversidade podem ser beneficiadas com a imagem de inclusivas e justas. Porém, pessoas LGBTQIAPN+ ainda enfrentam muitos preconceitos para desenvolver suas carreiras no quadro corporativo, sobretudo em cargos de liderança. É o que mostra a tese de doutorado de Felipe Carvalhal, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. 

Feito entre 2021 e 2023, o estudo recebeu o título de Liderança LGBTQIA+: carreira e atuação de líderes gays e lésbicas nas organizações. A pesquisa teve a orientação da professora Tania Casado, da FEA, e co-orientação do professor Sigmar Malvezzi, do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Felipe analisou iniciativas de diversidade em organizações, considerando dinâmicas e desafios na trajetória de lideranças gays e lésbicas. ..

Orgulho LGBTQIAPN+: Gestão Suzana Ramos destaca avanços conquistados para este público

A população LGBTQIAPN+ que reside em Juazeiro tem conquistado diversos avanços graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). Iniciativas como a criação do Ambulatório Trans e o Atendimento Psicossocial, por exemplo, foram efetivadas na gestão Suzana Ramos.

O responsável pelas Políticas Sociais da Diretoria da Diversidade da Sedes, Andrey Anthonny, ressalta a importância dessas conquistas para a população...

Prefeitura de Juazeiro oferta atendimento psicossocial para população LGBTQIAP+

A população LGBTQIAP+ que mora em Juazeiro e que necessita de atendimento psicossocial tem acesso a este serviço gratuitamente ofertado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

O acesso é por livre demanda e o atendimento é realizado pela Diretoria de Diversidade da Sedes. O responsável pelas Políticas Públicas da Diversidade da Sedes, Andrey Anthonny, ressalta que o índice de atendimentos realizados pela Diretoria é bastante significativo...

Colegiado de Geografia da Univasf realizará seminário em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Durante o mês de junho, além dos festejos juninos, é celebrado, no dia 28, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +, que reverencia o histórico de lutas sociais em prol dos direitos e visibilidade desta comunidade.

Em virtude disso, o Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Seminário “Vivências LGBTQIA +” no dia 4 de julho, a partir das 19h30, no auditório do Campus Senhor do Bonfim...

Gestão Suzana Ramos dá visibilidade ao público LGBTQIAP+ com realização do 1° Concurso de beleza transexual, travesti, transgênero e não-binário de Juazeiro

]Arraso!! Essa é a palavra que resume o 1° Concurso de Beleza transexual, travesti, transgênero e não-binário realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

O evento realizado sábado (3), no centro da cidade, promoveu o fortalecimento da autoestima da comunidade LGBTQIAP+ e deu visibilidade às causas desta população...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro promove inclusão do público LGBTQIAP+ com feira de saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), mobilizou uma estratégia para promover a inclusão da população LGBTQIAP+ aos serviços de saúde. Nesta quinta-feira (25) foi realizada na Praça Imaculada Conceição a Feira de Saúde LGBTQIAP+, onde foram ofertados diversos serviços para a população. A estratégia integra a programação do Maio da Diversidade, organizado pela Diretoria da Diversidade da Sedes.

Maria Fernanda Rodrigues dos Santos foi à feira de Saúde LGBTQIAP+ para realizar testagem para IST's, ventosa e atualizar o cartão de vacina. "Acho necessário um evento como este, porque, geralmente a gente é invisibilizado no sistema de saúde, pois muitas vezes não respeitam o nosso nome social, não respeitam o que a gente é, com isso, acabamos nos descuidando por não querer passarmos por constrangimento. Hoje aqui a gente tem tudo em um lugar só, de graça e sem passar por constrangimento", destacou...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro realiza Feira de Saúde LGBTQIAP+ nesta quinta-feira

Em mais uma ação que integra a programação do Maio da Diversidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai ofertar nesta quinta-feira (25), atendimentos de saúde para a população LGBTQIAP+.

A ação é organizada pela Diretoria da Diversidade e tem como proposta promover mais saúde para este público...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro cria grupo terapêutico para população LGBTQIAP+ neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai lançar neste sábado (20) o grupo terapêutico, um projeto da Diretoria de Diversidade, que tem como objetivo cuidar da saúde mental da população LGBTQIAP+. A ação integra a programação do Maio da Diversidade e é em alusão ao dia 17 de maio, data que celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia.

O lançamento será no Arco da Ponte a partir das 18h durante o evento "Ser Trans é um sucesso". O grupo terapêutico é voltado para o público transexual, travesti, transgênero e não-binário...

Maio da Diversidade: gestão Suzana Ramos garante assistência ao público LGBTQIAP+

O 17 de maio é a data em que se celebra o Dia Internacional de Luta Contra Homofobia, Transfobia e Bifobia. E é devido a este dia que o mês de maio promove reflexões sobre o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados pelo público LGBTQIAP+, o Maio da Diversidade.

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), oferece serviços de assistência ao público LGBTQIAP+, através da Diretoria da Diversidade...

Direitos da população LGBTQIAP+ é tema de palestra realizada pela Prefeitura de Juazeiro para estudantes de enfermagem

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), recebeu, nesta sexta-feira (28), um grupo de estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Diretoria de Diversidade da Sedes e participar da palestra sobre os direitos da população LGBTQIAP+.

De acordo com o diretor interino de Diversidade, Andrey Antony, a palestra abordou questões como: as diferentes orientações de gênero, combate à LGBTfobia, direitos da população LGBTQIAP+ e os serviços oferecidos pelo município para esse público. "Esse tipo de trabalho faz parte da rotina da Secretaria. Buscamos orientar tanto profissionais como estudantes sobre o acolhimento à população LGBT, a fim de romper com o ciclo da LGBTfobia institucional", relatou Andrey...