Foram encontrados 1852 registros para a palavra: Univasf

Obra inédita no Brasil, Borboletas no Vale do Catimbau é lançada em Petrolina

Professores, estudantes, servidores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e autoridades locais marcaram presença no lançamento do livro 'Borboletas no Vale do Catimbau – Guia de espécies e flores visitadas' na última sexta-feira, 01, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) em Petrolina, sertão pernambucano.  

Durante o evento, o vice-reitor da Univasf, professor Telio Nobre Leite ressaltou a importância da produção acadêmica. "A produção do conhecimento é uma das grandes missões que a universidade tem contribuindo para fortalecer a identidade e o desenvolvimento da região. Iniciativas como essa são muito importantes para nós, assim como também poder apoiá-las, porque constrói um legado para a história da instituição. Isso também estimula outras ações de registro do conhecimento que é produzido, debatido e divulgado na academia", disse o vice-reitor...

Univasf fica em primeiro lugar em ranking de desempenho contábil do MEC

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistou o primeiro lugar no ranking das Universidades Federais que se destacaram na condução dos procedimentos contábeis no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) em 2015. O ranking é realizado pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (SPO/MEC) com o objetivo de incentivar a redução de ocorrências restritivas no SIAFI entre as instituições de ensino federais. O reconhecimento, em forma de certificado, foi entregue na última terça-feira (28) pelo reitor Julianeli Toletino de Lima ao contador Marcos Paulo Barros dos Santos e à equipe da Pró-Reitoria de Orçamento e Gestão (Progest). 

Entre as 62 Universidades Federais, a Univasf foi a que mais se destacou na condução dos procedimentos e na adoção de providências para regularização dos desequilíbrios apontados pelas equações de auditor cadastradas no SIAFI. Dessa forma, a instituição contribuiu para a redução de ocorrências contábeis no sistema durante o exercício de 2015. Este foi o primeiro ano em que o ranking foi realizado pela SPO. 

O contador Marcos Paulo Barros dos Santos, que é responsável pelos procedimentos contábeis da Univasf no SIAFI, atribuiu o destaque obtido pela instituição ao trabalho e à qualificação técnica de toda a equipe das Diretorias de Contabilidade e Finanças (DCF) e de Orçamento (DORC), ambas vinculadas à Progest, e compostas por nove servidores. “Nós já desempenhávamos este trabalho com muita dedicação mesmo antes da criação do ranking. Nossa colocação é fruto do trabalho da equipe, que atua junta há dez anos, e o reconhecimento do nosso compromisso com a instituição”, destacou. 

A atuação da Setorial Contábil da Univasf, como é chamado o setor que representa a Universidade no MEC, está presente em todas as etapas da aquisição de bens e serviços por parte da instituição, após a realização das licitações. “Nós atuamos na boa administração dos recursos públicos orçamentários e financeiros da Univasf e nos esforçamos para prestar um serviço de qualidade para que a atividade fim da Universidade seja desenvolvida”, disse Santos. ..

Operação Ronda Maria da Penha participa de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Representantes da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) da Polícia Militar da Bahia participaram no dia 01 de julho de 2016, de palestra na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A palestra fez parte do seminário que teve como tema “Violência contra a Mulher e o acolhimento do profissional de Saúde”, do curso de Medicina da instituição.

A ORMP possui como objetivo o acompanhamento da mulher em sua residência, com visitas constantes e aleatórias, visando o monitoramento das medidas protetivas e, consequentemente, inibição de nova conduta do agressor. Podendo efetuar prisões em flagrante em caso de descumprimento das medidas, além de dar cumprimento a mandado de justiça em razão de prisões preventivas decretadas. Assim sendo a ORMP participou da palestra apresentando sua experiência na cidade de Juazeiro e os desafios da prática em situações de violência contra a mulher...

