Outros Destaques

Política

Variadas

Funcionários da construção civil participam de palestra sobre educação para o trânsito

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) realiza mensalmente atividades educativas em várias instituições na cidade de Juazeiro. Nesta quinta-feira, 03, os funcionários do Residencial Braúna foram os contemplados com uma palestra sobre as Leis de Trânsito ministrado pela Coordenadora de Educação para o Trânsito, Simone Almeida.

De acordo com o técnico de segurança de obras Reginaldo Sousa, o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo os funcionários motivou a palestra. "É muito importante que nossos funcionários saibam mais sobre as leis de trânsito, uma vez que boa parte vem para o trabalho de moto ou carro e frequentemente os mesmos se envolvem em acidentes", explicou...

Débora Sousa/PMJ

Casa dos Conselhos realiza encontro com Paulo Bomfim

A Casa dos Conselhos de Juazeiro, vinculada à Assessoria de Articulação Interinstitucional realizou na tarde desta quinta feira (3/11) encontro com o prefeito eleito Paulo Bomfim e representantes dos Conselhos Municipais de Juazeiro. Cerca de 80 Conselheiros estiveram presentes. Na oportunidade, o Assessor de Articulação Interinstitucional e Coordenador da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte Motta relatou a Paulo Bomfim as demandas de cada Conselho e a importância dessa entidade como representação da sociedade civil.

Ao prefeito eleito foi apresentado um histórico dos conselhos até 2008 e as conquistas exitosas de 2009 até a presente data e que contou com o apoio da gestão do prefeito Isaac Carvalho que aboliu de uma vez por todas os Conselhos “Chapa Branca”. Paulo Bomfim enfatizou que atender ao chamamento da Casa faz parte de sua forma de trabalhar e se colocou à disposição dos Conselhos para uma parceria eficaz a partir de 2017 quando estará assumindo a Prefeitura de Juazeiro...

Landa Menezes / Casa dos Conselhos

SEMAOP responde a reclamação de morador do Alto da Aliança

Ontem o Blog postou reclamação de moradores do bairro Alto da Aliança sobre os riscos à integridade física da população em relação aos diversos toldos espalhados pela comunidade. A Semaop enviou a seguinte nota como resposta:

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública informa que os proprietários dos toldos no bairro Alto da Aliança já foram notificados para a retirada imediata dos mesmos. O não cumprimento acarretará na apreensão da estrutura de ferro pela SEMAOP...

Professoras, professores e estudantes da UPE – Petrolina fazem café da manhã e panfletagem no centro de Petrolina contra a PEC 241 (55)

Nesta sexta-feira (04), as professoras e professores da Universidade de Pernambuco – campus Petrolina fizeram um café da manhã em frente a unidade e seguiram para a praça do Bambuzinho, localizada no centro da cidade para dialogar com a população sobre a greve deflagrada no último dia 28.10. Os estudantes da UPE que estão ocupados na instituição há 23 dias também construíram essa atividade e levaram a sua batucada para a praça, animando e entoando gritos de ordem para toda a comunidade.

Para estudantes e professores, as medidas que o governo de Michel Temer anunciou desde o início do seu governo, como a Medida Provisória que propõe a Reforma do Ensino Médio, o Projeto de Lei que prevê a inclusão do Programa Escola Sem Partido e a PEC 241 (agora no Senado como PEC 55) que determina o congelamento de investimentos na Saúde, Educação, Previdência e outras áreas, são algumas das razões para lutar. O atual momento é de aliança entre estudantes, profissionais da educação, servidores e a sociedade em geral...

Movimento ocUPE Campus Petrolina

OCUPA UNEB - CAMPUS III DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AVANÇOS NAS PAUTAS DO MOVIMENTO

No dia 18, os estudantes da Universidade do Estado da Bahia definiram em assembleia pela ocupação do campus em protesto á PEC 241/55, que congela por 20 anos os investimentos com saúde e educação, sendo a 51º universidade ocupada no Brasil. Após 16 dias de ocupação, são 152 universidades ocupadas em todo o Brasil resistindo contra essa manobra golpista de Michel Temer, que tem como objetivo destruir a educação e saúde pública.

