O 7º Festival de Teatro da Caatinga será realizado de primeiro e cinco de maio no território de Irecê, sertão baiano, com uma programação com mais de 20 atividades entre mostra de espetáculos, cortejo, oficinas, performances, seminário e palestras. Todos os eventos serão gratuitos e desenvolvidos em praças, teatros, cineteatros e auditórios na sede do município, mas também em comunidades quilombolas e povoados. Na mostra oficial haverá grupos de teatro de Salvador e das cidades de São Gabriel, João Dourado, Utinga e Ibotirama.
O Festival, criado em 2012 pelo diretor e dramaturgo baiano Paulo Atto, seu curador e diretor artístico, consolida a proposta de uma mostra teatral realizada em pleno semiárido baiano, que valoriza o teatro e as artes cênicas da Bahia em sua diversidade de propostas e linguagens, promovendo também o intercâmbio com artistas de outras cidades, estados e países. Já participaram do festival artistas da Colômbia, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Chile, Rússia e EUA. O Festival faz parte da Rede Cena Iberoamericana (REI) que reúne grupos, teatros e festivais do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Espanha e Portugal.
Claudia di Moura será anfitriã - Nesta edição o Festival de Teatro da Caatinga conta uma convidada muito especial. A atriz Claudia di Moura será a anfitriã da festa teatral no sertão baiano. A atriz embarca para Salvador na próxima terça-feira, 30.04, e vai direto para o Centro Norte do estado ao encontro do Festival. Sua participação está cercada de muita expectativa pois seu encontro com o público se dará na abertura do evento.
A atriz afro-indígena Claudia Di Moura é um fenômeno. Tem em seu currículo grandes personagens que marcaram a teledramaturgia brasileira, como Zefa, na novela "Segundo Sol" (2018), da TV Globo, onde foi indicada ao "Prêmio Melhores do Ano", ou Martha Gusmão, em "Cara e Coragem" (2022), trama também da TV Globo. E não só, a atriz afro-indígena também brilhou na quarta temporada da série "Sob Pressão", disponível na Globoplay, serviço de streaming da emissora.
Em 2024 a atriz voltou ao centro dos holofotes dando vida a Gá, líder da Tribo Kaingang, na nova série infantojuvenil da Netflix, "Luz", que tem como enredo uma trama familiar relacionada aos povos originários. Baiana, de Salvador, prestes a completar 40 anos de carreira, a artista busca levar para o mercado audiovisual e para o teatro as múltiplas lutas pelos direitos das mulheres, do povo negro e dos povos originários.
O 7º Festival de Teatro da Caatinga foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço:
7º Festival de Teatro da Caatinga
Período: 01 a 05 de maio de 2024
Local: praças, teatros, povoado e comunidade quilombola de Irecê
Atividade gratuitas
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.