Foram encontrados 24 registros para a palavra: FLIC

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região...

Noite Cultural da FLIC reunirá artistas de Curaçá e região a partir desta quinta-feira

A 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC) terá uma diversa programação musical na Praça Raul Coelho, centro da cidade, de quinta-feira (21) a sábado (23).

Na noite desta quinta-feira das 18h00 às 19h30 estará acontecendo uma Tenda de Música Eletrônica com o artista Jocélio Bello, das 19h30 às 00h00 haverá uma apresentação musical com diversos(as) artistas: Galeota das Artes, Lucas Santos, Bichos Escrotos, Maviael Melo e João Sereno, Jaidete Varjão e uma Intervenção poética, por Jonathas Tonny...

Com programação multicultural, 5ª Flican chega ao fim reafirmando o legado e a resistência de Canudos

Depois de quatro dias movimentando uma das cidades históricas mais conhecidas do país, a 5ª Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) encerrou na noite do sábado (dia 26) com apresentações musicais no Espaço Belchior, batizado em homenagem ao artista cearense.

Ao longo desses dias, o evento reuniu mais de 5 mil pessoas que participaram de diversas atividades, como debates sobre temas da atualidade, mostras de filmes, exposições, oficinas de artes, espetáculos de teatro e música, entre outras...

Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) termina neste domingo (20)

Cerca de dois mil estudantes estão participando da ampla programação promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), ao longo dos quatro dias da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que teve início na quinta-feira (17) e segue até este domingo (20).

A proposta é dar visibilidade ao protagonismo estudantil, garantindo as condições para que os jovens apresentem a produção artística desenvolvida dentro dos projetos artísticos estruturantes da rede estadual de ensino...

Com apoio do Governo do Estado, 12ª Flica é aberta nesta quinta (17), em Cachoeira

Com o tema "O mundo da literatura em festa", foi aberta, nesta quinta-feira (17), a 12ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), uma grande celebração da cultura, arte e educação. A iniciativa, que tem apoio do Governo do Estado, trará, até domingo (20), uma programação diversificada para a cidade do recôncavo baiano.
 
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, lembra de como eventos desse tipo têm crescido na Bahia. Há dez anos, conforme conta, eram apenas quatro festas literárias no estado. Agora, este número subiu para 81.
 
"O Governo do Estado tem uma política crescente e cada vez mais consistente de apoio às feiras literárias, ampliando e democratizando esse momento tão importante de encontro em torno do livro mas, ao mesmo tempo, com tantas possibilidades de inclusão econômica", destacou Bruno.
 
Esta é a primeira vez de David Carlos, morador da cidade de Dom Macedo Costa, na Flica. "Estou gostando bastante do evento. Está sendo bem interessante. Várias culturas diferentes que a gente está conhecendo aqui e está sendo, realmente, uma experiência muito bacana", afirma o estudante David Carlos, que cursa o terceiro ano no Colégio Estadual Eraldo Tinoco.
 
A abertura contou com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Bahia (PMBA), sob a regência do Maestro Wanderley. Teve, também, a Janela Poética, da Secretaria de Educação do Estado, e do Coro Sinfônico da PMBA, entre outras manifestações culturais.
 
Uma das ações promovidas no período é a Casa do Governo, localizada na Fundação Casa Hansen. Pelo segundo ano consecutivo, ela reúne várias atividades.
 
"Muito feliz de estarmos aqui, hoje, na abertura de mais um evento literário, com o apoio do Governo do Estado. Nós estaremos com a programação bastante diversificada, tanto da Flica como do Governo do Estado, de diversas secretarias: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Promoção de Igualdade Racial, Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade Racial], SPM [Secretaria de Políticas para as Mulheres]", explicou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Costa.
 
Até sábado (19), vão acontecer, no local, saraus, lançamentos de livros, rodas de conversa, contação de histórias, intervenções artísticas e oficinas educativas. Contará, ainda, com a palestra cantada de Bule Bule e a presença do Robozão.