Entendendo que a pauta nacional tem impactos no dia a dia da universidade, elencamos com representatividade de todos os cursos uma série de demandas do Campus que podem parecer irrisórias, porém tem impacto direto na qualidade do ensino, como água potável na residência feminina e sinal de internet Wi-fi na biblioteca. Iniciamos uma rodada de negociações com os diretores do Departamento de Ciências Humanas e de Tecnologia e Ciências Sociais. Chegamos a um consenso sobre uma série de demandas, entendendo que a UNEB paralisa suas atividades por conta do processo de sucateamento da educação e que algumas pautas devem ser discutidas com a reitoria e outros órgãos competentes.

Em diálogos com a direção do DCH, o Movimento OcupaUNEB e Márcia Guenna assinaram um termo em que a direção se compromete a atender as demandas do movimento. Dentre essas demandas: construção de uma semana de integração entre todos os cursos com garantia orçamentária e inserção no calendário acadêmico em 2017.1; construção de um espaço com o pró-reitor da PRAES para debater, junto com os estudantes, sobre assistência estudantil; solicitação dos aparelhos de roteadores e reestruturação dos espaços coletivos (inserção de tomadas, cadeiras e mesas); melhorias na acessibilidade do departamento, garantindo o funcionamento do elevador até 29.11; solicitação para secretaria de transporte dos municípios e para empresa de transporte responsável com o intuito de construir uma rota que atenda as demandas dos estudantes (promover uma audiência pública nas câmaras de vereadores dos dois municípios para exigirmos a execução desse projeto); melhorias para residência (iluminação interna e externa, reforço na segurança e entrega imediata de 7 ventiladores)...

Entre Margens chega a terceira edição discutindo memória e tecnologia

Tendo como mote a temporalidade, enquanto memória e tecnologia, e a proximidade literária entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, começa nesta segunda (07) o Entre Margens, um evento literário realizado pelo Sesc Petrolina. A programação vai até o sábado (12), contando com recitais, lançamentos de livros e revistas, conversas com escritores e outras atividades.  

O projeto traz nomes da Literatura de outras partes do país para dialogar com os artistas da região, como os escritores Fernanda Takai (Belo Horizonte - MG), Fabrício Carpinejar (Porto Alegre - RS) e a artista visual Rosana Ricalde (Rio de Janeiro - RJ). Takai se apresenta no dia da abertura, às 20h, com uma conversa no Teatro Dona Amélia. Também na segunda, haverá uma intervenção poética com o Clã Virá (Petrolina-PE), a “Passagem Literária”, às 17h, nas orlas de Petrolina e Juazeiro...

Ascom

PRIMEIRA CORRIDA E CAMINHADA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER TEVE LANÇAMENTO NESTA QUINTA-FEIRA (03)

Na noite de ontem (03) no Jua Garden Shopping em Juazeiro, foi lançada a Corrida e Caminhada Contra a Violência à Mulher, realizada pelo CPRN em comemoração ao primeiro ano do aniversário de instalação da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) na cidade.

A corrida que será realizada dia 20 de novembro, tem como objetivo mobilizar homens e mulheres para a conscientização contra a violência doméstica...

Ascom CPRN

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde a nota sobre veículo que caiu em buraco no bairro Dom Tomaz

Com relação à divulgação no blog de um veiculo que havia caído em um buraco na Rua Novo Mundo, Bairro Dom Tomaz, o Setor de Esgoto do SAAE esclarece que há muito tempo não trabalha com aquele tipo de manilha e que, a situação foi provocada por ligações clandestinas de esgotos domésticos na galeria de águas pluviais. A equipe informa que o buraco foi aberto por algum morador para a desobstrução, provocando o acidente. O órgão não trabalha mais com este tipo de manilha e está estudando uma forma de resolver o problema. ..

