Foram encontrados 18 registros para a palavra: acompanhante

Maternidades de Petrolina devem permitir acompanhantes para gestantes, recomenda Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, recomendou ao prefeito e ao secretário de Saúde de Petrolina, e à direção do Hospital Dom Malan/Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep) e do Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza (maternidade municipal) que garantam a todas as gestantes e parturientes o direito ao acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto. 

A Promotoria de Justiça justifica que a lei nº 11.108/2015 alterou a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), determinando que é direito da parturiente ser acompanhada por pessoa da sua escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Ela ressalta ainda que o direito da mulher ao acompanhante foi consagrado como assistência básica, conforme previsto no item 9 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), abrangendo até os planos privados de saúde. O seu descumprimento é infração de natureza sanitária, conforme previsto na Resolução nº 428/2015 da Agência Nacional de Saúde (ANS)...

Hospital Dom Malan cria projeto de crochê para mães acompanhantes dos pacientes da UTI pediátrica

Todas as terças-feiras, as mães acompanhantes dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, passam pelo menos duas horas numa atividade diferente.

São assistidas pelo programa "Crochetando Amor" implantado pelo Serviço Social do HDM Ismep...

Janeiro Branco: Hospital Dom Malan em Petrolina realiza ações de promoção à saúde mental com pacientes, acompanhantes e funcionários

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), está realizando ações de promoção à saúde mental junto aos pacientes, acompanhantes e funcionários dentro do Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional.

Nesta quarta-feira (24), a assistente social Lidione Brito, a assistente social e a psicóloga Elizabeth Freire alertaram para os cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. "Considerando a importância sobre o cuidado com a saúde mental, na perspectiva do autocuidado, nós usamos como recurso a 'Roda da Vida' com a finalidade de incentivar o autoconhecimento, a validação das estratégias emocionais e possibilidades para o desenvolvimento social, pessoal, profissional e qualidade de vida," destacou a assistente social do HDM Ismep, Lidione Brito..

Hospital Universitário da Univasf celebra Natal com diversas atividades voltadas para os colaboradores, usuários e acompanhantes

Com a chegada do final do ano e, consequentemente, o início de períodos festivos, onde as luzes brilham nas ruas e os corações se enchem de esperança, hospitais ao redor do Brasil, por meio de suas equipes multidisciplinares, buscam transformar o ambiente de cuidado em um espaço de acolhimento, calor humano e celebração. As comemorações natalinas em ambientes hospitalares têm se mostrado não apenas um gesto simbólico, mas uma ferramenta poderosa na humanização do tratamento, proporcionando melhoria na experiência dos pacientes e na atmosfera do local. Tal exemplo pode ser visto no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, cuja programação inclui atividades para pacientes, acompanhantes, profissionais e estudantes.

No dia 13 de dezembro, integrantes de um projeto de extensão da Univasf realizaram uma primeira apresentação, por meio de instrumentos musicais, com hinos da Congregação Cristã no Brasil (CCB) em várias ambiências do HU. Já no dia 14, ao final da tarde, houve cantata com participação de colaboradores, bem como apresentação voluntária de coral convidado da Igreja Verbo da Vida e demais ações do Comitê de Humanização. No dia 19, o encantamento ficou a cargo da apresentação voluntária de balé, por parte do grupo da Escola de Ballet Valdete Cezar, envolvendo um trecho do espetáculo "Opará, Nossa História de Amor". Abrilhantando a programação, no dia 20 de dezembro, o coral infantil da Primeira Igreja Batista de Petrolina estimulou a esperança no futuro com mensagens de bondade e amor ao próximo. ..

Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde

Todas as mulheres agora têm direito a um acompanhante maior de idade, sem que haja necessidade de aviso prévio, durante as consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades públicas e privadas de saúde. O direito foi ampliado pela lei 14.737/2023, publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial da União.

A nova legislação altera a Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990) e determina ainda que - em casos de procedimento com sedação que a mulher não aponte um acompanhante - a unidade de saúde será responsável por indicar uma pessoa para estar presente durante o atendimento. A renúncia do direito deverá ainda ser assinada pela paciente, com um mínimo de 24 horas de antecedência...

Aprovado Projeto de Lei que concede à mulher direito a acompanhante em consultas e procedimentos médicos em Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou, por unanimidade, com 16 votos, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (03) o Projeto de Lei nº 002/2023 que dispõe sobre o direito de a mulher ter um acompanhante, de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no Município de Petrolina.

