Foram encontrados 53 registros para a palavra: SOLO

Neste 15 de abril é comemorado o Dia Nacional de Conservação do Solo

Neste 15 de abril - Dia Nacional de Conservação do Solo - o Brasil tem pouco a celebrar, já que não avançou no compromisso assumido internacionalmente de recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa. Dados da plataforma do Observatório da Restauração e do Reflorestamento apontam que o país possui hoje pouco mais de 79 mil hectares da sua cobertura vegetal original recuperada. Isso significa que menos de 1% da meta foi atingida.

Somado a isso, nos últimos anos o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. De acordo com levantamento da MapBiomas, entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa...

Sistemas integrados de produção aumentam matéria orgânica em solos da Caatinga

Pesquisa desenvolvida pela Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) e Embrapa Meio-Norte (PI) demonstrou que sistemas agroflorestais aumentam o estoque de carbono orgânico no solo em até 50% a mais que uma área de vegetação nativa.

Já no sistema que usou consórcio de milheto ou sorgo com capim Massai, o teor de nitrogênio no solo foi 60% superior em relação à mata de Caatinga...

Cinza da lenha de algaroba é alternativa sustentável para melhoramento do solo  

Uma superfície terrestre necessita de estabilização para garantir uma performance segura e estável, visando à preservação de estruturas futuras.

Para atingir tal objetivo, é necessário considerar processos destinados ao controle de umidade, expansão e plasticidade de um solo. A pesquisadora Luana Dantas de Medeiros identificou que é possível aumentar a resistência do solo por meio das cinzas da lenha de algaroba (CLA)...

Projeto do Nema executa ações para conservação do solo nas áreas de proteção da ararinha-azul

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) finalizou a implantação de cerca de 19 mil metros de cordões em contorno e 54 barragens de detenção, em áreas degradadas nas Unidades de Conservação (UC) da ararinha-azul, em Curaçá (BA).

O objetivo é contribuir com o controle dos principais tipos de erosão do solo e favorecer a recomposição da vegetação nativa. Essas são algumas das tecnologias sociais já implantadas por meio do projeto RE-Habitar Ararinha-azul, que executa a recuperação hidroambiental na região, ao unir essas ações de prevenção à desertificação com técnicas de plantio e semeadura...

TJBA realiza Workshop "Conectando caminhos para um solo seguro" nesta sexta (15)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, realiza, por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Workshop "Conectando caminhos para um solo seguro". O evento, que acontece na sexta-feira (15), no auditório Desembargadora Only Silva, das 9h às 17hs, celebra 1 ano do Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref).

A ação é aberta a autoridades do executivo, judiciário e legislativo (entrância final), comissões municipais de regularização fundiária, registradores, advogados e estudantes. Interessados (a) podem se inscrever aqui...

UNEB Juazeiro realiza o 1º Simpósio em Ciência do Solo, nos dias 28 e 29 

O Colegiado do curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promovem o 1º Simpósio em Ciência do Solo (1º SIMCS): Solos e sustentabilidade dos agroecossistemas que acontece nos dias 28 e 29 de junho, no auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM) do DTCS da UNEB, em Juazeiro.

O evento é gratuito, aberto ao público e conta com palestras, mesas redondas, debates, exposições de trabalhos e lançamento de livro. De acordo com o coordenador do evento, o professor Dr. Emanuel Ernesto Santos, o Simpósio é uma oportunidade de divulgação de conhecimentos, atualização e integração da comunidade acadêmica interna e externa.  ..

Bioma Caatinga: essa biodiversidade é responsável por enriquecer e manter a vitalidade de nossos solos, diz professor

O professor Carlos Fonseca, do Departamento de Ecologia (Decol), participou da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília e reafirmou o dever coletivo de cuidar e preservar o ecossistema.  O evento fez parte de uma celebração prévia ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado originalmente em 28 de abril.

Em seu discurso, Carlos destacou o Projeto de Lei nº 3048 de 2022, que institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, dá acesso ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. O pesquisador ressaltou, ainda, a importância do bioma para as espécies que o compõem. ..

Jair Bolsonaro faz campanha nesta quinta (13), em solo pernambucano. Lula desembarca na sexta (14) também no Recife

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarca na base aérea do Jordão, no Recife, por volta das 9h20, para cumprir agendas na Capital de Pernambuco. O primeiro compromisso do gestor será um evento com lideranças religiosas no Hotel Transamérica Beach Class, na Avenida Boa Viagem, às 10h. Após o encontro, é previsto um pronunciamento do líder do PL na área externa do hotel.

O chefe do Executivo investe no Nordeste no segundo turno das eleições presidenciais para tentar reverter a vantagem obtida pelo seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno. A Região representa o quarto maior colégio eleitoral do País...

