Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo - Núcleo Pilar, um Oásis na Caatinga!

O Distrito Núcleo Pilar do Município de Jaguarari, Bahia, é um lugar onde se vive destacado exercício da cidadania, se comparado a maioria dos outros locais urbanos do Estado, uma estrutura construída pela então empresa estatal Caraíba Metais/SA (Mineração Caraíba), na atualidade, reformado pós processo de privatização em 1994, onde os trabalhadores, entre outras conquistas, passaram a ser donos das casas e apartamentos.

Tal comunidade tem um dos melhores níveis de formação política, cultural, social da Bahia, e olhe lá: boa compreensão de direitos e deveres; gosto musical qualificado, observado inclusive nos bares; consciência eleitoral histórica; povo solidário e fraterno; e clara consciência de classe!... Salve-se, a qualquer exceção, ou suposto exagero!..

MORADOR RECLAMA DA FALTA DE PAVIMENTAÇÃO NO ALTO DA ALIANÇA, SEDUR RESPONDE

O morador do bairro Alto da Aliança Luanderson Luan encaminhou mensagem e fotos ao Blog explicando a dificuldade da população dada a falta de pavimentação na rua Pero Vaz de Caminha. Confia: “Sou morador do bairro Alto da Aliança e tirei umas fotos para o senhor postar no seu blog sobre a precariedade das ruas em nossa cidade. Essas fotos são da rua Pero Vaz de Caminha que há muito tempo está nesta situação e até hoje nada foi feito. Já é uma dificuldade passar nessa rua por conta da buraqueira e quando chove fica esta situação”.

NOTA SEDUR..

Da redação

ARTIGO - A SAGA DE SHAIRA

A escravidão no Brasil durou cerca de 350 anos e arregimentou milhões de negros trazidos do continente africano. Só foi extinta quando não mais atendia aos interesses da burguesia europeia, em especial a inglesa, que, com o advento da industrialização, passou a cobrar o fim do trabalho servil. 

O longo período de escravidão, seguido de uma abolição de araque (já que incompleta), mergulhou o país no obscurantismo, e deu lugar a uma herança maldita, cujos efeitos ainda se fazem sentir. A cultura escravagista, que reinou por mais de três séculos, não foi de todo abolida, e é ainda reverenciada por amplos setores da elite brasileira que insiste em dar as cartas, ciosa das benesses da casa-grande e saudosa do tempo em que moía negro no tronco.

O romance  Shaira e a Saudade, de Sarah Correia, a ser lançado ainda este mês, se insere nesse contexto da história do Brasil. Como o zoom de uma fotografia, a autora põe em destaque o drama da menina Shaira, que, arrebatada do seio materno, na grande e longínqua África, é trazida para o Brasil a fim de servir como escrava.

O enredo tem como cenário principal uma fazenda do sertão do nordeste e se desenrola, basicamente, entre a senzala e a casa-grande, espaços onde, paradoxalmente, a personagem central vive os horrores da escravidão e, ao mesmo tempo, a experiência da liberdade. 

Ricamente fundamentada, a narrativa mergulha no vastíssimo universo da cultura africana, interagindo com as diversas representações simbólicas, responsáveis por conferir significado à vida, e tudo que a envolve. Acertadamente, o texto destaca o papel da memória enquanto elemento constitutivo do processo de afirmação e consolidação das identidades individuais e coletivas, condição sine qua non – diríamos – para a efetivação das experiências de liberdade, autonomia e empoderamento. 

É a memória, presente no cheiro da mãe, e atualizada nas imagens dos rios, das florestas, das montanhas, que faz com que a pequena Shaira esteja permanentemente conectada às suas origens, étnicas e familiares, e sonhe com a possibilidade de um dia poder reencontrar os seus. 