Ascom/Juazeiro

Bahia garante recursos de R$ 758 milhões para diversas obras de abastecimento de água

O Estado da Bahia obteve a garantia de apoio do governo federal na implementação de grandes obras no setor de abastecimento de água, cujos recursos alcançam R$ 758,4 milhões. Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ibitira, Lagoa Real, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, e Madre de Deus serão as cidades beneficiadas. A decisão ocorreu na terça-feira (1) em reunião do Grupo de Trabalho Interministerial do Ministério da Integração Nacional - cuja finalidade é identificar e propor medidas para enfrentamento de restrições ao abastecimento de água devido à seca em grandes centros urbanos -, que teve a participação de Cássio Peixoto, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia.

No plano de ações consta o aporte de recursos para a continuidade da construção da barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, no litoral sul do Estado, que garantirá o abastecimento regular de água tratada para mais de 350 mil moradores da região. Em abril deste ano, o governador Rui Costa – acompanhado pelo secretário Josias Gomes (Serin) - visitou Itapé onde foi constatado o andamento acelerado das obras da Barragem do Rio Colônia, que irá beneficiar aproximadamente 350 mil moradores da região Sul da Bahia...

Secom Bahia

SEBRAE PROMOVE CURSO SOBRE LÍDER COACH

Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz não é uma tarefa fácil, e exige muito controle emocional, autoconfiança, visão de futuro, planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais. Profissionais que buscam desenvolver essas habilidades essenciais a um grande líder e, consequentemente, alcançar bons resultados para a organização, podem procurar o apoio do Coaching, uma eficiente metodologia de desenvolvimento humano — indicada a profissionais que buscam o desenvolvimento contínuo.

Por meio do Coaching, os profissionais conquistarão a competência mais valorizada pelas organizações atualmente: a liderança de alta performance. O líder coach é aquele que exerce sua liderança utilizando técnicas e ferramentas do coaching. Esse é um profissional que inspira pessoas e conquista pelo exemplo de suas atitudes, e não pelo autoritarismo ou imposição...

Por Josenaldo Rodrigues

Equipe F-Carranca da Univasf participa da 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign

Começou ontem (3) a 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign e a equipe de aeromodelismo F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa pela quinta vez do evento. Este ano, o SAE – Brasil AeroDesign acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Até domingo (6), 68 equipes formadas por estudantes de Engenharia de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países disputam a competição. 

O SAE – Brasil AeroDesign visa possibilitar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas. Os participantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes até o evento, quando apresentam suas aeronaves no evento e participam de uma série de provas durante a competição. 

Composta por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf sob a coordenação do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. De acordo com o coordenador do projeto, a expectativa para esta edição é de melhorar a marca da equipe F-Carranca em relação aos anos anteriores. “O nosso avião está bem construído, dentro dos padrões exigidos, que este ano foi mais dificultado. E nós queremos ficar entre os melhores”, afirma Pereira. 

A criação do F-Carranca surgiu em 2009 a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark. Ele desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves, mas a primeira equipe só foi formada em 2012. Na primeira participação no SAE – Brasil AeroDesign a equipe esteve entre as melhores. “O F-Carraca levou para o âmbito nacional o nome da Univasf e representa muito bem o Nordeste”, conta Antônio Almeida, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e líder da equipe atual. 

Na competição do ano passado, a equipe atingiu a 12ª posição. Este percurso é fruto de um longo período de trabalho que tem início com o lançamento do regulamento da competição SAE – Brasil. “A partir do edital iniciamos as fases de projetos que consiste em planejamento da aeronave, projeto e confecção”, diz Caio Guimarães, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica. 

Para o avião finalmente alçar voo e participar de competições é construído um protótipo que passa por inúmeros testes. “Se percebermos que o protótipo não era o esperado, refazemos o projeto e construímos um novo protótipo até que estejamos satisfeitos com a qualidade da aeronave”, aponta Antônio. O professor Luiz Mariano revela não interferir diretamente no andamento da construção das aeronaves, mas acompanha o trabalho de perto, ajudando na tomada de decisões e na logística. 

