RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 217 registros para a palavra: teatro

Sesc Petrolina encerra programação de setembro com música e cinema

A programação cultural do Sesc Petrolina do mês de setembro será encerrada com cinema e música. Nesta quarta-feira (29), às 19h, será exibido gratuitamente no Teatro Dona Amélia o premiado filme “Pacarrete”. Na quinta-feira (30), às 20h, o público poderá conferir uma apresentação presencial do projeto “Canção de Quinta”.

Estrelado por Marcélia Cartaxo, Pacarrete conta a história da cearense nascida e criada na cidade de Russas, que alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha, mas em sua conservadora cidade as mulheres nasceram para casar e ter filhos. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal. Lá, ela pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte...

Atuação e crítica teatral são temas de formações gratuitas em Petrolina-PE e online

O fazer teatral e a memória são temas da primeira edição do encontro 'Cena, Café e Conversa', que será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, em Petrolina-PE.

Voltado para o diálogo e produção de conteúdo sobre as práticas cênicas no Sertão do São Francisco, o projeto oferece quatro atividades formativas, sendo duas oficinas e duas palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em formulário online, disponível no link (https://linktr.ee/cenacafeconversa)...

Acordo garante reforma de Lar São Vicente de Paulo e Teatro de Juremal em Juazeiro

O abrigo de idosos Lar São Vicente de Paulo e o Teatro de Juremal, localizados em Juazeiro, passarão por reformas, conforme compromissos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado dia, 3, entre o Ministério Público estadual e a gerente comercial Ramilda Tramara Medeiros Rocha. 

O acordo foi proposto pelo promotor de Justiça Alexandre Lamas após Ramilda Rocha demolir imóvel integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do município. ..

Espetáculo ‘Cavalo’ estreia temporada no Teatro Dona Amélia (SESC)

A Qualquer um dos 2 Companhia de Dança estreia nesta quarta-feira (4), às 20h, no Teatro Dona Amélia (SESC), em Petrolina – PE, a temporada do espetáculo ‘Cavalo’. Com apresentações gratuitas e agendadas também na quinta-feira (5) e sexta (6), além dos dias 12, 13 e 14 deste mês, o espetáculo discute as construções de masculinidade na dança contemporânea com ênfase para as produções realizadas no sertão pernambucano.

De acordo com o diretor da Qualquer um dos 2, André Vitor Brandão, o trabalho é fruto da pesquisa ‘O homem que dança’, realizada pela companhia desde 2018. “Cavalo é um estado transitório. Lugar de tensão e estranhamento. Um espaço de colisão, onde os corpos masculinos se revelam contraditórios”, ressaltou. O projeto tem o apoio cultural do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA) e a classificação indicativa de 18 anos...

Cia Biruta de Teatro será uma das atrações do projeto ‘Cena agora’ do Itaú Cultural

A encruzilhada é o espaço/tempo de toda possibilidade, onde as referências se encontram, se atravessam, se misturam, se espalham. Potência ancestral do cosmoencantamento, tece a ligação entre as existências: que foram, que são e que serão.

É na encruzilhada que deitamos nossa esteira e sentamos o chão do nosso pertencimento, e partilhamos as nossas experiências, brindamos os nossos saberes, louvamos os nossos sentidos, renovamos o nosso axé...

Leitura dramatizada une Teatro e Literatura em transmissão ao vivo nesta sexta (30)

As histórias de Maria Medeia, personagem criada por Fernanda Babel e Thom Galliano para o texto 'Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia', irão ganhar nova forma em uma Leitura Dramatizada, que será realizada hoje (30).

As atrizes Fernanda Babel, Taís Veras, Andrezza Santos e Zuleika Bezerra são as responsáveis por dar vida à protagonista, uma cozinheira que retorna a sua cidade natal e tece os relatos de infância e juventude, bem como do exílio vivido por anos. A apresentação será transmitida ao vivo, às 20h, no canal do Youtube do Portal Culturama (https://abre.ai/youtubeculturama), e o acesso é gratuito...

Dança, teatro para crianças e show musical são atrações da Mostra OCUPE até sábado (27)

Contando com uma programação diversificada de linguagens artísticas e participações de várias partes do país, a Mostra de artes OCUPE Céu Aberto 2021 continua sua programação até sábado (27).

Uma produção da Confraria 27 em Petrolina-PE, o projeto está sendo realizado em plataformas digitais com apresentações e atividades formativas. O público pode acompanhar gratuitamente a programação no canal do YouTube...

