RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 217 registros para a palavra: teatro

Música, teatro e cordel no Farmacodrama

Estudantes do curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizam nesta quinta-feira (24) apresentações de teatro, música e literatura de cordel para promover lições de saúde e qualidade de vida. O Farmacodrama acontece no auditório da biblioteca do campus Petrolina Sede, a partir das 14h, e a entrada é 1 Kg de alimento não perecível. 

O Farmacodrama é uma atividade da disciplina “Morfologia II”, ministrada pelo professor Braz José do Nascimento, onde os estudantes do 2º período de Ciências Farmacêuticas vão compartilhar o que aprenderam na área de anatomia, através das apresentações. Alunos de duas escolas públicas de ensino médio de Petrolina foram convidados para aprender sobre os sistemas reprodutor, nervoso e muscular, de forma leve e divertida. O evento também é aberto para a comunidade e o alimento arrecadado vai ser doado à entidades carentes da região...

Cia de Teatro Amador de Juazeiro apresenta "A Partilha" neste fim de semana

A Partilha é uma montagem teatral baseada na obra do consagrado autor e diretor Miguel Falabella, que nesta versão retrata a história de quatro irmãos Carlos Eduardo (Daniel Sena), Chiva (Élson Campos), Charles (Paulo Dias) e Cláudio (Gilvan Filho). Reunidos para o enterro do pai, se vêem obrigados a discutir a divisão entre eles de um amplo apartamento próximo a orla de Juazeiro e os móveis contidos nele. A partir da discussão em torno da partilha de bens os quatro irmãos passam a confrontar entre si suas opções de vida, já que todos seguiram caminhos bem diferentes. Carlos Eduardo, casado com uma militar, vive uma vida disciplinada na orla de Petrolina, enquanto que Chiva é liberal e esotérico, tem uma visão "alto astral" da vida. Já Charles teve a coragem de abandonar um casamento convencional e seu filho a fim de viver um grande amor em Paris, enquanto que Cláudio se tornou um intelectual  e surpreende os irmãos com suas opções. Juntos, os quatro fazem um balanço do passado e dos bons momentos que tiveram juntos. Um texto que fala sobre os valores da família que aos poucos se perderam em nossa sociedade. 

Elenco: Élson Campos, Paulo Dias, Daniel Senna, Gilvan Filho, Jota Netto (Como a "Bá"). Direção: Nivaldo Junior...

Pedetista quer regulamentar funcionamento de parques de diversões, circos e teatros ambulantes

O deputado Roberto Carlos (PDT) está preocupado com o funcionamento livre de parques de diversões, circos, teatros ambulantes e a existência em toda a Bahia de estruturas, como arquibancadas, conchas acústicas e palanques fixos, utilizadas para entretenimento popular sem que os órgãos públicos estaduais e municipais disponham de uma legislação moderna e que proteja os usuários. Ele tem em mãos vasto material coletado na imprensa brasileira demonstrando que os acidentes com vítimas, muitas vezes fatais, estão se amiudando no país, situação que considera como inadmissível. 

Na busca de mecanismos capazes de proteger o público, sem sacrificar os empresários, notadamente os de pequeno porte, que são a maioria dos envolvidos nessas atividades que "tanta alegria levam para nossa gente", apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa regulando o funcionamento dessas ações. A proposição tem como objetivo impor um rigor maior às normas técnicas de segurança nos parques de diversões, evitando acidentes na Bahia, e torna obrigatória a existência de um laudo técnico para a concessão de licença de funcionamento para instalações dessas estruturas de entretenimento. ..

Construção do Complexo Cultural de Juazeiro: Biblioteca, Cine-Teatro, Arquivo Público, Espaço para Exposição e Produção Artística

Entre os dias 27, 28 e 29 de setembro, estiveram reunidos com o Deputado Federal Acelino Freitas, Popó, e com o assessor especial da Ministra da Cultura,  José Ivo Vannuchi; Márcio Mascarenhas, militante cultural  e assessor de projetos da OCA – Organizações Artísticas e Culturais, e representando a SEIASC – Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultural a senhora Márcia Félix e o senhor Alan Alves.

A reunião tratou da construção de um complexo cultural que envolve a implantação de uma superestrutura contendo a nova biblioteca municipal com capacidade para atender a demanda estudantil, um Cine Teatro para 600 pessoas, além de espaço para acervo público, acervo histórico do município, espaço para exposição e produção artística...

