Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Sento-Sé, Bahia: Feliz Data, 06 de Julho Completa 184 Anos de Emancipação Política!

Com “História Expressiva” e passado social, tanto quanto “Atormentado”, a sua população tem mantido a luta do dia-a-dia pela sobrevivência, na produção de bens e na organização social e política – apesar da orientação pessoal de um sistema desfavorável ao bem-estar da coletividade!... O seu crescimento populacional mostra ritmo da sua evolução: em 1854 – 5.000 pessoas; 1872 – 6.684 pessoas; 1892 – 8.967; em 2018,mais ou menos,  37.000 habitantes.

A chegada de portugueses aqui se deu do final do Século XV e início do Século XVI pouco depois da vinda de Pedro Alves Cabral,  o início do seu processo produtivo coincidiu com a “Formação da Economia do Brasil”, citada em livro pelo saudoso economista Celso Furtado. Dos escravos vindos da África, “alguns” foram trazidos pra cá. A “Coluna Prestes” e o “Cangaço do Lampião” trilharam em nosso barro, inclusive o Lampião sequestrou o coronel Tonhá” no Oliveira para adquirir 4.000 réis...

LEITOR DO TABULEIRO RECLAMA CONTRA O SAAE DE JUAZEIRO (BA)

O leitor Pedro Antônio, morador do Bairro Tabuleiro, ex-presidente da Associação de Moradores, estudante do curso de Direito na Uneb, enviou vídeo ao Blog reclamando do atendimento ou da falta deste por parte do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Ele explica que no último dia 27, garotos por brincadeira ou vandalismo, quebraram o registro de água da sua residência, à Rua 10, número 636. “Dia 28/06, minha esposa registrou queixa junto ao SAAE, a minha nora também ligou por duas vezes, e eu estive ontem por volta das 15:30hs, e a posição do SAAE é sempre: aguarde que já solicitamos". Ele explica a situação no vídeo. Confira:

..

LEITORA RECLAMA DE VAZAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL NO RESIDENCIAL JUAZEIRO I, ITABERABA EM JUAZEIRO (BA)

A leitora do Blog Geraldo José, Juciane Ferreira, enviou mensagem e vídeo a este noticioso dizendo da sua indignação em relação ao desperdício de água no Residencial Juazeiro I, bairro Itaberaba. Confira: “Geraldo esse vídeo é aqui na rua F, Residencial Juazeiro I. Desde sábado que está esse vazamento de água potável. Faço um apelo ao SAAE para que tome as providências. Obrigado”.

VEJA O VÍDEO:..

ESPAÇO DO LEITOR: AS NOITES FRIAS DE JUNHO...

Saudades de todos, mas, o trabalho que chamo de meu ganha pão tem me tirado o tempo de poder juntar as palavras e solicitar ao blog do meu coração a gentil publicação... Ih, tanto é verdade que ainda rimou... rsrsrs!!! Mas, de uma coisa tenham certeza: todos os dias sempre passo por essa página mil vezes informando-me não só da cidade pela qual sou apaixonado, mas das notícias do mundo inteiro...

Vi essa imagem numa comunidade digital da qual faço parte, e quase dei um salto pela inspiração que de pronto senti dizendo a mim mesmo: tenho que escrever sobre essa imagem que é a cara das noites frias de Junho.....

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ESPAÇO DO LEITOR: Dona Benedita procura sua família em Juazeiro; Entenda:

Esta é Maria Benedita de Melo, nascida no dia 09 de outubro de 1926, em Afogados da Ingazeira – Pernambuco, e filha de Maria Constantina da Conceição. Aos cinco anos foi morar em Custódia – Pernambuco e saiu aos 30 anos.

Seus dois Irmãos são: Terezinha Alves da Silva, que é casada com Pedro Gomes da Silva e tem três filhos: Francisca, João e Luiz; e Antônio Alves da Silva, que é casado com Maria, mas não tiveram filhos. A última vez que ela esteve com seu irmão foi na cidade de Arcoverde – Pernambuco...

Por Fernanda Kellen

ARTIGO – A IMPUNIDADE “PLAUSÍVEL”

Por não ser um termo tão frequente e comum ao vocabulário geral, permita-me o cronista Acordadinho copiar a sua ideia, e iniciar esse texto com a definição da palavra chave usada no Parecer do Ministro Dias Tóffoli para soltar o José Dirceu:

Plausibilidade ou Plausível:  qualidade daquilo que se considera aceitável ou admissível...

