RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 213 registros para a palavra: outubro rosa

V GERES trata de prevenção ao Câncer de Mama com aula de zumba para servidoras

"Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!" - Este era o bordão de um personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que incentivava as atividades físicas e outros hábitos saudáveis para se viver bem. Os anos passaram, mas o recado ainda é o mesmo. 

Nesta segunda-feira (30), a V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, através do Núcleo de Atenção à Saúde, realizou uma Manhã Fitness para suas servidoras, como parte da programação de encerramento da Campanha Mundial Outubro Rosa, ressaltando assim a importância da prevenção através de atividades físicas para o combate ao câncer de Mama e de Colo do Útero.

Com oito meses de gravidez, a professora fitness da Academia Duo, Viviane Félix, colocou mais de 20 participantes para dançar zumba e transpirar, em uma atividade divertida e saudável, que contou com representantes de outros municípios, a exemplo de Iati e Lajedo. Depois da atividade, salada de frutas fresquinhas e água para refrescar as atletas do dia. ..

Solidariedade e combate ao câncer de mama marcam a Corrida Outubro em Casa Nova

Realizada na manhã deste domingo, dia 29 de outubro, na região central do município de Casa Nova, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa cumpriu dupla missão: conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero e ajudar a Casa do Oleiro, instituição que realiza a reabilitação de dependentes químicos, com a doação de alimentos. 

Os cerca de 300 participantes, divididos entre homens e mulheres nas modalidades corrida e caminhada, percorreram cinco quilômetros pelas ruas centrais de Casa Nova. Cada inscrito assegurou a destinação de um quilo de alimento para a Casa do Oleiro. O evento, em sua primeira edição, é uma realização de Tum Produções e do grupo Bonecas de Ferro. ..

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realiza Caminhada Outubro Rosa neste domingo

Conscientizar a comunidade baiana sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e o combate à violência sexual é o propósito da terceira edição da Caminhada Outubro Rosa, que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia promove neste domingo (29), em Salvador. A concentração, a partir das 8h, será na Avenida Magalhães Neto, próximo ao Condomínio Amazon, onde os participantes vão fazer um percurso de aproximadamente quatro quilômetros.

No local, serão instalados estandes destinados à realização de atividades gratuitas para a comunidade como aulas de dança, aferição da pressão arterial, entre outros serviços, além de demonstração das ações desenvolvidas pela Corporação. A expectativa é de aproximadamente de mil participantes, entre civis e militares. 

Os interessados devem fazer a inscrição digital e seguir as instruções, no link do evento. É preciso doar 400g de leite, mas só os primeiros 300 inscritos receberão o kit da caminhada, que está sendo entregue na sede do Grupamento Marítimo do CBMBA (Gmar), no bairro de Itapuã. A recomendação é que as pessoas participem usando a cor rosa. ..

Outubro Rosa : Sesau realiza Workshop para auxiliares de serviços gerais

Como parte da programação do Outubro Rosa, campanha mundial que estimula a prevenção do câncer de mama e do câncer no colo do útero, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, realizou na manhã desta quinta-feira (26), um workshop sobre o assunto, com o tema “Se ame, se cuide”. A ação foi realizada no auditório do Centro de Saúde III, e teve como público alvo auxiliares de serviços gerais da rede de saúde municipal.

A programação contou com dinâmicas de grupo realizadas pelas gerências de humanização e de educação permanente, com a palestra “O olhar atento da prevenção ao câncer de mama”, facilitada pela professora da Univasf e doutoranda em Oncologia, Luciana Paula Dutra, e pelo aluno do curso de enfermagem, Lucas Belfort. Além disso, também foi realizada uma roda de conversa com voluntárias do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, Maria Selma e Carmém Lúcia, que fizeram relatos pessoais sobre como descobriram o câncer de mama, bem como, explanaram sobre o trabalho de rastreamento desenvolvido pelo Instituto...

Alimentação: uma aliada na prevenção contra o câncer de mama

A prevenção é um dos fatores primordiais contra o câncer de mama que vem sendo lembrado no mês do Outubro Rosa. Porém, o oncologista Diego Fernandes, explica que além dos exames de rotina, o hábito alimentar saudável é necessário tanto para ajudar a prevenir, quanto para quem tem ou já teve a doença. Segundo ele, cerca de 20% dos casos são provocados por conta da má alimentação.
 
“As pessoas devem abusar de frutas, leguminosas, cereais integrais e evitar o consumo de alimentos processados, como salame, refrigerantes e fast food. Quem está em tratamento ou se curou, também tem que cuidar da alimentação, deve evitar o consumo de açúcar, pois tem chance maior do câncer voltar”, alerta. ..

Univasf realiza Campanha "Outubro Rosa Inclusivo"

O direito à saúde, à informação e à prevenção das mulheres com deficiência é a temática central da campanha Outubro Rosa Inclusivo, lançada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI). A campanha, constituída de vídeos curtos com a participação de quatro mulheres, será veiculada na página oficial da Univasf no Facebook nesta terça-feira (24) até sexta-feira (27).

A iniciativa visa conscientizar a população em geral acerca do direito das mulheres com deficiência receberem informação e terem acesso aos atendimentos em saúde. A campanha foi produzida pela equipe do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas e teve como participantes Érika Alves Silva, Helayne Cardoso, Manuella Mariado e Maria Fabino Leite. Os vídeos contam com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)...

Caminhada do outubro Rosa conscientiza mulheres de Casa Nova

Sexta-feira (20/10), de manhã, dezenas de mulheres saíram da Quadra Poliesportiva, andaram pelas ruas centrais de Casa Nova e voltaram à quadra. Vestidas de blusas rosas, algumas já com o lacinho azul, lembrando que aí vem o novembro azul, chamaram a atenção de da população para a campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, duas doenças que mais matam mulheres em nosso país, principalmente no Nordeste onde as condições de prevenção são menores que nas áreas mais desenvolvidas do país.

“Casa Nova, desde o começo desta gestão, tem se destacado nesse processo de prevenção e cuidado com a saúde da mulher. Temos números bastante satisfatórios de exames, da presença das mulheres de Casa Nova. Já tivemos aqui as carretas do Governo do Estado em trabalho de prevenção e estamos com a carreta do Instituto Ivete Sangalo na sede, vindo de Santana e com previsão de ir a Pau a Pique e Bem Bom. A prevenção é o melhor remédio” – atesta a Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, que caminhou com as mulheres de Casa Nova e ao final da caminhada fez uma palestra juntamente com o responsável pela carreta do Instituto...

Outubro Rosa: 3º Batalhão e CPRN realizam evento "Cuidando de quem cuida"

O 3º Batalhão de Ensino e o Comando de Policiamento da Região Norte promoveram nesta sexta-feira, 20 de outubro de 2017, o evento Outubro Rosa “Cuidando de quem cuida”. O evento contou com a presença do Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Alves Brandão. 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como finalidade precípua alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha ocorre com mais ênfase no mês de outubro, e tem como símbolo um laço rosa...

UPAE e HDM celebram o Outubro Rosa

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, estão trabalhando este mês a campanha Outubro Rosa, que faz uma alerta sobre o câncer de mama. Diversas atividades estão sendo desenvolvidas com o intuito de promover a conscientização sobre a doença e os cuidados com a saúde da mulher.

Na UPAE, por exemplo, foi realizada nesta quarta-feira (18) uma palestra sobre o tema com uma aula sobre o autoexame. “Tentamos mostrar de forma prática a realização do exame das mamas, que deve ser feito uma vez por mês, sempre após o período menstrual. Lembrando que o mesmo deve ser realizado por mulheres a partir dos 20 anos e que essa é apenas a primeira forma de precaução”, alerta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Martapolyana Torres...

Cantora Carla Visi participa de roda de conversa com mulheres atendidas pela LBV

A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa, realizadas na LBV e tem por objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre a importância de fazer exames preventivos.

A cantora Carla Visi, ex-integrante da banda Cheiro de Amor, participou nesta quarta-feira, 18, de uma roda de conversa, sobre o câncer de mama, com mulheres atendidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Salvador...

Paulo Bomfim participa de sessão especial da ALBA sobre “Outubro Rosa”

Outubro é o mês em que são intensificadas as ações que estimulam a participação da população no rastreamento do câncer de mama, por meio da campanha “Outubro Rosa”. Na manhã desta quarta-feira (18), foi realizada uma sessão especial da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), no município de Juazeiro. O evento foi realizado no auditório da Univasf, e contou com a participação do prefeito Paulo Bomfim, dos deputados estaduais Zó, Maria Del Carmen e Mirela Macedo e de outras lideranças políticas.

Na ocasião, a deputada estadual Maria del Carmen pontuou que pela primeira vez a sessão especial do Outubro Rosa foi realizada fora da Assembleia Legislativa. “A escolha de Juazeiro foi devido ao trabalho exemplar que vem sendo desenvolvido no município pelo Instituto Ivete Sangalo e pela prefeitura, no que diz respeito ao rastreamento e tratamento do câncer de mama”, observa...

Policia Militar da Bahia participa do Outubro Rosa

O Comandante Geral da PMBA, Coronel Anselmo Alves Brandão, promoverá, através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), juntamente com o 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC) o evento “Autocuidado: Cuidando de quem cuida! ”. O evento que tem como objetivo apoiar a Campanha Mundial Outubro Rosa acontecerá na próxima sexta-feira (20), as 8 horas no 3º BEIC e tem como público alvo o efetivo feminino das Unidades da PM em Juazeiro-BA.

A Campanha Outubro Rosa é mundialmente conhecida e tem como meta realizar ações de orientação sobre o Câncer de Mama, visando a prevenção e combate a tal enfermidade, e devido sua importância a PMBA não poupou esforços pra se unir a campanha...

JUAZEIRO SEDIA NESTA QUARTA (18) SESSÃO ESPECIAL DO OUTUBRO ROSA PROMOVIDA PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA

Nesta quarta-feira (18) a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia vai realizar sessão especial em Juazeiro, às 09h, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), quando a Unidade de Prevenção de Câncer de Mama (Instituto Ivete Sangalo) - que há 10 anos vem ajudando a salvar vidas, atendendo pacientes de nove municípios - será homenageado.

Como todos sabem outubro é o mês onde a prevenção ao câncer de mama ganha evidência com objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce...

SAAE adere campanha do Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Esse ano o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro adere à campanha lembrando que a prevenção é o melhor remédio para essa doença que representa o principal tipo de câncer entre as mulheres.

Para que seja lembrada a realização do auto-exame o SAAE emitiu as contas de água desse mês em papel  na cor rosa. A servidora Diana Lobo ressalta a importância da mamografia. “Toda mulher com idade a partir dos 40 anos deve fazer o exame que é uma medida importante para identificar possíveis nódulos na mama. Muito bacana essa iniciativa do SAAE, pois vem reforçar a campanha alertando as mulheres para os cuidados que devemos ter”, pontua...

Outubro Rosa: saiba quais são os direitos do INSS para mulheres com câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 57 mil novos casos foram diagnosticados no país em 2016. O que poucas pessoas sabem é que as pacientes diagnosticadas que contribuíram com o INSS, possuem direitos e podem solicitar os benefícios.

De 2008 a 2015 mais de 140 mil benefícios foram concedidos para pacientes em tratamento, e em 2016 mais de 20 mil seguradas foram beneficiadas com auxílio-doença...

Juazeiro vai sediar sessão especial do Outubro Rosa promovida pela Assembleia Legislativa

Outubro é o mês onde a prevenção ao câncer de mama ganha evidência com objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce.

Neste sentido, a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia vai realizar sessão especial, no próximo dia 18 de outubro, quarta-feira, às 09h, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, quando a Unidade de Prevenção de Câncer de Mama (Instituto Ivete Sangalo) - que há 10 anos vem ajudando a salvar vidas, atendendo pacientes de nove municípios - será homenageado...

Outubro Rosa: conheça algum direitos garantidos por lei

Lidar com o câncer de mama já é difícil para a mulher pela condição clínica e também psicológica da enfermidade, que afeta, inclusive, a autoestima da paciente. O desafio se torna ainda maior quando essa portadora não tem conhecimento dos tratamentos e benefícios garantidos gratuitamente a ela, por lei, para controle da enfermidade. Mas a chamada Carta Maior, Constituição Federal, assegura alguns desses direitos assistenciais à pessoa com todos os tipos de tumor maligno, inclusive na mama, para que ela possa ter mais qualidade de vida e, em alguns casos, até maior expectativa de vida.

"O problema é que muitas pacientes que têm a doença ainda não sabem que existe auxílio para ajudá-las na luta contra o avanço do quadro. E, muito menos, que há um conjunto de normas atestando esses benefícios", afirma Claudia Nakano, da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil. Mulheres com a doença tem direto a Saque do FGTS e PIS, Cirurgia reconstrutiva mamária, Auxílio-doença, Isenção de Imposto de Renda e Acesso a medicamentos de alto custo...

Governo do Estado disponibiliza 20 mil mamografias no Outubro Rosa

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), promove atividades de prevenção e rastreamento do câncer de mama durante todo o mês de outubro. O Mutirão de Mamografia tem a meta de realizar 20 mil exames gratuitos na capital e no interior do estado, em mulheres de 50 a 69 anos. A iniciativa acontece no Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado na Avenida Vasco da Gama, e em outros postos de atendimento do Estado. A programação do Outubro Rosa também inclui palestras, cursos e corridas...

Outubro rosa: câncer de mama atinge mulheres cada vez mais jovens

O câncer é o mal que mais acomete essa glândula — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Em 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, que, mais uma vez, lembra a todas de cuidar da própria saúde. 
 
“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, explica Fernanda Salum, mastologista do Hospital Universitário de Brasília...

Outubro Rosa: campanha solidária e passeio ciclístico farão alerta para prevenção do câncer

A 3º Pedalada Rosa será realizada no dia 22 de outubro e contará com 'Campanha Lenços do Amor', arrecadação de alimentos e serviços gratuitos de aferição de pressão, orientações e avaliações médicas, entre outros.

O mês de outubro é especialmente dedicado a conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer, a cada ano, são do tipo mamário . E é buscando reforçar o alerta de cuidados e prevenção, que a 3º Pedalada Rosa, organizada pelo grupo Pedal Rosa do Vale, será realizada no dia 22 de outubro, em Petrolina...