Foram encontrados 270 registros para a palavra: campus

Rui Costa participa de coletiva sobre a Campus Party na Bahia

Os detalhes da realização da Campus Party na Bahia serão apresentados pelo governador Rui Costa, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, e pelo presidente da Campus, Francesco Farruggia, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3). O evento será realizado às 9h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. ..

Campus Juazeiro da Univasf sediará o 29º Seminário Nacional de Cebola e o 20º Seminário de Cebola do Mercosul em abril

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será sede do 29º Seminário Nacional de Cebola e do 20º Seminário de Cebola do Mercosul, que acontecem entre os dias 26 e 28 de abril. A programação será realizada no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro e tem como tema principal “Cultivo Sustentável de Cebola”. As inscrições estão abertas até o dia 20 de abril para produtores, profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no assunto.

Para realizar a inscrição é necessário preencher um formulário online, disponível no site do evento. São ofertadas 650 vagas. Os encontros são promovidos pela Associação de Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf) e a Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), em parceira com o Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb) da Univasf e a Embrapa Semiárido...

Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE celebra o Dia da Água

Nesta quarta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água, o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE apresentará uma programação especial alusiva ao dia. 

O evento terá início às 8h, no auditório do campus, com apresentação de palestras. Entre os convidados, os professores do campus Petrolina do IF Sertão-PE, Marcos Lima e Giovanne Monteiro, além dos servidores Graciene de Souza e Nivaldo Ribeiro, que participarão da Mostra de Dissertações...

Comissão de Orçamento Participativo da Univasf promoverá reunião no Campus Serra da Capivara hoje (9)

Discutir a metodologia orçamentária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com toda a comunidade acadêmica visando à sua institucionalização é o intuito de uma série de reuniões que serão realizadas, a partir de hoje (9), pela Comissão de Orçamento Participativo da Univasf. Durante as reuniões, serão discutidos, entre outros assuntos, os critérios para distribuição do orçamento entre os setores da Universidade. As discussões serão realizadas em todos os campi da instituição e o primeiro encontro acontecerá no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), às 14h. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar. 

O trabalho da comissão, instituída por meio da Portaria Nº 704, de 7 de outubro de 2016, com base na Decisão 102/2016 do Conselho Universitário (Conuni), será estruturado em duas etapas, com a realização de duas reuniões em cada campus. “É importante que haja a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica”, enfatiza o presidente da comissão, Ailson de Menezes Andrade. 

Nesta primeira fase, representantes da Comissão percorrerão todos os campi para apresentar a metodologia atual do Levantamento de Demandas Setoriais (Leds) e a matriz de distribuição orçamentária interna. “Também faremos uma exposição sobre a temática ‘Orçamento Público’, a partir do entendimento sobre a elaboração da peça orçamentária, para que os participantes conheçam mais sobre o assunto”, explica Andrade. Ele ressalta que, após o primeiro encontro, os setores deverão dar continuidade às discussões internamente. 

Na segunda etapa, as reuniões da comissão ocorrerão com as representações de cada campus. Essa representação deverá ser composta por um docente de cada curso; um representante do DA/CA de cada curso; e um técnico-administrativo em educação (TAE). Ailson esclarece que o objetivo desse segundo momento é que a comissão possa aferir as sugestões levantadas pelas representações no intervalo entre o primeiro e o segundo encontro e, assim, consolidá-las às outras demandas institucionais. 

Após esses encontros, a comissão irá elaborar uma minuta de Resolução que responda à expectativa da comunidade em torno da distribuição orçamentária da Univasf a ser encaminhada ao Conuni para apreciação. Além de Ailson Andrade, a Comissão Orçamento Participativo é composta pelos servidores Gabriela Jandiroba, Antonio Fernandes Correia de Moura, Jarbas Amarante, Valdner Daizio Ramos Clementino, José Fernando Bibiano de Melo, Max Santana Rolemberg Farias, Airton de Deus Cysneiros Cavalcanti, David Fernandes Lima, Arnaldo José Correia Magalhães Júnior, pela estudante Jéssica Peixinho e pelo representante da comunidade externa Tadeu Plínio da Silva. 

O próximo encontro será realizado no dia 15 de março, no Campus Ciências Agrárias, em Petrolina, às 15h, no NT-02. Abaixo segue o cronograma com todas as reuniões da Comissão de Orçamento Participativo para esta primeira fase.

Cronograma da primeira reunião: 
Campus Serra da Capivara – 9 de março, às 14h, no auditório
Campus Ciências Agrárias – 15 de março, às 15h, no NT-02
Campus Juazeiro – 16 de março, às 15h, na sala 8 do prédio de salas de aulas
Campus Sede – 17 de março, às 15h, no NT-01
Campus Paulo Afonso – 22 de março, às 15h, no auditório 1
Campus Senhor do Bonfim – 24 de março, às 14h, na sala 7 - 1º anda ..

Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE promove evento em homenagem ao Dia da Mulher

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, nesta quarta-feira (8), evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher,  com o tema "Mulher: saúde, direitos e sociedade".

Durante a manhã, serão realizadas rodas de conversa com a participação da enfermeira Marhla Assunção, da advogada Fernanda Siqueira e da professora Edlúcia Costa. A tarde, às 13h30, será ministrada a oficina "Marketing pessoal: orientações para o trabalho". São oferecidas 30 vagas e não é necessária inscrição prévia...

Univasf: Vacinação contra febre amarela é recomendada na região do Campus Serra da Capivara

Este ano, diversos casos de febre amarela já foram notificados no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Há também registros de casos ainda considerados suspeitos nestes estados, na Bahia e em Tocantins, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Entre as cidades onde estão localizados os campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a única a ter recomendação de vacinação por parte do MS é São Raimundo Nonato (PI), onde está situado o Campus Serra da Capivara. O Ministério recomenda a vacinação para a população local e para visitantes que se dirijam àquela área. 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Univasf orienta a comunidade universitária residente em São Raimundo Nonato e os servidores da instituição que irão se deslocar para esse campus a tomar a vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de saúde municipais. O Siass lançou um informativo com orientações aos servidores da instituição sobre a febre amarela, disponível no link abaixo. 

Para as pessoas que irão se deslocar para cidades com recomendação de vacinação o MS orienta que o viajante procure se imunizar com antecedência de dez dias em relação à data da viagem, caso seja a primeira vacinação. Esse prazo não se aplica à vacinação de reforço, que deve acontecer dez anos após a primeira dose. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. O professor do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rodrigo Videres, esclarece que não há motivos para pânico. 

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. E todos os casos que foram confirmados são no ciclo rural, através da febre amarela silvestre, em fazendas e matas. “Em cidades, não há riscos. Não há necessidade de correr para se vacinar. Esta vacina como todas as outras pode acarretar efeitos colaterais”, diz o médico infectologista. 

Sintomas - Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e na área branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. “É uma doença grave, com nível de mortalidade muito grande. O paciente não pode ficar em casa se automedicando. Assim que surgirem possíveis sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, frisa Rodrigo Videres. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença podem morrer. O MS lançou um site com informações sobre a febre amarela, orientações à população relativas a sintomas, áreas de risco e como proceder em casos de suspeita da doença, além de perguntas mais frequentes para esclarecer as possíveis dúvidas da população.  ..

Presidente Michel Temer participa da inauguração do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE

Na manhã desta segunda-feira (30), toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), pôde celebrar mais uma conquista: a inauguração do campus Serra Talhada da instituição. O momento, muito aguardado não apenas pelos servidores e alunos do campus, mas também pela população serratalhadense, contou com a presença do Excelentíssimo Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Educação, José Mendonça Filho, do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, da Reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, do Diretor-Geral do campus Serra Talhada, Givanilson Magalhães, além da comitiva que presidencial formada por alguns ministros e deputados federais.

O local escolhido para a solenidade foi o ginásio poliesportivo do campus, que foi preenchido pelos servidores do Instituto, estudantes, representantes das cidades circunvizinhas que serão beneficiadas com a consolidação do campus em Serra Talhada e comunidade em geral. Durante o evento, o presidente e o ministro assinaram a liberação de R$: 2.147.904,99 destinados a aquisição de equipamentos para a tecnologia da informação, bem como mobiliário para a cozinha, copa e área de convivência, além de um ônibus e uma caminhonete para o campus. Durante seu discurso, Temer ressaltou a importância da educação como uma ferramenta transformadora do país. "Quero saldar aqueles que constituem o futuro do país e são a força motriz da educação brasileira, que são os alunos do Instituto do qual estamos inaugurando. Nós estamos com os olhos postos no presente e futuro, porque aqui fica evidenciado que sem educação não há solução", destacou. O presidente também parabenizou uma aluna do campus, que no primeiro ano do Ensino Médio, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Pernambucana de Física, realizada em outubro de 2016...

Técnicos do MEC e da Univasf visitam Salgueiro e estudam implantação de campus universitário

Uma comissão de técnicos do Ministério da Educação e da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), estiveram no município de Salgueiro na manhã desta segunda-feira (16), para conhecerem a infraestrutura de espaços onde deverá ser implantado um campus daquela instituição superior de ensino.

Inicialmente, eles se reuniram no gabinete do prefeito Clebel Cordeiro, ocasião em que também estiveram presentes os prefeitos de Serrita (Erivaldo Oliveira), Cedro (Antonio Leite), Mirandiba (Rose Cleia) e o secretário de governo de Verdejante, Héder Bezerra. São municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central (Cindesc), e que deverão ser beneficiados com a universidade do sertão em Salgueiro...

UPE CAMPUS PETROLINA TEM NOVA DIRETORIA

Aconteceu nesta segunda feira, dia 19, a posse da nova Diretoria da UPE Campus Petrolina. Foram empossadas no cargo para quatro anos de gestão, as docentes Marianne Marinho e Leilyane Coelho. Professora Marianne Marinho atual diretora, é natural de João Pessoa/PB, tem 37 anos, casada, mãe de um filho. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2002), instituição na qual também cursou Mestrado (2004) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2011). Desde 2012, a professora participa da equipe do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde/Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (Pro-Saúde/PET-Saúde) da Unidade, financiado pelo Ministério da Saúde. Na Gestão anterior, a  professora Marianne Marinho era Coordenadora Setorial de Extensão.

Por sua vez a Vice-Diretora Professora Leilyane é natural de Petrolina/PE, tem 34 anos, casada. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas (2005), pela mesma instituição. Em 2014, obteve o título de Doutorado, após conclusão do curso Interinstitucional (DINTER) do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com a UPE. Na gestão anterior, a professora Leilyane Coelho exerceu o cargo de assessoria da Direção...

UPE CAMPUS PETROLINA DIVULGAR EDITAL DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL PARA O SEMIÁRIDO

A UPE Campus Petrolina divulga edital para selecionar candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental para o Semiárido. Poderão participar do processo seletivo candidatos com graduação concluída nas diversas áreas do conhecimento, ou ainda, candidatos com previsão de conclusão do curso de graduação até a data de matrícula no PPGCTAS informado no cronograma.

O período de inscrição será de 19 de dezembro de 2016 a 18 de janeiro de 2017. A inscrição presencial poderá ser feita de segunda à sexta-feira, nos dias úteis, das 9h às 15h, na Coordenação Setorial de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina ou por Via postal, registrada e com aviso de recebimento (AR), por remessa de serviço de entrega domiciliar expresso, SEDEX, com postagem até o último dia de inscrição, 18 de janeiro de 2017, e recebida até cinco dias úteis após a data de encerramento das inscrições. Nesse caso o envelope deve ter o destinatário identificado como informado no item 1.5 deste Edital e enviado para o seguinte endereço: BR 203, Km 2, s/n. Bairro: Vila Eduardo, Petrolina - PE, CEP: 56.328-900...

Professores do Campus III da UNEB, em Juazeiro, enviam nota de apoio ao Movimento OcupaUneb

Nós, professores do Departamento de Ciências Humanas, campus III, da Universidade do Estado da Bahia, reunidos no Fórum Permanente em defesa da Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade do Vale do São Francisco, no dia 24 de novembro de 2016, reafirmamos nosso apoio e nossa solidariedade ao movimento dos estudantes que ocupam as instituições públicas de ensino em todo o território nacional.  

Consideramos esse movimento legítimo e necessário como reação contrária à PEC 241/55, que está em regime de votação pelo Congresso Nacional. Entendemos que tal Emenda Constitucional representa um grave retrocesso aos direitos sociais duramente conquistados no âmbito da Educação e da Saúde, e ameaça o funcionamento das Universidades Públicas, em médio e longo prazo...

IFBA Campus Juazeiro sediará o I simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco

O IFBA campus Juazeiro sediará o I Simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco. Com o tema: "Filosofia na sala de aula: educação, política, sexualidade, ética e religião" O projeto pretende promover um evento inovador na região do Vale do São Francisco, contemplando uma proposta inter-institucional entre as IFES da região - Univasf, IFBA, IF-Sertão, UNEB e a UFPI, provocando uma reflexão sobre a relação entre Filosofia e Educação e o papel da filosofia na sala de aula.

Segundo o professor Emmanuel Moraes, Diretor Geral pro tempore do IFBA campus Juazeiro e membro da comissão organizadora do evento, "a proposta do I Simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco é contemplar algumas necessidades da comunidade filosófica da região: A primeira e mais importante, é estimular a prática da pesquisa dos discentes no sentido de formularem comunicações e perceberem a importância de compartilharem suas pesquisas com professores da área. Essa iniciativa se estende não só aos graduandos, mas possibilita também a divulgação da filosofia para estudantes do Ensino Médio e Técnico. A segunda necessidade é a reunião de uma comissão científica dos professores de filosofia da região, que poderão iniciar um diálogo mais direto para futuros projetos de cursos de extensão e pesquisa na área de filosofia"...

