Foram encontrados 390 registros para a palavra: oficina

Senac Petrolina tem oficinas de ceia e cupcacke natalino e automaquiagem

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas no Senac em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Estão sendo oferecidas 20 vagas para cada curso. As capacitações são em 'Penteados', 'Cálculos de Medicamentos', 'Ceia Natalina', 'Automaquiagem' e 'Cupacake Natalino'.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Senac de Petrolina que fica na Rua Projetada, nº 650, bairro Maria Auxiliadora. O horário de funcionamento é das 8h às 20h. Para participar doar 1kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas...

IF Sertão-PE realiza ciclo de palestras e oficinas no Mês de Segurança da Informação

Em comemoração ao Mês de Segurança da Informação no Brasil e América Latina, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realiza, entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, um ciclo de palestras educativas e oficinas de Segurança da Informação. As ações são abertas ao público e serão realizadas na Reitoria e nos campi Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada. As inscrições podem ser feitas até o dia de cada atividade. 

De acordo com um dos membros da equipe de realização do Mês da Segurança da Informação, Sérgio Bento, o objetivo da iniciativa é orientar a comunidade quanto ao uso seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). "É o quarto ano que acontece o evento em comemoração ao Mês de Segurança da Informação e, durante esse tempo, a comunidade externa e interna se atenta mais para problemas que possam ocorrer no mundo virtual, como a proliferação de vírus, clonagem de senha, acesso aos sites piratas, golpes na internet e combate a mensagens de spam", destacou ele. ..

Oficina sobre as diretrizes do programa federal, em Brasília, teve a presença do ministro Osmar Terra

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) pretende usar experiências de sucesso de estados e municípios voltadas à primeira infância como referência para a criação do Programa Criança Feliz. A iniciativa, que será lançada em breve pelo governo federal, tem o objetivo de promover o desenvolvimento infantil. 

Para o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, as experiências regionais são importantes para que o Criança Feliz seja colocado em prática rapidamente em todo o país. “Para estabelecer um grande programa nacional é importante ter os programas que já existem, erros e acertos que foram cometidos para não perder tempo”, afirmou.

Osmar Terra participou do segundo dia da Oficina Técnica do Programa Criança Feliz, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), nesta terça-feira (13), em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes do governo federal, governos estaduais, municipais e sociedade civil, para debater as diretrizes do programa...

Lendas, cantigas e brincadeiras do folclore incentivam criação artística, considera psicopedagoga que fará oficina em Lagoa Grande (PE)

As lendas do folclore brasileiro sempre exerceram fascínio nas crianças.   São histórias que aguçam a imaginação e podem levar ao surgimento de bons escritores. Em Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, a Rede Municipal de Ensino convidou a psicopedagoga, Eliete Araújo, visando a promoção de uma oficina pedagógica neste sábado (20) para professores de Educação Infantil. Com o objetivo de ajudar a desenvolver a criatividade dos alunos, os educadores serão estimulados a, por exemplo, compartilhar histórias, brincadeiras e expressões artísticas, dentro do contexto folclórico, e que serão usadas em sala de aula.

Eliete Araújo, que também é consultora pedagógica, é uma dos profissionais da área mais requisitadas da região. O convite para a oficina faz parte de uma parceria que a Rede de Ensino de Lagoa Grande tem com uma das maiores editoras do Brasil, a FTD, da qual Araújo faz consultorias. De acordo com a psicopedagoga, os temas de cultura popular tratados no encontro incentivarão a "ludicidade". "Através dos contos, fábulas e lendas, os estudantes podem ser orientados nas suas vivências futuras. Cabe ao educador descobrir formas de explorar a criação, imaginação e o aprendizado deles", explica...

Univasf e Sesc Petrolina promovem a exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo” e oficinas práticas

Demonstrar os diferentes aspectos da luz e sua relação com a história, a cultura e a sociedade. Esta é a proposta da exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo”, que estará em cartaz a partir desta terça-feira (16), no Hall do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina Centro. A mostra reúne seis experimentos científicos interativos, painéis e oficinas práticas. Para inaugurar a exposição, será realizada uma cerimônia de abertura, às 14h, no auditório da Biblioteca da Univasf. A mostra, que é organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Petrolina em parceria com a Univasf, será realizada até o dia 16 de setembro, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Depois, seguirá para a cidade de Aracaju (SE).

