Foram encontrados 14 registros para a palavra: embarcações

Incêndio atinge embarcações em trecho do Rio São Francisco, na Bahia

Um incêndio atingiu embarcações, uma delas histórica, que estavam atracadas em um cais do Rio São Francisco, em Ibotirama, no Oeste baiano. O fato ocorreu na noite deste sábado. Um dos atingidos é o Vapor São Salvador, embarcação que começou a fazer transporte de passageiros no início do século 20.

Segundo o Gazeta 5, a suspeita é que o incêndio tenha sino criminoso. Imagens mostraram a dimensão do fogo. Um grupo, incluindo bombeiros, pescadores, Brigada Municipal, policiais e voluntários, conseguiu salvar mais de 20 barcos ameaçados pelo incêndio...

Capitania Fluvial de Juazeiro abre inscrições para Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros

A Capitania Fluvial de Juazeiro abrirá  inscrições, para o o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP 1/2022), no período de 17/05/2022 à 16/06/2022.

  Este curso visa a qualificar aquaviários para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica...

No Brasil cerca de 48% dos acidentes ocorrem em embarcações, lanchas tem incidência expressiva

“Todo grande incêndio começa com um pequeno descuido”, a Marinha do Brasil, afirma a necessidade de conscientização para prevenir incêndios em embarcações de esporte e recreio.

Números da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC indicam que dos 144 incêndios em embarcações registrados no Brasil nos últimos três anos, 63 ocorreram na categoria de esporte e recreio, o que representa quase metade dos casos (44%), com uma incidência expressiva em lanchas (48%)...

Cortejo de embarcações, no Rodeadouro, marca últimas homenagens a jovem morto na BA-210

Um cortejo fúnebre nas águas do Velho Chico e muitas homenagens marcaram o sepultamento de Carlos Eduardo de Sena Miranda, de 27 anos, que trabalhava na travessia entre o Povoado e o balneário do Rodeadouro, em Juazeiro.

O corpo de Eduardo seguiu em uma embarcação e foi seguida por várias outras em uma volta no trajeto que ele sempre fazia levando e trazendo passageiros que frequentavam a Ilha. Durante o trajeto familiares, amigos e colegas de trabalho entoaram canções religiosas, orações e renderam as últimas homenagens, antes do desembarque e sepultamento, no cemitério da comunidade...

Governo de Pernambuco proíbe atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte 

O governador Paulo Câmara decretou, na sexta-feira (13), a proibição da atracação, em Pernambuco, de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte.

A medida terá validade enquanto durar o estado de emergência por conta da pandemia do coronavírus. Somente nos meses de março e abril, havia a previsão da chegada de mais oito navios com esse perfil, transportando 11.033 pessoas...

Acidentes com embarcações no lago de Sobradinho não são uma novidade. Marinha retoma buscas por última vítima do naufrágio de quarta (25)

A Marinha e o Corpo de Bombeiros retomaram nesta quinta-feira (2), conforme informação repassada pela repórter Joice Guirra, no BA TV, as buscas pela última pessoa que se encontrava numa barco que despareceu desde a quarta-feira (25) no Lago de Sobradinho.

As buscas foram suspensas no último dia 31, conforme nota da Marinha divulgada por este Blog , mas foram retomadas nesta quinta-feira (2) após informações de que pescadores teriam visto um corpo boiando próximo à Sento-Sé, no Lago de Sobradinho. No último dia 29 três corpos, duas mulheres e um homem, haviam sido resgatados e foram identificados como Nilvânia Neves da Costa, Elias Neves da Costa e Luana Vieira Gomes, todos de Sobradinho. Os corpos foram liberados e sepultados na terra da barragem. ..

Técnicos ambientais retiram algas para aumentar o nível de oxigênio no rio São Francisco

O Rio São Francisco tem sofrido com a seca no Sertão de Pernambuco. Em alguns pontos, a profundidade não passa dos 50 centímetros. O problema tem gerado impactos como a dificuldade para navegação e diminuição na quantidade de peixes.

"A navegação está muito crítica que para navegar hoje com esse rio seco, até pedra dentro do canal já tem. Nasce mato no meio do canal, quase não tá dando pra navegar. Os peixes, muito ruim porque só tem areia no meio do rio. O peixe que é para subir para cá para desovar não desova, porque vão comer o que? Só areia no meio do rio", lamenta o pescador Florisvaldo Feitoza...

POLICIAIS MILITARES CONCLUEM O CURSO ESPECIAL PARA TRIPULAÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE ESTADO NO SERVIÇO PÚBLICO (ETSP

Durante o período de 23 a 27, Policiais Militares da 75ª CIPM*, participaram do *Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), realizado pela Agência Fluvial de Juazeiro. Essa foi mais uma capacitação possibilitada pela Polícia Militar do Estado da Bahia, cada vez mais em busca da qualificação do seu efetivo.