Ao contar a saga de Shaira, a autora montessantense, efetivamente, acaba por contar também a história do Brasil. Não a história oficial: a história dos senhores, dos opressores, dos vencedores; mas a história real: a história dos humildes, dos excluídos, dos vencidos. Aliás, dentre os muitos méritos que a trama apresenta, está o de trazer à baila, de forma quase que pioneira, o tema dos milhares de negros que retornaram à África, uma vez alforriados. Ignorada pela historiografia convencional, a questão é praticamente desconhecida do grande público, restringindo-se a um ou outro historiador.

Numa perspectiva – ousaríamos dizer – gramsciana (de Antônio Gramsci) Sarah Correia traz pra sua literatura as figuras do povo, dos pobres, do oprimido, tratando-os – e isto é o mais importante – não como meros coadjuvantes, mas como atentos protagonistas, com poderes de fala e de decisão. Isso faz com que a autora se aproxime de figuras do naipe de Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Luís Gama (os dois últimos citados no corpo da obra), e tantos outros intelectuais que fizeram dos humildes a sua temática literária.

Não bastasse tudo isso, Shaira e a Saudade encanta ainda pelo vigor do seu texto – leve e consistente – e pela beleza da sua poesia – doce e revolucionária.

José Gonçalves do Nascimento..

ARTIGO - VIVEMOS NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, NÃO VOU ME CALAR!

Recentemente tenho feito algumas publicações nesse blog expressando a minha opinião sobre vários aspectos, especificamente em assuntos envolvendo política. É natural que as pessoas discordem dos meus pontos de vistas, afinal vivemos num estado democrático onde as ideias devem ser debatidas.

Escrevo o óbvio, as verdades, não falseio, tão pouco faço ilações levianas, mas as verdades muitas doem naqueles que não querem ouvir. O que não é normal e nem aceitável são as agressões dirigidas a minha pessoa emanadas de pessoas que por estarem fora das salas de aulas há muito tempo, pois se estivesse, com certeza seria mais um dentre as centenas de alunos que tenho sob minha tutela, e o pior, que se escondem por detrás de um pseudônimo, pra destilar seu veneno nas pessoa que discordam de seus pontos de vistas ou de suas doutrinações ideológicas...

Artigo - A Verdadeira Sensação Que Estamos Sendo Enganados

Saneamento básico da nossa cidade Juazeiro conforme a Lei 11.445/2007.

Buscamos a Lei de Saneamento Básico do município de Juazeiro, que a mesma referencia os condicionantes: Água Potável em quantidade e qualidade na área urbana e rural, esgotamento sanitário, manejo de resíduo solido e manejo de águas pluviais “água de chuva”...

JUAZEIRENSE EMITE CRÍTICAS AO SERVIÇO DO ZONA AZUL EM JUAZEIRO (BA), CSTT RESPONDE

A leitora Vera Lúcia encaminhou mensagem ao Blog GJ Notícias onde expressa críticas ao serviço do Zona Azul em Juazeiro. Confira: “Geraldo, se possível relate essa situação que aconteceu comigo no dia 16/05/2019, coloquei no parquímetro do Zona Azul, 35 minutos válido até as 16:42, sendo que uma monitora da zona azul fez uma notificação as 16:22, falei com a monitora e disse que realmente tinha multado, e que só regulariza no final do dia 16/05. Hoje liguei para central falei com Nadiane e ela me disse que ainda estava a multa. Aí lhe pergunto meu caro Geraldo: Quantas pessoas tem sido multadas e não sabem? O nosso juazeiro está acabado. Se possível fale sobre isso. Lhe agradeço obrigada!”.

NOTA CSTT..

Artigo – EM BOCA FECHADA...

Além do vasto número de Ministérios que integram a estrutura do Governo Federal, temos Secretarias, Autarquias, Agências e Departamentos outros que zelam pelo funcionamento da gigantesca máquina administrativa do Estado. Ainda há um cargo, em particular, que zela pela imagem do Presidente, requer especial capacidade de expressão, poder de síntese e muita habilidade na comunicação, uma vez que sempre se dirige a jornalistas sedentos por notícias do governo: o PORTA VOZ. A função se reveste de particularidades especiais, visto que a esse profissional não basta reproduzir uma linha de pensamento do governo, mas ser a voz pública do próprio Presidente. E quando este tem a loquacidade de um Bolsonaro, os reparos e justificativas se sucedem a todo instante!

