Foram encontrados 328 registros para a palavra: Em Juazeiro e Petrolina

Morte de cabras e ovelhas intriga criadores em Juazeiro e Petrolina

A morte de cabras e ovelhas está intrigando criadores no sertão de Pernambuco e do norte da Bahia. O Programa Globo Rural destacou em reportagem que " as mortes são diferentes do sofrimento causado pela seca: agora os animais têm alimento e água de sobra". Em Lagoa Grande, mais de 5 mil morreram nos últimos 3 meses. O prejuízo é estimado em R$ 1 milhão. Também foram registradas 500 mortes no município vizinho, Petrolina.

Entre os sintomas estão diarreia, desidratação, anemia e dificuldade de locomoção. Os criadores não entendem o que está acontecendo. O frio atípico das noites neste início de primavera pode estar por trás do surto. A reportagem do Blog Geraldo José em contato com um dos criadores de bode em Juazeiro e Petrolina, lamentou o fato que vem ocorrendo na região...

SEBRAE E SENAR REALIZAM PALESTRAS GRATUITAS DURANTE O XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA QUE ESTÁ ACONTECENDO EM JUAZEIRO E PETROLINA

Até esta quinta-feira, 03/10, produtores rurais, estudantes, técnicos e outros profissionais da área da agricultura poderão participar de um ciclo de palestras que está sendo organizado pelo SEBRAE Juazeiro e pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do Centro de Excelência em Fruticultura.

O espaço denominado de Arena Tecnológica está montado no primeiro andar do Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro e acontece simultaneamente com o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, o maior evento técnico científico dessa área no Brasil, que está sendo realizado pela primeira vez no norte da Bahia...

Pescadores reclamam que temperatura "fria" em Juazeiro e Petrolina atrapalha pesca artesanal, bióloga confirma

A baixa temperatura que vem fazendo no início das manhãs em Petrolina e Juazeiro está influenciando no trabalho dos pescadores artesanais que atuam no rio São Francisco. Com a água mais fria, pescar ficou cada mais difícil. O pescador Tadeu Reis, de 60 anos, começou a navegar no Velho Chico ainda criança, aos 5 anos, quando costumava acompanhar o pai. Com a experiência adquirida ao longo do tempo, ele sabe que a época não está boa para quem vive da pesca artesanal.

“É uma época fria, muita friagem e o peixe não caminha pra se alimentar. Ele sai uma horinha quando o sol está quente pra se alimentar, e nessa hora também o pescador não pega ele porque a água está cristalina”, diz Tadeu. Na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, os barcos enfileirados muito cedo da manhã denunciam mudanças na rotina dos pescadores. Por lá, a esperança de dias melhores garante o trabalho diário nas redes. “Está um pouco difícil pra gente, porque o firo está demais, a ventania. Pra poder a gente manter, está cruel”, lamenta o pescador Werberti Souza...

Elmar Nascimento e Fernando Bezerra devem manter indicados nas superintendências da Codevasf, em Juazeiro e Petrolina

De acordo com publicação do colunista Tales Farias, do Uol, o deputado federal baiano José Nunes teria dito ao colega de parlamento Paulo Magalhães, que na posse do novo presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, que aconteceu na quarta-feira (28) em Brasília, "Havia mais políticos baianos ali do que na escadaria da igreja do Bonfim”, sintetizando o desejo de proximidade de deputados baianos com o novo indicado.

De acordo com a coluna, um dos presentes, o deputado Elmar Nascimento (DEM) relatou o grau de intimidade com o novo presidente da Codevasf: “É meu amigo de muitos anos. Tem o perfil que o governo queria: vindo da iniciativa privada, com experiência em gestão, sempre um dos primeiros da turma. Acho que o Governo acertou na escolha. Fico feliz que seja um baiano", teria festejado...

AUMENTA O NÚMERO DE FARMÁCIAS EM JUAZEIRO E PETROLINA

Uma mudança que chama à atenção na cena comercial de Juazeiro e Petrolina é o aumento do número de farmácias nos últimos anos. Não é preciso andar muito para se deparar com diversas farmácias. Não só tem uma em cada esquina, como há várias no mesmo quarteirão. Além da crescente preocupação da população com a saúde, há fatores econômicos e demográficos que ajudam a explicar o fenômeno.

“Estou com medo de sair de casa e, quando voltar, encontrar uma farmácia no lugar.” Essa 'brincadeira" foi compartilhada diversas vezes, nos últimos meses, nas redes sociais. Não por acaso. As palavras trazem, em sua ironia, uma realidade que vem surpreendendo os juazeirenses e petrolinenses: o rápido crescimento do mercado farmacêutico...

