Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo – A VOLTA FASCINANTE: ELEIÇÕES 2020

Ainda que sejam abundantes os fatos e acontecimentos a oferecerem farto material para alimentar um tema semanal, optei por continuar pensando no novo ano e captar o que seria mais significativo a uma breve reflexão. Daí, surgiu no cenário mental a lembrança de que em outubro próximo o Sistema Democrático terá a oportunidade de ser reafirmado, com a realização das Eleições Municipais em 04 de outubro (1º. Turno) e em 25 do mesmo mês (2º. Turno), em todo o país. Será uma grande oportunidade para o eleitor que sempre clama por mudanças, de fazer prevalecer a sua eventual insatisfação.

Na ocasião, serão eleitos 5.571 Prefeitos, 5.571 Vice-Prefeitos – inclusive o Distrito Federal -, e cerca de 70.000 Vereadores. Parece pouco? Imagine, o caro leitor, o tamanho da estrutura que está por trás de tudo isso, a fim de fazer funcionar a máquina administrativa, tanto na dimensão dos recursos humanos como materiais! Considero muito oportuno o projeto do atual governo, encaminhado ao Congresso Nacional, para sustar a existência de municípios com até 5.000 habitantes que não demonstrem meios de sustentabilidade. Ora, essa falta de condições atinge centenas de outros municípios, até mesmo com população superior a esse número. Não obstante, considerando o interesse eleitoral dos Deputados e Senadores em 2022, não acredito na aprovação dessa medida, mesmo porque eles jamais vão de encontro aos próprios interesses...

COMUNITÁRIO COBRA CONCLUSÃO DE OBRAS NO VALE DO GRANDE RIO EM PETROLINA-PE

Venho através do Blog Geraldo José externar minha revolta em ver dinheiro público sendo jogado no lamaçal. Para piorar a revolta, todos os dias se propagam nas mídias locais, uma avalanche de anúncio obras, ordens de serviço para todo canto. Todos sabemos que isso é apenas endividamento para prefeitos futuros, até porque são serviços de péssima qualidade, onde todos veem a céu aberto os asfaltos que nem se quer colocaram, já estão na grande maioria, se derretendo igual a sonrisal quando entra na água. Sem contar que apenas existi por parte dessa gestão endividamento do município, ainda fazem o asfalto sem queda de água alagando os bairros de maneira assustadora! Termino pedindo providência ao Ministérios Público Federal, estadual, para não aceitar ordens de serviço sem antes terminar o que está pela metade”.

Leo Vinicius..

Moradora reclama da lama e da escuridão na Rua da Liberdade, Alto do Alencar

Existem bairros em Juazeiro que tem a infraestrutura ruim e com as chuvas dos últimos dias o quadro se agravou deixando comunidades totalmente ilhadas. A leitora Socorro Barbosa, moradora da rua da Liberdade, no bairro Alto do Alencar encaminhou uma mensagem e vídeo relatando os problemas da sua comunidade. Confira: “Boa tarde Geraldo José e equipe. Venho através deste e-mail mais uma vez mostrar em seu blog a verdadeira situação da rua que eu resido para que de alguma maneira possa nos ajudar e alguma autoridade faça o seu trabalho com uma obra nessas ruas. Que o programa “Toda Sexta-feira tem obra”, aconteça no nosso bairro. Quem sabe não seremos surpreendidos. Esse é o vídeo do dia, 22 de janeiro de 2020. Desafio alguma autoridade a postar imagens das ruas onde eles moram. Se desejar passar um dia conosco vou filmar todos os dias até a lagoa nas nossas portas secar, para que vejam o que passamos, mesmo após a chuva cessar.  O mau cheiro já está terrível, odor de urina, risco de doenças etc”.

VEJA O VÍDEO:..

Da redação

O Gestor Escolar e o "fantasma" da área financeira: 4 estratégias para gerar resultados

Josemary Morastoni*

A maioria dos gestores escolares teme a administração financeira, principalmente quando estão ingressando no cargo. Costumo brincar que o gestor tem duas alternativas para trabalhar com a gestão financeira: ou aprende, ou aprende. Mas, calma, vou dar uma boa notícia, é possível sim controlar este segmento da sua gestão com certa facilidade.  Ao invés de se lamentar e sofrer por antecipação, corra atrás de formação e informação, já que isto também é uma atitude que faz parte das atribuições da gestão escolar...