Obviamente que aqueles que escolheram o segmento da atividade política, assumiram a condição de entes públicos por opção própria e estão sujeitos ao crivo da avaliação crítica, seja como alvo do eleitor e cidadão, ou dos analistas em todos os níveis. Diante dessa vulnerabilidade a que estão expostos, são grandes as responsabilidades não somente decorrentes do poder dos seus atos oficiais, como, também, por tudo aquilo que pensam e falam.                                                     ..

ESPAÇO DO LEITOR: OBRA PARADA E NINGUÉM EXPLICA.

Um leitor encaminhou mensagem ao Blog GJ Notícias com questionamentos sobre a obra de requalificação da Avenida Adolfo Viana que parou antes do carnaval antecipado da cidade e nunca mais foi retomada. Confira: “Geraldo, gostaria de solicitar uma explicação da Prefeitura Municipal de Juazeiro sobre a paralisação da obra da Avenida Adolfo Viana. Esta foi parada antes do carnaval e a promessa foi de que retornaria depois do mesmo, já estamos chegando ao São João e nada da obra. O que aconteceu? Esperamos uma explicação, vai continuar ou não, a população de Juazeiro quer saber?” ..

Da redação Foto: Geraldo José

Governador da Bahia e presidente do Brasil: juntos na destruição da educação

Vivenciamos um dos piores momentos da educação brasileira.  O Brasil ocupa a 53a posição entre os 63 países avaliados pelo PISA. Continuamos com um alto índice de analfabetismo, agravado por 20% dos adolescentes que concluem o ensino fundamental e não dominam a leitura e a escrita, reflexo da falta de condições de trabalho, infraestrutura, desvalorização constante do(a)s professore(a)s, com salários abaixo do que foi preconizado no PNE 2014, com uma significativa parcela sem a formação inicial exigida por lei e, outra atuando fora de sua área de formação.

Juntos o Governador da Bahia, Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores e Jair Bolsonaro - PSL, Presidente do Brasil, fazem de tudo para destruir a qualidade da educação em nosso país...

DIFÍCIL ACESSO AO CONDOMÍNIO MORADA DAS ÁRVORES EM JUAZEIRO (BA)

A falta de estrutura em alguns bairros de Juazeiro (BA) ficou evidente com as chuvas da madrugada desta sexta-feira (17). A leitora Tarcila enviou vídeo ao Blog GJ Notícias em que relata a dificuldade de acesso ao Condomínio Morada das Árvores. Confira: “Geraldo essa é a situação da entrada do condomínio Morada das árvores em Juazeiro. Está uma verdadeira lagoa, quem estiver motorizado não passa se não se molhar. Um verdadeiro absurdo. Se você puder divulgar no seu blog... Tem até um vereador que mora no condomínio, mas deve fingir que não vê assim como os demais problemas da cidade”.

Veja o vídeo:

..

MORADORA RECLAMA DO ABANDONO NO BAIRRO PIRANGA II EM JUAZEIRO (BA)

Indignada com a situação do bairro Piranga II, após as últimas chuvas, a leitora Valéria encaminhou e-mail com mensagem e fotos ao Blog GJ Notícias revelando o estado de abandono em que se encontra a comunidade por parte do Poder Público.

“Essa é a situação em que se encontra a Piranga II, em frente ao Residencial Mairi. Um verdadeiro chiqueiro!” expressou a denunciante revoltada...

Da redação

ARTIGO - MANIFESTAÇÃO POPULAR OU "TERCEIRO TURNO" DA ESQUERDA DERROTADA?

Quem esteve nas ruas de Juazeiro e de Petrolina ou assistiu pelas redes sociais, blogs e demais meios de comunicação, o chamado "Dia de Greve", (eu não estive, não me prestei a esse desserviço) , teve a ligeira sensação de que as eleições presidenciais não se encerraram no dia 10 de outubro de 2018 para os derrotados nas urnas com precisos 10.756.941 votos.

O que se via eram as mesmas "figurinhas carimbadas" da esquerda, inconformados querendo sonhar com um "Terceiro Turno" , vestidas nas mesma camisas féditas e surradas retiradas do fundo do baú, as mesmas bandeiras vermelhas com seus símbolos comunistas , a foice e o martelo e com os mesmos jargões estampados , do tipo "ELENÃO" , " FASCISTA"...

ARTIGO - FUNCIONÁRIOS DO ESTADO DA BAHIA, ESTÃO COM O “SATISFEITO CHEIO”

Carlos Augusto Cruz

Médico/Advogado..

Artigo - O problema é o 'sócio-histórico'

As manifestações populares sempre foram os principais 'termômetros' para avaliar as conjunturas. Geralmente, com raras exceções, as presenças organizadas de populações nas ruas, por exemplo, é uma das principais formas de apresentar o descontentamento ou a desaprovação a determinadas ações impostas a um coletivo.

O povo na rua é sinônimo de insatisfação, uma demonstração de que alguma coisa está (muito) errada. Subestimar o sentimento da 'massa' é tão perigoso quanto se vangloriar. Quando os que gozam de funções eletivas acreditam representar apenas os que lhe confiaram o voto, em detrimento do todo, as respostas são imediatas, independe se este comanda a união, um estado ou um município. 

Com força, uma população revoltada é capaz de enfrentar situações adversas. Se o motivo de determinado movimento for a traição política, o antônimo do que foi defendido ou a retirada de conquistas e direitos, a adesão e a revolta tendem a ser mais acaloradas.

O sujeito que confunde 'sou' por 'estou', talvez por desconhecer o significado desses dois verbos, inevitavelmente 'escorregará' em suas atividades. Como um aluno indisciplinado, que não segue as regras estabelecidas pela escola, o mau timoneiro tem o erro como ação corriqueira e acredita ser o 'dono da verdade', irrefutável. Assim como um ditador, o comportamento do fascista é uma 'mistura' de burro, com estúpido, ignorante, imbecil, inepto, palerma, pateta, cretino e tonto, ou seja, um verdadeiro IDIOTA, que possui dificuldade de aprendizado e de relação humana.

Conforme a teoria do professor e pesquisador Lev Vygotsky (1896 – 1934), da Bielorrússia, o desenvolvimento do indivíduo faz parte de um resultado de um processo sócio-histórico, ou seja, a evolução humana se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida; é a partir das interações sociais que esse indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. Traduzindo: me diga do que tu sempre gostou, praticou e andou que eu te direi quem és tu, sua nota de três reais.

Que os cidadãos se reúnam publicamente para expressar suas insatisfações e inquietações. Vale lembrar que para uma manifestação ter êxito, quanto maior o número de participantes mais visibilidade e resultado ela conseguirá...

LEITORA DENUNCIA VAZAMENTO DA REDE DE ÁGUA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

A leitora Tania Marly entrou em contato com o Blog GJ Notícias na manhã desta quinta-feira (16) para reclamar de um serviço inacabado realizada pela equipe do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) na rua Princesa Isabel, bairro Santo Antônio. Confira: “Geraldo por favor coloque no blog esta foto fazendo um apelo ao SAAE, pois há uns 15 dias havia um vazamento ali naquele monte de areia, eles vieram consertaram e deixaram assim sem terminar o serviço. Agora desde ontem (15) que está esse no outra lado, fica em frente a minha casa à rua Princesa Izabel. Obrigada meu querido!”. ..

ARTIGO - "QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NÃO PODE JOGAR PEDRAS NO TELHADO DOS OUTROS"

Tenho observado atentamente os constantes ataques proferidos pela ala esquerdista, representada pelo PT e PC do B, contra o atual governo, ou melhor, dizendo, contra governo que os derrotou nas últimas eleições de forma esmagadora. Agora , como sempre faz , levantam a bandeira da educação , porem se esquecem que tiveram  longos 16 anos pra poder resolver os problemas das nossas universidades e dos institutos federais , mas não fizeram , afinal , estavam ocupados em "assaltar" o erário público de forma escandalosa  e agora cobram ações de um governo de pouco mais de 100 dias .

Quem não se lembram das greves das Universidades no governo Dilma, vejam reportagem da época: "Os professores das universidades federais aproveitaram a paralisação organizada pelas centrais sindicais que ocorre hoje, dia 29, em todo o país para entrar em greve. Docentes de 18 universidades aderiram (lista abaixo). Os professores se juntam aos funcionários federais de 41 universidades que também entraram em greve. (Revista EPOCA - 29/05/2015 - 08h03 - Atualizado 29/05/2015 09h48) - Jornalista Flavia Yuri Oshima...

Espaço do Leitor: Insatisfação com o SAAE.

Caro Geraldo,

Venho através desta externar não só a minha, mas a de todos os Juazeirenses, com o serviço prestado pelo SAAE. Tem quase uma semana que estourou um cano de água limpa em frente à minha residência na Rua Itapuã, Monte Castelo, Juazeiro-BA...

Artigo - Somos todos pela vida

Estão publicando fotos de bandidos mortos em combate contra a polícia, acompanhado da frase: "bandido bom é bandido morto." Eis aqui a minha sincera opinião acerca disso:

Temos que apoiar, enquanto cristãos, o combate firme e forte contra o crime, não o extermínio puro e simples de pessoas. Caso contrário, a Evangelização que fazemos nos presídios seriam atos de hipocrisia, o qual não são. São atos de amor e obediência ao IDE de Jesus Cristo...

MORADOR DO NOVO ENCONTRO REIVINDICA RECUPERAÇÃO DE ASFALTO DA AVENIDA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Um leitor do bairro Novo Encontro entrou em contato com o Blog GJ Notícias na manhã desta terça-feira (14) para reivindicar da administração municipal a recomposição do asfalto na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, uma das principais da cidade.

Segundo Edinho, diversos acidentes já foram registrados no local, principalmente envolvendo motociclistas. “Ele pediu a reparação com urgência”...

Da redação

Leitor reclama da qualidade do asfalto no bairro Jardim São Paulo, Sedur responde

O Blog GJ Notícias recebeu email, onde morador reclama do asfalto deteriorado na comunidade do Jardim São Paulo. Confiram email.

"Há poucos meses a comunidade do Jardim São Paulo em Juazeiro foi contemplada com algumas ruas pavimentadas, colocação de meio-fio e sinalização. Agora começaram a aparecer vários pontos da pavimentação deteriorados o asfalto desmanchando e até o momento a gestão pública não cobrou da empresa que executou os serviços a restauração dos péssimos serviços executados...

Lei do Silêncio: Morador Reclama de evento em Área Residencial em Juazeiro; secretaria responde

Morador do bairro Itaberaba Reclama de evento em Área Residencial em Juazeiro. Confiram email:

Olá, esse último final de semana foi muito complicado para quem mora no Residencial Juazeiro 1, no bairro Itaberaba. O problema foi um evento que aconteceu no bairro citado, onde o mesmo causou muito transtorno para quem mora ao redor. Sem consentimento dos moradores do bairro, foi promovido esse evento, com som muito alto até tarde da noite, causado problemas para quem tinha que trabalhar no outro dia, pessoas urinando ao lado da casa dos moradores, e muita briga e confusão...

Espaço do Leitor

Espaço do Leitor: Prefeitura de Juazeiro demite funcionário e não gosta de pagar direitos trabalhistas

Prezado Geraldo José bom dia,

Pensei bastante e cheguei à conclusão de entrar em contato com esse veículo de notícias pensando na possibilidade da digníssima Prefeitura pagar as minhas rescisões. Lembro que a primeira vez seria no valor de R$ 1.400 reais, porém atualmente com acréscimo de juros será um pouco mais, depois dessa tenho mais três em torno de R$ 1.800,60 mais os abonos, férias de 50%...