Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Tem palmas, Neto!

Juazeiro se empobrece de maneira repentina, em breve espaço de tempo. Ontem foi João (Gilberto), hoje foi Neto. A nossa cidade, se acinzenta e o seu brilho diminui a cada perda, do que a faz ser referenciada por tanto talento singular. Poucos dedilhavam um violão como Neto. Poucos nos faziam ficar inebriados com tanta genialidade e talento musical. 

Obrigada, por nos ter feito sonhar e ser felizes pelo o privilégio de te ter entre nós, um grande músico, ser humano, amigo.  Vá em paz amigo, o céu recebe mais uma estrela e nós ficaremos daqui dando a você e ao seu legado as mais calorosas palmas...

Homenagem: O "cigano" se foi.

"Tudo acaba sendo como era de se esperar ".

Nos últimos tempos eu andava angustiado com Neto, "premeditando o bregue "do inevitável fim...

UM INSTANTE MAESTRO!

Para que todas as homenagens, possam ser prestadas ao JOSÉ WILLYS, o NETO da dupla NETO & MUNDINHO, que teimou em nos deixar às 15 horas e 59 minutos, para atender um chamado do seu maior fã JESUS CRISTO. É que nós aqui na terra, somos egoístas, e queríamos continuar lhe ouvindo, sorrindo de suas brincadeiras, e admirando, o quanto eras um excepcional músico, mas a orquestra do altíssimo, estava precisando de alguém, com sua expertise musical.

Você vai, mas deixa para Juazeiro e região, um legado enorme de músicos, tradicionalmente feitos em casa, seus filhos, seguem o mesmo caminho, e com a sua marca, e qualidade. Com esta sua ida repentina compadre, derrubastes das mãos de MUNDINHO, as baquetas, os pratos não tilintam, e o atabaque, não esta preso na cadeira do percursionista, e como nós, ele também chora. ..

HOMENAGEM: PARA VOCÊ NETO

Meu amigo, meu irmão, meu norte, Neto foi para mim tudo isso e muito mais. foi meu primeiro mestre junto com João Sereno, foi meu amigo, irmão, às vezes pai.

Vá em paz, minha música fica com você um também com a certeza que nos encontraremos um dia...

Artigo - Manda quem pode e obedece quem tem juiz

Os diálogos que têm vindo a público envolvendo o então juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, e deste com seus pares no Ministério Público, são considerados por juristas e outros especialistas e estudiosos do assunto uma 'aberração judicial'; o maior escândalo do judiciário brasileiro.

As trocas de mensagens através do aplicativo Telegran, reveladas a partir das reportagens do The Intercept Brasil, uma premiada agência de notícias internacional, extrapolam o que é legal nas funções de cada um dos envolvidos. A 'vaza jato', como está sendo chamado o episódio, tem apresentado gravíssimos crimes ocorridos geralmente em nações sob regime ditatorial, totalitário e em estado de exceção...

ESPAÇO DO LEITOR: NETO, FORÇA GUERREIRO.

O radialista Jota-Jota, narrador esportivo, prestou nas redes sociais uma bela homenagem ao músico José Willys Pereira da Silva (Neto) que está em coma, internado na UTI do Hospital Universitário, em Petrolina (PE). Confira:

A Juazeiro musical está preocupada desde a última quinta-feira, 25, quando fora tomada pela triste notícia, de que Neto, o mesmo da famosa dupla NETO & MUNDINHO, teve um AVC, e encontra-se internado no Trauma em Petrolina, estando em estado gravíssimo...

ESPAÇO DO LEITOR: Terreno baldio virou lixeira para moradores no Monte Castelo; Confira relato de moradora

Geraldo sou moradora do bairro Monte Castelo aqui em Juazeiro. Estou preocupada com a situação do bairro! Em quase todas as ruas existe um terreno baldio, e na maioria das vezes vira uma espécie de lixeira de muitos moradores, infelizmente. Eu fico me perguntando, se existe lei para murar terreno, lei para quem joga lixo na rua e porque isso não é colocado em prática?

Porque na cidade a zona azul funciona tão bem!? Porque ficam "investindo" em tantos semáforos? Porque não é aplicada a lei que ajudaria os moradores? Se pagamos  taxa de lixo, ainda temos que fazer ofício solicitando limpeza? Se existe regras para terrenos baldios, cadê os fiscais da cidade?

