Foram encontrados 23 registros para a palavra: Vazão do Rio São Francisco

Chesf eleva vazão do Rio São Francisco para beneficiar municípios de Sergipe e Alagoas

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão do Velho Chico nesta quinta-feira (11) de 1.100 metros cúbicos por segundo para 1.300 metros cúbicos por segundo.

De acordo com a Chesf, a medida foi adotada após solicitações das prefeituras de Propriá (SE) e Penedo (AL) por conta dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, quando acontecem as tradicionais procissões fluviais...

Moradora do Pontal solicita a Chesf aumentar volume vazão do Rio São Francisco:Peixes mortos. Estamos sem consumir água

Moradora do Pontal solicita a Chesf aumentar volume vazão do Rio São Francisco:Peixes mortos. Estamos sem consumir água. Confira:

Bom dia Geraldo José,sou moradora do povoado de Pontal,venho aqui fazer um apelo no seu bolg, pedindo se possível que a Chesf venha soltar água no Rio São Francisco,para que assim possa desaguar tanto a água como os Peixes mortos que estão nas margens do Rio impossibilitando de nós moradores consumir essa água, devido o ocorrido de ontem. A água está podre. Pedimos socorro que algum órgão responsável venham nós atender. Ivonete,moradora do Pontal, Itamotinga.
Obrigada!..

Ministério Público Federal cobra explicações à Chesf sobre variações na vazão do Rio São Francisco

O Ministério Público Federal expediu ofícios à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para que se manifestem sobre a reportagem intitulada “Governo corta água do São Francisco, 'seca' rio e afeta moradores e peixes”, publicada no Portal UOL Notícias. Confira reportagem na integra aqui.

De autoria do procurador da República Lucas Horta de Almeida, titular do 4º Ofício do Meio Ambiente, a medida adotada ocorreu no âmbito da Notícia de Fato nº 1.11.000.000939/2022-59, instaurada para apurar informações sobre intensas variações na vazão do Rio São Francisco supostamente causadas pelo controle das comportas da Hidrelétrica de Xingó, situada entre os estados de Alagoas e Sergipe...

Orla Nossa: AMMA realizará a primeira análise da água após o aumento da vazão do Rio São Francisco

Quando o assunto é meio ambiente, a população de Petrolina tem muito que comemorar. Há cinco anos o Rio São Francisco recebe os cuidados da gestão municipal com o programa Orla Nossa.

A prefeitura vem conseguindo melhorar a qualidade da água e possibilitando um habitat propício ao desenvolvimento da fauna e da flora do Velho Chico...

Idas e vindas da vazão do Rio São Francisco em Sobradinho, preocupam ribeirinhos

Diante da necessidade de manutenção do nível do reservatório de Itaparica (BA) num mínimo de 30% de seu volume útil, conforme publicação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a vazão na Barragem de Sobradinho chegou a 2.300 m³/s nesta terça-feira, dia 15. 

Em que pese a Chesf vir alertando para a importância da não ocupação das áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Rio São Francisco, já que “em situação de emergência, as Usinas de Sobradinho e Xingó poderiam praticar vazões de até 4.200 m³/s”, ribeirinhos tem se queixado das idas e vindas da vazão em períodos muito próximos, que causam prejuízos variados, como por exemplo o deslocamento de bombas em virtude do efeito sanfona das águas...

Aguas do São Francisco sobem rapidamente e vão invadindo áreas abaixo de Sobradinho. Confira em imagens... 

Em atendimento às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) passou a liberar desde a sexta-feira (30), na Barragem de Sobradinho, uma vazão bem maior e deve chegar nesta quarta-feira (4) a 2.600 m³/s, conforme previsão já divulgada.

Desde o dia primeiro deste mês de novembro já é possível perceber um aumento substancial no volume do Rio São Francisco, com expansão das águas para margens que há muitos anos não eram tocadas pelas ondas do rio...

Baixa vazão do Rio São Francisco já afeta embarque e desembarque de usuários das barquinhas

Com 60% do volume útil, a barragem de Sobradinho, Bahia teve sua vazão reduzida desde a última quarta-feira (21). A baixa vazão já percebida em Juazeiro. No ponto de embarque e desembarque das barquinhas a água já baixou mais de um metro e meio.

A ilha do Fogo retornou a ser vista e das chácaras localizadas nas margens do rio São São Francisco a vazão baixa mostra uma outra realidade, bastante diferente da cheia do rio que era comememorada. ..