O texto enfatiza que, além do direito de ser acompanhada em consultas e procedimentos de rotina, a mulher seja acompanhada especialmente em situações que envolvam sedação da paciente. O Projeto prevê ainda que os estabelecimentos de saúde devem informar o referido direito em local visível e de fácil acesso para as pacientes, seja por meio de cartaz ou painel digital (display eletrônico)...

Hospital Dom Malan em Petrolina comemora Dia das Mães com ação de beleza para pacientes, acompanhantes e funcionárias

O Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina, Sertão de Pernambuco, antecipou a comemoração do Dia das Mães que será celebrado neste domingo (14) para esta sexta-feira (12) com um dia de beleza para as pacientes da maternidade, para as mães que acompanham os filhos internados na Pediatria e para as mães que trabalham na unidade de saúde.  

A ação é uma parceria da gestão do HDM com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –Senac em Petrolina. Foram oferecidos corte e escova de cabelo.  Maria Natália Barbosa é de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco. Ela está acompanhando o filho que está internado no HDM. "Muitas mães passam muitos dias aqui no hospital, se entregam totalmente aos cuidados com os filhos e esquecem de si. Essa ação é um ótimo presente para nós nesse momento. Isso melhora nossa autoestima e toda mãe merece se cuidar, se embelezar, se amar, " ressaltou Maria Natália...

Senado permite acompanhante para mulher que realizar exame com sedação

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (22) substitutivo ao projeto de lei da Câmara que amplia o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados, com ou sem necessidade de sedação. A matéria retorna para apreciação dos deputados.

O projeto estabelece que, em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de ser acompanhada por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia...

Não cumprimento da Lei do Acompanhante é motivo de denúncias contra Hospital Dom Malan em Petrolina

O não cumprimento da Lei do Acompanhante no âmbito do Hospital Dom Malan foi motivo de reclamação e denúncia junto ao Conselho Municipal de Saúde de Petrolina. Uma das denuncias é que as acompanhantes não podem ficar no mesmo quarto das gestantes. Muitas dormem a noite nos bancos do lado de fora do hospital.

Nesta quinta-feira, aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de Petroina, e os problemas foram relatados...

Pacientes e acompanhantes acolhidos no TFD elogiam casa de apoio de Juazeiro na capital: "A gente se sente em casa, somos muito bem tratados"

Os pacientes e acompanhantes que fazem tratamento de saúde em Salvador pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro têm expressado cada vez mais satisfação com o serviço que é fornecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau).

Além da nova casa de apoio, que possui uma melhor estrutura para acomodar quem precisa do serviço, a equipe, que faz todo o atendimento a estes pacientes, também ganha elogios frequentes...

Hospital Regional de Juazeiro informa sobre novo fluxo de acesso para pacientes e acompanhantes

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) informa que, a partir da próxima segunda-feira (14), contará com novos locais de acesso aos setores de assistência do complexo hospitalar.

A entrada principal, localizada na Travessa do Hospital, será fechada temporariamente. Sendo assim, os pacientes que buscam atendimento na Bio Imagem e no Laboratório devem dirigir-se à entrada localizada na Rua Santo Antônio, nos fundos do HRJ...

HU-Univasf passa a exigir comprovação de vacinação para acompanhantes e visitantes

A partir desta segunda-feira (10), será obrigatória a comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 por parte de acompanhantes e visitantes de pacientes internados no Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh).

A medida foi adotada em função do aumento no número de casos de síndromes gripais na região e visa resguardar a segurança da comunidade hospitalar...

Acompanhantes de pacientes que fazem tratamento pelo TFD de Juazeiro elogiam serviço

Juazeiro tem mais de 2 mil pacientes cadastrados no Tratamento Fora do Domicílio (TFD) que são atendidos em hospitais de Salvador. O serviço oferecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, é elogiado por quem o conhece bem e já participa do programa junto a algum paciente.

Angélica da Silva Alencar acompanha o esposo nas viagens frequentes a Salvador pelo TFD de Juazeiro. Ela conhece bem tanto o transporte quanto a estadia na Casa de Apoio, oferecidos pelo programa...

Transporte coletivo: Prefeitura de Juazeiro amplia cadastro de acompanhantes para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Juazeiro tem se empenhado para garantir que a população possa usufruir novamente de direitos básicos, como acessibilidade. Sendo assim, a partir deste mês, pessoas com deficiência que tenham dificuldades de locomoção, podem contar com dois acompanhantes - um em cada viagem - graças à Lei 3.003/2021, sancionada nesta terça-feira (27), que lhes devolve esse direito. 

