Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para diversas doenças e podem comprometer a qualidade de vida. Em virtude disso, o projeto de pesquisa Intervenção Multidisciplinar para Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade (IMASO), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está selecionando 100 voluntários para participar de estudo.
O projeto irá verificar os efeitos de uma intervenção multidisciplinar sobre a saúde física e mental de adolescentes, entre 13 e 17 anos, que tenham sobrepeso ou obesidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro.
Para se voluntariar, os adolescentes devem comparecer no Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), das 15h às 19h, para passar por uma triagem que irá identificar se o candidato é elegível para o estudo. Na triagem será feita a medida do peso, estatura e maturação. Após a triagem, os responsáveis pelos aprovados serão convocados para uma reunião, que ainda será agendada.
O Projeto IMASO, coordenado pela professora Yara Fidelix, do Cefis, irá proporcionar orientação nutricional e atendimento psicológico uma vez por semana, e práticas de exercícios físicos três vezes por semana, durante seis meses. Os exercícios serão do tipo funcional, realizados em circuitos, com duração de aproximadamente 45 minutos. Durante o processo, os adolescentes responderão alguns questionários para obtenção dos resultados, que serão publicados em revistas e eventos posteriormente. Todos os atendimentos acontecerão no Cefis.
De acordo com Yara, o IMASO é uma maneira de auxiliar na redução da alta prevalência de sobrepeso e obesidade na população jovem, proporcionando mudanças no estilo de vida dos participantes. “Toda a intervenção será realizada em grupo, favorecendo também o desenvolvimento social dos adolescentes. Além disso, o projeto também contribui para a redução do peso e da gordura corporal, que em excesso é maléfica para a saúde. São mudanças importantes para que, no futuro, esses jovens sejam adultos com melhores condições de saúde e qualidade de vida”, ressalta.
Para dúvidas e mais informações, é possível entrar em contato pelo número de Whatsapp (87) 9 9629-7234 ou pelo Instagram do projeto.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.