Aldeia do Velho Chico celebra 15 anos com grande programação em Juazeiro e Petrolina

Até o dia 31 diversas atrações se revezarão na Aldeia, que contará com espetáculos musicais no Teatro Dona Amélia com a cantora Mariana Aydar (São Paulo –SP),  que se apresentará no dia 23, às 20h30, e a cantora pernambucana Alessandra Leão, no dia 29/8, às 20h30. Os cantores Larissa Luz (Salvador-BA) e Almério (Caruaru-PE), farão seus shows no Virarte, no último dia do festival.

Com apresentações em Petrolina, em Juazeiro e Lagoa Grande, a programação ainda contará com grandes apresentações de teatro, como “Se eu fosse Iracema”, do 1Comum Coletivo (Rio de Janeiro-RJ), que integra o projeto Palco Giratório. As crianças também terão espaço na grade do Aldeia com espetáculos voltados especialmente para elas, como “Estelita entre fadas e outros bichos”, da Trup Errante (Petrolina-PE). ..

EDUCAÇÃO: EM JUAZEIRO E PETROLINA A FALTA DE BIBLIOTECAS É UM OBSTÁCULO PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS

Em tempos em que a internet está literalmente na palma de nossas mãos, os livros estão cada vez mais de lado, principalmente entre crianças e adolescentes. A Lei de Universalização das Bibliotecas que determina que instituições de ensino tenham bibliotecas e acervo condizente, pode ajudar a reverter este panorama. Em 2020 termina o prazo para que todos os sistemas de ensino se adequem à norma.

A falta de espaços destinados à leitura em escolas brasileiras impede que os jovens desenvolvam gosto pela leitura. Em Juazeiro e Petrolina alunos estudam em escolas sem bibliotecas, equipamento básico para a formação educacional. A redação deste Blog Geraldo José entrou em contato e aguarda respostas da Prefeitura de Juazeiro e Petrolina acerca da falta de bibliotecas nos municípios e se existe um Plano de Gestão prevendo bibliotecas estruturadas nas escolas da rede pública...

Com seis meses de gestão, Bolsonaro deve começar nomear os dirigentes do Incra e Codevasf em Juazeiro e Petrolina

Com seis meses de gestão, Bolsonaro só vai começar a ratear os cargos do segundo escalão nos próximos dias. Estava aguardando a aprovação da reforma da Previdência para testar a lealdade da sua base de sustentação. No Nordeste, os postos mais cobiçados passarão pelo crivo do Centrão, movimento que agrega os partidos conservadores.

O critério que se especula ainda não é compreensível: os apadrinhados passarão pelo crivo das bancadas e não apenas por uma mão protetora. Os deputados de olhos arregalados vão se entender depois de tanto tempo indicando aliados com o aval apenas do presidente?..

Uso irregular de celular preocupa autoridades do trânsito em Juazeiro e Petrolina. Este ano já foram mais de mil multas

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. Dirigir usando o celular é considerada infração gravíssima. O descumprimento da norma representa perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran),afirma que  usar celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes. Digitar mensagem reduz muito o tempo de reação. As multas por usar celular ao volante, no entanto, seguem aumentando. De janeiro a março deste ano, foram 372,3 mil multas em todo o Brasil.

De acordo com a CSTT, existem três desdobramentos para infração com celular. Os dados de janeiro a maio de 2019 resultaram em 143 multas para motoristas que dirigiam segurando o telefone celular. Foram 73 multas ao dirigir o carro utilizando o celular e 72 multas com motoristas manuseando o celular. Já em Petrolina, entre janeiro a junho deste ano, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) emitiu 767 multas para motoristas que utilizaram o celular irregularmente enquanto dirigiam pelas ruas da cidade. ..

Depois do show, o passeio de Ivete Sangalo em Juazeiro e Petrolina

A Juazeirense Ivete Sangalo é verdadeiramente uma artista fora de série. Além do grande potencial musical, foge dos padrões comportameintais de qualquer artista que tenha a sua grandeza e reconhecimento nacional e internacional.Depois de um show espetacular na abertura do São João de Petrolina 2019, Ivete Sangalo matou as saudades de Juazeiro e Petrolina, percorrendo as suas ruas na madrugada e registrando com vídeos esses momentos. Inicialmente, ela esteve na Praça da Catedral em Petrolina e depois circulou pela Praça Aprígio Duarte, a conhecida Praça do Jacaré em Juazeiro. Veja:

Praça da Catedral, em Petrolina:..

