Foram encontrados 375 registros para a palavra: APLB

Sindicato Aplb faz reivindicações em reunião com governo municipal

A direção da APLB-Sindicato foi recebida em agenda oficial pelo Prefeito Paulo Bonfim e a Secretaria de Educação do Município, Professora Lucinete Alves, para tratar de assuntos de interesse da educação e dos Educadores (as).

O presidente da APLB, Professor Gilmar Nery encaminhou a seguinte pauta:..

Juazeiro: Presidente Alex Tanuri constrói unidade entre APLB, Executivo municipal e vereadores para lutar pela derrubada do veto de Bolsonaro

Na manhã desta terça-feira (15) a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou Audiência Pública que discutiu juntamente com a APLB- Sindicato e Procuradoria do Município, o veto do Presidente Bolsonaro ao parágrafo único do artigo 7º da Lei 14057/2020, que trata da destinação dos precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

O evento contou com a presença do procurador do município de Juazeiro, Eduardo Fernandes; do presidente da APLB, Gilmar Nery; dos professores e vereadores. Todos respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mantendo distanciamento social, higienização de mãos e utilização obrigatória de máscaras.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Alex Tanuri destacou o empenho pela luta dos direitos dos profissionais da Educação de Juazeiro. "Em primeiro lugar gostaria de dizer que esta Audiência Pública nós a fizemos o mais rápido possível por que precisamos colaborar e ajudar vocês nesta luta. Com Deus na frente e todos nós unidos, nós iremos vencer", disse.

"Queria fazer um agradecimento especial a todos os profissionais da Educação que estão aqui e dizer que assim que fomos procurados, nós tomamos esta atitude de convocar esta sessão. Entendemos que Educação é a base de tudo. Ontem amanhecemos tristes com a decisão do presidente, que prefere usar arma à caneta, lápis e caderno ao vetar uma conquista que não foi da noite para o dia", complementou Tanuri.

"Temos a força de vontade e a voz para irmos a Salvador e depois, se for o caso, irmos à Brasília. Primeiro a Salvador para vermos e convencermos os deputados da bancada da Bahia e lutarmos juntos", ressaltou o presidente.

Representando os professores presentes, Rosilda Marques da Silva, afirmou que a classe está unida. "Senhores vereadores e colegas hoje é um dia histórico no município de Juazeiro, onde os professores unidos mostram a sua força e falam todos por uma só voz, o grito de que nós merecemos e nós queremos os precatórios do FUNDEF", disse.

O presidente da APLB, Gilmar Nery, declarou que o sindicato está firme na luta para receber os precatórios. "Nós vamos ter mobilização na Bahia e no Brasil contra essa medida desastrosa de um Governo que não serve ao trabalhador, mas serve só ao capital. Um Governo que segue o caminho do Rico. O professor precisa e merece o direito de receber os valores oriundos dos precatórios, principalmente por que essa APLB reconhece que 60% desse valor tem que ser destinado ao trabalhador e rateado com o trabalhador. É isso que a lei determina", pontuou.

Já o procurador do município de Juazeiro, Eduardo Fernandes, enfatizou que é hora de união. "Hoje nós temos a oportunidade de consolidar esta caminhada. Não é hora de dividir, é hora de se unir em prol de um mesmo objetivo", salientou.

"Quando falamos de precatórios, eu devo destacar que esta discussão não é de hoje, é de muito tempo e é uma discussão que o Governo nunca se recusou a tratar e sempre deixou claro: recurso da Educação é para a Educação. Desde o primeiro dia sempre tivemos a tranquilidade em cada mesa que sentamos. Nós sempre respeitamos os professores, dialogando e buscando cenários reais, sem vender promessas. O caminho agora é fazer essa luta, sair cada vez mais vencedores, degrau por degrau e derrubar esse veto, este é o melhor caminho", complementou.

O público presente também participou questionando e tirando as dúvidas juntamente com os parlamentares.

Os vereadores, em seus momentos de fala, contribuíram com a discussão e se colocaram à disposição para contribuir na luta para derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro. Em buscar apoio em seus respectivos deputados federais e senadores para que possam conseguir ganhar a luta na Câmara dos deputados e no Senado Brasileiro.

Ao final, o presidente Alex Tanuri retomou a palavra e agradeceu destacando que será produzido um documento pela Comissão de Educação da Casa Legislativa e os professores para ser entregue à Procuradoria do Município. "Agradeço a presença de todos vocês, nós vamos elaborar um documento e levar até ao procurador do município, vamos assinar esse documento para que tomemos as decisões cabíveis", concluiu.