Os estudantes que integram o projeto ressaltam a importância da iniciativa para sua formação. “A participação no projeto ajuda na tomada de decisões, faz com que esse senso crítico de resolução de problemas, de criar soluções se torne mais intuitivo, para que a gente possa se familiarizar com o ambiente no qual o engenheiro estará imerso depois de formado”, analisa Antônio Almeida. Ver o avião voando como o planejado é a melhor sensação, segundo Sivanildo Macário, aluno do 6º período de Engenharia Mecânica. “Quando vejo que o avião voou e a gente alcançou nosso objetivo, me sinto feliz. Todo nosso esforço é recompensado e isso é muito gratificante”. 

Para Caio Guimarães, o projeto proporciona maturidade aos participantes. “Faz com que de fato a gente aplique os conhecimentos teóricos vistos nas aulas. Temos a oportunidade de projetar e ver o avião funcionando”, diz. Foi por meio do projeto que ele percebeu que estava no curso certo. “Quando vi o avião voando pela primeira vez, eu nasci como engenheiro. O sentimento é inexplicável, você se sente realizado”, revela. 

SAE – Brasil AeroDesign – Promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), vinculada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos, a competição acontece nos Estados Unidos desde 1986. No Brasil, o evento passou a ser realizado a partir de 1999.  ..

Lucas Sobreira Ascom Univasf

1ª eliminatória do Festival Edésio Santos é marcada por diversidade musical

Forró, rock, afoxé, pop e repente foram alguns dos ritmos apresentados no palco do teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto na primeira eliminatória do Festival Edésio Santos da Canção - FESC 2016, projeto realizado pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Cultura e Juventude, e que atraiu grande público na noite desta quinta-feira (3).

O gestor da SECJU, Donizete Menezes, abriu a 19ª edição do FESC destacando os avanços. “Desde 2009 a gestão Isaac Carvalho valoriza o Edésio Santos, por isso cada vez mais o Festival se notabiliza como o principal evento musical da região e um dos mais importantes do país, atraindo artistas de vários estados brasileiros”, frisou o secretário...

Luiz Hélio/Ascom PMJ

Após nova paralisação, servidores do MPPE aguardam resposta da PGJ

A categoria, porém, mantém o comando de uma nova interrupção nos trabalhos caso a Procuradoria não se pronuncie

Após mais uma paralisação dos serviços, na última terça-feira (01), e novas propostas postas em mesa de negociação, os servidores do Ministério Público de Pernambuco - MPPE terminaram o dia de mobilização otimistas com o andamento do pleito no que se refere à campanha de reposição salarial da categoria...

Fonte: MP-PE

Direção da UPE Campus Petrolina emite nota sobre ENEM, veja abaixo na íntegra:

A Direção da UPE Campus Petrolina informa que desde que foram divulgados os espaços onde serão realizadas as provas do ENEM comunicou aos responsáveis pela aplicação, que devido ao processo de ocupação, não seria possível o aluguel do prédio. A Direção entende que o processo de aplicação de provas deve ocorrer de forma tranquila para os candidatos e como as estruturas físicas do Campus compreende todos os espaços construídos, a forma mais prudente é não ocorrer a realização das provas no Prédio onde funciona a Escola de Aplicação. A Direção informa ainda, que a responsabilidade de comunicar aos candidatos sobre os locais de provas é dos organizadores, porém, como até o presente não momento não houve a comunicação oficial, e devido a grande procura na Instituição, resolveu realizar esse pronunciamento. ..

Ascom

Produtores vão assumir a administração do Perímetro de Irrigação Salitre

Será realizada na próxima segunda-feira, dia 7, no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, no bairro de Piranga, uma reunião entre técnicos da Codevasf e representantes dos produtores do perímetro irrigado do Salitre, com o objetivo de formalizarem  a implantação de um Distrito de Irrigação naquele perímetro, que será administrado pelos próprios agricultores.