Na mesa de abertura, estarão presentes o vice-reitor da Univasf Telio Nobre Leite; o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e coordenador do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf, Militão Figueredo; o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Roberto Bezerra da Silva e a coordenadora do evento e Supervisora Pedagógica do Sesc Petrolina, Maria Elisangela Magalhães.

Na ocasião, o professor Figueredo irá ministrar a palestra “A luz através do tempo”. De acordo com ele, será discutida a história da luz pela perspectiva do conhecimento atual, suas aplicações e perspectivas futuras. "Nos últimos 50 anos se obteve mais conhecimento sobre o universo do que em todo o período histórico anterior e, mesmo assim, ainda temos grandes mistérios para desvendar”, explica. Após a palestra, será realizado um coquetel de abertura com a participação do cantor Dalmo Funchal. 

Os participantes da mostra terão a oportunidade de conhecer truques que dão a ilusão de movimento e de se divertirem com experimentos que criam ilusão de óptica. Fazem parte da exposição alguns objetos como banco óptico, que ilustra o comportamento de um feixe de luz; zootropo, que cria pequenas animações; anamorfose, que ocorre quando uma imagem com aparência deformada se transforma em um desenho reconhecível; entre outros experimentos. Todos os objetos serão explicados de forma lúdica pelos mediadores da mostra. 

Durante os atendimentos das mediações, serão realizadas oficinas para estudantes de escolas públicas e privadas com o objetivo de desenvolver o acesso ao conhecimento científico. Os interessados devem realizar o agendamento de visitas previamente, por meio dos telefones (87) 3866-7463 e (87) 3866-7460. Serão atendidas até duas escolas e um total de até quatro turmas por dia. A mostra, que faz parte do projeto itinerante Sesc Ciência, ainda irá percorrer vários estados do Brasil. De acordo com o assessor técnico do Departamento Nacional do Sesc e um dos idealizadores da mostra, Alexandre Lobato, o objetivo da exposição é ressaltar a importância da luz e promover conhecimento. “Ela é importante para o conhecimento científico e também para outras áreas como a arte, que há sempre a associação da luz”, destaca. ..

Bom desempenho do líder é tema de oficina na FIEPE, em Petrolina (PE)

Estratégias de liderança para alta performance, comportamento na empresa e desenvolvimento de habilidades individuais e em equipe foram algumas das temáticas que o professor de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Luiz de Paula  trouxe nesta quarta-feira (10) para gestores, coordenadores, supervisores, analistas e prestadores de serviços, na sede da Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/FIEPE), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). A oficina teve como objetivo transmitir aos participantes os princípios de liderança, características e atitudes necessárias para o desenvolvimento do bom líder.

Grande parte dos executivos de empresas brasileiros afirma que, num contexto de crise e desemprego, é preciso que o líder conheça e saiba lidar com seus colaboradores para aumentar o desempenho. Sílvio Luiz de Paula (UFPE), disse que identificou na oficina uma preocupação dos gestores relacionada ao comportamento que devem ter com seus funcionários.  “Eles trouxeram questionamentos de como agir em determinadas situações, como fazer o colaborador se sentir valorizado e, ao mesmo tempo, produtivo para a empresa”, aponta o professor...

Oficina de Contação de Histórias será realizada neste sábado (6) na Univasf

Contação de histórias será a atividade realizada na próxima oficina do “Erê – Vamos brincar?” da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A oficina acontecerá neste sábado (6), a partir das 8h30, na sala azul (antiga sala DA), no bloco de salas de aula, localizado no Campus Centro, em Petrolina (PE). A oficina será ministrada pela professora da Universidade de Pernambuco (UPE) Rossana Henz. 

A atividade é gratuita, aberta ao público e é voltada para crianças e adultos. Os interessados deverão fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected], com nome completo e número de telefone. Os participantes inscritos receberão certificado. 

A organização do evento recomenda que os participantes compareçam com roupas leves e calçados que possam ser facilmente retirados. O projeto é realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. ..

