Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DE MINAS GERAIS, PEDE O FIM DO TESTE TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS

Dr. Carlos Augusto Cruz

Médico, Perito, Especialista em Medicina de Trânsito..

MORADORA DO CONDOMÍNIO JARDIM VITÓRIA CRITICA ESTACIONAMENTO EM ÁREA INAPROPRIADA

A utilização de uma área como estacionamento por parte de membros de uma igreja evangélica no bairro Piranga está trazendo insegurança aos moradores do Condomínio Jardim Vitória. Em e-mail ao Blog Geraldo José, Adriana expressou esta indignação, inclusive, com a destruição da calçada recentemente inaugurada pela prefeitura municipal. Confira:

“Eu sou moradora do Condomínio Jardim Vitória em Piranga, e como os demais condôminos estou revoltada com o descaso por parte de alguns moradores com a recente obra inaugurada pelo prefeito...

Artigo: Crescer no vazio ético da mídia brasileira

Era madrugada e dois jornalistas conversavam sobre mídia num aeroporto do Nordeste. Um era estrangeiro e outro brasileiro, ambos de um grande jornal internacional com extensão no Brasil.

O brasileiro – pela conversa era fotógrafo – pergunta ao estrangeiro como está a imagem do Brasil no país dele depois do golpe. O estrangeiro repete que está pior do que era antes. Mas, ressalta que notícias sobre o Brasil pouco aparecem no seu país de origem. Porém, continua dizendo que o Brasil, surpreendentemente, é o segundo mercado no mundo do jornal que ele representa. Esperavam que esse lugar fosse ocupado pela Argentina ou México, mas, aconteceu aqui, com uma equipe reduzida que ele começa a comentar com o fotógrafo...

ESPAÇO DO LEITOR: SEDUR responde reclamação de morador da Pedra do Lord

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que está atenta e sensível a todas às demandas de infra-estrutura do município, inclusive do bairro Pedra do Lord. Atualmente 12 bairros estão sendo atendidos com obras de pavimentação, drenagem e saneamento dentro do Programa de Intervenção da Poligonal Urbana.

O projeto prevê ainda toda a pavimentação do corredor de ônibus que passa pelos 12 bairros. Várias outras obras de pavimentação tanto na sede como no interior também estão em andamento, custeadas com recursos próprios do município e também fruto de emendas parlamentar. Recentemente o município executou o recapeamento asfaltico das Avenidas Gaspar de Lemos e Miguel Silva e Souza principais vias de acesso ao Palmares e Pedra do Lord. Com relação à recuperação de praças a SEDUR informa que desde 2016 algumas intervenções já vinham sendo executadas como a requalificação da Praça Cordeiro de Miranda, a implantação das Praças das Ciências, Praça da Juventude, entre outras, e este ano já foi montada uma programação que inicia com a recuperação da Praça da Mônica e logo em seguida a Praça principal do bairro Alto do Cruzeiro. Com relação às demandas do bairro Pedra do Lord a secretaria fará um estudo específico para ver a viabilização necessária...

O MELHOR AMIGO É O INIMIGO!?

Não se espante nem julgue ser um paradoxo, uma incongruência, sim, acate o óbvio. A sociedade furta-cor, mascarada e futrica em que respiramos os imbróglios filosóficos, do mito de repartir o pão, na verdade, trata-se de um sonho onírico, sonâmbulo, utopia e poesia sem a essência métrica.

Muitas vezes o pão é dividido por conveniência, objeto de lucro futuro, pois não parte de um coração misericordioso, sem mácula; logo, de um egocentrista, avarento. Quando escapa uma oferta em destaque desses vermes sem espiritualidade e fé, em instituições religiosas, brota-se a vaidade humana na esperança de adquirir proclamação de elogios. A influência demoníaca está de modo célere no caminho da fraternidade entre os próximos, assistindo-se incessantemente aos fatos cruéis da falta de humanidade, religiosidade, matanças, chacinas no próprio seio materno...