A CODEVASF possui em diversos Perímetros Públicos de Irrigação, tanto na Bahia, como em Pernambuco, a gestão realizada através dos Distritos de Irrigação, e com isso, comprovada eficiência destes. A implantação de um novo distrito no Projeto Salitre poderá possibilitar maior protagonismo dos empreendedores locais nas ações de operação e manutenção do perímetro no qual estão inseridos...

Ascom/CODEVASF

Projeto do HU-Univasf leva atendimento de saúde para escolas públicas da região

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem oferecendo atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI). Criado no ano de 2013, o projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país.

O PCI oferece atendimento aos estudantes que participam dos programas de educação: Brasil Alfabetizado e Mais Educação. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente...

Ascom HU/Univasf

Contas do prefeito de Itamari são rejeitadas

Nesta quinta-feira (03/11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas do prefeito de Itamari, Valter Andrade da Silva Júnior, referentes ao exercício de 2015, em razão da abertura de créditos suplementares por anulação de dotações de R$625.000,00 sem autorização legislativa e a reincidência no investimento em Educação abaixo do percentual mínimo previsto na Constituição, já que só foram investidos 24,65% dos recursos devidos. Os gastos com pessoal também extrapolaram o limite de 54% da receita corrente líquida, alcançando o montante de R$12.810.755,32, que corresponde a 66,37% da RCL.

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, multou o gestor em R$4 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise técnica e em R$36 mil, equivalente a 30% dos subsídios anuais, pela não recondução das despesas com pessoal ao limite máximo permitido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$19.100,00, com recursos pessoais, sendo R$7.600,00 referentes a despesas com publicidade sem comprovação da sua efetiva publicação e conteúdo e R$11.500,00 pelo pagamento de diárias sem comprovação. Cabe recurso da decisão...

Fonte: TCM

SENTO-SÉ: CONSELHO TUTELAR ENVIA NOTA SOBRE PROBLEMAS GRAVES PARA REALIZAR FUNÇÕES NA CIDADE E INTERIOR

Há duas semanas, o Conselho Tutelar de Sento-Sé está impossibilitado de realizar 100% de seus serviços, prejudicando assim os atendimentos à população da cidade e do interior.  O Conselho Tutelar, mesmo com os problemas, está funcionando normalmente,  porém as denúncias que estão recebendo são feitas apenas por quem for ao órgão ou, algumas vezes, pelo telefone fixo - que nem sempre funciona - mas, sem a possibilidade de realizar visitas, pelo fato de não ter transporte. 

Em nota, além de não contar com transporte, o telefone celular, usado para receber denúncias 24h, foi bloqueado por falta de pagamento. Em conversa com o Conselheiro Coordenador, Antônio Marcos da Rocha, a falta de transporte e do aparelho celular do plantão prejudicam a realização dos serviços, pois não podem fazer visitas nem averiguar as denúncias que chegam. 

Confira a nota, na íntegra: ..

Por Leonardo Rodrigues

Sinserp convoca associados e não associados para Paralisação e Assembleia, veja abaixo:

O Presidente do Sinserp- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro-BA, Cícero Sales, convoca todos os associados e não associados, de todas as Secretarias e Autarquias da Administração Pública Municipal, a participarem da Paralisação Nacional e Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 11 de Novembro de 2016 (Sexta-feira), no Clube de Campo Sinserp, localizado à Rua Adão Pereira, S/nº, Jardim Vitória.

Com a primeira convocação às 08 h, e a segunda convocação às 08:30.

Tendo como pauta:..

Ascom

VEÍCULO CAI EM BURACO NA REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO BAIRRO DOM TOMAZ EM JUAZEIRO

A falta de atenção com elementos básicos sempre nortearam os dois mandatos da gestão Isaac Carvalho, em Juazeiro. Um exemplo claro dessa constatação é a existência de um buraco enorme na rua Novo Mundo, bairro Dom Tomaz, que deixa às claras a rede de esgotamento sanitário da comunidade.