ESPAÇO DO LEITOR: INDIGNAÇÃO COM A SITUAÇÃO DO BAIRRO MONTE CASTELO

Em e-mail ao Blog GJ Notícias Antonino Augusto lamenta a veiculação de vídeo nas redes sociais zombando do bairro Monte Castelo. Confira: Infelizmente tem um vídeo nas redes sociais acabando com o nosso bairro de Monte Castelo! Fazendo piada com a condição de lama do nosso Monte Castelo! Ficamos chateados e indignados que para brincadeira de mau gosto, num instante aparece gente para fazer e achar graça, mas para dar apoio e ajudar a cobrar dos órgãos públicos e da Prefeitura uma solução, ou melhoria, ninguém aparece! Vamos nos indignar e nos unir para melhorar a condição de nossos bairros.

Sou morador da Rua Paripe e eleitor há 04 anos de Juazeiro-BA. As eleições vêm aí!..

Artigo - A esquecida indústria brasileira

Ainda me lembro de que, nos anos 80, os empregos sobravam, o caderno de empregos do jornal O Estado de S. Paulo era enorme, a indústria brasileira contratava a níveis elevados. E o mais interessante é que a cada dia surgiam novas pequenas e médias empresas. Isso em pleno regime militar, com um número enorme de empresas estatais, que obtinham “dinheiro barato no exterior” desde 1965.

Se, numa análise perfunctória, observarmos o crescimento do Brasil desde 1980 até hoje, teremos um crescimento médio da economia de 2% ao ano. Naquela época, 1/3 da riqueza do nosso país vinha da indústria. Bons tempos aqueles. A grande verdade é que as sucessivas crises que abateram o mercado internacional desagregaram o capital outrora relativamente barato em temos de empréstimos, muito diferente do que ocorre hoje em dia...

ESPAÇO DO LEITOR: Bairro Alto do Alencar pede socorro

Olá prezado Geraldo José venho mais uma vez através desse importantíssimo meio de comunicação externar nossa insatisfação, nós moradores do bairro Alto do Alencar, em Juazeiro.

Estamos passando por enormes transtornos devido a grande falta de infraestrutura em nossas ruas, sem nenhum tipo de calçamento, principalmente em períodos de chuvas (como estamos passando agora), pois não estamos tendo uma simples condição de sair e entrar em nossas próprias casas. Nos sentimos bastante constrangidos e mais ainda quando é apresentado o IPTU de cada ano. Um verdadeiro "tapa na cara" de nós moradores. Pedimos providências urgentes à gestão atual em favor dessa situação...

Denúncia contra Glenn não tem amparo legal e deve ser recusada

Não possui qualquer amparo legal e deve ser recusada pelo juiz a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o jornalista Glenn Greenwald, um dos fundadores do site The Intercept, por supostamente ter incentivado a invasão de celulares de autoridades brasileiras. Essa é a avaliação da jurista Jacqueline Valles, mestre em Direito Penal e especialista em Criminologia. Jacqueline destaca que o jornalista sequer foi investigado, o que, por si só, inviabilizaria a ação do MPF. “A denúncia deve ser feita em cima de algum ato investigado, seja por meio de inquérito policial ou outra investigação. É preciso ter atos que embasem essa denúncia, que é feita de dois elementos: o crime e indícios de autoria. Nós não temos nenhum desses requisitos e, por isso, o juiz não deve receber essa denúncia, por ela ser totalmente inepta”, afirma a jurista.

Jacqueline entende que, ao receber o material, como jornalista, Glenn Greenwald não pode ser implicado como co-autor do crime de invasão dos celulares do ministro Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato. Ela ressalta, ainda, que o artigo 220 da Constituição Federal ampara a liberdade de expressão e reforça que Glenn recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que não fosse envolvido nessa investigação. “O ministro Gilmar Mendes emitiu uma Medida Cautelar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (número 601) e entendeu que não há relação entre o jornalista e os hackers. Esse é outro motivo que deve fazer a denúncia ser recusada pelo juiz”, completou...

COMUNITÁRIO DO CASTELO BRANCO COBRA CUMPRIMENTO DE PROMESSAS DE VEREADOR E SECRETÁRIO DE OBRAS

Venho por meio do blog externar a minha indignação como morador do querido  Bairro Castelo Branco em relação a promessa que Alex TANURI e o secretário Hemerson da SEDUR  fizeram numa missa dominical na igreja do Santo Afonso no bairro Castelo Branco, dia 27 de agosto do ano passado, quando na ocasião ambos subiram ao púlpito da igreja e em alto e bom  som prometerem para todos os cristão que estavam presentes de que iriam realizar a reforma das duas praças e construir outras praças nas quadras que se encontram abandonadas desde a fundação do bairro há 50 anos, como também o recapeamento asfáltico do corredor de ônibus do Castelo.