ESPAÇO DO LEITOR: AS MAZELAS DE UM BAIRRO

Vivo em Juazeiro há exatamente 21 anos, e desde de sempre morando no bairro Pedra do Lorde e Palmares. Quando aqui cheguei  a praça principal tinha sido inaugurada há pouco tempo, foi feita com muito esmero e nela havia vários brinquedos para a crianças e lá podia sentar pra falar de Futebol, inflação, novelas e ... As ruas e vielas e avenida eram transitáveis, o esgoto escorria

pelo canto das mesmas mas todos já estavam acostumados e nem sonham com a tal canalização. Ah! Nessa época ainda não existia o Palmares, somente algumas casas na parte baixa onde faltava água todos os dias, até o dia que dei queixa na Promotoria que notificando o SAAE  fez com que nunca mais faltasse água nem na parte alta e muito menos na baixa...

Rogério Espíndula Morador da Pedra do Lorde e Leitor Assíduo do Blog

ESPAÇO DO LEITOR: A VOZ DO CIDADÃO...

Dando continuidade a um quadro que criamos aqui ano passado, onde perguntávamos AONDE É ESSA FOTO, este ano, exercendo nosso direito de informar enquanto cidadão, vamos continuar levando ao conhecimento daqueles que tem o dever de fazer, aquilo que se faz necessário para o bem comum da cidade...

Hoje, estamos trazendo essa imagem daquela faixa de pedestre atrás do Paço Municipal onde apenas de um lado tem aquela rampa de acesso próximo à faixa, que tanto ajuda às pessoas, principalmente, àquelas da melhor idade. A foto diz tudo. Bem intencionada, aqui bem postada nesse meio de comunicação que atende como ninguém as proposições e reclamações do Povo, através do qual quero sugerir que ali do outro lado também seja feito um acesso a fim de melhorar a mobilidade de algumas pessoas que, diga-se de passagem, é muito grande, nos horários de pico.....

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ARTIGO: “SAUDADE DAS DONZELAS LÁ DA CASA DE FARINHA”

Não poderia haver título melhor para estas linhas em que nos deteremos sobre as já saudosas casas de farinha. A frase é de um cantador do sertão que ouvi nos meus dias de menino. Ah, as casas de farinhas!

Poderíamos dizer que a vida no sertão começava na quadra da farinhada. Para a casa de farinha se voltavam todas as atenções, transformando-se a mesma num pólo aglutinador de pessoas advindas dos mais diferentes rincões. Famílias inteiras mudavam-se para lá, onde se demoravam por dias e até semanas, o tempo que fosse necessário para dar por pronta a cobiçada iguaria. 

A festa começava ainda na roça, na arranca da mandioca. Sim, a festa, porque aquilo não era trabalho. Parecia mais um folguedo, regado a pinga boa e animado por acaloradas cantorias. As arrancas eram disputadíssimas e possuíam caráter de evento social, com agenda previamente estabelecida. Assim se evitava que duas arrancas acontecessem ao mesmo tempo. Era a festa da mandioca. Dela participava a vizinhança toda, sem contar os que vinham de mais longe. 



Acomodadas em caçuás e transportadas no lombo de jumentos, as raízes chegavam à casa de farinha, onde eram aguardas por rapadeiras habilidosas. As facas entravam em ação, num chichiar contínuo e cadenciado. Em pouco tempo, livre da casca, o produto repousava branquinho, pronto para a “desmancha”. Lá fora, a panela borbulhava. Era o rango sendo preparado. Havia muitas bocas a alimentar. No cardápio, feijão com jabá e pé de porco.

E a festa prosseguia, cada um fazendo de um tudo: rapar, ralar, prensar, peneirar, enfornar, ensacar; eis a linha de produção. Recolhida em cochos ou gamelas, a manipueira fornecia a alvíssima tapioca posteriormente transformada nos alvíssimos beijus, que eram servidos no desjejum, com café quente, da hora. A cada passo, a cada processo, as pessoas iam se revelando mais qualificadas nas tarefas de que eram incumbidas. Homens feitos, mulheres e meninos, todos atuando com habilidade extraordinária. Não era pra menos; o ofício é antigo; vem de eras imemoráveis; os nativos já o faziam. O Brasil, aliás, nasceu sob o signo da farinha. Foi ela seu primeiro sustento; um maná dos deuses a forjar uma nação inteira. 