FIEPE do Sertão do São Francisco abre inscrições para oficina de liderança de alta performance

Em tempos de crise, passar por uma capacitação profissional pode ajudar o líder a encontrar saídas. Principalmente quando a empresa necessita de equipes motivadas. Por isso, a Unidade Regional  do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), em Petrolina (PE), abriu  as inscrições para a oficina ‘Líderes de Alta Performance’, que acontecerá das 8h às 17h, no dia 10 de agosto, e cujo objetivo é aprimorar as habilidades e competências das pessoas que ocupam cargos de liderança.

De acordo com o gerente regional da FIEPE, Ricardo Miranda, as inscrições estarão abertas até completarem as vagas. Segundo ele, as oficinas se baseiam nos princípios de liderança estratégica, estilo do líder, habilidade de gerência, tomada de decisão, delegação e criatividade. A perspectiva é beneficiar o profissional, mostrando as várias maneiras de aprender e desenvolver a liderança de forma a gerar impactos positivos para obtenção de resultados da equipe...

Centro Juvenil de Senhor do Bonfim inscreve para cursos e oficinas

Mais um ciclo de atividades do Centro Juvenil de Ciência e Cultura foi iniciado, nesta semana, em Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia, com uma mostra à população sobre os 13 cursos e oficinas ofertados. Estas atividades complementares beneficiam os estudantes das escolas estaduais, que participam no turno oposto aos quais estão matriculados. Das oficinas e cursos, ainda há vagas para 11 deles. 

As inscrições podem ser feitas no próprio Centro Juvenil. Basta apresentar a carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de matrícula. “A ideia da mostra foi recepcionar os estudantes que apostam na proposta do Centro Juvenil em contribuir com a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, além de dar a oportunidade para que outros jovens conheçam o funcionamento dos cursos e oficinas”, destaca a diretora Janair Borges.

Ricardo Dias, 19 anos, que faz o curso técnico em Nutrição no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde Tancredo Neves, se inscreveu para a oficina ‘Juvenil dance’. “Já fiz mais de cinco oficinas aqui no Centro e gosto muito porque são atividades diferenciadas, que abrem nossa mente para novas ideias”, afirma.

Para Alisson Michael Reis, 17, que cursa no 3º ano do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o Centro Juvenil mudou a sua vida. “Foi aqui que eu passei a me interessar em praticar esportes, a gostar de Geometria e também perdi a minha timidez. Este é um espaço muito bom onde podemos aprender, nos divertir e fazer novos amigos”, revela o estudante.



Mais sobre os Centros Juvenis 

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional. As unidades são também um lugar onde os estudantes podem descobrir sua vocação profissional a partir das experiências vivenciadas. Para atender a 11 mil estudantes, em 2016, o Estado possui Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista...

Inscrições abertas para oficinas do Aldeia do Velho Chico

Começaram nesta segunda-feira (18), e vão até completarem as vagas, as inscrições para as oficinas da 12ª edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco, o Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Sesc Petrolina. A iniciativa é destinada aos profissionais e interessados nas linguagens de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Audiovisual, além de alunos das escolas públicas de Petrolina e Lagoa Grande.

Segundo a coordenação do evento, as inscrições podem ser feitas no Sesc Petrolina, no horário das 13h às 17h. Em Lagoa Grande, serão ministradas oficinas de Teatro e Dança, de 25 a 29 de julho. Já em Petrolina, a atividade começa no dia 1º de agosto e vai até a sexta (05), trabalhando Vídeo, Percussão, Teatro, Dança, Canto e Escultura. Nos dias 4 e 7 de agosto, o Aldeia promoverá, respectivamente, em Lagoa Grande e Petrolina, a Oficina Contato Sonoro: Construção de Drawdio, ministrada pelo argentino Leandro Oliván...

Oficinas de arte e apresentações culturais sobre mulheres do cangaço   movimentam   a comunidade do povoado do Caboclo, em Afrânio

O Centro de Apoio Comunitário Oto Honório de Azevêdo em parceria com a ASPERBRAS proporcionaram um evento cultural intitulado "AS MULHERES NO CANGAÇO" com o escritor e historiador João De Sousa Lima, para a comunidade do povoado do Caboclo, em Afrânio, a 120 km de Petrolina.   As pessoas do lugarejo  tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas de pintura em tecido, e puderam assistir a  apresentação cultural do grupo Quilombola da Comunidade do Araçá que encantou os moradores e seus visitantes.