Aumento da vazão do Rio São Francisco mostra poluição que agride o meio ambiente

O plástico, em forma de garrafas, sacos ou tampas, é um dos principais depredadores do Rio São Francisco. A reportagem da redeGN, flagrou dezenas de formas da poluição nas margens do Rio São Francisco. Com a vazão em 1600 metros cúbicos por segundo, o Opará, na linguagem indigena, Rio que é Mar, o Velho Chico, vem dando sinais de aumento do volume de água e com isto, mostra "cada vez mais as cicatrizes provocadas pela ação do homem em suas margens".

Quem tem o privilégio de cruzar a Ponte Presidente Dutra, entre as cidades de Petrolina (em Pernambuco) e Juazeiro (na Bahia) e admirar a beleza do Rio São Francisco, nem imagina o quanto durante estes últimos 10 anos sofreu. Depois de nascer na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a 1,2 mil metros de altitude, e antes de desaguar no Oceano Atlântico, a quase 3 mil quilômetros de distância, na Praia de Peba, em Alagoas, o velho Chico recebe uma carga imensurável de poluição...

Vazão do Rio São Francisco sobe mais nesta quarta-feira (15) e pode invadir áreas ribeirinhas ocupadas

Com o lago de Sobradinho acima dos 80% da sua capacidade de armazenamento e com a Barragem de Itaparica numa média 30%, a Chest anunciou hoje (14), em comunicado, o aumento da vazão na Barragem de Sobadinho para 1.600 m3/s já a partir da 00h00 desta quarta-feira (15).

De acordo com a Chesf “Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos  reservatórios da Bacia do São Francisco, comunicamos que a defluência média diária da UHE Sobradinho será elevada para a faixa de 1.600m3/s a partir das 00h00 de amanhã, 15/04/2020, afim de atender a diretriz de armazenamento mínimo em Itaparica de 30% do volume útil”, diz trecho do comunicado...

ANA e Ibama vencem ação judicial que mantém redução da vazão do rio São Francisco

Por decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), estão mantidas as resoluções e autorizações especiais concedidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para reduzir a vazão mínima defluente do reservatório da usina hidrelétrica de Xingó (AL/SE), na calha do rio São Francisco, de 1.300 para 900 m³/s. A decisão judicial foi tomada em julgamento na semana passada.

A ação civil pública foi ajuizada pelas colônias de pescadores de seis municípios sergipanos – Neópolis, Propriá, Gararu, Amparo do São Francisco, Ilha das Flores e Pacatuba – com a finalidade de anular as resoluções e autorizações especiais emitidas pela ANA e pelo Ibama para redução da vazão de água liberada pelo reservatório de Xingó...

Juazeiro: Pescadores e barqueiros comemoram aumento da vazão do Rio São Francisco

A vazão defluente no Baixo São Francisco será elevada a partir desta quinta-feira (11 de janeiro) do patamar atual de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s. 

O presidente da Associação dos Pescadores da Ilha do Fogo, Tadeu Reis comemora a decisão. "Desde ontem 10, já começamos a perceber a elevação do nível das águas do Rio São Francisco. Isto é muito bom, a primeira riqueza é a limpeza que a força das águas faz para o Rio."..

Agência Municipal do Meio Ambiente alerta para impactos ambientais com baixa vazão do Rio São Francisco

O maior reservatório do Nordeste, o lago de Sobradinho, na Bahia, teve a vazão reduzida para 550 metros cúbicos de água por segundo. Com um menor volume de água sendo liberado, pesquisadores da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Marinha do Brasil, estão fazendo uma análise sobre os impactos que essa redução pode ocasionar no Rio São Francisco. A ação faz parte do Projeto Orla Nossa, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina.

Ao percorrerem todos os trechos da Orla I e II, as equipes perceberam a extensão dos impactos ambientais e na navegabilidade nessas áreas causados pela baixa vazão. De acordo com diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, quem navega pelo Velho Chico deve redobrar a atenção. "Nossa análise visa, também, averiguar como está o assoreamento nessas áreas. Há locais no meio do Rio São Francisco que a profundidade chega a 50 cm. Quem navega por aqui, deve prestar mais atenção para riscos de acidentes, até que a vazão aumente", alerta...

Aumento repentino da vazão do Rio São Francisco causa prejuízos em Piranhas, Alagoas

O aumento repentino da vazão na Hidrelétrica de Xingó de 550 m³/s para 1.000 m³/s nas primeiras horas de sábado (6) fez com que o nível do Rio São Francisco subisse e provocasse prejuízos para comerciantes e pescadores na cidade de Piranhas, Sertão de Alagoas. 

A população afetada diz que não foi avisada da medida, e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), afirma que o procedimento foi feito de forma emergencial, a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Com o nível de volta ao normal, os prejuízos ficaram visíveis tanto do lado alagoano da margem quanto em Sergipe. É o que conta o pescador Ionas Gerônimo Fernandes, que tem um restaurante com os filhos às margens do rio, em Piranhas...

