Foram encontrados 9 registros para a palavra: João Gilberto Guimarães

Artigo - 14 de março ou um convite ao silêncio

Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar. 

Castro alves..

Quebranto vai representar Juazeiro no 4º Festival de Teatro do interior da Bahia

O espetáculo teatral Quebranto vai representar Juazeiro no 4º Festival do Interior da Bahia. A peça é um monólogo com atuação e direção de Elder Ferrari e aborda temas como a solidão, a angústia e o amor, uma apresentação visceral, com símbolos poéticos, e uma fusão de sentimentos de arrebatar o público. As sessões serão realizadas dias 11 de fevereiro e 12 de fevereiro no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães em Jequié (BA).

Ferrari, que este ano completa 28 anos de atuação no cenário artístico, comemora a seleção da peça para o evento. “É uma honra participar do festival representando o nosso território Sertão do São Francisco, a nossa cidade Juazeiro e divulgar o nosso trabalho, uma composição coletiva, onde a gente tem propriedade sobre as falas, sobre as ações, isso nos traz mais segurança, estamos começando o ano muito bem e muito mais está por vir”...

Espaço do Leitor: O carnaval da hipocrisia juazeirense

Todo mundo sabe que em Roma os imperadores usavam do coliseu para promover espetáculos com o único intuito de entreter o povo e assim desviar o foco das coisas públicas que realmente importam. Pois bem, por mais incrível que possa parecer, 2.000 anos depois em Juazeiro da Bahia ainda se usa a mesma receita.

O governo municipal que não tem competência para promover a arte e a cultura da cidade, se utiliza da prática romana do panem et circenses pra tapear o povo, promovendo uma festa descaracterizada, elitista e cara, que não tem mais nenhuma relação com a tradicional festa de momo juazeirense...

Com a licença do leitor

“O índice de leitura, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano. Os dados foram revelados na tarde desta quarta-feira, 18, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil” (Estadão2016).

Considerando que a leitura é fundamental para o desenvolvimento social dos indivíduos e para a formação crítica da sociedade, eu questiono:..

Março é o mês da poesia

Vitimismo barato

Plantei
uma flor que toda manhã nascia,
eu amava
regava
e sorrindo lhe desejava,
o melhor de cada dia...

Artigo - A permanência no poder é a ferrugem da política

A crise política brasileira já se transforma num mal irremediável, como numa montanha russa de grandes decepções temos assistido a derrocada de todos os princípios éticos na política, que em sua gênese deveria proteger os interesses da comunidade, mas transmutou-se num grande engodo, um farto instrumento da injustiça, da concentração de renda e da permanência no poder. Se antes chamava-se de teoria da conspiração o fato obscuro de que grandes empresários manipulavam o poder no mundo, hoje ninguém mais se surpreende com os noticiários, chega a ser doloroso lembrar da copa do mundo ou das olimpíadas, ou ainda da transposição do São Francisco, onde todas as construtoras das obras e estádios estavam literalmente se banhando de dinheiro público, mas como chegamos a este ponto?

“A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (11) quatro pessoas, suspeitas de desviar R$ 200 milhões da construção dos canais que devem levar água do Rio São Francisco para o sertão do Nordeste. Cento e cinquenta policiais federais participam da operação, que acontece em oito estados e no Distrito Federal. São 32 mandados judiciais: 24 de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva, e quatro de prisão.”..

Espaço do Leitor: Pela Cultura de juazeiro (2)

Da margem pra dentro, uma breve reflexão.

A cultura de um povo é antes de tudo a sua maior referência, o reflexo de sua identidade, e em juazeiro não é diferente, são muitas identidades. Se considerarmos o fator histórico e geográfico não é difícil entender que Juazeiro é estrategicamente um polo difusor no norte da Bahia, berço de grandes talentos artísticos, esta cidade emana uma aura mística, uma espécie de ideia rústica, alimentada principalmente pela capacidade criativa e a intuitiva força de vontade dos artistas que aqui habitam, e que, via de regra precisam migrar para outros centros, para que possam enfim, aqui, serem reconhecidos...

Março é o mês da poesia

Geraldo, como estamos entrando no mês da poesia, envio este poema sobre a nossa querida Juazeiro, que apesar dos pesares, fica mais bonita até quando chove. Segue também, para ilustrar, um trabalho  do artista e parceiro Iehoshua Iahueh.

Grande abraço!..

Elegia às lendas e a estátua do nego Dágua

Existe um monumento

duramente fabricado aqui..