Os participantes tiveram instrução sobre Nomenclatura da Embarcação; Legislação; Segurança e sobrevivência Pessoal; Comunicações; Estabilidade; Navegação; Motor Propulsor; Aulas Práticas a Bordo de Embarcação. No total, 12 (doze) Policiais Militares dessa OPM concluíram o ETSP e estão habilitados a tripular ou conduzir pequenas embarcações – de até 8 metros de comprimento, incluindo lanchas do tipo LAEP-7 com motor de centro- empregadas na navegação interior a serviço da Polícia Militar do Estado da Bahia...

Embarcações naufragam e deixam mortos e desaparecidos em Itaguaí (RJ)

Na madrugada desta sexta-feira (8), duas embarcações de pescadores naufragaram na Baía de Sepetiba, em frente ao porto de Itaguaí. O acidente ocorreu por volta das 00h20, noticia o G1. Três corpos já foram resgatados e mais de 20 pessoas podem estar desaparecidas, afirmam os bombeiros. Agentes de resgate dos quartéis de Sepetiba, Angra dos Reis e Barra, fazem o trabalho de busca, além de contarem com o apoio de um helicóptero da corporação trabalham na região. O trabalho, de acordo com os bombeiros, está sendo ininterrupto. Duas lanchas estão percorrendo toda a área da Baía de Sepetiba. ..

Professores do Projeto Semear sofrem acidente de barco quando navegavam no rio São Francisco

Conforme este blog já noticiou a redução na vazão do rio São Francisco atinge, sobretudo, a navegação no rio e a atenção deve ser redobrada. Pescadores revelam que antigamente era possível navegava em uma área que tinha seis metros de profundidade, até a doze metros, e hoje não passa de alguns metros.

Este final de semana, a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) em Petrolina,  Anete Ferraz, e servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco., sofreram acidente nas águas do Rio São Francisco. A causa do acidente a baixa vazão do Rio São Francisco...

Aumenta risco para embarcações com baixa vazão do Rio São Francisco

Segundo dados 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Conforme reportagem do blog postada em agosto, estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que é ncessário aumentar o alerta agora com a vazão da barragem de Sobradinho mais baixa, em torno de 550 metros cúbicos por segundo. ..

Tripulação ensina como usar colete, após acidente em Salvador

A simulação vem surpreendendou ospassageiros que embarcaram rumo à Ilha. A retomada da travessia entre Salvador e Mar Grande, os passageiros notaram uma mudança na conduta da tripulação: cinco minutos após a saída da embarcação, um dos marinheiros ensinou como utilizar os coletes salva-vidas em uma situação de emergência.  O serviço estava suspenso desde a manhã da última quinta-feira (24), quando a embarcação Cavalo Marinho I adernou na Baía de Todos os Santos com 124 passageiros à bordo, 19 passageiros morreram.

O colete usado estava sujo e um pouco desgastado, mas não atrapalhou a aula. "Faço essa travessia há nove anos e nunca vi esse tipo de simulação. Uso a lancha duas vezes na semana e eles nunca deram esses ensinamentos para a gente, mas que bom que o acidente serviu para que esse comportamento mude, porque esse tipo de conhecimento é importante", contou a dona de casa Ednalva Bittencourt, 57 anos. ..

Capitania Fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco

O comandante da Marinha brasileira, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que atualmente a equipe realiza fiscalização e inspeções regularmente, além de ações feitas nos finais de semana e feriados. "O objetivo é sempre garantir a segurança dos passageiros das embarcações que fazem a travessia Petrolina e Juazeiro e para a Ilha do Rodeadouro, Ilha do Maroto e Ilha do Massangano. A fiscalização e vistoria são realizadas no rigor com pilotos de motos aquáticas, lanchas, barcos, balsas e canoas...

Acidente em Salvador é considerado um dos piores do estado envolvendo embarcações

O acidente com a lancha que fazia a travessia entre Mar Grande e Salvador, nesta quinta-feira (24), já pode ser classificado como um dos piores dos últimos anos entre incidentes com embarcações do estado. Até o momento, autoridades já confirmaram a morte de 18 passageiros. Para efeito de comparação, dados do Datasus, do Ministério da Saúde, apontam que nos últimos dez anos 37 pessoas morreram em acidentes de transporte sobre a água na Bahia - os números não consideram o incidente desta quinta. 

De acordo com levantamento feito pelo Estado de S. Paulo, no país o número de óbitos na última década foi de 1.289. A Bahia fica empatada em segundo lugar com o Ceará entre os estados do Nordeste que tiveram mais acidentes. Os estados do Pará e do Amazonas, locais onde a conexão entre as cidades é feita majoritariamente por barcos, registraram 610 casos, quase metade das ocorrências nacionais. O número total de mortes dessa natureza tende a ser maior, uma vez que o Datasus depende do correto preenchimento de dados por parte das diversas unidades de saúde do país no momento dos atendimentos. ..