"Já se passaram mais de 6 meses desde a promessa feita na missa e o bairro contínua do jeito que sempre esteve, abandonado. Vale salientar que o atual governo só tem agora 11 meses de mandato e pelo visto as obras ficarão só nas promessas eleitoreiras. Como ele vai conseguir fazer essas obras em tão pouco tempo? Já se passaram três anos e não fez, será que foi apenas uma jogada eleitoreira de ambos?"..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador da Itaberaba relata problemas de estrutura após chuvas

O leitor do blog, Fernando Gomes, relatou através de e-mail, problemas de estrutura após a chuva que cai desde a madrugada em Juazeiro. Segundo ele, a falta de pavimentação no segundo maior bairro mais  populoso de Juazeiro, Itaberaba, deixou as ruas cheias de buracos e água represada por suas irregularidades. Veja foto abaixo:

..

LEITORA DENUNCIA CRIME AMBIENTAL NA ORLA DE JUAZEIRO (BA)

Uma leitora do Blog GJ Notícias encaminhou fotos lamentando a sujeira na orla da cidade após os eventos realizados no final de semana com liberação da Prefeitura Municipal, no pátio de eventos da Orla 2.

“A Prefeitura que concede os alvarás para realização desses eventos deveria ser a primeira a fiscalizar para evitar crime ambiental contra o Rio São Francisco. Uma placa colocada pela própria prefeitura diz que o espaço territorial é especialmente protegido e cita a lei 1.708/2003 que determina: É CRIME DESMATAR, OCUPAR E JOGAR LIXO NESTE LOCAL” resta cumprir a lei...

Artigo - Farmacêutico, um profissional primordial para a saúde

Desde 2007, celebra-se em 20 de janeiro o Dia do Farmacêutico. A data marca também a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). A profissão é muito antiga, no Brasil, o primeiro registro de atividade foi a partir da chegada dos portugueses no período de colonização, por meio dos boticários. E a partir do século XIX, teve início o ensino da profissão no país.

Esse profissional da saúde entende os medicamentos, desde seu desenvolvimento até a dispensação para o cliente final. Segundo dados divulgados pelo portal Infomoney em 2018, o farmacêutico é considerado o terceiro especialista mais contratado no Brasil. São profissionais de fácil colocação no mercado por atuarem em segmentos bem diversificados como distribuidoras, hospitais, clínicas, laboratórios, pesquisas, indústrias, educação, entre outros...

Artigo – “RECORDAR É VIVER...”

A vida é plena de recordações de vários matizes, sendo umas boas, e que inspiram reflexões e lições positivas para os dias atuais e futuros; e outras, ruins, que não têm esse condão, mas deixam ensinamentos de como não repetir certas experiências nem no presente, nem no futuro. Essa verdade fez parte de uma bela marchinha do Carnaval de 1955, composição de Aldacir Louro, Aloízio Marins e Adolfo Macedo, com interpretação de Gilberto Alves: “Recordar é viver, eu ontem sonhei com você”. Por exemplo, sonhar com a (o) amada (o) é algo sempre muito bom! E aqui vamos até radicalizar: quem não sonha com a (o) amada (o) não a (o) ama de verdade...!!!

Qual leitor, mercê de tantos e tão grandiosos avanços tecnológicos, recheados de novidades que impressionam, não tem reservado no cantinho da sua memória algo muito especial de longos anos passados, quiçá dos tempos da infância? Quantas rodas de bate-papos são enriquecidas por essas lembranças, provocando sorrisos e emoções, quando não expressões saudosas do tipo: “aquele era um tempo bom”!..

ARTIGO - PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO IPJ QUESTIONA ATITUDE DO PREFEITO PAULO BOMFIM

Foi com surpresa que soubemos que a câmara dos vereadores aprovou o projeto de Lei de uma “mine-reforma” da Previdência dos Servidores de Juazeiro.

Digo, surpresa, pois o tal projeto não foi submetido aos conselhos do Instituto de Previdência de Juazeiro- IPJ e como presidente do Conselho Deliberativo me sinto desrespeitado. Tudo que envolve o IPJ deve passar antes pelos conselhos conforme consta no artigo 63 da Lei 2.135 de 2011, lei que criou o IPJ:  “A administração do IPJ é exercida pelos seguintes órgãos: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva”..

Leitor reclama de falta de energia nos bairros Jardim Flórida e São Geraldo

Leitores reclamam da constante falta de energia elétrica no Bairro São Geraldo e Jardim Flórida. Na noite de ontem, 16, houve falta de energia elétrica no bairro São Geraldo.

Confiram:..

Espaço Leitor Foto: Ilustrativa

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor denuncia condições dos banheiros do Parque Municipal em Petrolina

Em contato via e-mai com o blog do Geraldo José, o leitor Caio Roberto, faz um alerta sobre a situação dos banheiros do Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. Veja abaixo na íntegra:

"Venho através desse blog mostrar as péssimas condições em que se encontra o banheiro do Parque Municipal Josefa Coelho. O banheiro está com as paredes pichadas pelos vândalos, alguns dos banheiros estão sem portas e as fechaduras quebradas. A privada encardida, muitas vezes o banheiro não tem água na torneira, e nem papel higiênico. ..

Artigo - Ou as vacas de Bolsonaro na Amazônia, ou as uvas dos gaúchos no Sul

O governo Bolsonaro vai enviar projeto para liberar a pecuária, extrativismo mineral e cultivo de soja em territórios indígenas. O pretexto é sempre o desenvolvimento, geração de renda e emprego, essa trilogia mortal que é a permanente bandeira do mundo capitalista, inclusive o mais predador.

Estudos comparativos já demonstram com absoluta solidez que a floresta amazônica em pé gera mais riqueza que as monoculturas empobrecedoras da população e da biodiversidade. O açaí gera mais riqueza que a soja por hectare, assim como no caso da pecuária...

Espaço do Leitor

Espaço do Leitor: Do que Juazeiro precisa!

Prezado Geraldo José e leitores do Blog,

Diante da vivência atual em um ano eleitoral, onde iremos eleger um prefeito para um novo mandato em nossa cidade; da apresentação de tantos pré-candidatos a este cargo; e das necessidades que a cidade enfrenta, venho apresentar uma opinião sobre o que Juazeiro precisa, a meu ver...

Nelson Gonçalves, 100 anos do cantor com voz de trovão em céu de brigadeiro

Em 2019 comemoramos o centenário do nascimento de Nelson Gonçalves, talvez o maior cantor brasileiro de todos os tempos. Não tenho a pretensão de narrar sua atribulada e vitoriosa vida, mas apenas relembrar marcantes fatos que povoaram fortemente sua existência.

Nasceu  no ano de 1919, em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, filho de pais portugueses imigrantes após a primeira guerra mundial, recebendo o nome de batismo de Antonio Gonçalves Sobral. Aos seis anos de idade mudou-se para São Paulo, onde foi vendedor de jornais, engraxate, fez vários bicos e quase não frequentou as bancas escolares sendo a vida sua mestra. Mais tarde tentou, sem êxito, ser lutador de boxe. Seu modo atropelado de falar deu-lhe o apelido de metralha...

MUNÍCIPE DENUNCIA ANIMAIS VADIOS NO BAIRRO DE PIRANGA EM JUAZEIRO (BA)

Geraldo inúmeras vezes observei no seu blog a postagem de reclamações de munícipes sobre o fato de animais vadios andarem perambulando pelas ruas e avenidas de Juazeiro colocando a vida de transeuntes e motoristas em risco. Este final de semana, mais precisamente no sábado, dia 12, fiz este flagra na convergência entre a rua do Riso e a rua Pedro Pacheco, no bairro de Piranga.

A SEMAURB informa que dispõe de um curral municipal para que os animais de médio e grande porte que são encontrados soltos pelas vias públicas possam ser alojados e permanecer por até 72h, até que o responsável realize a retirada do animal, mediante pagamento de multa. A não procura dentro do prazo ocasiona na doação do animal. A SEMAURB pede ainda à população que, se presenciar bois, vacas, bodes, porcos, cavalos, mulas e jegues circulando pelas vias da cidade, informe ao órgão de fiscalização, n o entanto, não vemos aquelas ações fiscalizadoras e de retirada desses animais das ruas...

LEITOR QUESTIONA QUALIDADE DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NO BAIRRO PIRANGA I

O leitor Manoel Marques, morador do bairro Piranga I, em Juazeiro (BA), gravou novo vídeo e o encaminhou ao Blog GJ Notícias reclamando da qualidade na obra de pavimentação asfáltica numa das principais avenidas da comunidade. Confira o vídeo:

..

Artigo 380 – APESAR DISSO...!

Tem sido interessante observar o grau de dicotomia que vem permeando os conceitos contidos nas avaliações dos analistas políticos de rádio e televisão - em nível nacional -, com relação ao atual Governo Federal. Embora seja normal e compreensível que tenham posições ideológicas eventualmente divergentes, é gritante observar que esse não alinhamento tem sido motivado, geralmente, pelo desengajamento do novo Governo em manter o patrocínio comercial dos últimos anos das respectivas empresas, por razões óbvias e lógicas.

Pelo ralo da permissividade escoavam altos valores em bilhões de reais, além do beneplácito de não cobrar dívidas acumuladas em impostos, apropriação indébita das contribuições não recolhidas à Previdência, etc. Para quem acompanha diariamente esse noticiário, percebe que a carga exagerada de notícias e comentários contrários, apega-se de forma imperdoável a detalhes isolados e, às vezes, despreza enxergar um conjunto de medidas voltadas ao esforço de recuperação nacional. Isso é um fato a olhos vistos e, só não o ver, o ceticismo cego e irracional...