Método desenvolvido na USP calcula o potencial produtivo dos solos agrícolas nos municípios brasileiros

Os esquisadores da USP desenvolveram uma metodologia para calcular o potencial produtivo dos solos agrícolas no Brasil. Com base nos dados sobre características do solo em 70 mil amostras coletadas em todo o País, o método é capaz de apontar, por exemplo, quais municípios são mais promissores na produção de cana-de-açúcar e soja.

As duas culturas foram analisadas na pesquisa por terem muita importância econômica, mas o método pode ser aplicado a outros cultivos. O trabalho foi realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba...

Seminário em Homenagem ao Meio Ambiente é realizado pela Uneb e Embrapa Solos no próximo dia 15, por mediação tecnológica

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA SOLOS) realizam o Seminário em Homenagem ao Meio Ambiente: Uso x Sustentabilidade, em formato on-line, na Plataforma Microsoft Teams, no próximo dia 15, quinta-feira, das 9h às 12h.

O evento faz parte de uma ação do projeto de extensão universitária em Irrigação e Drenagem do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB, em Juazeiro.  ..

Unanimidade: STF amplia para 180 dias licença a servidores pais solo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, pela constitucionalidade da extensão de licença-maternidade pelo prazo de 180 dias a servidor público que seja pai solteiro. Os ministros apreciaram nesta quarta-feira (11/5) o Recurso Extraordinário 1348854, no qual o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) questionava decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que aceitou a licença por 180 dias e o pagamento mensal a servidor da autarquia federal.

O caso, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, chegou à Corte porque o INSS não aceitou a concessão do benefício a um perito médico que trabalha na autarquia. O homem é pai de gêmeos, que foram gerados por meio de fertilização in vitro e gestação por substituição, a chamada barriga de aluguel...

"Desertificação é uma condição que envolve as pessoas, o solo e as formas de estar no mundo", afirma professor

Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação (UNCCD) une governos, cientistas, formuladores de políticas públicas, setor privado e comunidades em torno de uma visão compartilhada e ação global para restaurar e gerenciar as condições do solo em todo o planeta.

A Convenção representa um compromisso multilateral para mitigar os impactos atuais da degradação do solo e promover a sua gestão adequada, a fim de fornecer alimento, água, abrigo e oportunidades econômicas a todas as pessoas do mundo de maneira inclusiva e equitativa...

Álbum Alceu Valença e Paulo Rafael é lançado e ressalta a perfeita conexão entre os arranjos e solos 

Ainda é difícil acreditar que Paulo, ou Paulinho, Rafael, como os amigos o chamavam, não esteja mais entre nós. Mas a arte transcende à morte. Asserção meio clichê, porém ratificada em Alceu Valença e Paulo Rafael, título do disco que aterrissa nas plataformas de música para streaming, como selo Deck.

O álbum foi um dos projetos ensejados por Alceu Valença durante a pandemia, e é o melhor deles, ao menos, dos que chegaram ao público. A gravação foi realizada em 2021, no estúdio da Deck, no Rio, com produção de Rafael Ramos e de Alceu...

Livro O Negro no Brasil - Uma História de Sofrimentos, Lágrimas, Lutas e Vitórias do povo Negro será lançado dia 13

Será lançado no próximo dia 13, ás 17h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o livro O NEGRO NO BRASIL - Uma História de Sofrimentos, Lágrimas, Lutas e Vitórias do povo Negro e Pardo no Solo Brasileiro, de autoria da advogada baiana Jovani Aguiar.

A publicação narra a trajetória de luta do povo negro desde o governo do Imperador Justiniano (482/565), que codificou as leis e classificou o negro como coisa, objeto, sem personalidade jurídica e que podia ser vendido, comprado ou hipotecado...

Lei Rouanet: governo reduz cachê que pode ser pago a artista solo e limite a ser captado por empresas

O governo federal oficializou nesta terça-feira (8) uma série de mudanças nas regras para o financiamento de projetos culturais pela Lei Rouanet. As mudanças foram publicadas no "Diário Oficial da União".

Entre outros pontos, o governo: reduziu o limite do cachê que pode ser pago por apresentação a artistas que se apresentarem de maneira solo;
reduziu o limite de valor que pode ser captado pelas empresas...

Artigo - Toda reverência ao solo sagrado de Canudos

Sempre que eu visito os sítios históricos de Canudos faço questão de tirar o meu calçado e permanecer o máximo que posso com os pés apoiados sobre aquele solo ao mesmo tempo quente, sagrado e santificador.

