RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Miguel Coelho - Prefeito de Petrolina

"Pensando na saúde da população, decidimos cancelar o Réveillon e o Carnaval"

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciando cancelamento das festas populares em entrevista nesta terça (30)

Outras Notícias

Começa Censo 2010 na Bahia

O governador Jaques Wagner foi a primeira pessoa a ser entrevistada na Bahia pelo Censo 2010 do IBGE. Como é tradição, o presidente e os governadores dos estados são os primeiros cidadãos a participarem da pesquisa, que vai contar quantos são e como vivem os brasileiros.

O trabalho, que começou neste fim de semana, vai visitar todos os 417 municípios baianos. São 14 mil recenseadores nas ruas do estado, três mil só em Salvador. Eles tem até o dia 31 de outubro para realizar entrevistas em 350 casas cada um.

Durante a pesquisa a população vai responder, por exemplo, a perguntas sobre a idade, o nível de escolaridade e as características da casa e do bairro onde moram. O resultado do Censo, realizado a cada dez anos, ajuda a planejar e definir políticas públicas, além de nortear ações de marketing e decisões estratégicas nas empresas e no mercado...

Solenidade marca entrega de novo fardamento da Coopermotoxaxi em Petrolina

Na manhã desta segunda-feira (2) de agosto,  no SEST-SENAT em Petrolina, acontecerá a solenidade para entrega de novos fardamentos da cooperativa de trabalho dos Mototaxistas e Motoboys de Petrolina (  Coopermototaxi).
 
A solenidade contará com a presença de autoridades e associações de mototaxistas do estado de Pernambuco.
 
Após a solenidade a coopermototaxi, promoverá uma "Motocada pelas principais ruas da cidade de Petrolina, em direção ao centro de Conveções  que contará com a presença do Prefeito Julio Lóssio que promoverá a entrega dos alvarás, da legalizaçao do serviço dos profissiionais filiados a Coopermototaxi.
..

Jean Brito

Manifestação do eleitor mistura votos, partidos e coligações em Juazeiro

Uma verdadeira salada de candidatos e de praguinhas no peito de eleitores e simpatizantes nas festas dos colonos em Maniçoba e Mandacarú, mostra que os Juazeirenses continuam com o propósito de não votar em candidatos de fora nesta eleição. Nas duas festas, o que se viu foi uma grande maioria de pessoas usando material de divulgação de candidatos colado ao peito, sem obedecer nenhum critério de coligação, com explícita declaração de votos para deputado estadual de um partido, federal de outro, governadores e presidentes diversos.

Opositores ferrenhos em tempos recentes, os candidatos Joseph e Misael tinham material de divulgação, no caso as praguinhas, coladas lado a lado no peito de muitos eleitores, revelando uma possibilidade de voto que parecia remota até bem pouco tempo...

Reminiscência...

Foto do Vasco da Gama da Liga 1º de Maio no bairro Santo Antonio, início da década de 70. Formação: Manoel Sebinho - Trajano - Nivinho - Patinha - Hélio - Sargento - Conde - Carlos da Santana - Herbet Benevides - Cassio. agachados: Zezinho - Paulinho - Dedezão - Luiz Honorato - Nilton. ..

Colaboração professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

Ambulatório do HDM deve realizar 1,5mil atendimentos mensais

O ambulatório de referencia em saúde materno-infantil do Hospital Dom Malan inaugurado sexta-feira em Petrolina, vai contar com nove especialidades, ginecologia e obstetrícia, pediatria, hematologia pediátrica, cardiologia pediátrica, fisioterapia, psicologia, enfermagem puericultura e enfermagem pré-natal.  Serão dezenove salas disponíveis para a realização de consultas médicas, com a expectativa de mil e quinhentos atendimentos mensais.

O espaço passou por reforma em sua estrutura, bem como a compra de novos equipamentos e mobiliário. O investimento realizado foi de R$ 180 mil. O espaço contará ainda com consultórios, salas para atividades administrativas e exames de ultrassonografia, eletrocardiograma  e citologia, beneficiando cerca de 1,8 milhão de pessoas, moradoras de 55 municípios de Pernambuco e da Bahia que integram a rede interestadual de saúde...

