Prezado Geraldo José e leitores do Blog,
Diante da vivência atual em um ano eleitoral, onde iremos eleger um prefeito para um novo mandato em nossa cidade; da apresentação de tantos pré-candidatos a este cargo; e das necessidades que a cidade enfrenta, venho apresentar uma opinião sobre o que Juazeiro precisa, a meu ver.
Nossa cidade possui uma ocupação urbana historicamente problemática. Por um lado, apresentou uma situação fundiária onde a Igreja Católica era possuidora da maioria dos terrenos, a qual não ajudou a ordenar esta ocupação. Por outro, houve um rápido crescimento por conta da explosão econômica provocada pela fruticultura irrigada. O resultado: muitos bairros oriundos de invasões, sem ordenamento topográfico algum e sem estrutura mínima habitável, como padronização dos lotes, acesso a saneamento e pavimentação, iluminação adequada ou redes de água e drenagem. Não há calçadas decentes para transitar, nem ciclovias para as bicicletas. Carros, pedestres, ciclistas e carroceiros se misturam em confusão nas vias apertadas da cidade. Não há como negar. É a nossa história.
Entende-se por isso que, o maior problema atual de Juazeiro é estrutural e consequentemente, a solução para isso está na ENGENHARIA. Só ela pode "consertar" os erros do passado, tornando a cidade mais urbanizada e oferendo melhor qualidade de vida para a população. Ela irá elaborar os grandes projetos necessários para resolver os graves problemas estruturais de mobilidade urbana, paisagismo, pavimentação e saneamento ambiental. Só ela irá erguer as estruturas necessárias para edificar melhores condições para as áreas administrativas, para educação e para saúde. No fim, ótimos resultados sociais e econômicos serão alcançados. Nesse caso, então, Juazeiro precisa de um prefeito que tenha a engenharia na cabeça. Não necessariamente que seja formado em engenharia civil, mas que possua gana por construir obras e investir em projetos grandiosos.
Mas todos sabem que para executar as obras de engenharia, necessita-se de muito dinheiro; e estes devem ser oriundos dos recursos financeiros públicos. É aí onde entra a segunda qualidade que Juazeiro precisa: um gestor bem articulado. Juazeiro precisa de um prefeito que saiba conquistar recursos para a cidade. Que saiba entrar em qualquer ministério ou secretaria estadual. Que saiba atrair empresas. Que tenha bom relacionamento com diversos deputados (e não só com o do seu partido).
Espero que em 2020 Juazeiro possa eleger um gestor com esse perfil, para o seu bem e de seus munícipes.
Manoel Pires
Bairro Santo Antônio
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.