"Art.1: II - Dois  (02)  acompanhantes,  sendo  permitida  a  presença  de  apenas  um  (01)  por  viagem,  quando  a pessoa com deficiência de que trata o inciso I deste artigo apresentar dificuldade de locomoção", diz trecho da lei...

Hospital Regional de Juazeiro desenvolve ações no Outubro Rosa e proporciona momento cultural

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro continuam promovendo atividades voltadas para a prevenção e com a chegada do mês de outubro, as ações estão sendo direcionadas para o alerta ao câncer de mama, com a campanha mundial-Outubro Rosa.

Importante destacar que o câncer de mama é considerado um dos que mais acomete a população feminina no mundo. De acordo com a Fundação do Câncer, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a pandemia do covid-19, houve uma queda de 84% nas mamografias feitas no Brasil em comparação com o mesmo período do ano passado...

Acompanhantes denunciam superlotação e risco de atendimento a grávidas no IMIP

Acompanhantes de pacientes gestantes internadas na Maternidade do IMIP, no bairro dos Coelhos, no Recife, procuraram o Diario de Pernambuco na manhã desta quarta-feira para denunciar superlotação e risco no atendimento. Segundo eles, grávidas se amontoam na unidade de saúde, dividindo macas, em cadeiras e algumas deitadas no chão.

"Estou acompanhando uma grávida que está com nove semanas e pressão alta. A maioria das grávidas têm de sete a nove meses. Há apenas um médico para plantão e partos. O hospital está desorganizado, as mulheres choram de dor e ninguém faz nada. Segundo funcionários do Imip, tem duas maternidades fechadas, por isso estão vindo todas para lá. E elas não são internadas onde deveriam estar, são todas com gravidez de risco", disse uma das acompanhantes que preferiu não se identificar...

ONG Seja Semente realiza Natal para os acompanhantes do Hospital Universitário de Petrolina

No final de ano o espirito Natalino tem tocado muitos corações e são muitas as pessoas que tem ajudado instituições ou famílias carentes nesse período. Mas existe um grupo em Petrolina que realiza ações o ano inteiro e deu um toque especial ao Natal de centenas de pessoas, estamos falando da ONG Seja Semente - Vale do São Francisco.  O Seja Semente há pouco mais de dois anos faz um belíssimo trabalho voluntário na região e realizou nesta ultima segunda-feira (19) mais uma Ação Social no Hospital Universitário (HU) de Petrolina que emocionou muita gente.

“Geralmente, levamos na segunda-feira normal cachorro-quente, cuscuz, suco de polpa, refrigerantes, café, bolos, pães... nessa ação voltada ao Natal resolvemos levar o espirito natalino para os Acompanhantes do Traumas. E o jantar foi especial, teve salpicão, farofa com passas, batata palha, arroz muito gostoso em bem temperado, frango assado trazido com carinho pelos voluntários, panetones e, principalmente, regado a muito amor! ”, ressaltou a voluntária Sofia Lins, uma das coordenadoras deste projeto. A motivação para estar presente o ano inteiro em ações como esta é, segundo ela, a necessidade de dar aos filhos bons exemplos, assim como recebeu de seus pais...

Voluntários da Seja Semente levam lanche para acompanhantes no Hospital em Petrolina e moradores de rua

Pensando em quem já acompanhou algum parente ou amigo num hospital, e sabe como é cansativo ficar dias ou até meses sem poder descansar ou até mesmo comer. Os voluntários da Seja Semente resolveram realizar ação social todas as segundas-feiras a partir das 20horas no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina levando um lanche especial para os acompanhantes, pacientes e até mesmo funcionários do local. Logo após esta ação no hospital estes voluntários vão a lugares mapeados por eles em Petrolina onde possuem moradores de rua.

“Além da comida, uma palavra de carinho sempre acompanha a entrega. Todos nós temos afazeres no trabalho, em casa e na vida pessoal. Porém, sempre reservamos um tempinho para levar alegria e apoio material aos acompanhantes. A intenção é que o alimento possibilite, no mínimo, um momento de bem estar àquelas pessoas”, ressalta a Idealizadora do grupo Seja Semente no Vale do São Francisco, Carol Pires...