Foram encontrados 19776 registros para a palavra: MP

Prefeitura inaugura Clube do Bairro e Campo Iluminado em Pau Ferro

Em uma noite muito festiva, a Prefeitura inaugurou na sexta-feira, 03, Clube do Bairro e Campo Iluminado em Pau - Ferro, distrito Petrolina. O importante espaço de lazer e saúde, que recebeu o nome de Teodoro Martins dos Anjos, tem como objetivo de buscar mecanismos que melhorem e dêem mais qualidade de vida à população.

A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima externou a importância dos equipamentos para a população e também salientou sobre os cuidados e a manutenção dos locais. " Estamos entregando à população um espaço com piso em intertravado, pista de caminhada, mesas para xadrez, brinquedos como escorregador, balanço e carrossel, 5 equipamentos de ginástica, poste de iluminação própria, totem de identificação com a logomarca Clube do Bairro e o plantio de 8 árvores. Além do Campo Iluminado que conta com um investimento de 30 mil e contempla 18 lâmpadas projetores de 400 watts de potencia. Estamos felizes, pois, são equipamentos que beneficiarão muito a comunidade e pedimos a colaboração de todos no sentido de cuidar dos equipamentos"...

Mutirão de Limpeza atende Bairro Pedra do Lorde

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou a semana com o mutirão de limpeza no bairro Pedra do Lorde. A ação que contempla varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio, acontece através de um planejamento que observa a necessidade das comunidades e também em pontos específicos, como ruas e avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres, além do atendimento de solicitações da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da secretaria.

O diretor de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, destaca que todo esse trabalho de limpeza visa atender à demanda de cada localidade. "Antes de iniciar o serviço realizamos uma análise do local para termos a certeza de quantos agentes serão preciso. O Mutirão é um serviço permanente e ao mesmo tempo essencial, que tem como finalidade promover a qualidade de vida do cidadão", afirmou Jorge...

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

Impactos da crise econômica nas políticas culturais serão discutidos em Juazeiro

Os impactos da crise econômica e política na gestão da Cultura serão discutidos no próximo dia 16 de junho, em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento será uma Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura, com objetivo de reunir agentes culturais de três territórios de identidade cultural: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, que, juntos, reúnem 25 municípios da região Norte da Bahia. Na pauta da Sessão Plenária estão ainda questões ligadas ao fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura. A entrada é gratuita.

Pela manhã, o evento terá início às 9 horas e contará com a presença de dois palestrantes: o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia...

Homem atropela intencionalmente a companheira e é preso em flagrante

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por violência doméstica e lesão corporal, sábado (4), às 18h45, na Praça Duque de Caxias, centro de Senhor do Bonfim. Ramon Pinheiro Guirra, 30 anos, arrastou a companheira de 29, pelos cabelos, para fora de casa e a atropelou com uma motocicleta, causando-lhe lesões na perna e costas. A guarnição localizou o acusado na Praça Duque de Caxias e conduziu o mesmo à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. ..

Zika: pesquisadores brasileiros não veem motivos para mudar data da Olimpíada

Pesquisadores brasileiros que participam do Programa de Computação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROCC/Fiocruz) e da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV) prepararam um artigo com uma série de evidências científicas indicando que não há motivo para alterar as datas dos Jogos Olímpicos [5 a 21 de agosto] e Paralímpicos [7 a 18 de setembro] do Rio de Janeiro. A mudança das datas foi proposta por cientistas internacionais em carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupados com a chegada de turistas à cidade e que poderiam levar o vírus Zika para os seus países de origem.

O artigo publicado na revista científica Memórias, do Instituto Oswaldo Cruz, contesta o argumento porque a atividade do Aedes aegypti é muito baixa no Rio de Janeiro nos meses de agosto e setembro. A coordenadora do programa da Fiocruz, Claudia Codeço, informou em entrevista à Agência Brasil que o estudo levou em consideração dois fatores: a biologia do mosquito Aedes aegypti com a sua ação em temperaturas mínimas na cidade entre 22 graus Celsius (ºC) e 24ºC e os dados de casos de dengue registrados desde 2010...

5º BPM PRENDE HOMEM COM REVÓLVER NA VAQUEJADA EM PETROLINA

Ontem (04/06), por volta das 04h30min, durante a Vaquejada no Parque Geraldo Estrela, Policiais Militares foram informados por transeuntes de que havia um indivíduo ameaçando-os com uso de arma de fogo. O efetivo localizou e efetuou a revista pessoal em Manoel Ribeiro da Silva, 42 anos, encontrando em sua cintura 01(um) revólver calibre 38, marca Taurus, nº OR353608, municiada com 04 (quatro) munições do mesmo calibre. Logo chegou a vítima informando que o imputado havia sacado a arma de fogo apontando para a vítima e perguntou se ela queria levar um tiro. No momento da abordagem pelo policiamento, o imputado tentou impedir a execução legal, oferecendo dinheiro para ser liberado do Flagrante Criminal. A Guarnição policial conduziu os envolvidos até a Delegacia de Plantão onde foram apresentados e entregues a Autoridade Policial que lavrou em desfavor do imputado o Auto de Prisão em Flagrante Delito. ..

IFBA: Campus Juazeiro realizará bate-papo sobre Liberdade de Ensino

Frente às graves ameaças ao Ensino Público brasileiro, especialmente os avanços do Movimento Escola Sem Partido que defende, dentre outras coisas, a aprovação de leis contra o que chamam de “abuso da liberdade de ensinar”; considerando os retrocessos propostos pelo projeto de educação capitaneado pelo Presidente interino da República; considerando ainda as atividades do mês da diversidade, o IFBAcampus Juazeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Gerência da Diversidade, convida para um bate-papo sobre o tema “Liberdade de Ensino: O que se pode falar na escola? Cabe discutir gênero e sexualidade na sala de aula?”. ..

Mais um trecho da obra na Giuseppe Muccini recebe imprimação

A obra de recuperação da pavimentação asfáltica da segunda etapa da Avenida Giuseppe Muccini (trecho mais conhecido como Rodovia Salitre) está evoluindo a cada dia que passa. Sexta-feira (03) um trecho da via, com extensão aproximada de 1.100m, recebeu imprimação. 

A ação que compõe o conjunto de obras da Intervenção da Poligonal Urbana de Juazeiro, que está dentro do PAC2, foi iniciada em maio e beneficia uma extensão de 2 km, ligando o bairro Piranga ao contorno que da acesso a BR 210. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Hemerson Guimarães, 90% de sub base e base já foram executados e uma extensão de aproximadamente 1km, que corresponde a uma das mãos do trecho de mão dupla da via, já recebeu imprimação...

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, MPF/BA relembra atuações ambientais em 2016

5 de junho, domingo, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Para celebrar o dia comemorativo, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) selecionou suas principais atuações na área em 2016. Entre as atividades de maior destaque, está a audiência públicapromovida pelo órgão em abril, para discutir os Projetos de Lei nº 654/15 e nº 3.729/04, em curso no Congresso Nacional, e as propostas de alteração nas Resoluções nº 01/86 e nº 237/97, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As mudanças visam alterar as legislações vigentes, e são vistas como uma tentativa de desmanchar o licenciamento ambiental na Bahia e no Brasil, visto que pregam a redução dos prazos de concessão de licenciamento ambiental para grandes obras, a exemplo de hidrelétricas e estradas – o que pode prejudicar a adequada análise de impactos no meio ambiente; a simplificação do processo de estudo de impacto ambiental, eliminando algumas de suas etapas; bem como a diminuição de prazos das discussões e a exclusão da participação da sociedade civil nos debates relacionados ao tema, como a não realização de audiências públicas...

Andorinha empata com Pilão Arcado pela Taça Estado da Bahia de Futsal

Jogando pela Taça Estado da Bahia de Futsal, a equipe de Andorinha empatou por 5 a 5 com a equipe de Pilão Arcado. O Jogo aconteceu nesta sexta–feira, 03 de junho, no ginásio de esportes de Vila Peixe.

Um grande público lotou as arquibancadas para apoiar o time andorinhense. O próximo desafio dos jogadores de Andorinha será neste sábado, a partir das 15h, contra a equipe de Sento Sé, e logo depois, às 20h, o desafio será contra Itiúba...

Famílias se unem pelo fim da impunidade em Juazeiro e Petrolina

A manhã deste sábado (04) foi marcada por mais um protesto pelo fim das investigações da morte da menina Beatriz Angélica Mota. O caso, que completará seis meses no próximo dia 10, segue sob sigilo policial. Nenhum suspeito pelo crime foi preso e desde o final de março a Polícia Civil de Pernambuco não se manifesta sobre o caso, o que vem provocando indignação por parte de familiares, amigos e na sociedade do Vale do São Francisco.

..

MANIFESTANTES EXIGEM FIM DA IMPUNIDADE

Um basta à impunidade. Assim proclamaram os participantes do manifesto na manhã deste sábado (04), na Ponte Presidente Dutra. Além do caso Beatriz, os manifestantes também exigiram justiça nos casos do estudante Felipe Kupi e Elisson Dantas. Confira o vídeo:

..

Estudantes promovem campanha para incentivar a doação de sangue em Juazeiro

Quebrar preconceitos e incentivar a solidariedade. Esse é o objetivo de estudantes e professores do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, que nesta semana desenvolveram uma série de ações sociais com o intuito de incentivar a população a doar sangue para a hemoba. Durante a campanha, os alunos motivaram também a comunidade a realizar o cadastramento de medula óssea.

“O projeto fez com que saíssemos dos muros do colégio e fôssemos atrás de pessoas para doarem sangue para a Hemoba. O trabalho foi para ajudar pessoas que estão precisando de sangue. As pessoas tem medo de agulha, de doar sangue, e por isso deixam de fazer a doação. Doar sangue é um gesto solidário”, disse o aluno Bruno Sousa, em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (03)...

Presidente da Fundação Hemope ressalta a importância da parceria com a UPAE/IMIP Petrolina


A presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Yêda Maia, reconheceu recentemente, em entrevista para a publicação “Hemope Notícias”, a importância da parceria com a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), com vistas a dar início à descentralização do atendimento hematológico no estado.
 
A pactuação foi feita em abril, quando a unidade de saúde recebeu a equipe da Fundação Hemope. A proposta de tornar a UPAE/IMIP referência para o serviço no interior do estado atende ao projeto de descentralização do atendimento hematológico, que em Petrolina será feito com o apoio da VIII Gerência Regional de Saúde / IV Macrorregional. A concretização da iniciativa está prevista para esse segundo semestre e, em 2017, o município de Caruru será incluído no processo.
 
Ainda de acordo com a publicação, Yêda Maia considerou a viagem a Petrolina gratificante, principalmente por permitir um diagnóstico amplo da assistência hemoterápica. “Percebemos que o serviço não está restrito apenas às unidades do Hemope, mas inclui outros elementos da assistência, em especial, alguns dos hospitais da região”, pontuou. A presidente também destacou a receptividade das gestoras da UPAE e VIII Geres, afirmando que “as profissionais ofereceram um apoio excepcional e excelente acolhida, em especial Aline Jerônimo e Magnilde Alves”.
 
Pactuação
 
“Estamos buscando cumprir a determinação do Sistema Único de Saúde [SUS], através da oferta ao paciente de um tratamento mais próximo da sua casa. Como suporte, temos o privilégio de ter um hematologista na UPAE/IMIP, que é uma das especialidades médicas mais escassas do mundo. Somos todos Secretaria Estadual de Saúde e queremos que o paciente se sinta seguro para fazer seu tratamento também em Petrolina, e não só no Recife”, afirmou Yêda Maia durante a visita feita em abril.
 
Vale ressaltar que o acompanhamento será para os pacientes com doenças benignas do sangue, os oncológicos serão encaminhados à APAMI. A marcação das consultas ambulatoriais com o hematologista acontecerá via VIII Geres.
  
Confira a publicação na íntegra: http://www.hemope.pe.gov.br/download/HN2302.pdf . ..

O Programa Nova Semente ampara as crianças autistas

O Programa Nova Semente idealizado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, soma a quantidade de 143 unidades em funcionamento na sede do município e distritos, beneficiando 8.156 crianças, dentre elas seis autistas.

As crianças autistas têm um desenvolvimento cognitivo mais lento, por isso demoram mais a falar, sendo assim a comunicação é diferente e isso exige que o profissional saiba lidar com as situações onde ela quer tomar água ou ir ao banheiro. Durante o dia, é feito o treinamento e desenvolvimento de habilidades sociais e cotidianas...

Impactos da crise econômica nas políticas culturais serão discutidos em Juazeiro

Os impactos da crise econômica e política na gestão da Cultura serão discutidos no próximo dia 16 de junho, em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento será uma Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura, com objetivo de reunir agentes culturais de três territórios de identidade cultural: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, que, juntos, reúnem 25 municípios da região Norte da Bahia. Na pauta da Sessão Plenária estão ainda questões ligadas ao fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura. A entrada é gratuita.

Pela manhã, o evento terá início às 9 horas e contará com a presença de dois palestrantes: o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia...

Prefeito Julio Lossio entrega escola reformada e ampliada para a comunidade de Pau Ferro

 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação irá entregar nessa sexta feira (03 ), a sede da Escola Municipal José Martins de Deus, em Pau Ferro, que foi totalmente reformada, climatizada e ampliada para melhor atender a comunidade. A comunidade também contará a partir de agora com uma nova quadra coberta que foi construída durante a reforma...

HU-Univasf é o primeiro hospital público da região a implementar o setor de Microbiologia

O setor de Microbiologia do Hospital Universitário da Universidade do Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) foi projetado para ser implantado a partir do ano 2015, após a Univasf firmar convenio com Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerir o hospital. Agora, desde de o dia 30 de maio, a coleta, análise e a liberação de resultados de exames na área de microbiologia serão realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas do próprio hospital.

Os exames em microbiologia, anteriormente, eram realizados por um laboratório terceirizado. “Antes da EBSERH não havia nada em microbiologia, os tratamentos com antimicrobianos eram feitos pelos médicos de forma empírica. Posteriormente, a partir de agosto de 2015, foi feito o cadastramento junto a um laboratório terceirizado para que os exames fossem sendo realizados, enquanto se fazia o processo de aquisição dos equipamentos e insumos, através de licitações. ”, explicou a bióloga doutora em Bacteriologia e uma das responsáveis pela implantação do setor, Carine Rosa Naue...