Souto credita à tolerância de Wagner com o crime aumento de homicídios no interior

“A tolerância do atual governo com o crime, além de transformar Salvador numa das capitais mais violentas do Brasil, com índices superiores ao do Rio de Janeiro e São Paulo, acabou com o sonho de morar com tranqüilidade e segurança no interior da Bahia”, comentou o candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, Paulo Souto, sobre o aumento de 18% no número de homicídios, no interior do estado, noticiado pelo jornal A Tarde.

Para Souto, a escalada da violência no interior não é surpresa. “O governo atual tolera, não reage, e a violência hoje está presente em municípios grandes, médios, pequenos e até na zona rural. A criminalidade se espalhou pelo estado e 60% das ocorrências de homicídios já são no interior, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública”, observa Souto.

Para evitar a violência no interior, Paulo Souto lembra que, em seu governo, criou as Companhias Especializadas do Cerrado, da Mata Atlântica, do Semi-Árido, do Paraguaçu, do Sudoeste e da Região Cacaueira. “Essas tropas especiais com contingente de 100 homens cada uma eram devidamente equipadas com armamento e veículos adequados e ganharam grande prestígio junto às comunidades às quais prestavam serviço”. Segundo Souto, o que se sabe é que houve, no atual governo, um desaparelhamento dessas companhias, com diminuição de efetivo e sucateamento de equipamentos e veículos, numa demonstração de total insensibilidade com a falta de segurança em que vive atualmente toda a Bahia...

Medeiros inaugura site "Prá Salvar Juazeiro"

O gabinete do vereador Zé Carlos Medeiros (PV) inaugurou neste domingo 01/08, o site www.prasalvarjuazeiro.com.br. Para o parlamentar municipal trata-se de um instrumento comunitário virtual que servirá como fórum de discussões, críticas, sugestões e  fonte de pesquisa  para os munícipes, órgãos de imprensa e gestores, onde os internautas poderão enxergar  a cidade de Juazeiro como de fato ela está, sem propagandas e sem maquiagens.

Medeiros disse que além das  atribuições de legislar e fiscalizar, o parlamentar deve estar presente no cotidiano dos bairros, interagindo com os líderes comunitários e demais moradores, no sentido de mapear as demandas existentes nas comunidades, para desse modo contribuir para que ganhos significativos sejam extensivos a toda a sociedade...

Dilma diz que PSDB “instila medo” por falta de projetos

No comício realizado ontem (31), na Boca Maldita, em Curitiba, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, voltou a usar o slogan de Lula em 2002: “a esperança venceu o medo”, além de atacar os adversários do PSDB. “Viemos aqui repudiar aqueles que, diante da possibilidade de perder seus privilégios, ameaçam com medo e tentam tranformá-lo não em uma forma baixa de fazer política, mas como uma forma de substituir a ausência de projetos, tentando instilar o medo”, afirmou. Ao lado de Lula, ela disse que “naquela época, a esperança venceu o medo. Vamos vencer o medo com o Bolsa Família, com esse País crescendo para 190 milhões, com luz para todos e com a agricultura familiar forte”. (Terra) ..

Juazeiro: Nova lei do divórcio pode diminuir número de processos

A mudança na lei do divórcio, sancionada recentemente, já tem sido aplicada pelo Poder Judiciário em Juazeiro (BA). A medida possibilitará um procedimento mais rápido aos casais que desejem se divorciar, uma vez que não há mais a exigência do pedido de separação, sendo possível o divórcio de forma direta. 

O juiz da 2° Vara Cível da Comarca de Juazeiro, Cristiano Queiroz Vasconcelos, explica que anteriormente era exigido, para a separação judicial, que a pessoa fosse casada a pelo menos um ano, e em seguida, para o pedido do divórcio o casal deveria estar separado há dois anos. “Estamos aplicando a lei, e aquelas ações que chegaram como separação judicial estou dando procedimento legal e na audiência vou possibilitar a parte autora o pedido de conversão em divórcio”, esclarece.  