A Gravação da Audiência completa pode ser acessada no perfil do Facebook da Câmara de Juazeiro, neste Link:
www.facebook.com/camarajuazeirooficial/videos/935607073601750/?extid=27grBuH2jdjmTNoH..

A pedido da APLB, Câmara de Vereadores adia votação de projeto do Executivo que suspende refinanciamento da dívida com o IPJ

Ao tomar conhecimento que o Executivo teria enviado mensagem à Câmara de Vereadores em forma de Projeto de Lei pedindo autorização legislativa para suspender o pagamento de refinanciamento da dívida municipal com o IPJ – Instituto Previdenciário de Juazeiro o diretor da APLB Professor Gilmar Nery procurou o presidente da Câmara Alex Tanuri na manhã desta terça-feira (02).

Segundo Gilmar a intenção foi solicitar da Câmara que a apreciação ocorra depois que os sindicatos discutam com a prefeitura essa proposição que pede a suspensão da dívida com o IPJ no período entre 1º de março e 31 de dezembro de 2020...

Pilão Arcado: APLB vai convidar candidatos a prefeito para debate com professores

O candidato da Coligação "Pilão Quer Mudança", Mundoca (Raimundo Nonato Dias dos Santos – PSDB), participou, a convite, na tarde desta quinta-feira (16/01), na sede da APLB Sindicato – Núcleo Pedra Branca de uma reunião com os membros da direção da entidade em Pilão Arcado. Gilmar Cavalcanti, Coordenador da APLB em Pilão Arcado, apresentou a pauta de questionamentos, que será levada também ao candidato Orgeto Bastos e que dizem respeito aos professores do município.

São quatro pontos, inicialmente: Pagamento das gratificações, constante do Plano de Cargos e Salários, para o professor que exerce função em localidades fora da sede do município; Pagamento de salários obedecendo ao determinado no Plano de Cargos e Salários; canal de diálogo permanente com o prefeito e repasse do valor dos precatórios recebidos do FUNDEF...

APLB: PROTESTO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA ESTADUAL OCUPA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação, entidades de diversas categorias e centrais sindicais ocupam a entrada da Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta segunda-feira (13). O movimento coletivo que conseguiu reunir grande número de servidores continua com os protestos até a próxima quarta-feira (15). O objetivo das manifestações, segundo o coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira, é a retirada da PEC 158 da pauta. “Vamos forçar o diálogo junto ao governo do Estado e continuar com as manifestações. O movimento está estruturado e firme e estão surgindo novos encaminhamentos”.

Ação Popular..

APLB-SINDICATO MANTÉM MANIFESTAÇÃO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM JUAZEIRO

Nem mesmo a divulgação de nota enviada pela Secretaria da Educação da Bahia conseguiu diminuir o ímpeto da APLB Sindicato no processo de municipalização do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, no João Paulo II, o Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, no Castelo Branco, e o Colégio Estadual Professor Pedro Raimundo Rodrigues Rego, em Piranga.

Após reunião nesta quinta-feira (02) o coordenador da APLB-Sindicato Gilmar Nery gravou vídeo convocando todos os professores da rede estadual de ensino a participarem de assembleia que será realizada nesta sexta-feira (03), às 09 horas, na sede da entidade. Logo depois haverá manifestação em frente ao prédio da NTE (Núcleo Territorial da Educação) e Paço Municipal. Confira:..

JUAZEIRO: APLB CONVIDA PROFESSORES A ADERIR GREVE GERAL PELA EDUCAÇÃO

O professor Gilmar Nery, Coordenador da Delegacia da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Juazeiro participou do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (01) quando convidou os professores da rede estadual e municipal de ensino para a adesão da categoria à paralisação nacional pela educação marcada para estas quarta (2) e quinta-feira (3).

Gilmar Nery explicou que em Juazeiro, os atos irão acontecer nesta terça-feira, dia 02, às 09h, com Assembleia Geral na APLB e no dia 03, quinta-feira, às 09h, um ato público na Praça Antonílio da França Cardoso em Frente ao Banco do Brasil...

GREVE: APLB DE JUAZEIRO PARTICIPA DOS PROTESTOS NOS DIAS 2 E 3 DE OUTUBRO

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em educação convoca as redes estadual, municipal e interior do Estado da Bahia para paralisar às atividades na Greve Geral da Educação, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro. O Diretor da APLB, Gilmar Nery explica que em Juazeiro, os atos irão acontecer dia 02/ 09h, Assembleia Geral na APLB e no dia 03/09h um ato público na Praça Antonílio da França Cardoso em Frente ao Banco do Brasil.

A mobilização nacional foi convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O coordenador-geral, Rui Oliveira explica que na Bahia, além da APLB outras entidades como  Assufba, Sinasef, Apub, Une, Ubes, Abes, Ueb, Aduneb entre outras, vão paralisar as atividades nos dias citados...

APLB DENUNCIA EMPRESA CONTRATADA PELO INSTITUTO PREVIDENCIÁRIO DE JUAZEIRO (BA)

Em e-mail ao Blog GJ Notícias a APLB Sindicato, Núcleo de Juazeiro (BA), convoca os profissionais da Educação que foram reprovados em perícia médica do IPJ, através da empresa Jusmed, para importante assembleia a ser realizada no próximo dia 30, às 16:30h, no auditório da entidade classista.

A APLB denuncia o tratamento desrespeitoso, constrangedor e desumano oferecido nas perícias médicas aos profissionais que estão em processo de readaptação funcional. Confira o convite:..

Juazeiro: APLB Sindicato dos trabalhadores em Educação convoca para paralisação na sexta (14)

A APLB/Sindicato de Juazeiro (BA)  enviou nota onde convoca os trabalhadores em educação da rede pública municipal para participarem de uma paralisação ‘Greve Geral’, nesta sexta-feira (14). A pauta será a defesa do direito de aposentadoria e o repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, da Reforma da Previdência. A concentração será às 8h30, na sede da APLB/Sindicato, Rua Cícero Feitosa, 166, bairro Alagadiço, na área central da cidade. ..

APLB-Sindicato de Juazeiro convoca paralisação geral em defesa da educação

A APLB – Sindicato, Núcleo de Juazeiro, em e-mail ao Blog GJ Notícias convoca todos os professores para uma paralisação na próxima quarta-feira (15) em protesto contra o projeto de Reforma da Previdência e o corte de verbas da educação.

Em Juazeiro, vai acontecer um ato público seguido de caminhada com concentração a partir das 8:30h em frente ao INSS.

..

Prefeitura de Curaçá nega assédio moral e diz que denúncia é falsa

Após denúncia feita por dirigentes da APLB e pela professora Maria Sileide, alegando que teria sofrido assédio moral e perseguição política por parte da administração municipal, o secretário de Educação de Curaçá, Daniel Ribeiro Torres, enviou nota ao Blog GJ contestando as informações. De acordo com a nota "em nenhum momento (a professora) foi tratada com desrespeito e sim com respeito, zelo e valorização, pilares adotados pelo atual governo municipal. Por decisão administrativa da Secretaria a professora foi exonerada com o término do ano letivo de 2018, sem que houvesse qualquer ilegalidade no ato", informaram.

Confira o teor da nota:..

APLB ACUSA PREFEITO DE CURAÇÁ DE ASSÉDIO MORAL E PERSEGUIÇÃO POLÍTICA À PROFESSORA MUNICIPAL

A professora Maria Sileide acompanhada do coordenador da APLB em Juazeiro Gilmar Nery e da coordenadora do Núcleo da APLB em Curaçá Luzia França, procurou a imprensa regional nesta sexta-feira, dia 08, entre os veículos de comunicação o Programa Geraldo José (Transrio FM) e o Blog GJ, para denunciar assédio moral e perseguição política que vem sofrendo pela administração do prefeito Pedro Oliveira, naquele município.

“Tudo começou quando o prefeito nos procurou para convencer o meu marido, que é vereador (Laerte), a votar no candidato dele para presidência da Câmara Municipal. Em seguida, fomos ameaçados de demissão do cargo que exercíamos desde a gestão passada na coordenação de uma escola se não convencesse meu marido a votar no orçamento do município. A minha indignação não é pelo fato de ter sido exonerada do cargo, sou concursada e tenho a maior adoração pela minha profissão. O que me chateou foi da forma que aconteceu e de ser motivo de chacota pelos correligionários do prefeito nos grupos de whatsapp” revelou a professora Maria Sileide...