MANIFESTAÇÃO GREVISTA EM JUAZEIRO E PETROLINA DESTA SEXTA FEIRA, 14 DE JUNHO REPETE O MESMO CENÁRIO EM TODO PAÍS – UM FRACASSO TOTAL

Como era de se esperar, a greve geral convocada para esta sexta-feira, dia 14 de junho, foi um verdadeiro fiasco. Ao contrário do que esperava os organizadores (militantes da esquerda, simpatizantes do PT e do PC do B), o cidadão e cidadã brasileiro (a)s preferiram ir trabalhar do que servir de “massa de manobra” da esquerda derrotada nas últimas eleições.

Como sempre acontece em manifestações envolvendo essa ala ideológica da esquerda, o que se vê pelo pais a fora, a exemplo das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, dentre outras cidades de outros estados brasileiros são atos de vandalismo e quebra-quebra e violência praticados pelos “doutrinados” que defendem uma bandeira vermelha com símbolos da foice e do martelo, representativos do socialismo -  comunista no mundo...

Greve Geral: Manifestantes radicalizam o protesto e queimam pneus na Ponte Presidente Dutra, engarrafamento é grande em Juazeiro e Petrolina

Os municípios de Juazeiro e Petrolina registraram nesta sexta-feira (14) manifestações contra o projeto de reforma da previdência e cortes do orçamento das universidades federais apresentado pelo governo federal. A Ponte Presidente Dutra foi paralisada, os manifestantes atearam fogo em pneus, aumentando os transtornos na Ponte, entre Juazeiro e Petrolina.

Centrais sindicais, frentes populares, estudantes, professores e integrantes do MST participaram dos protestos. Em Petrolina, o protesto começou às 9h25, na praça do Bambuzinho, que fica na Avenida Souza Filho, no Centro. Os manifestantes estavam com cartazes e faixas contrárias à reforma da previdência e os cortes de verbas na educação. Neste momento é grande o engarrafamento nas ruas e avenidas centrais de Juazeiro e Petrolina...

É junho: Temperatura em Juazeiro e Petrolina atinge 21°, e frio deve continuar

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) prevê a chegada de um tempo frio na região do Vale do São Francisco. A diminuição da média de temperatura em todo o estado, quando se tem uma média climatológica de 23°C no Sertão Pernambucano, 25°C no Sertão do São Francisco, 21°C no Agreste, e 25°C na Zona da Mata e Litoral. De acordo com a agência, a alta temperatura das últimas duas semanas aconteceu porque estava saindo do verão para o outono. "O sol estava passando pelo Equador, a incidência de raios é maior", justifica  o chefe de meteorologia da Apac, Patrice Oliveira.

A tradição do povo nordestino, existem duas estações no ano, a chuvosa e a seca, justamente por haver apenas estes dois tipos de variabilidade de clima no Nordeste brasileiro. Isto é válido, já que não se observam mudanças relevantes de temperatura ou de outras variáveis meteorológicas ao longo do ano. No norte da Bahia e Sertão de Pernambuco a madrugada desta sexta-feira 7, marcou com clima frio o Período de transição entre o verão e o inverno, que se dá dos dias 20 de março a 20 de junho, respectivamente. Muitos juazeirenses e petrolinenses acostumados com a temperatura alta, em torno de 35º, tiraram o casaco da mala...

Lojas fechadas em Juazeiro e Petrolina mostram cenário negativo da economia no Vale do São Francisco

O comércio  varejista voltou a mais fechar do que abrir lojas no primeiro trimestre de 2019.  Entre janeiro e março, vários pontos de venda lacraram as portas no País. O número é emblemático, pois indica grande mudança de rota. E confirma o quadro de estagnação da economia, já apontado por outros indicadores. 

Exemplo da estagnação da economia é sentida, por exemplo na Rua Souza Júnior e Avenida Guararapes na Zona Central, umas das principais do comércio de Petrolina, muitas lojas estão com placa de aluga-se e até de vende-se  e há sequências de lojas fechadas em vários trechos...

Bolsonaro chama manifestantes contra cortes na educação de 'idiotas úteis'; em Juazeiro e Petrolina a Ponte foi interditada

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chamou de “idiotas úteis” e “massa de manobra” manifestantes que organizam uma série de protestos contra os cortes do governo na educação básica e no ensino superior nesta quarta-feira, 15. O presidente classificou os protestos como algo “natural” e disse que “a maioria ali (na manifestação) é militante”. 

“Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais”, disse Bolsonaro ao chegar em Dallas, nos Estados Unidos. Ele foi recebido por apoiadores ao chegar no hotel onde se hospedará na cidade americana...

Protestos em Juazeiro e Petrolina provocam caos no trânsito com interdição da Ponte Presidente Dutra

Juazeiro e Petrolina vivem um dia atípico no tânsito, nesta quarta-feira (15) em virtude das manifestações de trabalhadores e trabalhadoras, alunos, sindicatos e entidades ligadas ao setor de educação, que protestam nas ruas do país em virtude dos cortes de verbas anunciados pelo governo federal.

Como blog GJ Notícias havia publicado pela manhã, a possibilidade de interdição não estava descartada e se confirmou causando muitos transtornos para motoristas que circulam em Juazeiro e Petrolina. Todas as ruas centrais de Juazeiro e a BR 235, se alongando até a saída da cidade, estão totalmente paralisadas ou fluindo vagarosamente, o que provoca um verdadeiro caos na locomoção das pessoas...

Alarmismo exagerado: Órgãos ambientais oficiais desmentem possibilidade de contaminação das águas do Velho Chico, em Juazeiro e Petrolina

Orgãos ambientais oficiais negam possível contaminação do Rio São Francisco na região de Juazeiro e Petrolina

Após publicação no BLOG GERALDO JOSÉ, nos últimos dias, com manifestações de preocupação das comunidades ribeirinhas ao longo do Rio São Francisco, principalmente no sub médio, órgãos ambientais em Brasília, leia-se IGAM, INEMA, IBAMA, IEF e ANA, fizeram chegar à nossa redação documentos que contestam a possibilidade de contágio das águas do Rio São Francisco, nesta região, em virtude do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Em anotação à parte, escreveram: “Bom dia. Meu amigo, existe um alarmismo exagerado. A pluma sequer atingiu o reservatório de Retiro Baixo, e em chegando lá deve permanecer de 40 a 60 dias, o que ocasionará forte decantação. Somente aí seguirá para o reservatório de Três Marias. Nossa expectativa é que a contaminação do São Francisco será baixíssima, se não inexistente”, anotaram.

De acordo com o documento “O Ibama, em conjunto com o ICMBio e os Órgãos Ambientais Estaduais tem trabalhado no diagnóstico dos impactos do desastre ao longo de toda bacia. Para tal, são utilizadas informações da qualidade da água, geradas pelos órgãos oficiais responsáveis, além de coletas de dados in loco para avaliação dos impactos agudos na biodiversidade”, concluindo que “Após avaliação de dados oficiais, conclui-se que é improvável que os rejeitos oriundos da Barragem B1 da Vale tenham atingido o Reservatório de Três Marias e, consequentemente, o Rio São Francisco”...

Com mudança de Ministro esperança é educação "andar", na Univasf já houve demissões de terceirizados em Juazeiro e Petrolina

Professores e líderes estudantis avaliam como “um alívio” a troca do comando do Ministério da Educação. Segundo fontes consultadas pela redação deste Blog já houve até demissões de funcionários de empresas terceirizadas que prestavam serviço na Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, Campus de Juazeiro e Petrolina"

Especialistas em educação apontam que "o Ministério da Educação praticamente parou no primeiro trimestre do ano, sofrendo bastante, pois estados e municípios dependem dos recursos federais para uma complementação de orçamento e para a oferta de um serviço de melhor qualidade nas escolas”...

Chove forte em Juazeiro e Petrolina na tarde desta sexta (5)

Tarde de muita chuva em Juazeiro e Petrolina nesta sexta 5. O setor de Meteorologia da Univasf apontava que as simulações indicavam possibilidade de chuvas a partir de quinta-feira (04/04/19). Na madrugada choveu, mas a chuva mais forte aconteceu depois das 15h30.

A Agencia Pernambucana de Águas e Climas prevê para o Sertão do São Francisco,  o sábado 6, tempo Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada...

Jovens realizam em Juazeiro e Petrolina o ato em busca de emprego

Inspirados na atitude de Maryane Nascimento que conseguiu uma vaga de emprego após expor um cartaz no centro de Juazeiro durante na quarta-feira de cinzas e assim garantiu uma vaga com carteira de trabalho, dezenas de jovens iniciaram nesta segunda-feira (25), um ato semelhante em busca de oportunidade. 

Em Juazeiro a concentração foi na Praça da Catedral e em Petrolina o grupo começou a ação também às 13hs na Praça da Igreja Catedral...