Nota esclarecimento do diretório acadêmico livre de agronomia -Uneb campus III

O Diretório Acadêmico Livre de Agronomia- D.A.L.A. é uma ENTIDADE, RECONHECIDA, LEGAL,VERDADEIRA, INDEPENDENTE, que a mais de 55 anos está em luta pelos direitos dos estudantes,não está vinculado a nenhuma organização RADICAL e EXTREMISTA nem a PARTIDOS seja de esquerda, direita ou centro.

O que interessa para D.A.L.A. é um ensino de superior de qualidade e não fazer politicagem...

URGENTE: OCUPAÇÃO DO PRÉDIO SUSPENDE PROVAS DO ENEM NO IFBA CAMPUS JUAZEIRO

Em nota oficial encaminhada ao Blog na manhã deste sábado (05), o diretor do IFBA em Juazeiro Emmanuel Victor Hugo Moraes anuncia o

cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) naquele órgão. Confira:..

OCUPA UNEB - CAMPUS III DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AVANÇOS NAS PAUTAS DO MOVIMENTO

No dia 18, os estudantes da Universidade do Estado da Bahia definiram em assembleia pela ocupação do campus em protesto á PEC 241/55, que congela por 20 anos os investimentos com saúde e educação, sendo a 51º universidade ocupada no Brasil. Após 16 dias de ocupação, são 152 universidades ocupadas em todo o Brasil resistindo contra essa manobra golpista de Michel Temer, que tem como objetivo destruir a educação e saúde pública.

Entendendo que a pauta nacional tem impactos no dia a dia da universidade, elencamos com representatividade de todos os cursos uma série de demandas do Campus que podem parecer irrisórias, porém tem impacto direto na qualidade do ensino, como água potável na residência feminina e sinal de internet Wi-fi na biblioteca. Iniciamos uma rodada de negociações com os diretores do Departamento de Ciências Humanas e de Tecnologia e Ciências Sociais. Chegamos a um consenso sobre uma série de demandas, entendendo que a UNEB paralisa suas atividades por conta do processo de sucateamento da educação e que algumas pautas devem ser discutidas com a reitoria e outros órgãos competentes.

Em diálogos com a direção do DCH, o Movimento OcupaUNEB e Márcia Guenna assinaram um termo em que a direção se compromete a atender as demandas do movimento. Dentre essas demandas: construção de uma semana de integração entre todos os cursos com garantia orçamentária e inserção no calendário acadêmico em 2017.1; construção de um espaço com o pró-reitor da PRAES para debater, junto com os estudantes, sobre assistência estudantil; solicitação dos aparelhos de roteadores e reestruturação dos espaços coletivos (inserção de tomadas, cadeiras e mesas); melhorias na acessibilidade do departamento, garantindo o funcionamento do elevador até 29.11; solicitação para secretaria de transporte dos municípios e para empresa de transporte responsável com o intuito de construir uma rota que atenda as demandas dos estudantes (promover uma audiência pública nas câmaras de vereadores dos dois municípios para exigirmos a execução desse projeto); melhorias para residência (iluminação interna e externa, reforço na segurança e entrega imediata de 7 ventiladores)...

Direção da UPE Campus Petrolina emite nota sobre ENEM, veja abaixo na íntegra:

A Direção da UPE Campus Petrolina informa que desde que foram divulgados os espaços onde serão realizadas as provas do ENEM comunicou aos responsáveis pela aplicação, que devido ao processo de ocupação, não seria possível o aluguel do prédio. A Direção entende que o processo de aplicação de provas deve ocorrer de forma tranquila para os candidatos e como as estruturas físicas do Campus compreende todos os espaços construídos, a forma mais prudente é não ocorrer a realização das provas no Prédio onde funciona a Escola de Aplicação. A Direção informa ainda, que a responsabilidade de comunicar aos candidatos sobre os locais de provas é dos organizadores, porém, como até o presente não momento não houve a comunicação oficial, e devido a grande procura na Instituição, resolveu realizar esse pronunciamento. ..

Campus Ciências Agrárias da Univasf, em Petrolina, foi ocupado por estudantes

O campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina, foi ocupado no dia de hoje (26), com obstrução da entrada do campus e ocupação do bloco principal de aulas, onde foram montadas barracas de camping.

A interdição, segundo os coordenadores do movimento, tem como pauta principal a PEC 241, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e encaminhada para votação no Senado Federal. A PEC prevê um limite anual para gastos do governo federal.  ..

URGENTE: ESTUDANTES OCUPAM CAMPUS III DA UNEB

Estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) decidiram em assembleia deliberativa realizada nesta terça-feira (18) pela ocupação do Campus III em Juazeiro – BA. A mobilização tem como objetivo somar-se ao calendário de lutas regionais e nacionais contra a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos, atingindo principalmente a saúde e a educação. A proposta aumenta a precarização da instituição, que luta há anos por condições dignas para o funcionamento dos cursos.

A reunião aconteceu no auditório Antônio Carlos Magalhães e contou com a presença de professores e estudantes de direito, pedagogia, engenharia agronômica, jornalismo em multimeios e engenharia de bioprocessos. Na ocasião mais de 200 pessoas fizeram parte da votação, que deliberou pela ocupação, paralisando as atividades do campus por tempo indeterminado...

NOTA PÚBLICA A RESPEITO DO DEBATE "ESCOLA SEM PARTIDO" REALIZADO NO AUDITÓRIO DA UPE CAMPUS PETROLINA

A Direção da UPE Campus Petrolina solidariza-se com estudantes e professores que foram impedidos de continuar o debate sobre o projeto de Lei Escola Sem Partido,  realizado no último dia 07 no Auditório da Instituição. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico, com regras estabelecidas, seleção e convite dos debatedores. Não coube a instituição definir o formato, mas apenas garantir o espaço democrático para a realização do Debate. As falas dos debatedores transcorreram conforme o que estava estabelecido, tendo o  público que estava assistindo, oportunidade, também de participar, emitindo opiniões e fazendo perguntas. No transcorrer do evento  o Sr. Fred Pontes, que se diz coordenador de uma escola titulada CFC – Curso de Formação Conservadora, de forma destemperada, tentou utilizar forçadamente a fala, contrariando as regras estabelecidas pelos organizadores. Sua atitude, que não é comum ao debate democrático, levou a maioria do público presente, a solicitar sua retirada do espaço, fato que o deixou ainda mais desequilibrado. Alunos e professores foram alvos do seu destemperado comportamento, agressivo, com clara possiblidade de agressões físicas. A ação da equipe gestora facilitou sua retirada do auditório, evitando assim, maiores constrangimentos a ele e a um grupo pequeno de seguidores. 

Neste final de semana, muitos comentários através das redes sociais, alimentaram ainda mais atitudes agressivas a alguns docentes, alunos e a própria instituição. Ao longo desse ano, a UPE Campus Petrolina está sendo vítima de agressões de alguns de seus alunos e seguidores externos à instituição, que teimam, em bradar, pelas redes sociais, a acusação de que a sua prática não é democrática em suas ações e em suas formas de gestão acadêmica e administrativa.

Desde que essas agressões iniciaram, a gestão tem tido o cuidado de observar os fatos, registrá-los e encaminhá-los para órgãos competentes. Assim, tem sido com a abertura de comissão de escuta, comissão de ética e por último a solicitação à Reitoria de uma comissão de Sindicância para apurar todos os fatos, sendo ouvidos alunos e docentes que estão envolvidos diretamente nestes casos. No último dia 06 de outubro a Comissão de Sindicância, composta por membros externos à Unidade de Petrolina, instituída através de Portaria do Reitor, ouviu as partes interessadas. Também foi entregue a reitoria um dossiê com todas as agressões sofridas pelos docentes  e à Instituição, sejam elas deferidas por alunos ou por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A Direção solicitou a Reitoria que analise junto ao setor jurídico, as possíveis ações em termos penal e civil, contra aquelas pessoas externas à instituição que tem ao longo desses meses, maculado sua imagem.

Lamentamos que na segunda década do Século XXI, grupos que se dizem conservadores, utilizem espaços internos e externos para infamar a honra de seus docentes, alunos, técnicos administrativos e principalmente da Instituição, que não tem partido, teoria particular ou conchavos com governos instituídos e/ou destituídos. Nossa instituição é apenas DEMOCRÁTICA. ..

Militante de direita tumultua debate na UPE, Campus Petrolina

Na noite da última sexta-feira (7), foi realizado no auditório da UPE, em Petrolina, um debate em que estudantes e professores tratavam do polêmico programa ‘Escola sem Partido’, que visa restringir a atuação dos professores em sala de aula. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico Antônio Conselheiro do curso de história da universidade.

O debate, espaço para expor ideias e argumentos, foi tumultuado por um homem que agressivamente não respeitou a ordem de inscrição para fala. Segundo informações, o homem identificado como Fred Pontes é militante de direita e coordenador do ‘Curso de Formação Conservadora do Vale do São Francisco’...