Segundo uma das idealizadoras do Projeto, Luciana Azevedo, o  Centro de Apoio Oto Honório, acredita na importância da valorização e do fortalecimento sociocultural e econômico das comunidades quilombolas. “Esperamos que a apresentação da Comunidade do Araçá sirva de inspiração para o surgimento de mais ações do mesmo tipo e a construção de políticas públicas que tenham o povo quilombola como foco”, ressaltou...

IV Festival Internacional da Sanfona promove oficinas gratuitas

O IV Festival Internacional da Sanfona já é em julho (de 13 a 16) e a programação deste ano traz a oficina de acordeom do professor instrumentista paraibano, Edglei Miguel, para músicos iniciantes e até os mais experientes que desejam aprimorar suas técnicas de improvisação, harmonia e fole.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br) de  27 de junho a 12 de julho, até o limite de 40 vagas. As aulas acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, das 9h às 12h, e são baseadas no curso ‘A Sanfonada’, ministrado por Edglei Miguel na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que proporciona uma evolução rápida em curto espaço de tempo, com a obtenção de excelentes resultados...

Capacitação orienta empresários a reduzir custos e inovar no setor de beleza e estética

Empresários de Paulo Afonso que atuam em salões de beleza e clínicas de estética irão aprender a evitar o desperdício de produtos e economizar com pequenas e simples mudanças na rotina de trabalho. A ferramenta para conseguir esse resultado é o "Cinco Menos Que São Mais - Redução de Desperdícios em Salões", uma solução do Sebrae que visa aplicar inovação e tecnologia em processos de produção, organização e gestão dos pequenos negócios do segmento.

A oficina tecnológica será realizada na próxima segunda-feira, dia 13, das 9h às 13h, na clínica Horizonte Estética Integrada, localizada na Rua Marieta Ferraz, 25, Centro. As inscrições gratuitas podem ser feitas na sede do Sebrae Paulo Afonso. Mais informações pelo telefone (75) 32814333.

A técnica da instituição, Nadja Monteiro, explica que a capacitação vai trabalhar o aumento de lucros a partir da adoção de estratégias de eliminação de desperdícios de produtos, energia, água e força de trabalho. "As medidas são simples e devem ser inseridas no dia a dia das empresas. Atitudes ambientalmente adequadas que vão posicionar os pequenos negócios para um mercado moderno e competitivo, agregando o selo de sustentabilidade", frisa...

Senhor do Bonfim: PSOL realiza Oficina de Formação Política com Pré-candidatos da região norte da Bahia

 
Domingo (5), o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira Oficina de Formação Política com lideranças e militantes da região Norte da Bahia. A atividade conseguiu envolver militantes e pré-candidatos de Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Juazeiro e demais cidades. O evento contou com a participação de Cleide Coutinho, da Secretaria de Direitos Humanos do PSOL, Cris Bantu, representante da Secretaria de Movimentos Sociais,  Rafaela Cardoso,  responsável pela Secretaria de Formação Política da Executiva Estadual;  Jamerson Santos, pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim, e o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos. 
 
No período da manhã foi promovido um debate sobre conjuntura política brasileira, socialismo e a história  e processo de fundação do PSOL. Segundo Rafaela Cardoso, da Secretaria de Formação Política,  uma das organizadoras da atividade, a oficina ajudou a compartilhar a experiência regional e a promover a integração do partido.  A militante  salientou que o evento foi extremamente  importante para o processo de qualificação da militância que vive no interior baiano.  De acordo com a psolista, o debate sobre o socialismo gera muitas confusões e, ao fazer uma discussão desse tipo, o PSOL mostra que faz parte do processo de construção do socialismo no Brasil. 
 
"O PSOL se  reafirma como instrumento de luta pela implementação do sistema socialista, na luta por uma sociedade mais justa.  Precisamos reafirmar o papel protagonista das pessoas. Elas precisam se enxergar  como  sujeitos da sua própria história. Precisam entender que não devem ficar esperando pelo surgimento de super-heróis que vão resolver os seus problemas cotidianos!", pontuou Rafaela Cardoso, lembrando ainda que objetivo da oficina foi promover o empoderamento da militância partidária e construir de forma coletiva um programa  que envolva toda a sociedade brasileira. 
 
No período da tarde o público foi dividido em  grupos que debateram as seguintes pautas: cultura, mulheres, educação, urbanismo, meio ambiente, agricultura, comércio e turismo. Cada grupo escolheu um relator que leu para o público as propostas de intervenção destinadas à região. Uma metodologia utilizada  durante a atividade   usou o fósforo como elemento para  apresentação da plateia.  As pessoas presentes tinham que se apresentar de acordo com a chama do fósforo aceso. "O nosso objetivo  foi debater as demandas da região norte com intuito de elaborar um programa político que  dispute os corações e mentes da população local", frisou a Secretária de Formação Política.  
 
 Para o pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim pelo PSOL,  Jamerson Santos, a oficina ajudou a discutir pontos que são muito importantes aos moradores   da região Norte. Jamerson destacou que o  o evento foi uma preparação para construção de uma plataforma partidária que vai ser defendida  durante o período eleitoral.  " Foi muito interessante  porque ajudou a fazer um trabalho de formação dos pré-candidatos a vereadores e às  prefeituras da região.  Conseguiu discutir temas que são indispensáveis para o desenvolvimento dos Municípios  e promoveu um debate democrático com a base da legenda", afirmou o pré-candidato, destacando ainda que  a atividade conseguiu aproximar alguns movimentos sociais como o " Movimento Em Defesa da Cultura" e o "Movimento dos Produtores Acampadas (MPA)".
..

PSOL realiza primeira oficina de formação política com os pré-candidatos a vereadores de Salvador

Como preparação para disputar a corrida eleitoral deste ano, o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira oficina de formação política destinada aos pré-candidatos a vereadores da capital baiana, neste sábado(14). Discussões sobre o papel desempenhado pelos parlamentares do PSOL no Brasil, racismo, machismo, homofobia, socialismo, conjuntura política nacional esquentaram o debate.

O Presidente do Diretório Municipal, Fábio Nogueira, esclareceu que  a perspectiva do socialismo deve ter  a pauta racial como elemento central e o povo negro como sujeito de transformação social. "O PSOL combate à intolerância religiosa, o racismo, o machismo. Não adianta tentar fazer revolução sem o povo", frisou . Nogueira salientou que a diferença entre o PSOL e o PT consiste no fato de que o Partido dos Trabalhadores não implementou o Programa Democrático Popular como havia prometido.  " Um projeto de esquerda se constrói coletivamente, a partir do diálogo. O socialismo se faz no cotidiano, através das lutas sociais. Precisamos construir uma ferramenta política-partidária articulada com os movimentos sociais", frisou Nogueira...

Petrolina: Vara da Infância inaugura o Projeto "Oficinas Preventivas"

Nesta sexta-feira(6) a Vara da Infância e Juventude de Petrolina inicia o projeto "Oficinas Preventivas" voltado para jovens que estão com problemas de indisciplina e violência nas escolas e no ambiente familiar. Os adolescentes farão um passeio pedagógico-educacional, com início no Fórum Dr. Manoel Francisco de Souza Filho, às 08:30, passando pela Fundação de Atendimento Sócio Educativa (Funase), pela Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes e pelo Campus da UPE.   

Os jovens conhecerão as dependências de cada unidade visitada, além de participarem de palestras pedagógicas em cada um desses pontos. Para a primeira jornada foram convocados 20 adolescentes com histórico reincidente na prática de indisciplina ou violência perante a Vara da Infância e Juventude. Os pais dos jovens também participarão de dinâmicas e audiência pública no auditório do Fórum às 08:00 horas...

Secju realiza oficinas para marcar a Semana da Dança em Juazeiro

Alunos da rede municipal de ensino em Juazeiro estão sendo contemplados com diversas oficinas de dança ministradas por dançarinos, bailarinos, profissionais de dança da cidade, que durante a semana se revezaram em seis escolas públicas da sede e interior do município. Escolas  nos bairros Argemiro; João Paulo II; Carnaíba, e Lagoa do Boi (interior), entre outras unidades de ensino, receberam as oficinas. A realização é da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) para marcar o Dia Internacional da Dança (29.04), que além das oficinas ainda conta com um curso de capacitação voltado para os monitores locais, desenvolvido por técnicos da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

De acordo com a Secju, a capacitação está programada para esta quinta-feira, 28, no Centro de Cultura João Gilberto, às 17 horas. E a culminância do projeto na data em que se celebra o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, no espaço cultural do Arco da Ponte, a partir das 19 horas, com mostra de dança, resultado das oficinas. Mais de 150 alunos do ensino fundamental foram contemplados com as oficinas de dança, que para eles, foi uma experiência nova, o que permitiu despertar o interesse em participar cada vez mais, se dedicando a arte da dança. Para a aluna Soraya Oliveira, 14 anos, do 9º ano, da Escola Graciosa Xavier, distrito de Carnaíba, a experiência está sendo muito boa...

Semana do MEI oferece oficinas e palestras gratuitas em Juazeiro e Paulo Afonso

Microempreendedores individuais (MEI) de todo estado terão a oportunidade de se capacitar e preparar-se para os desafios deste ano durante a 8ª Semana do MEI, que será realizada de 2 a 7 de maio, pelo Sebrae. Com uma programação gratuita que inclui palestras, oficinas, capacitações e consultorias, serão ofertados diversos serviços para os empresários deixarem a empresa em dia, além de apoio no preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI), orientações para a conscientização da necessidade de redução da inadimplência e informações sobre a movimentação bancária com o acompanhamento da Receita Federal.

Para a região Norte da Bahia são ofertadas vagas de capacitação para as cidades de Juazeiro e Paulo Afonso. Em Juazeiro as oficinas e palestras acontecerão na sala de treinamento do Sebrae no município, localizado na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro. Já em Paulo Afonso, as atividades serão realizadas na sala de capacitação da instituição na cidade, situada na Rua São Francisco, 233, Centro. As inscrições já estão abertas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800, ou pelo site www.ba.sebrae.com.br. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3612-0827...

Nuca - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes em Sobradinho realiza oficinas para conquista do Selo Unicef

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho (Seads) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA, estão promovendo uma série de oficinas dirigidas aos adolescentes do município, com o objetivo de concluir mais uma etapa da edição 2013/2016 do selo Unicef.

Nesta segunda-feira(11), nos turnos da manhã e tarde, no CELEM,foram ministradas oficinas com os temas: Estabelecer relações interpessoais, afetivas e sustentáveis no âmbito da família e da comunidade", pela psicóloga do Cras Janaína;  "Adotar atitude saudável pela prática de esportes", com Erisvaldo Cassian; "Defender a ética, o respeito as coisas públicas e os mecanismos de controle social", com a assistente social, Esmeralda e o advogado Washington falou sobre "Conhecer e reivindicar seus direitos e assumir responsabilidade".

Já no Colégio 24 de Fevereiro, nos turnos da manhã e tarde, o psicólogo  André, abordou o tema "Participação nos processos decisórios na esfera social e política"; Eucilene, assistente social, "Adotar atitude ambiental responsável"; O técnico da Secretaria de Saúde, ministrou palestra sobre "Saber prevenir -se das doenças em geral, proteger os outros e a si mesmo das DSTS  e do HIV/aids"; A técnica Vanderléa, ficou responsável pela abordagem do tema "Identificar quando os outros precisam de ajuda e adotar atitude de solidariedade". ..

Cerest de Petrolina realiza Oficinas em Saúde do Trabalhador

A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (Cerest), serviço da Secretaria de Saúde de Petrolina, realizou Oficinas em Saúde do Trabalhador com os profissionais do NASF de Petrolina e da Secretaria de Saúde do município de Cabrobó.

As temáticas discutidas são voltadas para Política Nacional em Saúde do Trabalhador (a). "As oficinas oportunizam uma maior discussão sobre a detecção de doenças e agravos relacionados ao trabalho e o manejo de condutas. A partir disso, planejamos as ações de promoção e prevenção em saúde", explicou a coordenadora do Cerest, Jordana Fernandes...