A casa de farinha não era só uma casa de farinha. Era uma indústria de saberes, de afetos, de poesia. Vivia ela da solidariedade, da cooperação, da ajuda mútua. Sua lógica era a do mutirão, do trabalho conjunto que forma fraternidade. Era o jeito bíblico e conselheirista de conceber a vida, de gerar sociedade. Sua produção tinha como fim o consumo familiar, comunitário, sem visar o lucro cego, fruto da ambição mercantilista. 

A casa de farinha modelou a cultura sertaneja. Estabeleceu formas de convivência. Fixou canais de interação. Uniu. Aproximou. Estreitou laços. Era lugar de encontro. De ajuntamento. De confraternização. Por ali circulavam informações; trocavam-se experiências; construíam-se novas relações. Ali contavam-se histórias de trancoso, liam-se folhetos de cordel, cantava-se a moda da terra. Vez ou outra, aparecia um sanfoneiro para animar a festa. Quando isso acontecia, o forró ia noite adentro. No terreiro, crianças brincavam de roda, livres da chatice dos mais velhos.

À noite, à boca do forno, juntava-se a rapaziada toda. Era chegada a hora da paquera. Muitos iam à casa de farinha com o intuito de namorar. E namoravam. Não foram poucos os casamentos nascidos ali, ao crepitar das brasas em chama.

Veio a mecanização e afastou o que havia de mais precioso. A casa de farinha já não é mais a mesma. Perdeu o encanto de outros tempos. Despida de poesia, de afeto e de calor humano, hoje não passa de uma ruína, perdida em meio à capoeira, como se fora um fogo morto.

José Gonçalves do Nascimento
[email protected]..

MORADOR RECLAMA DA ESCURIDÃO NA PRAÇA SANTA TEREZINHA EM PIRANGA

O morador do bairro de Piranga e leitor do Blog Eduardo enviou e-mail no final de semana reclamando da escuridão na Praça Santa Terezinha, a principal da comunidade. Confira:

Caro Geraldo, gostaria que você postasse no blog a situação da Praça Santa Terezinha na Piranga. Há cerca de cinco dias a praça está totalmente às escuras, deixando os cidadãos à mercê de marginais. Muitas pessoas passam pela praça para chegar até a igreja.                       ..

MAIS UM POSTO DE SAÚDE FOI ARROMBADO EM JUAZEIRO E O GOVERNO NÃO CHAMA OS GUARDAS EXCEDENTES

Meus caros, mais um Posto de Saúde foi alvo dos vândalos na cidade de Juazeiro-Ba. Desta vez foi o Posto do Tabuleiro. O motivo todos já sabem a falta de segurança, não entendemos o porquê o prefeito não chama os excedentes da Guarda Municipal do último concurso pois, foi dito que chamaria se houvesse a necessidade. Não é de agora que existe a tal necessidade pois, o último concurso foi feito em 2003 e de lá para cá a categoria ficou defasada. Atualmente conta com o seu efetivo de 163 guardas concursados. Obs: Não entendemos a atitude da prefeitura em fazer esse REDA para área de agente de portaria, pois, a referida função do agente de portaria tem uma função nobre, e um profissional que não exerce a função de vigilante armado, ora os arrombamentos acontecem a noite é claro. Será que o prefeito irá colocar esses agentes de portaria para trabalhar a noite sem eles ter a devida segurança até com as suas próprias vidas? Sem contar que o prefeito burla a lei do concurso com esse REDA para área de segurança. Sr. Prefeito de Juazeiro comece a sua gestão fazendo o que é certo, pois a população está vendo isso, e principalmente os excedentes que são muitos não queremos fazer oposição queremos dialogo.

Precisamos que o prefeito reveja isso...

ESPAÇO DO LEITOR: POR QUÊ PAROU?

A Prefeitura de Juazeiro estava realizando um ótimo trabalho de limpeza e poda de árvores no cais da cidade. Tomei conhecimento através deste "blog" e fui conferir; realmente o trabalho estava dando uma nova cara ao nosso cais, cheio de sujeira e mata fechada que só serve mesmo para esconder usuários de "crack" entre essas feias algarobas, planta invasora que não permite nem o crescimento da "mata ciliar" do rio! Para minha decepção, fui informada que o trabalho havia parado e umas pessoas próximas que também elogiavam estavam achando que foi o "Ibama"... Será possível? Será que este órgão protege sujeira e árvores danosas ao nosso rio?

O Carnaval se aproxima e estava ficando bonito e com muitos elogios esta limpeza do nosso cais, parou logo em frente aos nosso "cais do porto" pizzaria, por quê?  Prefeito, nos responda?..

ARTIGO – TRANSPARÊNCIA ou APARÊNCIA?

É muito estimulante quando alguém, além de ler a crônica e comentar, ainda oferece ao autor o desafio para abordar um tema da sua preferência. Assim é que o leitor Carlos Fernando, num comentário, solicitou: “Numa próxima crônica, sugiro tratar da transparência, termo usado com ênfase pelos gestores em passados. Falar em transparência é fácil, a forma de ser transparente na gestão é que interessa à sociedade”. A afirmativa é autêntica, visto que reflete comportamento muito comum no universo político, quase sempre recheado de distorções na prática.

Com a devida vênia do Acordadinho, copiarei a sua boa prática de buscar a definição etimológica para certas palavras, a fim de facilitar o prévio entendimento...

Como justificar o injustificável? Munícipe questiona prefeito de Petrolina

Caro comunicador Geraldo José, gostaria na medida do possível, que publicasse esse texto no seu tão conceituado blog.

Como justificar o injustificável?..

CORTE DE PONTO DO SERVIDOR PÚBLICO NO INÍCIO DE MOVIMENTO GREVISTA: MAIS UMA INSEGURANÇA JURÍDICA PATROCINADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

*Maraísa Santana

O Supremo Tribunal Federal (STF), existente para ser o Guardião da Constituição, tem promovido algumas decisões que deixam o cidadão brasileiro desamparado das GARANTIAS JURÍDICAS asseguradas na Constituição Federal, sobrepondo-se ao texto claro e límpido de dispositivos da nossa Carta Magna...

Reminiscências... A Juazeiro da saudade...

1979... Meu coração pulava do cais de nunca mais... Depois, tempo depois, um M foi erguido em minha homenagem? Torpe homenagem... -Onde era um rio sobre outro rio- no rumo da sua quase finda  viagem... Hoje "inútil paisagem!".

Maurício Dias - Mauriçola..

EU PENSO ASSIM...VAMOS DEIXAR O JUAZEIRO CAIR?

Quarta-feira (11), à tarde, no Adauto Moraes, me deparei com dois momentos muito, super emocionante. Na lateral do campo, bem pertinho dos atletas, vi a bola rolando, vi gritos de emoção, vi jogadores lutando pela posse da pelota, assisti os técnicos, treinadores aos berros orientando seus comandados para o aperfeiçoamento dos seus lançamentos, dos seus passes.

Numa tarde de quarta-feira, comércio e repartições em pleno horário de funcionamento, sol quente, vi o maior público assistindo os dois times fazendo jogos treinos. Não era pra menos, era mais um jogo preparatório que a JUAZEIRENSE estava realizando, pensando seriamente nos seus importantes compromissos que terá esse ano...

Espaço do Leitor: Morador cobra melhorias para o bairro Pedro Raimundo em Juazeiro

Geraldo, venho através deste espaço solicitar a SECRETARIA DE OBRAS, em caráter de urgência, servicos para o nosso bairro, pois até o momento não recebemos por parte da PREFEITURA e SAAE nenhum tipo de benefício.

Necessitamos do SANEAMENTO,CALÇAMENTO, ILUMINAÇÃO, PRAÇA DE LAZER etc. Já se passaram oito anos da gestão anterior e quase nada foi feito no nosso bairro, mas espero que PAULO BONFIM olhe para nossa comunidade. Agradeço o espaço.                                                                                                                                                      
                                                                                                       

Por JOSE LUIZ MARTINS DA ROCHA..

UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES – JUAZEIRO – REPUDIA CASOS DE FEMINICÍDIO NO MUNICÍPIO

A União Brasileira de Mulheres, unidade de Juazeiro, enviou artigo ao Blog do Geraldo José, repudiando dois casos de feminicídio em Juazeiro nos últimos dias. Confira:

A mão que pesa é a mesma que assassina..

Artigo: A Teologia Refinada do Papa Francisco

A teologia do Papa Francisco é refinada e não está ao alcance de qualquer teólogo. A acusação que ele sofre de não ser um teólogo, mas um pároco de aldeia, revela muito mais a ignorância de seus detratores do que o conhecimento teológico de Francisco.

Na Laudato Sí ele deixa claro, pelas citações que faz, qual é linhagem teológica que ele adotou para seu papado. Ao assumir o nome de Francisco, não assume apenas um nome, um ícone de grande parte da humanidade, um estilo de vida, um estilo de Igreja, mas uma linhagem teológica, isto é, a soterrada teologia franciscana ao longo da história...

Em tempos de tanto desamor... as declarações publicas de amor merecem destaque...

Caro Geraldo José,

Hoje pela manhã (11) fui surpreendido por uma faixa colocada ao lado das Lojas Americanas no bairro Santo Antônio aqui na nossa cidade... Se tratava de uma homenagem de um marido para sua esposa (De Fabian/Para Sandra). Não resisti e registrei o momento... Porque vivemos momentos de tanto desamor da humanidade que penso eu que demonstrações como essa merecem destaque... E parabénsa Sandra pelo aniversário e ao Fabian pela coragem de mostrar a todos da cidade o tamanho do seu amor... ..

Espaço do Leitor; Juazeiro, o que esperar da sua nova Administração?

A administração Pública Municipal de Juazeiro que ora inicia, pelo que tenho observado nas minhas andanças pela cidade, começa com uma certa desconfiança da população. Primeiro porque foi eleita pela minoria do eleitorado quando só logrou 40% dos votos contra os 60% dos outros candidatos, a propósito, um equívoco que precisa ser corrigido pela Lei Eleitoral. É prerrogativa da Democracia que a vontade livre da maioria sempre prevaleça nas decisões que cabe à população.

Esta cidade precisa ser renovada, remodelada, modernizada, e isto, é uma tarefa para um urbanista, qualificação que não vejo no atual gestor. O segundo fator negativo neste momento, é que devido à nova conjuntura da política nacional, não teremos o apoio do Governo Federal, não temos Ministro, Senador, Deputados Federais e os Estaduais fazem o que podem em função do Governo Estadual ser um parceiro em crise.  Se tem alguém dizendo que a obra da Travessia urbana será continuada, acho que quer continuar a enganar a todos incluindo a si mesmo...

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde usuário de Itamotinga

Na tarde de ontem (10), o Blog Geraldo José postou a denúncia de um morador de Itamotinga, que preferiu não se identificar, sobre a falta de água no distrito de Itamotinga. O leitor também questionou os valores cobrados na taxa de água na localidade. Veja Aqui.

O SAAE entrou em contato com a nossa redação, através de nota, e afirmou que "os investimentos no distrito de Itamotinga na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, atenderam a extensão de rede, com a colocação de mais de 3.500 metros de tubos, realizou a hidrometria para regularizar o abastecimento, substituiu a bomba da captação por uma de maior potência trocou os elementos filtrantes da estação de tratamento, instalou  um booster para dar maior pressão na rede de distribuição  e já tem projeto para a ampliação de todo o sistema, inclusive com a colocação de novos reservatórios"...