Vejo que estamos abandonados, várias mãos cruzadas com tanta coisa para se fazer. lamentável...

CASAL CEARENSE É AMPARADO EM CARNAÍBA DO SERTÃO E COMUNIDADE SE ÚNE PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIA

No último dia 19, o Blog GJ Notícias postou mensagem da leitora Isabella Luiza Araújo Oliveira, moradora do Distrito de Carnaíba do Sertão, pedindo apoio da sociedade regional no sentido de ajudar uma família cearense que estava desamparada na comunidade (Veja aqui).

Em nova mensagem, Isabella informa que o casal já foi amparado e a comunidade resolveu construir uma moradia. Veja:..

Da redação

Como o Facebook está patenteando as suas emoções; Emoção é dinheiro

“O Facebook ajuda você a se conectar e compartilhar com as pessoas que fazem parte da sua vida.” É essa mensagem que aparece na sua tela ao se fazer o login na rede social – ou antes de criar a sua conta, se você não for um dos 130 milhões de brasileiros que usam o Facebook.

Mas, além de se conectar com amigos e família, ao criar uma conta ou logar na plataforma, você está compartilhando suas informações com a empresa. O uso dos dados pessoais sempre esteve descrito nos Termos de Utilização e na Política de Dados – para quem tivesse paciência de lê-los. Mas a extensão e as consequências desse uso só começaram a vir à tona com o escândalo da empresa Cambridge Analytica, que mostrou como dados de usuários do Facebook foram usados na segmentação de anúncios para a campanha eleitoral de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos...

Observatório da Imprensa

Leitora faz denúncia sobre atendimento nos postos de saúde e cobra ações da Secretaria de Saúde de Juazeiro

Geraldo José! Caro amigo venho através desse e-mail de uma amiga pedir para que divulgue essa denúncia, antes de tudo peço sigilo com o nome dela, pois a mesma é funcionária da saúde e anda indignada com tanta falta de amor ao proximo que tanto precisa.

Geraldo, a saúde de Juazeiro anda na UTI, quer dizer à beira da morte, os postos de saúde não tem material de limpeza, não tem material de curativo, não tem medicamentos, manda as pessoas irem na secretária de saúde quando a gente chega lá outra decepção, não tem nada, nem receituário. Não conseguimos material de nada. ..

Artigo - Saúde: um direito ainda utópico

*Por Roberto Floriani Carvalho

A Constituição Federal brasileira trata a vida como o bem maior dos direitos fundamentais, destacando a saúde com um direito de todos cidadãos e um dever do Estado. Mais de 30 anos após ser aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte e promulgada, inúmeros e recorrentes problemas na saúde pública tornam o direito constitucional à saúde cada vez mais difícil. Você já deve ter escutado muitas histórias negativas envolvendo a saúde pública brasileira. Não é mesmo?..

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO CEEP-NORTE BAIANO REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO SÓCIO AMBIENTAL

Alunos do curso do Técnico de Administração do Centro de Educação profissional em Gestão de Negócios, IV Período - turmas A e B  – noturno,  realizaram  projetos de intervenção sócio-ambiental na orla, no ETA - Estação de tratamento de Água Residual e em diversos bairros da cidade de Juazeiro, e na localidade de Sabiá II no Salitre sob a orientação do professor Taciano Gustavo Medrado Sobrinho, tutor da disciplina Gestão de Impactos Socioambientais do CEEP.

Os projetos tiveram início há um mês e consistia na escolha por cada equipe de uma situação – problema que os alunos observassem e que envolvesse ações “antrópicas negativas” atuantes sobre o meio-ambiente.  Foram feitas visitas “in loco” dos alunos a pontos considerados vulneráveis, tais como ilha do fogo, orla fluvial de Juazeiro e a estação de tratamento de esgotos no Bairro São Geraldo, visitas a projetos e fazendas agrícolas, onde foram verificadas e identificadas agressões graves ao meio-ambiente...

AgrotóxicoS: O Brasil está, literalmente, se envenenando

Aprovações para uso de agrotóxicos no país atingem um número preocupante. Do mês de janeiro deste ano até o momento já são 290 liberações de substâncias venenosas. Só neste mês de julho foram 51. Conforme os especialistas, nunca houve um ritmo tão frenético de aprovação de agrotóxicos como agora.  .