Segundo o morador e leitor do Blog, Flávio Augusto, que encaminhou as fotos a este noticioso, esta situação perdura há mais de ano, e nem no período das eleições a administração resolveu o problema...

Convênio do Fundo de Cultura contempla 372 projetos em todo o estado

O governador Rui Costa, juntamente com o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, assinou, na manhã desta quinta-feira (3), no Palácio Rio Branco, em Salvador, o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) dos Editais Setoriais 2016, que contam com um investimento de mais de R$ 30 milhões, proveniente do Fundo de Cultura da Bahia. Do total de 3.265 projetos culturais inscritos, 372 foram aprovados na etapa de análise de mérito. O destaque do ano foi o volume de recursos direcionado ao Audiovisual, que chegou a R$ 14,5 milhões, incluindo outras fontes de financiamento captadas pelo governo. 

De acordo com o governador, o convênio significa um ato importante para a vida e os valores da Bahia. “É um ato de afirmação da cultura, de forma transparente e democrática, já que nenhum governo ou governante interfere na escolha dos projetos selecionados que receberão financiamento público. Fico contente em saber que conseguimos contemplar projetos dos quatro cantos do estado”, revelou Rui.

Foram selecionados projetos culturais dos 27 territórios de identidade da Bahia, distribuídos entre o Médio Sudoeste, que teve a maior quantidade de propostas aprovadas no comparativo por território (27,8%), além de regiões como o Setor Produtivo do Sertão, Velho Chico, Semiárido Nordeste II e Região Metropolitana de Salvador. O secretário de Cultura Jorge Portugal ressaltou que o estado estará representado pela sua criatividade em todos os cantos, em todos os territórios. “Não foi uma coisa concentrada apenas em Salvador e Região Metropolitana”, destacou.

Editais

Com 23 segmentos artístico-culturais contemplados, os Editais Setoriais já representam a maior ferramenta de fomento cultural da história da Bahia. A seleção foi iniciada em julho e recebeu 3.265 propostas, das quais 2.690 atendiam aos critérios estabelecidos e, destas, 372 foram selecionados por comissões específicas que envolveram o trabalho de 173 pessoas. A lista com os projetos aprovados foi divulgada no dia 29 de setembro e está disponível no site da Secult.

“Quero cumprimentar os artistas e os produtores que, a partir de hoje, começam a tocar seus projetos, e parabenizar as equipes da Secult e da Sefaz, que conseguiram manter o melhor fluxo de execução desde que o Fundo foi criado. Isso mostra a nossa determinação e nosso trabalho diário para que possamos usar melhor os recursos públicos. Consideramos estruturantes as políticas e ações na área da cultura”, afirmou Rui Costa. 

Nesta edição do convênio, os setores de Capoeira e Leitura receberam verbas específicas, R$ 500 mil e R$ 200 mil, respectivamente. Capoeira teve 13 dos 106 inscritos aprovados e Leitura 11 das 55 propostas avaliadas. Outro destaque foi o edital de Cultura Popular – Versão Simplificada, considerado um marco nas políticas públicas por permitir que os proponentes possam descrever o seu projeto em áudio e vídeo. O segmento de Música concentrou o maior número de inscritos (401), sendo 15 selecionados com o investimento de R$ 1,5 milhão. ..

Secom Bahia (Foto: Pedro Moraes/GOVBA)

JUAZEIRO VAI RECEBER R$ 5 MILHÕES E MEIO DE RECURSOS REPATRIADOS

Dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontam que a Bahia vai receber R$ 533 milhões de reais do valor total repatriado de recursos do exterior. Esse é o valor bruto destinado aos municípios. Ou seja, sem o desconto de 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié e Teixeira de Freitas, que integram a lista dos 10 maiores municípios da Bahia, vão receber R$ 5.606,995,17 cada. Confira abaixo a relação dos municípios contemplados na Bahia:

Relação dos Municípios..