..

Escritor João Ubaldo Ribeiro é o homenageado na V Feira Literária Internacional de Canudos (Flican)

Com o tema "O Sertão Vai Virar Arte: Viva o Povo Brasileiro, Literatura e Tradições Populares - Viva Canudos!", a 5ª edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) vai homenagear o escritor baiano João Ubaldo.  A Flican, que acontece de 23 a 26 de outubro, vai colocar em destaque as histórias e tradições que moldaram a história de Canudos e do Brasil, com uma programação rica em arte, literatura e cultura popular.

Além das mesas de debates com autores, a programação da Flican conta com a realização de oficinas de arte, apresentações de atrações musicais, mostra de filmes, exposições e encenações de peças teatrais...

Em Cachoeira, Flica 2024 é lançada com tema "O mundo da literatura em festa"

Lançada oficialmente nesta terça-feira (25) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de transferência da sede do Governo do Estado para Cachoeira, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2024) já tem data marcada. O evento vai acontecer entre os dias 17 e 20 de outubro, com uma extensa programação na cidade do Recôncavo Baiano e o tema "O mundo da literatura em festa".

Em sua 12ª edição, o maior evento literário do Norte/Nordeste será realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), em parceria com Secretaria Estadual da Educação (SEC) e a Fundação Hansen Bahia. Com investimento previsto de R$ 2,7 milhões, a festa terá cinco espaços principais e diversos: Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica, Intervenções Artísticas e Programação Variada. Todos os acessos são gratuitos e de indicação etária livre, com acessibilidade, tradução de libras e audiodescrição...

Jerônimo Rodrigues prestigia segundo dia de programação da Flica 2023

Ainda em Cachoeira, na tarde desta sexta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o segundo dia da 11ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2023).

Com patrocínio master no valor de quase R$ 3 milhões do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão ligado à Secretaria de Cultura (Secult), o evento possui uma vasta programação, em diversos ambientes espalhados pelo Centro da cidade, com a presença de escritores, ativistas, artistas, jornalistas, dentre outras personalidades da Bahia, do Brasil e do exterior...

Casa do Governo inicia programação diversificada na Flica 2023

A 11ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) começou nesta quinta-feira (26) e segue até domingo (29), com uma programação diversificada, além de ações e serviços nas áreas da cultura, educação, cidadania e direitos humanos promovidas pelo Governo do Estado. Após a abertura oficial do evento, que este ano traz o tema 'Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia', foi dado início às atividades da Casa do Governo, espaço totalmente gratuito, que funciona na sede da Fundação Hansen Bahia, e reúne um conjunto de ações das secretarias. O contará com o protagonismo estudantil, mediante diferentes manifestações culturais e artísticas, como recitais de poesia e apresentações de música, dança e teatro.

"O Governo do Estado apoia de forma muito entusiasmada das festas e feiras literárias, entendendo a sua importância de difusão da educação, da cultura, das políticas de arte na totalidade, contagiando a população. Estes eventos significam esse encontro das pessoas com a cultura no meio da rua, na praça pública. A Flica é a mais importante festa literária da Bahia, uma das mais importantes do Brasil, e nosso apoio é para reafirmar o quanto as políticas de livro, de literatura e leitura são transformadoras de vidas", declarou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro...

IV Flican reúne público de 9 mil pessoas com atividades centradas no tema Literatura e Resistência

Em quatro dias de atividades centradas no tema Literatura e Resistência, a quarta edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que foi encerrada neste sábado (16), reuniu cerca de 9 mil pessoas.

Este ano, a Flican revisitou os 130 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.  A autora homenageada foi a professora USP e especialista na obra de Euclides da Cunha, Walnice Galvão. ..