O Brasil precisa da juventude na política

A justiça eleitoral brasileira bem que tenta com bem trabalhadas campanhas publicitárias influenciar a opinião pública, e especialmente convencer a juventude brasileira a participar da política. Mas tudo o que se ver é o contrário, ou seja, cada vez mais a juventude se afastando da política, construindo as incertezas de uma renovação necessária, pelo menos dos personagens.

Na verdade o desejo de uma renovação política no Brasil torna-se muito difícil quando se ver que por mais que se mudem algumas regras no jogo político, a maioria dos partidos políticos continua tendo literalmente donos. São sempre os filhos das mesmas doentias raposas que substituem como novos quadros os partidos políticos, com raras exceções, para continuar os mesmos costumes...

Por Genaldo de Melo

ESPAÇO DO LEITOR: SÁBIA  SOLICITAÇÃO

Achei interessante e, porque não dizer pertinente, o apelo feito no dia, (25/06/2018), pela manhã, no programa da nossa  Rádio Juazeiro Ltda, no programa “Sem Fronteiras”, ao jornalista Ramos Filho, por parte de um seu ouvinte, que, encarecia àquele profissional da locução, que levasse ao ar a imediata idealização e publicação de uma crônica sobre o problema de como estão sendo tratadas as famílias dos refugiados que procuram abrigo nos Estados Unidos da América do Norte, notadamente, no que diz respeito à maneira como estão sendo tratadas as crianças pelo Presidente daquele país.

Óbviamente, que o pedido não fora endereçado a mim, mas, calou fundo no meu peito a maneira pura e verdadeira de como o mesmo foi formulado.  Onde quem o fazia não se esqueceu de dizer algumas verdades que todos nós brasileiros sabemos de cor; entre elas que o Brasil é uma Nação  rica, deveria dividir melhor a sua renda entre seus filhos para evitar esse êxodos em busca de terras alienígenas, estranhas. Outra grande verdade é a que políticos inescrupulosos estando sedeados em Brasília,  locupletem-se vergonhosamente, subtraindo do herário público, a exemplo do que agora fazem, na “Lava Jato”, no “Mensalão”, nos “Anões do Orçamento”, ou deixem se corromper por situações tais como: “O Rodo-Anel Mário Covas, em São Paulo”, os casos das Construtoras “Odebrecht”, “OAS”, os casos dos diversos Ministérios e também os casos da Petrobrás. Todo o dinheiro desviado desses escândalos dava prá fazer um novo Brasil; sem fome, sem miséria, com muito menos doença e menos pobreza...

Dr. Carlos Augusto Médico/Advogado Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF

Copa do Mundo 2018: Dia de Jogo do Brasil – Posso faltar ao trabalho?

A Copa do Mundo já entra na sua segunda semana, finalizando a fase de grupos e com início das primeiras rodadas das oitavas de final. No entanto, muitos torcedores ainda têm dúvida – “será que meu/minha chefe vai liberar para assistir o jogo da Seleção Brasileira? 

A legislação trabalhista brasileira não prevê essa hipótese, ou seja, a empresa não é obrigada a liberar o funcionário, ainda que muitos, de comum acordo, o façam. ..

Espaço do Leitor: E o Sinal Digital da TV São Francisco em Sento-Sé, quando será?

Ultimamente temos visto com muita frequência na TV são Francisco a propaganda sobre o sinal digital que está disponível para região. Mas ao entrar em contato com a mesma, ouvi de um técnico que em Sento-Sé ainda não há previsão: Os moradores da citada cidade gostariam de saber o porquê da não disponibilidade, se nós fazemos parte da tão famosa região do velho chico.

Em juazeiro são vários canais disponíveis para população, aqui funcionam apenas 02 canais, sendo que um deles é o da afiliada da rede Bahia que deixa a desejar no que se refere a qualidade de sinal e assistência, pois quando cai o sinal não é com a mesma rapidez e qualidade que se vê em um sinal digital (na cidade que tem, que não é o nosso caso)...

Espaço do Leitor: Futebol x Política.

