RedeGN - Imprimir Matéria

Profissionais do Dom Malan lembra importância da prevenção no mês do Outubro Rosa no Hospital Dom Malan

23 de Oct / 2020 às 22h30 | Variadas

Esta semana, uma equipe multiprofissional do Hospital Dom Malan, composta por assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras, realizaram um momento de sensibilização com as mulheres da Casa de Apoio e Alojamento Canguru sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce para a cura do Câncer de Mama.

A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa no hospital, que é referência em saúde da mulher e da criança. Vale lembrar que no Dom Malan as pacientes têm acesso a consultas e exames. Por mês, são disponibilizadas, em média, 300 mamografias, 110 ultrassons de mama e 220 consultas com o mastologista (entre primeiras consultas e retornos).

De acordo com a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene, a intenção da equipe, especialmente neste mês dedicado à prevenção do câncer de mama, é intensificar o autocuidado. "A mulher precisa entender que, acima de tudo, necessita se cuidar, se amar e se tocar", ressalta.

O hospital, que também é Amigo da Criança, e segue os 10 passos para amamentação, neste Outubro Rosa, também destaca a importância da amamentação para prevenção do câncer de mama.

Estudos apontam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. O motivo é que, durante o período da amamentação, o nível de estrogênio no organismo da mulher não aumenta.

Além disso, também há relação entre a amamentação e a prevenção de outros tipos de câncer, como o de ovário, que poderia ser reduzido em 30% se as mulheres amamentassem por mais tempo. Para cada mês de amamentação, estima-se uma redução de 2% de chances de ter a doença.

Ascom HDM/IMIP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.