1º Sertão Saúde discutirá saúde do sertanejo amanhã (30) na Univasf

Discussões sobre a saúde do sertanejo, apresentações culturais e comidas típicas integrarão a programação do 1ª Sertão Saúde, promovido pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado hoje (30) em frente ao Restaurante Universitário (RU) do Campus Petrolina Centro, a partir das 19h. A participação na atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

O coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Univasf, Aristóteles Cardona, e a professora Allana Moreira falarão sobre suas experiências nas áreas rurais de Petrolina. A programação envolve ainda apresentações de cordel, poesia e música. 

De acordo com o integrante da Lamfac Davi Rios do Nascimento, o 1ª Sertão Saúde irá discutir questões relativas à saúde do sertanejo. “O evento também tem como objetivo preservar a tradição dos festejos juninos, mas sem esquecer a função primordial da Universidade, que é ser fonte de conhecimento”, explica. 

Nascimento diz que a expectativa para o 1º Sertão Saúde é positiva. “Esperamos que as pessoas percebam a importância da cultura para o desenvolvimento da saúde do indivíduo, bem como quão grande pode ser a diversidade cultural e sua influência na sociedade”, afirma o estudante.  ..

HU-Univasf recebe visita do presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) recebeu, na última sexta-feira (24), o presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Flavio Leitão Filho que vem fazendo uma série de visitas pelas maiores unidades neurocirúrgicas do Nordeste. O objetivo das visitas é ter um diagnóstico de como estão os neurocirurgiões da região, entender suas realidades e necessidades.

O presidente da Sociedade ressaltou a posição de destaque que os profissionais de Petrolina tem na área da neurocirurgia. “Em termos de qualificação Petrolina está muito bem representada, aqui tem pessoas de expressão nacional. Profissionais que desenvolvem trabalhos na neurocirurgia que não deixa a desejar a nenhuma cidade do país, isso, obviamente, nos orgulha muito como nordestinos. ”, afirmou...

Terceira idade é tema da exposição "Uma nova fase, um novo olhar" em cartaz a partir de amanhã na Univasf

Fotografias que abordam a beleza da terceira idade de forma poética, sorrisos e poses que revelam trajetórias de vida de pessoas que carregam consigo histórias, vivências e experiências, são registros feitos pelo fotógrafo Jason Ribeiro que compõem a exposição "Uma nova fase, um novo olhar", produzidos a partir das atividades de um projeto de pesquisa do programa da Faculdade Aberta e Terceira Idade (FAT), da Universidade de Pernambuco(UPE). Em cartaz a partir de hoje (28), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro, em Petrolina (PE), a mostra é aberta ao público e ficará em cartaz até 06 de julho, das 8h às 18h.

Resultado do projeto de pesquisa da estudante de Pedagogia e prattcioner em Programação Neurolingusitica (PNL) Tatiana Campos em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró- Reitoria de Extensão da Univasf, a exposição traz fotografias que demostram a trajetória de cada participante no decorrer do projeto. São mais de 30 imagens, em tamanho 40cm x 60cm, que apresentam as mulheres nos momentos das aulas e das saídas ao parque e ao zoológico. 

Segundo Tatiana, a proposta do projeto era trabalhar a partir da PNL a auto estima de cada participante de maneira que elas se olhassem de uma forma diferente e se sentissem melhores e mais úteis. "O foco era trabalhar e desenvolver a auto estima delas enquanto idosas. Por que nota-se por que as pessoas vão envelhecendo e perdendo estímulo por viverem numa sociedade onde se valoriza mais o novo. Assim, ao envelhecer vão perdendo o espaço na sociedade", afirmou. As atividades se deram por meio de palestras, dinâmicas, passeios no Zoólogico e no Parque Municipal, onde Tatiana procurou criar momentos de lazer e descontração. 

A ideia da exposição, segundo Tatiana, é mostrar para cada uma das participantes as mudanças que o projeto proporcionou e como elas se sentem ao ver as fotografias produzidas durante as quatro etapas do projeto. "Pra viver bem é necessário que tenhamos a auto estima elevada, principalmente quando se está na terceira idade. A ideia de fechar o projeto com a exposição fotográfica é justamente para mostrar as pessoas que participaram do projeto como elas são bonitas”, concluiu. 

A exposição é uma parceria do Projeto FAT da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da UPE, com o Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf .  ..

Estudante de Engenharia de Produção da Univasf cria aplicativo com informações sobre a Universidade

Um estudante do colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveu um aplicativo para celular com o objetivo de fornecer informações de fácil acesso sobre a instituição. O MinhaUni, criado pelo estudante João Neves Neto, foi lançado no dia 14 de junho e mais de 500 pessoas já utilizam o aplicativo.

O MinhaUni apresenta informações sobre o cardápio dos restaurantes universitários, localizados nos campi Ciências Agrárias, Petrolina-Centro e Juazeiro (BA); as rotas do transporte estudantil intercampi; informações sobre os colegiados; bem como notícias e eventos publicados no site institucional. “Eu sempre quis ter acesso de maneira mais fácil a informações sobre os eventos da universidade ou o cardápio do restaurante universitário pelo celular”, afirma João Neves Neto. 

A ideia de criar o aplicativo surgiu depois da criação de uma agência especializada em gestão de mídias sociais, a Kreskado, uma parceria entre os estudantes João Neves Neto e Danillo Moreno, também de Engenharia de Produção da Univasf. Neto explica ainda, que já recebeu propostas para as próximas atualizações do aplicativo. “Recebemos sugestões para incluir informações sobre os diretórios e centros acadêmicos e também de projetos de extensão, mas ainda estamos pensando na melhor maneira para veicular estas opções nas próximas atualizações”, destaca. 

Mariana Reis é estudante do curso de Psicologia e conta que a criação do aplicativo facilitou o acesso às informações sobre a Univasf através do celular. “Antes era mais difícil, principalmente quando estava no 3g e precisava olhar rápido uma informação do ônibus, por exemplo”, explica Mariana. 

O MinhaUni está disponível para a plataforma Android e para utilizá-lo é necessário acessar a loja de aplicativos Google Play e baixá-lo gratuitamente.  ..

Com muito forró e animação, arraiá HU-Univasf contagia pacientes e familiares com clima de São João

Milho assado, canjica, pamonha, forró e toda a alegria dos festejos juninos fizeram parte da segunda edição do São João do HU-Univasf. Na manhã de ontem (22) o hospital foi decorado com bandeirolas, varal de cordel e balões para envolver os colaboradores, pacientes e acompanhantes no clima da festa mais popular do Nordeste.

Foram servidas comidas típicas e os colaboradores organizaram uma quadrilha que circulou pelos corredores do hospital, acompanhada de um trio pé de serra, levando muito forró e animação.  O São João do HU-Univasf foi realizado através da parceria entre a Divisão de Gestão de Pessoas e a equipe Multiprofissional do hospital. O objetivo foi proporcionar alegria para os pacientes, acompanhantes e colaboradores...

Especialistas da Univasf orientam sobre cuidados com a saúde no período junino

Durante as festas juninas, é comum que as pessoas acendam fogueiras, soltem fogos de artifício e consumam diversas comidas típicas à base de milho e amendoim, bem como bebidas alcoólicas de forma exagerada. Especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) alertam para o aumento do número de acidentes, como as queimaduras, e orientam sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período para preservar a saúde.

Canjica, mungunzá e arroz doce são algumas das comidas típicas consumidas durante os festejos juninos. A nutricionista dos Restaurantes Universitários (RUs) da Univasf, Marcela Henriques, ressalta que o ideal é que o consumo dos alimentos seja feito através da escolha de um prato específico por dia, substituindo os lanches entre as refeições. “As comidas de milho utilizam leite de coco e coco ralado em sua produção. Então, se deve comer moderadamente”, explica Marcela. A nutricionista destaca que podem ser feitas adaptações nas receitas a fim de diminuir seu valor calórico. “A comida pode ficar mais light se o leite comum for substituído por leite desnatado, por exemplo”, sugere.

Marcela afirma ainda que a hidratação é fundamental para a manutenção da saúde, especialmente nesta época, devido às temperaturas mais baixas registradas no mês de junho e ao consumo de bebidas alcoólicas nos festejos. “Devido ao clima, as pessoas esquecem de beber água. A hidratação é importante também para diminuir a toxicidade do álcool”, explica a nutricionista.