ATORES DE SOBRADINHO AGRADAM PLATÉIA EM FESTIVAL DE TEATRO AMADOR

O público que assistiu a apresentação da peça  "De ovo de cobra só sai sogra", encenada pela Companhia Artes e Risos de Sobradinho, nesta terça (20), no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, demonstrou muita simpatia com o enredo da peça e com a atuação do elenco. A apresentação foi mais um dos momentos de cultura e lazer que vem movimentando as noites no João Gilberto durante o Fórum Intermunicipal de Teatro Amador (FITA) que este ano, ocorre na cidade Juazeiro.

A irreverência da peça apresentada pelo o grupo de Sobradinho, que tem a direção de Antonio Ivo e figurino de Maria Rira, provocou muitos risos e aplausos da platéia que se divertia com a peleja entre anjo “Taffarel” e do “Capeta” que faziam planos mirabolantes para conquistar a alma do lunático Renato, um desempregado atordoado com dramas familiares provocados por sua mulher e sua sogra...

Fórum de Teatro Amador reúne artistas de diversos municípios baianos em Juazeiro

Juazeiro está sediando a VIII edição do Fórum Intermunicipal de Teatro Amador da Bahia – FITA ano 8. O evento, realizado pela Rede do Movimento de Teatro Amador da Bahia- RMTA, Ponto de Cultura Um Ponto na Rede e Associação Cultural Zimbabwe teve início no ultimo dia 16 e vai até o próximo sábado (24). Com uma programação diversificada que reúne apresentações artísticas de teatro e dança, palestras e debates, oficinas, mostra de livro e exposição de fotos, o Fórum acontece no Centro de Cultura João Gilberto e no Teatro de Juremal. Mais de 400 artistas de 25 grupos de teatro vindos de diversos municípios baianos estão participando do evento. 

De acordo com o Coordenador geral do FITA, Alex Silva, o evento tem como proposta promover um intercâmbio de experiências entre os participantes, criando assim um espaço de descobertas, trocas e diálogos. “O ponto mais propositivo do FITA é a criação de uma agenda pós realização do Fórum, que surge a partir do interesse de espectadores nos espetáculos apresentados e principalmente o fortalecimento entre os grupos que integram a rede”, explica o coordenador. Para Elson Campos, produtor local do FITA, o evento é uma oportunidade impar, “os municípios que compõem o Território de Identidade Cultural Sertão do São Francisco são carentes de capacitações voltadas para o teatro”, avalia o produtor. ..

Teatro de fantoches homenageia o ECA no HDM

Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o serviço social e a terapia ocupacional do HDM realizaram quinta-feira, apresentações de teatro de fantoches abordando temas ligados à violência física, psicológica, sexual e a negligência contra a criança e o adolescente.

A peça teatral foi dividida em quatro cenas que mostraram de forma lúdica  situações do cotidiano de violência contra a criança e adolescente. “É muito importante que a temática da violência seja abordada em espaços diversos, inclusive dentro do hospital onde os profissionais de saúde precisam identificar situações de violência e notificar”, explicou a coordenadora de Serviço Social do Hospital Dom Malan, Carla Theóphilo.

A apresentação aconteceu na brinquedoteca do Hospital e foi apreciada por crianças internadas na pediatria e seus acompanhantes. “Achei importante o que foi mostrado com os bonecos, porque abriu nossa mente para muita coisa. A partir de agora, vou ficar mais atenta a tudo que acontece em minha casa e com meus filhos”, avaliou a dona de casa Maria Joelma da Silva moradora de Juazeiro que acompanhava o filho de seis anos. ..

TEATRO DO SESC RECEBE O ESPETÁCULO SENSAÇÕES BRANCAS

“Sensações Brancas” é o segundo espetáculo da 3/4 Cia de Dança, que atua na cidade de Petrolina. Formada por bailarinos/atores a Cia estabelece uma cumplicidade com os diversos segmentos artísticos propondo uma comunicação direta de seus espetáculos.

A movimentação particular é criada a partir de estímulos voltados as implicações humanas e seus sentimentos. O espetáculo “Sensações Brancas” é um trabalho em que o tema central é a saudade e através da dança propõe ao público sensações de diversas vertentes referente a saudade, e como essas intervém na vida de cada um, demonstrando a peculiaridade do indivíduo diante a sua relação com o tema. O espetáculo tem duração de 30 minutos e ocorrerá dias 18 e 19 deste mês na sala de dança do Sesc-Petrolina. ..

Dilma surpreende e vai ao teatro com Wagner e Fátima Mendonça

A presidenta Dilma Rousseff surpreendeu neste sábado, ao aparecer no meio da plateia de um espetáculo de teatro em Brasília. De forma muito discreta, com poucos seguranças e sem o carro oficial da presidência, Dilma esteve na noite de sábado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para assistir ao monólogo “A Lua Vem da Ásia” estrelado pelo ator Chico Diaz e baseado em um livro do escritor mineiro Walter Campos de Carvalho. “Vocês deveriam ver essa peça”, recomendou Dilma a frequentadores do CCBB e à reportagem do Estado ao deixar o local.