Faço-o por duas razões:

Primeiro, em sinal de respeito aos heroicos sertanejos e às heroicas sertanejas que ali tombaram, a maioria deles e delas insepulta e profanada ante os olhos de cruéis e insensíveis sanguinários, muitos dos quais travestidos de pios cristãos ou de ilustres e conceituados cidadãos de bem.

Isso no país que acabava de proclamar uma república e uma constituição, ambas consideradas como o último bastião do humanismo e do processo civilizatório.

Segundo, porque sinto emanar daquela terra, daquele chão, daquelas escarpas, daqueles arbustos retorcidos alguma coisa que não se explica pela nossa vã filosofia, alguma coisa de místico, de divino, de sobrenatural.

E pisar descalço ali é como entrar em estreita sintonia com aquele universo povoado de tanta energia boa, de uma espiritualidade que se faz presente em cada folha seca, em cada flor mirrada e entristecida, em cada pássaro solitário que vagueia por aqueles céus límpidos e azulados.

Pisar descalço ali é para mim ainda estreitar laços e comunhão com aqueles homens e mulheres, proto-mártires do Brasil republicano – eles que, subjugados pela bala e pela gravata vermelha, acabaram por dar o mais elevado testemunho de fé, de amor e de solidariedade...

Plano Diretor de Petrolina atualiza política de ocupação do solo e inclui perímetros irrigados como áreas urbanas

Após cerca de três anos de discussão, com participação de vários setores da sociedade petrolinense, a minuta de revisão do novo Plano Diretor do Município de Petrolina foi finalizada e agora segue para apreciação e votação na Câmara Municipal de Vereadores, onde, após aprovação, será transformada em Lei. O Plano Diretor é a principal legislação municipal que orienta o desenvolvimento urbano, com um conjunto de normas que organizam o crescimento e o funcionamento do município, visando garantir o bem-estar dos moradores e a sustentabilidade.

Entre as normas, estão as regras de uso e ocupação do solo, ou seja, o que pode ser construído e que tipos de atividades podem ocorrer em determinadas áreas da cidade. Além disso, o documento incluirá núcleos de perímetros irrigados como áreas urbanas; estrutura viária; regulamentação da figura do condomínio de lotes e do loteamento de acesso controlado; aumento do potencial construtivo; regras de edificação como estabelecer condições de segurança e de qualidade para os espaços construídos, sejam públicos ou privados, entre outros...

Sismógrafo é instalado em Petrolina para monitorar tremores de solo

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)., nos últimos dias, instalou duas novas estações sismográficas no estado de Pernambuco. A primeira delas foi instalada no município de Rio Formoso, localizada na Zona da Mata Sul, e a segunda, no município de Petrolina.

Segundo a instituição, a necessidade da ampliação da rede sismográfica no estado ocorreu devido aos recentes eventos sísmicos registrados na estado de Pernambuco, onde somente no mês de outubro, nove tremores foram contabilizados pelo LabSis/UFRN...

Campo Formoso é acionado para não conceder alvarás residenciais e comerciais em localidade com buracos no solo

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, ajuizou ação civil pública contra o Município de Campo Formoso para que a prefeitura não conceda alvarás, licenças e habite-se de novas residências, atividades comerciais, loteamentos ou extrativas minerais, no raio de 2 km das dolinas na localidade de Tiquara, sinalizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). As dolinas são caracterizadas por depressões no solo causadas pela dissolução de rochas calcárias. 

“O Município deve ainda suspender os processos administrativos que estejam em trâmite, até que sejam realizados estudos geológicos, estruturais e geofísicos para se verificar o entendimento do comportamento dos aquíferos na região de Tiquara”, destacou o promotor de Justiça Pablo Almeida. No documento, o MP requer também que a Justiça interdite eventuais propriedades já impactadas pelas dolinas ou cavernas, que apresentem risco à segurança da população ou desabamento, ou de áreas e propriedades indicadas como localizadas em áreas de risco, e a retirada de seus moradores com alojamento em outros locais dignos; e realize estudo geofísico e geológico no distrito de Tiquara, onde existem cavidades e buracos no solo, com o intuito de verificar quais os riscos à segurança da população. O estudo irá detalhar os corpos rochosos em profundidade abrangendo seu subsolo, a fim de verificar quais as causas dos processos que vêm ocorrendo no distrito, identificando-se eventuais áreas de risco onde seja necessário a retirada da população. ..

"A desertificação do solo não é um perigo apenas para as áreas secas do planeta", diz Cícero Felix

Quando se fala em desertificação, qual região do Brasil lhe vem à mente? Aposto que é a região semiárida ou o Sertão nordestino. Acertei? Na verdade, a relação direta entre área seca e infertilidade do solo não é à toa.

O conceito de Desertificação, pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), situa a ocorrência deste fenômeno justo nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta...