Foram encontrados 40 registros para a palavra: desigualdade

No Brasil marcado por desigualdades, há pessoas que parecem invisíveis

No Brasil marcado por desigualdades, há pessoas que parecem invisíveis, mas têm uma atuação indispensável para o bem-estar de suas comunidades. É o caso de quatro mulheres negras cujas histórias de vida a pesquisadora Claudia Adão contou em sua tese de doutorado, intitulada Territórios de vida: resistências, existências e produção de cuidado por mulheres negras. Claudia defendeu a tese na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP em 2023, sob orientação do professor Caio Santo Amore.

A agricultora baiana Maria Helena Caroba é uma das fundadoras do mundialmente premiado Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana). Trata-se de um grupo de mulheres nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola União de Vila Nova, localizado em São Miguel Paulista. Confira reportagem na integra Aqui-Jornal da USP...

Desigualdade entre escolas públicas e privadas cresce 

A diferença de desempenho entre escolas públicas e privadas cresceu no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2023 em Matemática e Ciências da Natureza.

O resultado reverte uma tendência de diminuição da desigualdade que era registrada desde 2019. Esse foi o primeiro ano em que parte dos estudantes fez a prova após a mudança para o Novo Ensino Médio...

Sistema cicloviário brasileiro apresenta um cenário de desigualdade e ineficiência

O estudo intitulado Priorizar o transporte ativo por bicicletas!, publicado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), núcleo de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, apresenta uma análise instrumental de planejamento relacionado ao sistema cicloviário de São Paulo, comparando o cenário atual com o que foi planejado para o futuro, sob o panorama das desigualdades.

O jornalista Flávio Soares, mestrando da Escola Politécnica (Poli) da USP, integrante da equipe de pesquisa do CEM e um dos autores do artigo, explica os principais pontos analisados para a construção de ciclovias e ciclofaixas nas cidades...

Desigualdade: Tema da redação do Enem vai ganhar política nacional em 2024

Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste domingo (5), primeiro dia das provas do Enem 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema do texto dissertativo exigido pelo exame: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. Ao detalhar a proporção do trabalho doméstico entre as mulheres, a pesquisa verificou que as pretas têm o maior índice de realização das tarefas (92,7%), superando as pardas (91,9%) e brancas (90,5%).  ..

Desigualdades de raça, gênero e classe social contribuem para diversas violações do direito à alimentação

Desigualdades de raça, gênero e classe social contribuem para diversas violações do direito à alimentação e à nutrição adequadas, afetando de forma mais intensa negros, mulheres e crianças, além de pessoas com mais baixa renda.

A conclusão é do estudo Prato do Dia: Desigualdades. Raça, Gênero e Classe nos Sistemas Alimentares, divulgado pela Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (Fian). ..

Analfabetismo no Brasil é maior na população que vive no nordeste e reflete desigualdades estruturais

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo Demográfico de 2022, apontam que das 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, 59,4% (5,3 milhões) vivem no nordeste e 54,1% (5,2 milhões) tem 60 anos ou mais. Segundo Sonia Maria Portella Kruppa, professora da Faculdade de Educação da USP, é impossível refletir sobre esses dados sem considerar as desigualdades estruturais do Brasil.

Ao se deparar com os dados de analfabetismo e evasão escolar, que são maiores na região nordeste, percebe-se a influência de questões raciais nessa análise. “A população preta é maioria no Brasil, mas no nordeste essa proporção é mais acentuada. Se eu tenho essa junção de duas situações – uma situação estrutural de uma sociedade de classe que se alia a uma situação que é também estrutural de um passado escravista, que traz hoje um brutal preconceito -, eu vou ter uma incidência maior no Nordeste”, explica a professora...

Ministério Público tem 82% de procuradores e promotores brancos; só 16% são negros, diz pesquisa

Pessoas brancas são a ampla maioria (82%) entre os mais de 13 mil procuradores e promotores que compõem o Ministério Público brasileiro.

Já o número de profissionais negros representa apenas 16% do total...