Apesar de a segurança ter impedido que as pessoas e a reportagem se aproximassem de Dilma na saída do espetáculo, a presidente demonstrou descontração. Elogiada por um rapaz que disse que ela estava “linda”, a presidente respondeu: “Achou?!” Quando a reportagem perguntou sobre as conclusões do relatório da Polícia Federal a respeito do esquema do mensalão, ela voltou a elogiar a peça de teatro. A notícia sobre o relatório da PF é a reportagem de capa da edição deste fim de semana da revista Época. Dilma esteve no CCBB junto com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, que é amiga do ator Chico Diaz. Após o espetáculo, Dilma foi ao camarim cumprimentar Diaz. Eles brindaram com champanhe. “Ela (Dilma) é fã do Campos de Carvalho”, comentou o ator após a peça. “Só o fato dela vir aqui ao teatro é muito bacana”, afirmou Diaz. (Estadão)..

Estudante baiano passa em teste da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil

O baiano Rodrigo Pereira, estudante do Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, no bairro Castelo Branco, em Salvador, foi escolhido como o mais novo aluno da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, sediada na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Para viajar nesta segunda-feira (7), Rodrigo, de 18 anos, contou com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O jovem dançarino ainda custa a acreditar que falta tão pouco para realizar este sonho. “Eu nem sei explicar o que sinto, é muita felicidade”, diz Rodrigo. A formação em dança contemporânea, no Bolshoi, deverá durar três anos. Nesse período, ele também terá aulas de balé clássico. 

Rodrigo fez o primeiro teste para o Bolshoi aos 14 anos, não foi aprovado, mas nunca desistiu. Em outubro de 2010, depois de um novo teste, veio a aprovação. “Sempre amei dançar. A dança é a minha profissão, quero viver dela”. Ele conta que aos 11 anos pediu à sua mãe para matriculá-lo numa escola de dança e ela o levou à Fundação Cultural do Estado da Bahia. O estudante é destaque da Companhia Balé Jovem de Salvador.  ..

CIA DE TEATRO PRIMEIRO ATO ENCENA “FULANINHA DONA COISA” EM JACOBINA ESTE FINAL DE SEMANA

 

A Companhia de Teatro Primeiro sob a direção de Devilles e baseada na obra de Noemi Marinho apresenta hoje e amanhã (29 e 30) no Centro Cultural de Jacobina e nos dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de fevereiro no centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, o espetáculo: “Fulaninha e Dona Coisa”. A direção musical e execução da sonoplastia ficarão a cargo de Marcos Velasch. O elenco reúne os artistas Devilles, Nilton Miranda e Ricardo Andrade.

Horário: 20 horas ..

Janeiro Tem Mais Arte destaca dança e teatro

O Festival Janeiro Tem Mais Arte, que vem movimentando o Sesc Petrolina desde o último dia 17 e vai até o dia 30 com muita música, teatro, dança, artes plásticas e oficinas artísticas, programou para esta terça, quarta e quinta-feira (25 a 27), três dos mais aplaudidos espetáculos da última temporada, e o que é melhor, gratuitamente.

Na terça-feira a partir das 20h, os aficionados aos passos e às coreografias tem um encontro marcado com o premiado espetáculo de dança contemporânea, De Dentro. Montado pela Qualquer Um dos 2 Companhia de Dança, que conquistou  os prêmiosMelhor Bailarino, para André Vitor Brandão e o Prêmio Especial do Júri pela qualidade do trabalho em grupono 16º Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife/PE, De Dentro revela o homem, de dentro pra fora e de fora pra dentro.“Partindo da idéia de que é de dentro que tudo se inicia, que tudo se transforma, que o homem é modificado de dentro pra fora, sem descartar o inverso”, conforme assinala,  o diretor do espetáculo  e coordenador do Janeiro Tem Mais Arte, Jailson Lima...

Abertas inscrições para Festival de Teatro em Arcoverde

As inscrições para a segunda edição do Festival de Teatro Cena Aberta (II FCA) estão abertas até o dia 18 de fevereiro de 2011. Realizado pela Associação Cultural Tropa do Balaco Baco, o evento será realizado de 12 a 21 de maio no município de Arcoverde. A programação do II FCA contemplará mostra de teatro, dança, bonecos e tradições populares nas ruas da cidade, além de atividades interativas na sede da Balaco Baco.

Haverá também mesa redonda para debater sobre o Sistema Nacional de Cultura. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente ou através do serviço de correio. O endereço é Rua Neto Cavalcanti, 320 – Centro. CEP: 56.506-660. Arcoverde-PE. Acesse: http://tropadobalacobaco.blogspot.com/ ..

