Foram encontrados 5 registros para a palavra: sobrepeso

Obesidade entre jovens de 18 a 24 anos subiu 90% em um ano

Em 2022, 9% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos tinham índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30, o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual saltou para 17,1% – um aumento de 90%.

Os dados fazem parte do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies...

Profissionais da saúde que trabalham à noite têm risco aumentado para sobrepeso e obesidade

O trabalho noturno ou em escala rotativa (12×36) traz repercussões negativas à vida dos profissionais da área da saúde, sobretudo aos enfermeiros que formam a maior parte dessa categoria.

Uma pesquisa da USP mostra que jornadas de trabalho irregulares e prolongadas são fatores de risco para aumento da obesidade e do sobrepeso. O estudo também apontou os elementos envolvidos nessa condição: a privação do sono, o sedentarismo e a má alimentação...

Univasf seleciona voluntários para participar de projeto de pesquisa Intervenção Multidisciplinar para Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade (IMASO)

Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para diversas doenças e podem comprometer a qualidade de vida. Em virtude disso, o projeto de pesquisa Intervenção Multidisciplinar para Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade (IMASO), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está selecionando 100 voluntários para participar de estudo.

O projeto irá verificar os efeitos de uma intervenção multidisciplinar sobre a saúde física e mental de adolescentes, entre 13 e 17 anos, que tenham sobrepeso ou obesidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro...

Mais da metade dos brasileiros estava com sobrepeso em 2021

Quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021. O índice representou uma oscilação negativa pequena em relação ao ano anterior, quando ficou em 57,5%. Antes da pandemia, em 2019, a taxa era menor, de 55,4%.

A condição era maior entre homens (59,9%) do que entre mulheres (55%). Já na distribuição por faixas etárias, o problema era mais incidente nas faixas de 45 a 54 (64,4%), 55 a 64 (64%) e 35 a 44 (62,4%)...

Endocrinologista afirma sedentarismo e péssima alimentação aumentam índice de obesidade

A Obesidade é uma doença dispendiosa, de alto risco, crônica e reincidente, a obesidade afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive crianças. Para falar sobre o assunto a RedeGN entrevistou o endocrinologista Enzo Oliveira, que explicou o motivo de tantos obesos no Brasil, e orientou o que deve ser feito ao perceber que está acima do peso.

De acordo com o especialista a obesidade e o sobrepeso afetam 27, e 33% dos brasileiros, respectivamente. “São números preocupantes e alguns fatores explicam essas taxas. O sedentarismo, isto é, a falta de atividade física. A piora na qualidade da alimentação, com aumento do consumo de gorduras, frituras, alimentos industrializados, e menor ingestão de fibras, vegetais e alimentos orgânicos. O próprio estilo de vida moderno, com muitas pressões, ansiedade, levando as pessoas a comerem rapidamente, mastigando pouco os alimentos, e aumentando a chance de compulsão alimentar”, declarou. ..