Educadores dizem que novo ensino médio amplia desigualdades

O novo ensino médio, que começou a ser implantado no país no ano passado, tem ampliado as desigualdades e prejudicado principalmente as pessoas mais pobres e vulneráveis. Para especialistas em educação ouvidos pela Agência Brasil, a situação tende a ser mais grave nas escolas públicas.

Não são apenas educadores e especialistas que têm reclamado da reforma. Nesta quarta-feira (19), estudantes de todo o país prometem ocupar as ruas para pedir que o Ministério da Educação (MEC) revogue o novo sistema...

Artigo - Tributação acentua a desigualdade de gênero no Brasil

A desigualdade é o principal problema do Brasil. Somos o sétimo país mais desigual do mundo e aproximadamente 50% da riqueza é controlada por 1% da população. Desigualdade que vai além da renda – no acesso à educação, saúde, moradia, transporte, lazer, cultura, etc. – mas também permeada por raça e gênero.

Estudos robustos demonstramque não é mais possível pensar em um projeto de nação, com desenvolvimento inclusivo e sustentável, que não leve em conta questões de raça e gênero...

População em situação de rua no Brasil cresce 38% na pandemia

A população em situação de rua no Brasil cresceu 38% desde 2019 e chegou em 2022 a 281,4 mil pessoas, segundo um levantamento publicado na quinta (8) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em uma década, o aumento foi de 211%, muito superior ao crescimento da população geral no Brasil, de 11%.

A pesquisa do Ipea faz uma estimativa da população que está na rua a partir de dados informados pelos municípios, pelo Censo Suas, que é preenchido pelas secretarias de assistência social estaduais e municipais e pelos dados do CadÚnico (Cadastro Único), que serve para registro e acesso a serviços essenciais de assistência...

Estados mais ricos veem desequilíbrio de renda entre negros e brancos piorar

Nas últimas duas décadas, os estados mais ricos do país viram aumentar o desequilíbrio de renda entre negros e brancos. Considerando todo o Brasil, a desigualdade de rendimentos ficou estagnada, mesmo com o avanço na democratização da educação superior.

Mantido o ritmo atual, o país deve demorar mais de 400 anos para atingir a igualdade de renda entre negros e brancos, enquanto o equilíbrio para a educação deve ser conquistado em 34 anos...

Estudo da Fiocruz Bahia destaca desigualdades na mortalidade infantil

Estudo liderado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia (Fiocruz Bahia) ressalta desigualdades profundas na mortalidade infantil no Brasil. A pesquisa, que serviu de base para artigo publicado na edição de outubro do The Lancet Global Health, revela que as crianças indígenas têm 14 vezes mais chances de morrer de diarreia. O risco é 72% maior entre crianças pretas quando comparado com as chances das nascidas de mães brancas.

De janeiro a agosto de 2019, 16 crianças indígenas de Alto do Rio Purus, no Acre, morreram de diarreia – a mais nova tinha um mês de vida. De acordo com a Fiocruz Bahia, a ciência mostra que esta não é uma crise rápida, mas uma condição crônica decorrente das condições de vida e saúde das crianças indígenas brasileiras...

Fiocruz desenvolve índice para medir desigualdade social na pandemia

O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediado em Salvador, desenvolveu índice que possibilita a avaliação dos efeitos das desigualdades sociais na pandemia de covid-19.

Ele mostra que a maioria dos municípios que melhoraram a situação encontra-se nas regiões Sudeste e Sul. Ao mesmo tempo, revela que mais de 90% dos municípios do Norte e Nordeste continuam registrando os piores cenários de desigualdade...

Lei de cotas ajuda a reduzir desigualdades, diz universidade americana

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostram que a Lei de Cotas no Brasil é eficiente e ajuda a reduzir desigualdades socioeconômicas no país.

Utilizando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério do Trabalho eles calculam que os ganhos, sejam na renda, sejam na qualidade da formação, para alunos cotistas é maior do que as perdas para os estudantes não cotistas que acabam não sendo aprovados em uma universidade federal...

Desinformação e desigualdade social são temas de seminário on-line

A chegada das eleições provoca arrepios na memória. Lembramos de 2018, o aluvião de fake news – expressão bonita para uma palavra muito mais direta: mentira – e o buraco para o qual essa enxurrada de desinformação nos levou. Um pouco mais recentes no tempo, e tão assustadoras quanto, tivemos a campanha antivacina e a propaganda messiânica pela cloroquina. E não conseguimos esquecer também o terraplanismo, o kit gay, a Ursal…

É difícil escapar de todas as notícias fraudulentas que chegam em grupos de Whatsapp, publicações do Facebook, vídeos do Youtube. Exige algum traquejo e, antes de tudo, condições para suspeitar de informações esquisitas e discernir verdades e mentiras. E as desigualdades sociais afetam de maneira decisiva a possibilidade de enfrentar as fake news...

Conferência de abertura da IV SIEPEX, da Uneb de Juazeiro, debaterá desigualdades sociais e produção científica

A IV Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV SIEPEX) que vai acontecer entre os dias 20 e 22/10 terá como tema de abertura: "Esperançar e resistir - a produção científica e os sonhos no enfrentamento das desigualdades". O evento vai acontecer no dia 20 de outubro, às 15 horas, através do canal de YouTube, DCH III UNEB, https://youtu.be/zJoE22BqDyY.  

Essa conferência de abertura contará com a presença da Drª Raquel Paiva, Jornalista, Professora da UFRJ e autora de inúmeras publicações, dentre elas o livro "O Espírito comum - mídia, comunidade e globalismo". O diálogo será mediado pela Drª Ceres Santos, também Jornalista e docente do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB em Juazeiro (BA). Ambas as convidadas são pesquisadoras com experiência em Comunicação Comunitária. ..

Com evasão escolar e desigualdade social, educação para autonomia do aluno é desafio no Brasil

“O ato de cozinhar [...] supõe alguns saberes concernentes ao uso do fogão, como acendê-lo, como equilibrar para mais, para menos, a chama, como lidar com certos riscos mesmo remotos de incêndio, como harmonizar os diferentes temperos numa síntese gostosa e atraente.

A prática de cozinhar vai preparando o novato, ratificando alguns daqueles saberes, retificando outros, e vai possibilitando que ele vire cozinheiro”...

Cientista-chefe da OMS critica desigualdade na vacinação anticovid

Há 20 anos, Soumya Swaminathan acompanhou as mortes, que em muitos casos poderiam ser evitadas, de seus pacientes infectados pelo HIV. Os medicamentos para salvá-los existiam, mas eles não tinham os recursos para pagar pelos remédios.

"Eu tive pacientes que assisti às mortes... Mortes horríveis, prolongadas, quando os tratamentos já estavam disponíveis no Ocidente", recorda a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma entrevista à AFP...

Seminário internacional “Diversidade e Desigualdades na Educação” está com inscrições abertas para estudantes de pós-graduação

Promover intercâmbios entre estudantes de pós-graduação do Brasil e de Quebec que estudam temáticas relacionadas à diversidade e luta contra as desigualdades na educação. Este é o objetivo do seminário internacional “Diversidade e Desigualdades na Educação: Polissemia e Complementaridade em Pesquisas do Norte e do Sul", que será realizado on-line entre os dias 23 e 27 de agosto, por meio da plataforma Zoom.

O evento é promovido em parceria pelas Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Federal de Minas Gerais (UFMG), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Université du Québec à Trois Rivières (UQTR), do Canadá...

Ao se despedir do cargo, Rodrigo Maia chora e pede país com menos desigualdade

Em meio às lágrimas, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez seu último discurso após 4 anos e 7 meses como presidente da Câmara. Essa foi a primeira vez na história que um parlamentar comandou a Câmara por três vezes seguidas.

"Eu me preparei para não chorar. Honra que tive pelos últimos 4 anos e 7 meses. Onde eu tive a oportunidade de conhecer o meu país, através de cada um de vocês. Através de diálogos, visitas, conversas na Câmara. Através dos deputados, conheci melhor a nossa realidade e os nossos desafios", disse. ..