Somente este ano, há uma média de 30 ações por mês no fórum da cidade e dentre os casos 90% são consensuais, ou seja, o processo é amigável.   Para o Juiz, a mudança é positiva pois trará uma maior agilidade no trabalho, e consequentemente irá diminuir a quantidade de processos. “Antes tínhamos que ouvir testemunhas, e era tudo muito demorado, hoje vejo só as questões patrimoniais, pensão alimentícia, entre outros. Acredito que o número de processos irá cair e o procedimento será feito com mais agilidade”...

Por Joyce Guirra/Jornal Açao Popular

Horário eleitoral começa dia 17

Quando começar o horário eleitoral gratuito, no dia 17 de agosto, um dos partidos “nanicos” é que vai estrear na telinha. O candidato ao governo do estado pelo PCB, Sandro Santa Bárbara (foto), vai ser o primeiro a exibir seu programa. O sorteio para definir a ordem e as regras das exibições foi realizado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

Depois de Santa Bárbara, que tem apenas 51 segundos de tempo de TV, vai ao ar o programa de um dos “gigantes”: Paulo Souto (DEM) vai ter 3 minutos e 55 segundos. Em seguida, o atual governador, Jaques Wagner (PT), se apresenta com 5 minutos e 19 segundos. Logo após, vêm o Professor Carlos (PSTU), com 51 segundos, e Marcos Mendes (PSOL), com 55 segundos.

Em penúltimo, será o PV de Luiz Bassuma, com 1 minuto e 9 segundos, seguido de Geddel Vieira Lima (PMDB), com um total de 4 minutos e 57 segundos. No dia seguinte, o último passa a ser o primeiro e o rodízio segue durante os 45 dias do horário, que termina em 30 de setembro...

Juazeiro vai ganhar Conselho Comunitário de Segurança

 

A Polícia Militar da Bahia vai se reunir quarta-feira, dia 04, às 19:00 hs, no Palco de Eventos da Avenida “Alfa” bairro Dom José Rodrigues  com todos os moradores, comerciantes e o público em geral que habita nos bairros João Paulo II, Antônio Guilhermino, Parque Residencial, Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, pertencentes aos Setores I e II da área de responsabilidade da 74ª CIPM, para pontuar os procedimentos de formação do Conselho Comunitário de Segurança Juá I e II...

"Não basta ter amizade com o presidente, tem que ter competência..." diz Geddel

O candidato ao governo da Bahia pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, disse em nota à imprensa sábado (31) que estranhou o entusiasmo em torno dos recursos destinados à Bahia pelo Orçamento Geral da União entre os anos 2007 e 2010, que segundo os números da assessoria do candidato Jacques Wagner (PT), teria sido de R$ 15,5 bilhões. Geddel disse que, os R$ 10,9 bilhões repasssados para Pernambuco representam mais, já que o estado tem metadade da população do país.  "Isso demonstra que não basta ter amizade com o presidente da República, o importante é ter competência para apresentar e executar projetos", afirmou o peemedebista. ..

Bruno Lopes com informações do BN

"Reafirmo meu compromisso com os agricultores e colonos de Juazeiro" diz Edson Duarte em visita ao Mandacaru

O deputado federal e candidato ao senado Edson Duarte esteve ontem no Projeto Mandacarú por ocasião da festa dos colonos. Acompanhado de uma comitiva do PV, o candidato ao senado participou das atividades artísticas e culturais realizadas no clube local e abraçou colonos e visitantes presentes no churrasco comemorativo. “Vim trazer meu abraço e reafirmar meu compromisso com os agricultores e colonos de Juazeiro”, disse o deputado.

Cumprindo uma extensa maratona de viagens na busca por uma vaga no senado, Edson Viajou ontem mesmo para o município de Jussara onde participa das festividades de aniversário da cidade...

UM MILHÃO USARÁ LEITOR BIOMÉTRICO EM ELEIÇÕES

Durante as eleições deste ano, 60 municípios de 23 estados brasileiros receberão urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores através da impressão digital. Ao todo, mais de um 1 milhão de pessoas experimentarão o sistema, utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008. Uma das principais vantagens do mecanismo, que só não será adotado nos estados de Mato Grosso, Roraima e Amazonas, além do Distrito Federal, é que uma pessoa fica impossibilitada de votar no lugar de outra. Com a novidade, a liberação da urna para votação, que ficava a cargo do mesário, acontecerá assim que o eleitor inserir suas digitais. Segundo a Agência Brasil, este procedimento deve agilizar a votação, mas o rito será mantido: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. A migração total para este tipo de voto só deve ocorrer em oito anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A adaptação deve custar R$ 450 milhões. ..

BN

Grupo do prefeito Isaac Carvalho manifesta preferência política em eventos populares

O prefeito Isaac Carvalho, PCdoB, parece que resolveu mesmo testar seu prestígio político através dos votos do candidato do seu partido, Daniel Almeida, em Juazeiro. Pelo menos foi o que ficou constatado nos eventos populares realizados nas últimas semanas.

Nas festas da Maniçoba e Mandacaru, o Staff da prefeitura compareceu em massa com praguinhas dos candidatos Daniel Almeida e Pedro Alcântara, ostentadas ao peito e garotas uniformizadas distribuindo material. O candidato João Almeida, integrante da aliança que elegeu Isaac, parece um pouco distante da preferência oficial.  ..

Dilma e Serra não dão muita importância para pesquisa do Ibope

Por enquanto, tanto Dilma Roussef (PT) quanto José Serra (PSDB), estão minimizando o resultado da última pesquisa do Ibope. A petista que lidera as intenções de voto com 39% disse que "Pesquisa é o retrato do momento. E nesse momento somos capazes de mobilizar pessoas e partidos políticos que reconhecem o trabalho que foi feito nesse governo", disse Dilma. Mas, ela ponderou explicando que "Temos que ter cautela em relação a pesquisas. Ainda temos uma longa caminhada até o dia 3 de outubro. Não dá para usar salto alto, em clima de já ganhou".

José Serra por outro lado, prefere não comentar. Ele teve 34% das intenções e afirmou que "Nada agora é decisivo. O importante é o resultado das urnas". Nessa mesma pesquisa, Marina Silva, candidata pelo Partido Verde teve 7% das intenções do voto. ..

Bruno Lopes

EMOÇÃO E ALEGRIA MARCAM A FESTA DO COLONO NO MANDACARU

 

A saudação aos colonos por alunos da Escola Mandacarú no Centro Social, durante a Trigésima Sétima Festa do Colono neste sábado (31), conseguiu emocionar a todos os presentes.

Eles relembraram o início do perímetro irrigado e homenagearam todos os produtores citando nome por nome, dos responsáveis pela implantação do projeto de irrigação...

Conselheiros de Saúde de Petrolina participam de Plenária Estadual

O Conselho de Saúde de Petrolina está em Pesqueira participando da XII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde de Pernambuco, que começou ontem e se encerra hoje (01/08). O evento conta com 400 participantes entre conselheiros municipais, estaduais, distritais e de unidades de saúde além de membros da sociedade civil.  O secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual, Frederico Amâncio, fez a palestra de abertura.

O evento propõem medidas para melhorar os serviços na área, além de traçar estratégias para gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).   Com o tema “Justiça Social e participação da comunidade na organização dos instrumentos de gestão e fortalecimento do controle social”, a plenária discute propostas relacionadas a Justiça Social a Participação da Comunidade, Inclusão digital e combate ao crack e outras drogas.  ..

Por conta da ficha limpa, 13 já desistiram

 

As contestações de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que proíbe candidatos com problemas na Justiça, já fez com que pelo menos 13 pessoas desistissem da disputa eleitoral de outubro. Desses, oito se inscreveram para concorrer a uma vaga nas assembleias legislativas, quatro para a Câmara dos Deputados e um para primeiro suplente de senador. Ao contrário da impugnação, que precisa ser julgada, uma vez que o candidato renuncia ele está fora do pleito.

O levantamento do Congresso em Foco foi feito no Divulga, sistema administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abastecido pelas cortes regionais com informações dos candidatos. Para saber quem renunciou por conta da Lei da Ficha Limpa, o site cruzou a lista publicada com os ações de impugnação feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e a situação de cada um de acordo com o TSE. No entanto, como o andamento de cada processo é de reponsabilidade dos TREs, a situação pode demorar para ser oficialmente modificada...