Justiça acata o pedido de liminar impetrado pela APLB e o Governo da Bahia não pode exonerar os gestores escolares

A Justiça acatou o pedido de liminar impetrado pela APLB e determinou que o Governo da Bahia não pode exonerar os gestores escolares do período de 2016/2020 e tambpem não pode exigir que deixem outros vínculos legais. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (7), ressaltando que o Estado será intimado para apresentar defesa, e que esta decisão, por ser liminar, tem caráter provisório, uma vez que caso haja recurso de agravo será apreciada pelo Colegiado do Tribunal de Justiça.

A proposta do Governo Ruy Costa é exonerar Diretores de pelo menos 275 escolas estaduais. A medida do Governo da Bahia está pautada na implantação da Lei n° 14032 de 18 de dezembro de 2018, que determina que os servidores que ocuparem a gestão de escolas estaduais devem ter dedicação exclusiva, ou seja, não podem ter outro vínculo empregatício além daquele registrado com o governo do estado...

COM APOIO DA APLB PROFESSORES DA REDE ESTADUAL REALIZAM HOJE (05) MANIFESTAÇÃO CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS

Professores da rede estadual de ensino em Juazeiro, mais precisamente dos colégios Hildete Lomanto (centro), Cecílio Matos (Alagadiço), Helena Celestino (Castelo Branco) e Antonílio da França Cardoso (Dom José Rodorigues) vão participar de manifestação na manhã desta terça-feira (05) pelas ruas da cidade protestando contra o processo de municipalização dos referidos estabelecimentos de ensino.

A decisão da manifestação foi adotada durante assembleia realizada nesta segunda-feira (04) na sede da APLB – Sindicato, em Juazeiro. Na tarde desta segunda-feira, o Coordenador da APLB em Juazeiro Gilmar Nery participou do Programa Geraldo José (Transrio FM) quando reclamou da falta de diálogo com a comunidade escolar. “O Governo do Estado não dialogou com a comunidade escolar, com a sociedade e empurra essa decisão goela abaixo com graves consequências aos servidores. Então convidamos a sociedade a se unir aos servidores nesta manifestação contra este pacote oferecido pelo governo a nós trabalhadores”...

COORDENADOR DA APLB-UAUÁ, FRANCISCO-PROLEPSES, FAZ BALANÇO DO ANO DE 2018

Em e-mail ao Blog GJ o coordenador da APLB- Núcleo de Uauá Francisco – Prolepses faz balanço das atividades desenvolvidas pela entidade em 2018. Confira:

Queridos sócios da APLB-Sindicato Núcleo de Uauá e comunidade uauaense. É com muita satisfação e sentimento de realização que comemoramos a passagem do ano de 2018...

UAUÁ: APLB VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA GARANTIR DIREITO DE USAR A TRIBUNA LIVRE DA CÂMARA

Quarta-feira passada, dia 07, o coordenador da APLB-Sindicato Núcleo de Uauá recorreu ao Ministério Público para garantir o direito que o sindicato tem de usar a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, que havia sido impedido pelo presidente, Rodrigo de Zé Mário (PTB), no dia 31 de outubro do corrente ano sem nenhuma justificativa. “Acredita-se que foi uma retaliação porque nós demos opinião contrária sobre o projeto de Lei que versou sobre o 13º Salário e 1/3(um terço) de férias para os vereadores” declarou o coordenador da APLB/Uauá Francisco-Prolepses.

O representante ao ter sua solicitação negada, foi à câmara de vereadores para saber o motivo e a funcionária que deu recebido, Sra. Vera, disse que tinha sido ordem do presidente para não colocar o nome da entidade na pauta da sessão do dia 31 de outubro, e a pauta seguiu sem orador inscrito para o uso da Tribuna Livre...

NOTA DE REPÚDIO DA APLB: PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE UAUÁ PROÍBE REPRESENTANTE DOS PROFESSORES DE USAR A TRIBUNA LIVRE DA CASA

A APLB-SINDICATO Núcleo Uauá, CNPJ: 14.029.219/0001-28, entidade de utilidade pública pela lei nº02254/65, registro sindical no Ministério do Trabalho no livro nº 003, às folhas 104, desde 14 de março de 1990 e leis municipais, filiada a CNTE e CTB, em defesa de uma educação de qualidade e valorização dos profissionais em educação, tendo no seu quadro de sócios a maioria absoluta dos profissionais em educação da Rede Municipal de Uauá, Vem, de forma veemente, a público REPUDIAR a Atitude Antidemocrática e desrespeitosa do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Uauá, o Sr. Rodrigo Gonçalves de Souza Silva (Rodrigo de Zé Mário), por negar, por duas vezes, o uso da Tribuna Livre ao Sindicato, sem justificativa nenhuma. Sindicato esse quem tem 08 (oito) anos de luta incansável em prol de uma educação de qualidade e valorização dos profissionais em educação do município de Uauá, conforme comprova a história recente de grandes mobilizações junto à comunidade com o apoio do Poder Legislativo, que compartilhou de grandes conquistas para educação municipal e nunca fechou as portas para o sindicato, até junho do corrente ano.

