A simulação vem surpreendendou ospassageiros que embarcaram rumo à Ilha. A retomada da travessia entre Salvador e Mar Grande, os passageiros notaram uma mudança na conduta da tripulação: cinco minutos após a saída da embarcação, um dos marinheiros ensinou como utilizar os coletes salva-vidas em uma situação de emergência. O serviço estava suspenso desde a manhã da última quinta-feira (24), quando a embarcação Cavalo Marinho I adernou na Baía de Todos os Santos com 124 passageiros à bordo, 19 passageiros morreram.
O colete usado estava sujo e um pouco desgastado, mas não atrapalhou a aula. "Faço essa travessia há nove anos e nunca vi esse tipo de simulação. Uso a lancha duas vezes na semana e eles nunca deram esses ensinamentos para a gente, mas que bom que o acidente serviu para que esse comportamento mude, porque esse tipo de conhecimento é importante", contou a dona de casa Ednalva Bittencourt, 57 anos.
Segundo o presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, a iniciativa de orientar os passageiros sobre o uso dos coletes partiu das duas empresas que operam a travessia. "Fomos consultados, mas a decisão foi dos operadores", afirmou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.