No Brasil, em seis meses, 239 venenos tiveram a comercialização autorizada, contra 229 da União Europeia em oito anos. Entre as substâncias novas liberadas está o sulfoxaflor, princípio ativo que controla insetos que atacam frutas e grãos e estaria relacionado à redução de abelhas polinizadoras, segundo estudos em andamento no exterior...

Espaço do Leitor

Leitor cobra ação do Ministério Público com relação ao concurso da Guarda Civil de Petrolina

Geraldo José.

Gostaria que através desse conceituado veículo de comunicação, cobrasse uma resposta das autoridades competentes, Prefeitura Municipal de Petrolina, Ministério Público e a banca organizadora do certame (IDIB), como vai ficar a questão referente à anulação do concurso, pois, é claro e evidente que houve fraude, prejudicando assim, todos os inscritos que realizaram a prova com boa fé...

ESPAÇO DO LEITOR: DENÚNCIA DE IMPUNIDADE E FALTA DE MOBILIDADE EM JUAZEIRO (BA)

Meu nome é Ademar Araújo, venho fazer uma denúncia aqui no blog sobre uma casa na rua Travessa Napoleão Laureano Nº 353-1 A, bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, que construiu uma escada tomando todo o passeio impedindo a passagem de cadeirantes e idosos sendo obrigados a andar pelo meio da rua correndo risco de ser atropelado. Nesta localidade tem várias clínicas próximas e faculdade, circulando centenas de carros e pedestres. A prefeitura esteve no local viu a irregularidade e deu um prazo para ser retirada a escada, passou o prazo e a mesma não obedeceu a ordem da prefeitura. Os fiscais estiveram no local para verificar se tinha demolido a escada e estava do mesmo jeito, os fiscais cumprindo o seu dever derrubaram a escada dentro da lei na data 18 de julho 2019.

Dois dias após a demolição da primeira escada no dia 20 de julho, a mesma fez outra escada tomando o espaço da calçada e mais um pouco da rua seguindo a mesma irregularidade. Seguem as fotos da primeira e da segunda, escadas...

João Gilberto, o mestre avoado

*Marival Guedes

Escrevi este texto há cerca de dois meses para o programa Multicultura da rádio Educadora onde fui premiado ao responder uma questão sobre a Bossa Nova. Dentre os brindes, o livroChega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (Ruy Castro)...

AGENTE DE ENDEMIAS INDIGNADA COM A FALTA DE ATENDIMENTO NA UPA DE JUAZEIRO (BA)

A Agente de Endemias da Prefeitura de Juazeiro Carina Amorim Bastos enviou e-mail ao Blog GJ Notícias onde desabafa indignada com o setor de saúde da sua cidade. Confira: “Geraldo gostaria que você publicasse minha indignação, meu nome é Carina de Amorim Bastos, sou agente de endemias do município de Juazeiro, e ontem dia 21/07 precisei de atendimento médico. Fui para a UPA de Juazeiro atrás de atendimento, após aguardar 1h e 30 minutos, fui chamada para triagem e lá informada pelo enfermeiro que não seria atendida porque a unidade estava lotada e que segundo o presidente da UPA, só seria atendido quem se encaixasse na classificação vermelha ou amarelo, sendo assim me orientou a procurar o Hospital Regional. Ao chegar no hospital passei pela triagem e me mandaram voltar pra UPA, dizendo que o meu caso tinha que ser atendido lá. Já cansada e muito revoltada, passei em uma farmácia e comprei uma medicação por conta própria. Aí eu me pergunto onde vamos parar se a saúde pública é um direito do cidadão e no momento que mais precisamos nos é negado? Hoje fiz uma denúncia na ouvidora da saúde e venho aqui deixar a minha revolta e perguntar as autoridades: Por que brincar tanto com a saúde dos outros? Por que fazer a população de palhaça jogando para lá e para cá? Quatro anos passam voando e a revolta do cidadão que se valoriza dura mais que isso. O motivo de procurar a UPA, foi por estar sentindo fortes dores de ouvido” relatou. ..

ESPAÇO DO LEITOR: O POVO DE JUAZEIRO PRECISA DE ALGUMA ESPERANÇA!

Enquanto o outro lado avança, aqui estamos sempre caindo: eramos 146 mil eleitores em 2016, agora somos 143.. a população caiu para 216 mil? Nossa auto-estima está no chão, apesar de algumas obras do governo do estado, um asfalto aqui, uma escola e vamos vendo o tempo passar.