Teatro paraibano é tema de live promovida pela UNEB em Senhor do Bonfim 

Apaixonado pelas pesquisas que realiza acerca do teatro, Romualdo Palhano, é o convidado da terceira edição do projeto "Nordestinos Teatros – prosas e trocas", que este mês aborda o Teatro na Paraíba no final século XIX e início do século XX. A conversa acontece nesta sexta (26), às 17h, com transmissão através do canal GruPANO no YouTube. 

Autor de diversas obras que contam a história do Teatro na Paraíba, Romualdo Palhano, atualmente professor na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), também realiza levantamento histórico do teatro no estado do Amapá, que até então não havia sido feito. ..

Websérie produzida pela Cia Biruta de Teatro será lançada neste domingo (21) 

A Cia Biruta de Teatro vai liberar, neste domingo (21), às 16h, em seu canal no Youtube, o primeiro episódio da websérie "Contando o Rio Opará - histórias para navegar".

Produzida pela Biruta para o público infantil, a série vai levar para as telas, sempre aos domingos e quintas-feiras, algumas das histórias que permeiam o imaginário de comunidades ribeirinhas do Sertão do São Francisco. ..

Lendas do Sertão do São Francisco serão tema de websérie produzida pela Cia Biruta de Teatro

Histórias que permeiam o imaginário de comunidades ribeirinhas do Sertão do Francisco são o mote da websérie “Contando o Rio Opará - Histórias para navegar”, que está sendo produzida pela Cia Biruta de Teatro para o público infantil.

O projeto, aprovado pelo Edital de Criação, Fruição e Difusão (LAB PE), da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, está em fase de pós-produção e tem lançamento previsto para a segunda quinzena de fevereiro, no canal da Biruta no Youtube. ..

Projeto Nordestinos Teatros da UNEB realiza live nesta sexta (29) 

O projeto de extensão "Nordestinos Teatros – prosas e trocas" da licenciatura em Teatro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, vinculado também ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro (GruPANO), realiza a segunda live do Projeto nesta sexta-feira (29), às 17h. Com transmissão através do canal GruPANO no YouTube.  

A história do Teatro em Sergipe é tema dessa conversa que conta com a participação do professor, ator e integrante do Grupo Imbuaça, Lindolfo Amaral...

Núcleo Biruta de Teatro é uma das atrações da 27ª edição do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 

No dia 22 de janeiro, o Núcleo Biruta de Teatro será uma das atrações da 27ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco (JGE). O grupo de Petrolina (PE) vai apresentar o espetáculo Processo Medusa, às 16h, no canal do Festival no Youtube.

Fruto de uma construção coletiva, o espetáculo de 2016 é chamado de processo por ter um caráter de pesquisa. A peça, construída coletivamente a partir das vivências, estudos e discussões das jovens atrizes do Núcleo, traz uma revisão do mito da Medusa para abordar a luta feminista e o enfrentamento à cultura do estupro, através de discussões sobre corpo mulher e democracia...

UNEB em Senhor do Bonfim inicia série de lives sobre a história do Teatro no Nordeste 

O projeto de extensão "Nordestinos Teatros – prosas e trocas", vinculado ao curso de licenciatura em Teatro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, e ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro (GruPANO), realiza a primeira live nesta terça-feira (22), às 17h. Com transmissão através do canal GruPANO no YouTube.

A live de abertura visa afirmar o lugar da pesquisa no Semiárido baiano e, para isso, conta com a participação do professor da licenciatura em Teatro do Campus VII da UNEB e membro do GruPANO, Reginaldo Carvalho...

'Em Uma Só Voz' de Mirielle Cajuhy será apresentado no Teatro Dona Amélia

Samba, bossa nova, baião e muita brasilidade. Essa mistura boa dá o tom do show 'Em Uma Só Voz' que a compositora e cantora Mirielle Cajuhy realiza na próxima terça-feira (24), às 20h, no Teatro Dona Amélia. A apresentação integra a programação da 12ª Mostra de Música Leão do Norte, considerada a maior ação de música regional do Sesc Pernambuco, este ano sediada em Petrolina.

A bonfinense radicada no Vale do São Francisco leva ao público um repertório com composições autorais, parte delas do EP homônimo lançado em 2019 e disponível nas plataformas digitais de áudio. "Esse show é muito especial, traz canções de várias épocas da minha vida, além de ser uma grande homenagem à música popular brasileira", conta a artista...