Com participação do escritor Antônio Torres, IV Flican propõe debate sobre o imaginário do novo sertão

De 13 a 16 de setembro, a Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) vai reunir escritores, pesquisadores e intelectuais para discutir temas relacionados à temática do sertão de hoje e do passado. Entre os convidados desta quarta edição do evento, estão o escritor e membro da Academia Brasileira de Antônio Torres, o fotógrafo premiado Evandro Teixeira, o cineasta Antônio Olavo, entre outros destaques da programação. 

O tema central da feira, que é uma realização da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será Literatura e Resistência, com destaque para os 130 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro, e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.  As atividades vão acontecer em locais emblemáticos da histórica cidade, a  exemplo do Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC)...

Governador participa do lançamento da 11ª Flica e realiza aula pública sobre a Independência do Brasil em Cachoeira

Neste domingo (25), o governador Jerônimo Rodrigues participou do lançamento da 11ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que este ano terá como tema "Poéticas Afro-Indígenas da Brasilidade".

O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro de 2023, seguindo a temática do Bicentenário da Independência do Brasil, e contará com a Curadoria Coletiva formada por Mirian Sumica (UNILAB), Luciana Brito (UFRB) e Jocivaldo dos Anjos (SEC)...

Estudante da Rede Estadual participar do FLICA em Salvador 

Brenda Cecília é estudante do 2 ano do CODEFAS e é a única representante do  Território de identidade a participar. A UNESCO tem desenvolvido ao longo desse ano para líderes jovem stem 2030. A palavra STEM é uma sigla para Ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A UNESCO desenvolve essa ação educacional na ideia de promover lideranças que consigam ajudar a alcançar as metas 2030 onde entre essas metas está a maior integração das mulheres na ciência pq é um espaço que lhes é negado por várias questões como familiares e sociais.
Nessa iniciativa os alunos fazem o curso durante todo o ano em 5 etapas.

A etapa vivenciada agora é a etapa presencial onde os estudantes construíram um manifesto levantando as questões vistas no curso propondo melhorias não só para o Brasil mas para o mundo. A última etapa será uma ação desenvolvida pela estudante na escola visando a promoção da inclusão da mulher na ciência. O encontro acontece durante o FLICA - Feira literária de Cachoeira...

Leitora revela aflição de moradores da Comunidade do Salitre com "onda de assaltos" na região

Vale do Salitre pede Socorro! Leitora revela aflição de moradores do Salitre com "onda de assaltos". Confira.

Ontem (dia 12) os moradores do Salitre viveram mais um dia de terror, houve vários assaltos de motos e carros, isso se tornou algo corriqueiro por lá, mas a barbaridade não para por aí . Passo agora a descrever a experiência amarga de uma família vítima da falta de segurança que acomete a todos os moradores daquele local...

'É desesperador. Muita aflição. Não tenho coragem de me olhar', diz mulher atacada por cachorro da raça pitbull em Petrolina

Reportagem da TV Grande Rio/Afiliada Globo destaca que depois de ter sido atacada por um cachorro da raça pitbull, enquanto caminhava na Orla de Petrolina, Kátia Rodrigues, de 49 anos, ainda tem bem vivo na memória os momentos de tensão e medo que passou. Ela estava caminhando com o marido, o empresário Etelvane Barbosa, e cadela da família, quando foi atacada. Mesmo acompanhado pela dona, o pitbull estava solto e sem focinheira.

“Estou muito ansiosa, sem dormir, só pensando no momento. A noite para mim, é só ficar acordada. Mesmo tomando medicamento, não consigo dormir . Só em pensar em perder meu esposo, que é cardíaco, e minha cachorra, então fico desesperada, pensando nesse momento”, diz Kátia...

Flican homenageia quatro personalidades que retrataram Canudos

A segunda edição da Feira Literária de Canudos (Flican) será realizada de 8 a 10 de abril, de forma virtual, reunindo escritores, pesquisadores, contadores de histórias, músicos e artistas para discutir temas diversos, permeados pelo universo do sertão real e mítico de Antônio Conselheiro.