A APLB-UAUÁ fez dois pedidos de uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Uauá, conforme ema do Regimento Interno da Casa, um para o dia 17 e o outro para o dia 31 de Outubro do corrente ano para versar sobre a Festa dos Professores 2018, ambos negados sem justificativa nenhuma (Foto abaixo). A representatividade do sindicato foi à câmara saber o porquê e a resposta foi que o presidente não usaria a Tribuna Livre da Casa, o que deixou claro que o sindicato está sendo penalizado (retaliação por parte da presidência da casa) pelo motivo do presidente, Francisco T. dos Santos Filho (Prolepses Guerreiro) ter se manifestado contrário aos projetos ventilados na casa em junho do corrente ano: Titulo de Cidadão a Deputados e a Concessão de 13º(Décimo Terceiro) e 1/3 (Um Terço) de Férias para os Vereadores. Atitude, absolutamente, inaceitável, que ofende, de morte, a Democracia e o Direito Legítimo do Cidadão de Opinar, conforme leis vigentes, inclusive da Lei Orgânica Municipal e, Especialmente, do Artigo 53 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Uauá.

O sindicato tomará as providências cabíveis para GARANTIR O DIREITO LEGÍTIMO DE SE PRONUNCIAR, como sempre aconteceu na TRIBUNA LIVRE DA CÂMARA DE VEREADORES, e de Opinar, uma vez que é um exercício da CIDADANIA e o Poder Legislativo é a casa Legal para Exercer tais Direitos, INCLUSIVE DE GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO ÂMBITO DO PODER...

UAUÁ: APLB PROPORCIONA MAIS UMA GRANDE FESTA EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES

No último dia 20, a APLB-Sindicato Núcleo de Uauá proporcionou aos mestres mais uma grande festa em comemoração ao Dia dos Professores. O evento começou com uma mensagem da professora Patrícia Andrade, seguido de show com a banda Samba Star (prata da casa) que colocou todos os presentes para dançar o bom samba. Em seguida, subiu ao palco o cantor Dom Avelar que abalou corações e colocou os professores para cantar. Para terminar a noite festiva, o DJ Joaquim Neto, no espaço fechado do Bridas, colocou todos para pular e dançar ao som da música eletrônica.

A diretoria da APLB-UAUÁ contou com a participação de convidados sindicalistas da APLB e demais sindicatos: Júlio Nascimento (Delegado da APLB, Terra Santa), Flávio (tesoureiro da APLB, Terra Santa), Jorge (presidente do sindicato de base da cidade de Banzaê) e Jocelma (advogada de Teixeira de Freitas)...

SEM IMPOSTO SINDICAL E COM POUCA ARRECADAÇÃO, APLB-UAUÁ ADQUIRE PATRIMÔNIO PARA SEDE E REALIZARÁ FESTA DOS PROFESSORES NO DIA 20 DE OUTUBRO

No último dia 02, a diretoria da APLB-UAUÁ recebeu na sua sede a entrega de duas mesas de mármore, pedido feito à empresa MJA Mármores e Granitos. Uma mesa para recepção e a outra para escritório. O coordenador, Francisco-Prolepses, alegre, externou: "Nós estamos concretizando o que planejamos quando assumimos a APLB-UAUÁ em 2011. As metas eram adquirir uma sede própria (compramos no centro da cidade), reformar (fizemos uma grande reforma) e estruturar (acabamos de adquirir os últimos objetos, deixando a sede em excelente estado para o conforto dos nossos filiados). Nada é por acaso! Para chegarmos a essa fase, tivemos de fazer uma grande economia (e olha que nunca deixamos de oferecer brindes e nem de priorizar a festa dos professores, como a que vamos fazer esse ano).  E vejam que estamos em um cenário de crise e sem o imposto sindical. Isso demonstra o quanto essa diretoria é responsável e aplicada no que tange às atividades e no bom uso dos recursos do sindicato. Parabéns a toda diretoria! Jesus no comando sempre!" concluiu. ..