Companhias de Teatro e Dança de Petrolina são convidadas para Projeto Vias da Arte do SESC em Triunfo (PE)

O espetáculo de dança Frever, da Cia Balançarte, dirigido por Marcos Aurélio Soares e a peça infantil O Mágico de Oz, encenada pela Cia Biruta, desde o ano de 2010, estão incluídos no projeto Vias da Arte, do Sesc Triunfo e se apresentarão nesta sexta-feira (07) e sábado (08). A primeira apresentação acontecerá às 19h e a segunda, às 20h, no Cine Theatro Guarany, em Triunfo (PE), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur), de Petrolina. 

De acordo com a diretora de Cultura da Secretaria, Roberta Duarte, essa iniciativa tem como objetivo “promover o segmento de artes cênicas de Petrolina e, dessa maneira, contribuir para a difusão da cultura local em outras cidades”.  ..

Teatro e alegria animam o interior de Sr. do Bonfim

As localidades de Quicé, Igara, Missão do Shay e Carrapichel estão recebendo o programa "Vozes e alegria para Nossa gente". O grupo teatral Arte e Fé levará espetáculos infantis a estas quatro comunidades interioranas e por último se apresentará no centro de Sr. do Bonfim, no Calçadão. Em todas as exibições o grupo teatral encenará a peça Natal na Floresta. O prefeito Paulo Machado expôs que essa programação é destinada a proporcionar alegria aos povoados do mesmo jeito que é feito na sede, levando a mensagem natalina a esses lugares. Ele enfatizou que o programa é alegre, educativo e vale como mensagem de Natal, fim de ano e Ano Novo. Hoje a tarde, o evento aconteceu em Quicé e Itaigara. Confira o restante da programação:

29/12 – Missão às 13h 
29/12 – Tijuaçu às 15h30..

Facilitadores do “Mais Educação” participam de oficina de teatro e dança

A Secretaria de Educação de Juazeiro realizou no último sábado (20) a primeira das cinco oficinas para facilitadores do programa “Mais educação”, realizada através de uma parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer (Secetla) que cedeu os profissionais para condução da capacitação realizada durante toda manhã no Centro de Cultura João Gilberto.
 
Foram convidados para as oficinas, os 35 monitores do projeto, envolvidos com a temática abordada. A iniciativa da Seduc tem como objetivo assegurar o funcionamento do projeto, para que este atinja de forma eficaz, os mais de 5 mil alunos beneficiados diretamente, em trinta escolas da rede. “Esse tipo de capacitação é uma forma de fazer uma ponte entre todas as secretarias do governo e é uma maneira de saber melhor como trabalhar as limitações das crianças atendidas pelo programa”, afirmou Cibele César, técnica da Seduc. O programa é uma iniciativa do governo federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes, e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas.
 
“Através dessas oficinas trabalhamos também o comportamento das crianças na sala de aula, incentivando o aprendizado. Entendemos que cativando o aluno se controla a alma”, destacou a professora Djima. As mesmas oficinas acontecerão nos dias 27 deste mês, 04, 11, e 18 de dezembro, no auditório da secretaria. ..

Chapéu, Teatro e Cinema – Arte para toda parte

O Programa Chapéu de Palha Educação Levará ao Teatro e ao Cinema em torno de 5.000 trabalhadores rurais da Fruticultura Irrigada. O Objetivo do Projeto “Chapéu de Palha no Teatro e no Cinema” é proporcionar o acesso à cultura através de obras importantes do escritor Ariano Suassuna “O Santo e a Porca” no Teatro e “O Auto da Compadecida” no “Escurinho do Cinema”.

Parcela significativa de brasileiros nunca foi ao teatro e ao cinema. Tal realidade motivou o Governo do Estado de Pernambuco a incluir os trabalhadores rurais no contexto da arte-cultura. Com a apropriação dessas obras, os alunos levarão para suas salas de aula, os Círculos de Educação e Cultura, elementos para debater a cidadania, uma vez que os temas das obras de Ariano Suassuna suscitam a formulação de conceitos inerentes à cidadania. “A Cultura é um direito”, destaca a Professora Anete Ferraz, gestora da GRE, que acredita que o Chapéu de Palha Educação vem transformando nossa região numa potência social e humana.

“O santo e a Porca” será encenada no Teatro do SECS, nos dias 13, 18, 19 e 20/06, pelo TPA (Teatro Popular de Arte), cujo trabalho já é reconhecido em todo o país. “O Escurinho do Cinema” acontecerá em Lagoa Grande e nas comunidades rurais, com exibições em telões, nos dias 14, 16, 18 e 20/06. ..