Com atividades que contemplam públicos de todas as idades, a Flican tem ainda, entre outros convidados, os jornalistas Xico Sá e Franklin Martins, os escritores Aleilton Fonseca, Franklin Carvalho e Marcelino Freire, o poeta Bráulio Tavares e os diretores teatrais Paulo Dourado e José Celso Martinez, criador do lendário Teatro Oficina. Entre as atrações musicais estão Targino Gondim, Gereba, Fábio Paes, Roze, a Orquestra Sisaleira de Conceição de Coité e Bião de Canudos...

Debates sobre a memória da Guerra de Canudos e passeios virtuais por locais históricos vão movimentar a II Flican

Um dos temas mais estudados no Brasil na atualidade, a Guerra de Canudos não poderia ficar fora da pauta do principal evento literário do sertão baiano. Durante a II Feira Literária de Canudos (Flican), que acontece de 8 a 10 de abril, autores, artistas e pesquisadores vão se debruçar sobre os aspectos históricos, míticos e o impacto desse símbolo de luta e resistência, no contexto contemporâneo do país.

Entre os participantes das mesas estão importantes especialistas no assunto, como o coordenador do Centro de Estudos Euclydes da Cunha da Uneb Manoel Neto, o cineasta Antônio Olavo, o fotógrafo Evandro Teixeira e o escritor Eldon Canário...

II Festival de Economia Solidária reúne empreendedores durante a Flica

A IX Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) conta com mais uma edição do Festival de Economia Solidária, com oficinas, feira, rodas de diálogo, exibição de filmes e atividades artístico-culturais. O objetivo é aproveitar o tradicional evento literário, que acontece de 24 a 27 de outubro, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, para colocar em evidência os produtos e as experiências de associações, cooperativas e grupos produtivos acompanhados pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As atividades acontecem na Praça Góes Calmon (Jardim do Faqui), das 9h às 20h. "A Flica é um espaço estratégico para a geração de renda dos empreendimentos atendidos pelos Centros Públicos, por isso vamos garantir, mais uma vez, toda a infraestrutura necessária para exposição e venda dos produtos da economia solidária", destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães...

Flica 2018 é encerrada com debate sobre protagonismo da mulher negra na literatura

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) chegou ao último dia, na manhã deste domingo (14), com a mesa 'Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras'. A discussão é parte do projeto da professora e doutoranda em Literatura e Cultura Dayse Sacramento, que se debruça sobre o livro 'Insubmissas Lágrimas de Mulheres', escrito por Conceição Evaristo, grande homenageada da 8ª edição da Flica. 

Com a participação de um grupo de mulheres negras, o projeto orientado por Dayse analisa os 13 relatos que compõem a publicação de Evaristo. Na abertura da mesa, a pesquisadora ressaltou a pouca representação das mulheres negras na sociedade. 

"Nós, mulheres negras, somos 27,5% da população deste país e não estamos representadas. Muitas vezes, temos as nossas representações negligenciadas nos espaços de poder. Temos como exemplo o boicote à eleição de Conceição Evaristo para a Academia Brasileira de Letras [ABL], uma instituição que, historicamente, nunca contou com a nossa presença, o nosso corpo, o nosso cabelo e o nosso texto dentro da ABL", desabafou Sacramento. ..

A palavra pode tudo. Ela pode destruir como ela pode construir, diz Conceição Evaristo, homenageada da Flica

A voz mansa de Conceição Evaristo ecoou pelos corações do público que lotou o Claustro do Convento do Carmo, em Cachoeira, na noite de ontem sábado (13). Uma noite especial, com fogos, cântico para Oxum e muitos aplausos. Tudo para reverenciar a máxima autoridade e potência da escritora mineira e imortal das letras.

“Na minha cabeça e no meu coração, e tenho certeza que na cabeça e coração de todos vocês, ela é a nossa imortal”, disse Lívia Natália, poeta e doutora em literatura, que fez as honras da Flica ao conduzir Conceição Evaristo em um bate-papo doce e cheio de esperança...