O site "Bahia noticias" de Salvador falou sobre uma possível candidatura do coronel Anselmo Brandão, comandante geral da polícia da Bahia, juazeirense nato, estudante do colégio Ruy Barbosa, homem de extrema confiança do governador Ruy Costa. Em Juazeiro se fala muito de outra possível candidatura do coronel Anselmo Bispo. também juazeirense nato, comandante da região norte. Tomara! Tomara! Porque o nosso povo precisa de uma uma esperança nova! Ser conduzido por gente que tem história e sentimento por nossa terra. Chega de projetos pessoais de poder!..

João Espinheira

Artigo - Quando se perde o senso de humanidade, nada adianta dizer-se cristão

Roberto Malvezzi (Gogó)

Uma das perplexidades de nosso Brasil atual é a quantidade de pessoas que se dizem cristãs com práticas absolutamente avessas ao que significa ser cristão. Afinal, a síntese última da pertença ao Reino de Deus - ou não - é o que a pessoa faz para quem mais tem necessidades ao longo da vida. O capítulo 25 de São Mateus resume muito bem o que Jesus estabelece para seus seguidores: tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, andava nu e me vestistes, etc...

COMUNITÁRIO RECLAMA DO ABANDONO DAS PRAÇAS NO JOÃO PAULO II E PARQUE RESIDENCIAL

O comunitário Maurício Pajeú enviou e-mail e fotos ao Blog GJ Notícias mostrando a realidade das praças nos bairros João Paulo II e Parque Residencial. Confira: “Geraldo essa é a realidade da praça do bairro Parque Residencial e conjunto bairro João Paulo II também aqui em Juazeiro-Bahia. Já foi apresentado e questionado à prefeitura e ao secretário, mas nem um deles tomou conhecimento, nem se preocupou com a situação em que se encontram as praças dos referidos bairros. Ruas sem pavimentação é assim que nosso gestor administra sem compromisso e sem competência com nosso bairro e comunidades adjacentes. Aproveitando, relatamos que algumas lideranças locais agrupadas ao governo municipal não se preocupam, nem enxergam os problemas e a veracidade da situação existente no nosso bairro. fico indignado com tudo isso”. ..

Da redação

Artigo – DA LAVA-JATO AO HAMBÚRGUER

Nada mais claro e evidente de que a estratégia engendrada e bem articulada pelos envolvidos nas investigações dos crimes de corrupção, ou mesmo pelos já condenados, conseguiu o sucesso desejado que era a interrupção e amordaçamento da Operação Lava-Jato. É perceptível de que o cenário mudou abruptamente, invertendo-se os papéis dos agentes nos processos em andamento ou já julgados. Os Procuradores e Juízes de ontem transformaram-se hoje em quase réus e alvos de todo tipo de condenação, enquanto os bandidos que afundaram esse país na lama da irresponsabilidade e da indecência agora surgem como vítimas injustiçadas, para as quais todos os direitos de reparação estão sendo reivindicados. Diga-se de passagem, que essa Operação devolveu alta soma de recursos roubados dos nossos bolsos, mas, uma soma ainda maior deve existir e está pelos quintais e porões dos Ali Babás e seus comparsas. Ninguém tem dúvidas!

A Nação passou a acreditar que no final do túnel tinha uma luz acesa, a sinalizar que, finalmente, os criminosos do colarinho branco seriam extirpados do mundo político, e que a gestão pública estaria ressurgindo como exemplo de decência e integridade. Ledo engano. A Lava-Jato está agora de mãos atadas e com as suas ações paralisadas já há alguns meses, e os seus principais agentes sendo convidados por Deputados e Senadores a se explicarem (e o pior é que estão indo mesmo), porque as suas ações eram conversadas entre si, seja pessoalmente ou por telefone. Ora, é inquestionável de que o sucesso dessa operação resultou de um trabalho coordenado de equipe, da qual participavam Policiais Federais, Procuradores e Juízes. Como entender que não haja comunicação num trabalho de equipe, principalmente quando entre os investigados estão nomes de relevo da República?..

Artigo - A indústria e a previdência

João Carlos Marchesan*

A confirmação da notícia de um PIB negativo, no primeiro trimestre de 2019, após o IBGE ter anunciado, há mais de um mês, a queda da produção da indústria, confirma a estagnação da economia brasileira, num momento em que a posse de um novo governo criava expectativas de retomada de um crescimento sustentado,  que era  estimado, no começo de 2019 , em algo próximo a 3% ao ano...