Associação da travessia das Barquinhas ameaça que serviços de travessia serão prejudicados com baixa vazão do Rio São Francisco

A baixa baixa vazão do rio São Francisco, tem preocupado os moradores que necessitam fazer a travessia Petrolina/juazeiro e vice versa. A seca do rio tem preocupado devido o risco das barcas encalharem e causar acidentes. A prefeitura de Petrolina realizou no mês de julho uma interdição no ponto das barquinhas que fazem o trajeto Petrolina/ Juazeiro. Foi feita a retirada de areia e sedimentos que ficam às margens do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina com o objetivo de melhorar atracagem das embarcações e evitar o encalhamento.

A medida foi da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) ,  definida na época após uma reunião que contou com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras autoridades do município...

Chesf baixa vazão do Rio São Francisco para evitar maior prejuízo ao abastecimento de água, em especial para consumo humano

Com 516 anos de exploração o rio São Francisco está passando pela mais severa crise hídrica contemporânea.  Hoje, o Velho Chico chegou aos menores níveis de reserva, o que afeta diretamente milhões de pessoas que dependem das suas águas. Na maior seca da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em quase 90 anos de medição oficial, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduz a vazão de reservatórios do Velho Chico a partir da Usina de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, para 550 metros cúbicos por segundo (m³). A vazão regular de Xingó era de 1.300 m³ por segundo em 2012, início da estiagem que se prolonga até agora.

A represa de Sobrandinho também passou a operar com a vazão de 550 metros cúbicos de água por segundo. ..

Aumenta risco para embarcações com baixa vazão do Rio São Francisco

Segundo dados 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Conforme reportagem do blog postada em agosto, estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que é ncessário aumentar o alerta agora com a vazão da barragem de Sobradinho mais baixa, em torno de 550 metros cúbicos por segundo. ..

Vazão do Rio São Francisco em Xingó será de 560 metros cúbicos e flutuantes devem ser emprestados pelo Governo de São Paulo

Durante reunião na Agência Nacional das Aguas em Brasília foi confirmado que na próxima segunda-feira, 18, começarãos os testes para a vazão de 560 metros cubicos por segundo em Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe.

Os estudos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o qual aponta que a situação hidrológica da bacia do São Francisco continua bastante dramática, com o registro de poucas chuvas nos próximos dias.  A equipe da companhia de abastecimento de Sergipe (Deso) confirmou encontro com o governo de São Paulo, que deverá emprestar bombas flutuantes, a fim de atender o abastecimento aos sergipanos...

Vazão do Rio São Francisco será reduzida e provoca mais preocupações dos ribeirinhos

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou a redução gradual da vazão do Rio São Francisco acontecerá a partir desta quinta-feira (31), dos atuais 600 m³/s para 580m³/s a partir da usina de Xingó, Sergipe.

O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que em mais de 60 anos vivendo nas margens do rio São Francisco "jamais havia assistido uma seca tão violenta". Segundo ele a "única esperança é Deus. Sempre que baixam a vazão todos nossos irmãos que vivem na beira do rio sentem mais dificuldades", declarou Tadeu...

Para atender setor elétrico a vazão do Rio São Francisco será reduzida a partir do reservatório de Xingó

A vazão do rio São Francisco será reduzida para 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, a partir desta  quinta-feira (17 de agosto). A medida será aplicada após o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conceder a licença para atender ao pedido formulado pelo setor elétrico.

O objetivo da medida é garantir a manutenção do volume útil do reservatório de Itaparica, localizado em Pernambuco, no Submédio do São Francisco em 15% e impedir que Xingó chegue ao volume morto. De acordo com explanação feita pela equipe técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a defluência de 550m³/s resultará em 0,4% da capacidade de armazenamento de Xingó até novembro próximo...

Vereador de Juazeiro revela preocupação com a baixa vazão do Rio São Francisco

O vereador Agnaldo Meira (PCdoB), revelou durante sessão na Casa Aprígio Duarte Filho, a preocupação com o Rio São Francisco, reiterando a realização de audiências e mobilizações no plenário, que debateram a situação em que se encontra o Velho Chico.
 
Na tribuna, Meira falou sobre a autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sobre a execução de testes, até o dia 18 de agosto, de redução da vazão defluente do reservatório de   Xingó e Sobradinho para 550 m³/s, que segundo o parlamentar, representa um grande impacto na capitação de água. Ainda durante o seu discurso, o vereador reiterou a importância da agricultura para o Vale do São Francisco e destacou sobre a modernização do sistema de irrigação da região, que tem ajudado a reduzir o uso da água na agricultura. ..