Teatro de Sombras criado por grupo de Sobradinho é classificado entre os melhores do país

O grupo de Teatro Gestos e Ações de Sobradinho vem há mais de 20 anos promovendo na cidade, diversas atividades culturais a exemplo de espetáculos de teatro, teatro de bonecos, recitais de poesias e de literatura de cordel. Porém nos últimos meses, o grupo resolveu inovar em uma linguagem diferente na arte do entretenimento por meio do teatro de sombras, onde a projeção de imagens e objetos sobrepostos à luz, cria além de sombras, histórias e narrativas muito interessantes.

A iniciativa deu tão certo que até surpreendeu os integrantes do grupo quando eles receberem a notícia de que essa iniciativa, ora inscrita no Edital Prêmio Funarte RespirArte, Categoria Teatro, ficou entre as 270 propostas com a mais alta pontuação no país. ..

Univasf abre inscrições para curso online Panorama do Teatro Ocidental

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está promovendo uma oportunidade para os amantes de teatro e interessados em obter conhecimentos sobre esta arte. O projeto de extensão Narrativas e Visualidades, vinculado ao Colegiado de Artes Visuais, através da revista Dramaturgia em Foco, vai ofertar o curso online Panorama do Teatro Ocidental, a ser realizado entre os dias 18 de novembro e 16 de dezembro.

O objetivo do curso é oferecer uma apresentação de momentos-chave da história do teatro, contextualizando época, temas e principais formatos de cada um desses momentos. As inscrições são gratuitas e estão abertas...

Teatro do Oprimido é tema de live promovida pela UNEB em Senhor do Bonfim

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB em parceria com o Colégio Modelo em Juazeiro realiza a última live do projeto Teatros Possíveis com o tema "Teatro do Oprimido- o teatro como prática sócio-política". A live acontece neste sábado (07), às 14h, com transmissão pelo perfil do Instagram @modelojuaacontece.  

A discussão aborda o Teatro do Oprimido como possibilidade de expressão e resistência em tempos de pandemia; como componente curricular na Educação superior; e enquanto ferramenta de luta para promover micro e macro transformações.  ..

UNEB em Senhor do Bonfim discute a importância da voz na rádio e no teatro

"O radioteatro: a performance da voz no teatro e suas reverberações na história" é tema da live Teatros Possíveis idealizada pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB em parceria com o Colégio Modelo em Juazeiro. A live acontece neste sábado (10), às 14h, com transmissão pelo perfil do Instagram @modelojuaacontece.  

O bate papo irá abordar sobre o perfil dos profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho e entender como até hoje, o uso teatralizado da voz permanece rico para aplicação no universo da rádio, seja nas emissoras convencionais, seja nos formatos contemporâneos de rádio web, podcast, etc.   ..

UNEB em parceria com Colégio Modelo em Juazeiro discute sobre Teatro e Circo na crise contemporânea

O Colegiado de Teatro do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB em parceria com o Colégio Modelo em Juazeiro realiza o programa Teatros Possíveis com o tema "O Teatro e o Circo- que cortinas se abrem em uma crise?" realizado neste sábado (29), às 14h. Com transmissão pelo perfil do Instagram @modelojuaacontece.   

A live visa refletir sobre a produção na área de Teatro e Circo diante da crise contemporânea e quais relações podem ser construídas entre a formação técnica na educação básica e o ensino superior. Além de discutir sobre o teatro como formação profissional e para transformação da sociedade a partir de análises que cruzam a produção histórico-cultural com as questões atuais.  ..

Polo UAB Juazeiro em parceria com a UFBA abre inscrições para cursos de graduação em Matemática, Teatro e Biblioteconomia

O Polo de Juazeiro da Universidade Aberta do Brasil – UAB em parceria com a Universidade Federal da Bahia – UFBA abre inscrições nesta terça-feira (11) para os cursos de graduação de Licenciatura de Matemática, de Teatro e Biblioteconomia. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 31 de agosto, no valor de R$ 85,00, pelo link https://ingresso.ufba.br/ead

As aulas dos cursos de graduação a distância serão oferecidas a partir de outubro deste ano, com a realização de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas no Polo UAB Juazeiro, localizado na Escola de Formação de Educadores – EFEJ, no bairro São Geraldo...