O golpe de 2016 trouxe de volta o tal do "complexo de vira-lata" que dominou a alma brasileira durante quase todo o século vinte. Salvo nos anos em que nos afirmamos perante o mundo através do futebol. Assim como na música, produzimos grandes gênios da bola que fizeram o Brasil ganhar o reconhecimento e respeito da comunidade internacional. Fora disso, não passávamos de uma republiqueta colonial dos trópicos de enormes abismos sociais e conhecida somente pelo futebol, pelo samba e pela cordialidade de seu povo (apenas com os visitantes, ressalte-se!).

Mas a partir de 2003, com a chegada de um projeto popular ao poder central do país, passamos a ser reconhecidos também como uma Nação altiva e independente. Bastou um governo com sensibilidade e responsabilidade social pra colocar nas pautas das políticas públicas as classes secularmente oprimidas e investir em Educação e demos um salto econômico extraordinário. Adquirimos não só o respeito, como também a admiração de todas as nações. Viramos a “bola da vez” e o nosso presidente, “O Cara”, com direito a exaltação do homem mais poderoso do planeta, Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos. Além de busto na Casa Branca, Lula ainda foi homenageado com honrarias nas principais universidades do chamado “Primeiro Mundo”.  ..

HÁ 50 ANOS! POR CARLOS MAURÍCIO (MAURIÇOLA)

A Passeata dos Cem Mil contra a famigerada ditadura de 1964. Eu tinha 12 anos, não via televisão em Juazeiro,  ouvia a radio nacional, mundial e globo. A censura comia no centro e o pau de arara no "doi-codi". A policia federal era uma sucata e só prendia inimigos do regime, tinha o SNI e o Dops. Não se investigava nada e a corrupção começava a fazer milionários amigos do regime como Paulo Maluf.

Eu tinha quase 13 anos e sabia, em Juazeiro existiam movimentos estudantis que promoviam cultura e debates. Hoje, multidões lotam pátios de São João e carnaval para ouvir e cantar uma anti-música oca, empinar a bunda, descer até o chão e pensar com ela. E  eu, "underground" naquele passado, agora sou um "make-up" de tristeza, decepção e vergonha desse presente...

ESPAÇO DO LEITOR: DENUNCIA PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO, SOM ALTO.

Em mensagem ao Blog um leitor que pediu para não ser identificado reclama da desordem e desrespeito ao sossego público no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina. Confira: “Geraldo, venho através desta, realizar uma denúncia de perturbação do sossego, som alto e baderna. Infelizmente ligo para a Policia Militar de Pernambuco e quando me atendem, informam que se tiverem viatura disponível, será enviada para solucionar o problema. Faz três meses que na Rua 10, atualmente, Rua Mar da Arábia, bairro Antônio Cassimiro 1, no antigo Hortifruti Ribeiro, hoje na teoria é uma loja de material de construção, porém na prática se transformou numa espécie de boteco, sendo que de segunda a segunda convivemos com carros com som nas alturas e muita baderna. Já tentei ligar para PMPE, Ordem Pública e ocorre de um órgão empurrar o problema para o outro, no final os moradores da Rua Mar da Arábia não tem mais paz, nem sossego. Gostaria de uma luz, pois se um morador sair e tentar resolver o problema por conta própria, vai acontecer uma tragédia anunciada, aí certamente vai aparecer viatura da PM, da Civil, da Ordem Pública e outras”...

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO TERRENO MINADO, VIROU TERRA DE NINGUÉM!

Estamos vivendo dias de incertezas, de insegurança e desalentos, senão vejamos: Se o cidadão corre para a justiça está abarrotada de processos, processo de 2010 de Juazeiro, sem julgamento, se o cidadão corre para o Ministério Público, apesar da operosidade e boa vontade dos servidores e operadores do direito, esbarra na quantidade de pedidos de socorro da população, oriundos da saúde, da segurança, da assistência social, do saneamento básico etc.     

O cidadão comum aparvalhado com a escorcha da cobrança de impostos tais como: IPTU, taxa de lixo, taxa de cemitério, taxa de esgoto, taxa de iluminação, zona azul escorchante, amealhando moedas indiscriminadamente, está na justiça de segundo grau, para onde iremos nós?..

ARTIGO – SONHO E REALIDADE EM CONFLITO

Não sei se é possível afirmar que seja uma coincidência feliz ou não a circunstância de termos um acontecimento da magnitude de uma eleição para Presidente da República do país e, em paralelo, de quatro em quatro anos, ocorrer um fato esportivo da importância da Copa do Mundo, extremamente envolvente e que mexe com os sentimentos de 200 milhões de brasileiros apaixonados pelo futebol! Por mais que alguns queiram exibir uma certa apatia pelo esporte, extravasando descrédito com a seleção, dificilmente deixam de se reunir com os amigos para torcer com alegria, e de vibrar com emoção ao canto do Hino Nacional no momento solene que antecede a cada partida, ainda que ninguém saiba o que vem depois dos 90 minutos, pois o que conta mesmo é a alegria da entrada em campo.

Durante esses 31 dias de intensas emoções, não somente nos jogos do Brasil, mas, também, curtindo todos os jogos das demais seleções, a vibração passa a ser presente em todos os encontros e bate-papos. Obviamente que, caso o time canarinho conquiste as vitórias esperadas e muito cobradas, principalmente na fase inicial de classificação, aí testemunhamos uma condição ímpar, em que o cidadão esquece os muitos problemas socioeconômicos que afligem a sociedade no Brasil da atualidade, em paralelo a uma visível e preocupante instabilidade política. O desfecho final da Copa, se positivo ou negativo, indicará as tendências do estado de ânimo do eleitorado diante da urna. Assim, os nossos políticos devem ir acendendo as velas - e muitas velas! -, porque alguns deles poderão se tornar o alvo da vingança desses possíveis torcedores frustrados! E frustração não é coisa muito boa no meio de uma multidão cheia de sonhos!..

FLAGRA DO LEITOR: POR DO SOL EM RIACHO SECO - CURAÇÁ

O Nordeste é bonito por natureza. Veja o flagra das belezas do semiárido nordestino pelo Policial Militar e leitor assíduo do Blog Luciano Medrado. Ele está com a família em Riacho Seco, distrito do vizinho município de Curaçá, onde fez este registro fantástico...

Artigo - PNE e os riscos da contramão do retrocesso.

Até 2024, o Brasil precisa ver seus índices educacionais saltarem em proporções desafiadoras se quiser atingir as metas por ele mesmo estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Quando, lá em 2014, o governo se propôs a elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% já sabíamos que não seria uma missão simples. No entanto, naquele momento, motivados pelo incremento recente nas políticas públicas do setor educacional, vislumbrávamos um horizonte promissor.

A expectativa era de que, finalmente, a educação ganhasse status prioritário na agenda e no orçamento governamentais. Antes, o já velho discurso de que sem educação não há desenvolvimento não havia sido capaz de garantir, efetivamente, a atenção necessária à pauta. Agora, acreditava-se, as coisas seriam diferentes...

ESPAÇO DO LEITOR: MUTISSOCA OU ENXAME DE ABELHAS?

Venho mais uma vez por meio desse grande meio de comunicação do blog Geraldo José falar sobre as muriçocas, desta vez na rodoviária de Juazeiro. Além disso, a escuridão contribui ainda mais para o volume das mesmas. Isso é uma vergonha para a cidade, a rodoviária cheia de pessoas que não param de si bater tentando matar as mesmas. Agora eu pergunto: cadê o fechamento dos canais, porque creio que devido aquele canal que fica de frente deve ser um dos motivos de tantas muriçocas. Gente isso é feio para uma cidade que nem Juazeiro lembro-me que essa foi uma promessa de campanha fechar os canais o que começou no Alto da Aliança com todo vapor já está parando há mais de 8 meses. Essa não é Juazeiro que eu quero para meu futuro. Muita propaganda e pouca ação desse jeito tá feio para quem o governo vai apoiar, ninguém vai votar.

Gilliard Silva Souza..

O MAL DO BRASILEIRO É A MANIA DE RELATIVIZAR TUDO (Erry Justo)

Agora aqui o papo é sério, reto e duro. Existem coisas que por mais que tenham até uma lógica direta não explicam e nem tão pouco justificam certas atitudes protagonizadas por maus seres humanos.

Durante três séculos, arrancamos as negras e os negros de suas raízes, famílias e histórias para jogá-los brutalmente em porões fétidos, imundos e indecentes de navios cargueiros que cruzavam o Atlântico para desembarcar aqueles "selvagens" (discurso dos portugueses colonizadores) nos portos de Santos, Salvador e Rio de Janeiro, para serem finalmente vendidos como quaisquer outras mercadorias. Os homens eram valorizados pela força física e as mulheres, pelos encantos sexuais. Infelizmente, o racismo é marca estrutural a definir a sociedade brasileira. É essa mentalidade que impulsiona cretinos fundamentais a ofender negros fazendo imitações de macacos em estádios de futebol, bananas atiradas em campo, enfim, estamos regredindo como espécie humana. Historicamente, relegamos as mulheres ao ambiente doméstico, insistindo estupidamente na imagem da ''bela, recatada e do lar''. Machismo e misoginia, marcas também de identidade desse Brasil-Nação, concedem espécie de carta branca para que boçais do patriarcado continuem afirmando que "lugar de mulher não é no estádio", atormentando e assediando torcedoras nas arquibancadas e avançando violentamente sobre as jornalistas que apenas pretendem fazer seu trabalho, como se elas fossem propriedades deles.  Afirmo isso porque o futebol é a caixa de ressonância dos demônios e ódios alimentados cotidianamente pela nossa sociedade. Rapazes devotos de toda a ordem de preconceitos da elite brasileira ao atraso invadiram a Rússia e resolveram destampar pelas ruas de Moscou e de outras cidades as maldades fétidas de sua caixa particular de Pandora...

2018: QUARENTA ANOS DE LANÇAMENTO DA MÚSICA “PETROLINA-JUAZEIRO”

Um leitor assíduo do Blog resolveu prestar esta linda homenagem aos 40 anos da música “Juazeiro e Petrolina” do artista petrolinense Jorge de Altinho, que completou 66 anos de idade, no último dia 03.

O autor da homenagem que não quer se identificar, apesar da insistência deste radialista, fez também há tempos uma proposta junto à Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, de homenagear a JORGE DE ALTINHO e ao TRIO NORDESTINO, pela relevante contribuição à Juazeiro através da referida música, porém esta proposição ainda não foi atendida até hoje e o Blog a reitera por entender a visibilidade que a canção deu e continua dando à nossa cidade e a có-irmã pernambucana.           ..

ESPAÇO DO LEITOR: AÇÃO DEMONÍACA

Existem coisas que não nos permitem calar. Venham elas da parte de quem vier, seja o agente ativo do fato, autoridade ou não, local, nacional ou alienígena.

Nessas horas, ou nossas vozes têm que se levantar,  na mais contundente forma de protesto, ou essas pessoas passam a pensar que podem tudo, que não devem satisfação dos seus atos a ninguém, ou, até mesmo, devido a posição que ocupam, que são donos do mundo. Esquecem-se eles que se lá estão, foi porque o povo o colocou e que, “o povo que o bota é o mesmo povo que tira”...

Carlos Augusto Cruz Médico/Advogado Delegado do Rito Brasileiro Grau 33.’.

MORADOR AGRADECE AÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL NO RESIDENCIAL JUAZEIRO III, BAIRRO ITABERABA

Semana passada, mais precisamente dia 13 de junho, o leitor João Marcos Santos de Melo enviou mensagem, vídeo e foto reclamando da escuridão na rua Presidente Abraão Lincoln que dá acesso aos Residenciais Juazeiro I, II e III, no bairro Itaberaba (Veja aqui).

Na noite desta quarta-feira (20) João Marcos voltou a manter contato com este veículo de comunicação quando expressou seu contentamento pelo serviço realizado: “Hoje, a rua N° e o Residencial Juazeiro III amanheceram assim, todo pintado e limpinho. É assim que queremos ver as taxas que pagamos nas contas de água e energia sendo usadas para a limpeza na nossa comunidade, com a varrição das ruas, com a coleta de lixo e com as manutenções de lâmpadas que também foram feitas recentemente aqui no Residencial Juazeiro III. Assim como enviamos denúncias dos problemas do nosso Residencial ao Blog do Geraldo na semana anterior sobre esses e mais problemas que ainda existem para ser resolvidos, volto aqui também para parabenizar o Senhor Prefeito Paulo Bonfim e sua gestão e que não se esqueçam de nós e nem nos abandone mais. Continuem assim, para isso confiamos os nossos votos em você e o elegemos. Grato”...

Da Redação