Congresso em Foco

ESPAÇO DO LEITOR (A): JUAZEIRO TEM MAIS UM CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL.

Prezado Geraldo,
 
Me chamo Luciano Lustosa Maia, sou filho de Lícia Lustosa, sua ex-professora de Geografia, e leitor diário do seu Blog, o qual desde já o parabenizo pela credibilidade, sucesso e espaço democrático que é.
 
Temos um primo/irmão que é candidato a Deputado Estadual na Bahia, sendo que o mesmo é natural de Petrolina, mas morou em Juazeiro e tem uma relação muito próxima com nossa cidade, vindo com muita fequência e estando sempre presente em eventos. Hoje ele mora em Salvador, e há doze anos trabalha diretamente na política, tendo sido assessor de um vereador em Salvador e há dez anos é o assessor chefe do Deputado Federal ACM NETO no escritório na Bahia.     

Nesse contexto, se o amigo puder inserir uma divulgação sobre o referido candidato, no sentido de que mais um filho de Juazeiro é candidato a deputado estadual, agradecemos a ajuda.

Atenciosamente,
 
Luciano Lustosa Maia..

Exposição procura registrar a alma de Juazeiro

Juazeiro tem mesmo alma, onde ela se encontra? Na arquitetura antiga de uma cidade que se originou às margens de um rio ou na imagem de um homem que se sustenta vendendo algodão doce? Essas são algumas das reflexões que o expectador pode fazer ao visitar a exposição “Alma de Juazeiro, um olhar sobre olhares”, em exibição até segunda-feira (02/08) , no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia..

Através de imagens fotográficas, a exposição procura trazer uma nova percepção de lugares como o coreto da Praça da Misericórdia, quase ignorado por todos que ali passam diariamente e, na imagem fotográfica, exibe luminosidade atraindo os olhares para si.

A exposição foi planejada durante as aulas das disciplinas Arte e Comunicação do curso de Comunicação Social-Jornalismo em Multimeios, e Arte e Educação, do curso de Pedagogia, ministradas pelo professor José Renner. Responsável pela curadoria do evento, ele diz que encontrou na fotografia uma inspiração para explorar a técnica de observar e sentir. Os alunos foram para as ruas da cidade de Juazeiro para captar as imagens com uma concepção diferente da observação do cotidiano, procurando demonstrar múltiplos olhares sobre o mesmo foco e fazer com que os espectadores sintam a cidade, olhem o que ela tem de mais belo e simples, interpretando-a de modo diferente. “Quando você interpreta, você cria”, diz Renner.

Além das fotografias, a exposição apresenta uma instalação na qual procura mobilizar os diversos sentidos do expectador, que é estimulado a sair do automatismo da vida cotidiana para apreciar um ambiente calmo, sensível, que permita maior percepção do que está ao seu redor. No espaço, se encontram uma mesa com duas cadeiras que nos remetem ao aconchego da casa da vovó, um porta-retrato digital, onde as fotos vão passando aleatoriamente, um MP5 onde podemos ouvir músicas de Luis Gonzaga e Chico Buarque. Para favorecer esse ambiente lúdico e íntimo, o visitante também pode deixar registrado as impressões em um caderno. “É mais um olhar a se somar, uma convergência de olhares”, diz Renner.

A exposição também é resultado do Projeto Transforma, coordenado por José Renner, e com a colaboração dos estudante de Jornalismo em Multimeios Isabella Mendes e Felipe Pereira.

Por: Lorena Santiago ..

Fonte: Multiciencia Foto: Emerson Rocha

COELBA é obrigada a conceder benefício da sazonalidade aos Packing House

Em decisão proferida nos autos da ação 003203-56.2010.805.0146, o juízo de direito da 1a Vara Cível da Comarca de Juazeiro concedeu liminar em favor da EBRAZ Exportadora LTDA, para que a COELBA não suspendesse o benefício da sazonalidade na questão do consumo de energia elétrica.

A COELBA entende que Packing House estaria fora do benefício. Trata-se de precedente importante para as empresas que atuam no setor de fruticultura. A tese foi defendida pelo advogado, engenheiro agrônono e professor da UNEB e UNIVASF Luiz Antonio Costa de Santana, especialista em direito público. ..

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia