Domingo (5), o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira Oficina de Formação Política com lideranças e militantes da região Norte da Bahia. A atividade conseguiu envolver militantes e pré-candidatos de Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Juazeiro e demais cidades. O evento contou com a participação de Cleide Coutinho, da Secretaria de Direitos Humanos do PSOL, Cris Bantu, representante da Secretaria de Movimentos Sociais, Rafaela Cardoso, responsável pela Secretaria de Formação Política da Executiva Estadual; Jamerson Santos, pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim, e o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos.
No período da manhã foi promovido um debate sobre conjuntura política brasileira, socialismo e a história e processo de fundação do PSOL. Segundo Rafaela Cardoso, da Secretaria de Formação Política, uma das organizadoras da atividade, a oficina ajudou a compartilhar a experiência regional e a promover a integração do partido. A militante salientou que o evento foi extremamente importante para o processo de qualificação da militância que vive no interior baiano. De acordo com a psolista, o debate sobre o socialismo gera muitas confusões e, ao fazer uma discussão desse tipo, o PSOL mostra que faz parte do processo de construção do socialismo no Brasil.
"O PSOL se reafirma como instrumento de luta pela implementação do sistema socialista, na luta por uma sociedade mais justa. Precisamos reafirmar o papel protagonista das pessoas. Elas precisam se enxergar como sujeitos da sua própria história. Precisam entender que não devem ficar esperando pelo surgimento de super-heróis que vão resolver os seus problemas cotidianos!", pontuou Rafaela Cardoso, lembrando ainda que objetivo da oficina foi promover o empoderamento da militância partidária e construir de forma coletiva um programa que envolva toda a sociedade brasileira.
No período da tarde o público foi dividido em grupos que debateram as seguintes pautas: cultura, mulheres, educação, urbanismo, meio ambiente, agricultura, comércio e turismo. Cada grupo escolheu um relator que leu para o público as propostas de intervenção destinadas à região. Uma metodologia utilizada durante a atividade usou o fósforo como elemento para apresentação da plateia. As pessoas presentes tinham que se apresentar de acordo com a chama do fósforo aceso. "O nosso objetivo foi debater as demandas da região norte com intuito de elaborar um programa político que dispute os corações e mentes da população local", frisou a Secretária de Formação Política.
Para o pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim pelo PSOL, Jamerson Santos, a oficina ajudou a discutir pontos que são muito importantes aos moradores da região Norte. Jamerson destacou que o o evento foi uma preparação para construção de uma plataforma partidária que vai ser defendida durante o período eleitoral. " Foi muito interessante porque ajudou a fazer um trabalho de formação dos pré-candidatos a vereadores e às prefeituras da região. Conseguiu discutir temas que são indispensáveis para o desenvolvimento dos Municípios e promoveu um debate democrático com a base da legenda", afirmou o pré-candidato, destacando ainda que a atividade conseguiu aproximar alguns movimentos sociais como o " Movimento Em Defesa da Cultura" e o "Movimento dos Produtores Acampadas (MPA)".