Outros cuidados que devem ser tomados, de acordo com o dermatologista e professor do Colegiado de Medicina da Univasf, Itamar Santos, são em relação às queimaduras. “É preciso ter cuidado com os fogos e só utilizar aqueles que tenham certificação do Inmetro. É importante não ficar muito próximo à fogueira e não utilizar álcool próximo a ela. Também não se deve fazer uma fogueira muito alta, pois ela tende a desmoronar, podendo causar acidentes”, diz. O professor ressalta ainda que é necessário lavar o rosto para retirar o excesso de fumaça, usar protetor solar e utilizar soro fisiológico para ardência nos olhos.

O médico alerta que o uso de artifícios caseiros como creme dental, manteiga ou pó de café nos ferimentos não resolve o problema e pode causar alergias. Santos explica o que deve ser feito caso aconteçam queimaduras. “A primeira coisa é lavar a queimadura com água corrente, de preferência gelada. Se fizer isso de imediato, não vai ficar vermelho nem criar bolhas. A água diminui o calor e os vasos voltam ao normal”, explica. O professor ressalta que é necessário ter cuidado com queimaduras de extensão maior do que cinco dedos, principalmente as localizadas no rosto. E em caso de dúvidas, é importante procurar o serviço médico mais próximo...

Representantes dos serviços públicos de saúde se reuniram para discutir os problemas da rede PEBA

Na terça-feira (21), representantes de unidades de serviço público de saúde da região se reuniram pela primeira vez para discutir a atual situação da rede de atendimento PEBA, que abrange municípios dos estados da Bahia e Pernambuco.

A reunião ocorreu no auditório da Gerencia Regional de Saúde (VIII GERES) e contou com representantes do HU-Univasf, Hospital Dom Malan/IMIP, APAMI, Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Samu, UPAEs de Juazeiro e Petrolina e da Unidade de Regulação de Leitos da Rede PEBA. Na ocasião, todos tiveram oportunidade de expor suas dificuldades e fazer proposições visando à superação das dificuldades...

Secretaria e Univasf entregam de Óculos de Grau para alunos do bairro Itaberaba

Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde de Juazeiro e a Univasf realizaram a entrega de óculos de grau, a 26 alunos da rede municipal de ensino do bairro Itaberaba.  A ação faz parte do "Programa Saúde na Escola" e visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos, realizado nos bairros durante a Caravana da Saúde.  

Acompanhado da mãe, Rodrigo Santos Ferreira, de 10 anos foi um dos primeiros a escolher sua armação. "Gostei muito dos óculos, cada um mais bonito que o outro. Meu óculos estava quebrado e a lente vencida. Estava sentindo muito dificuldade para enxergar, mas ainda bem que agora tenho óculos novo", disse o estudante do 5º ano da  Escola Municipal, Professor José Pereira da Silva...

Univasf: Nota de pesar pelo falecimento de Isabel Cristina

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira, ocorrido na manhã de hoje (22). É uma grande perda para Pernambuco e para Petrolina, onde atuou como professora, vice-prefeita e vereadora. 

Presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina, Isabel Cristina contribuiu para o progresso da região do Sertão do São Francisco, como uma das principais lideranças femininas. Durante sua trajetória na política, ela lutou a favor da causa sertaneja, da educação, do movimento das mulheres e contra o racismo. 

Nesse momento de pesar, a Univasf se solidariza com os familiares e amigos de Isabel Cristina. Da mesma maneira que ela, a Universidade acredita no desenvolvimento do Sertão pernambucano por meio da educação, na luta pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial. 

Julianeli Tolentino de Lima
Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
..

Docente da UNIVASF é reconhecida como artista-professora de impacto internacionalmente

A docente do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Flávia Pedrosa Vasconcelos, foi selecionada entre uma série de profissionais que atuam na produção, na pesquisa e no ensino artístico que tem impacto sobre o pensar/fazer Arte para participar de um livro, organizado pelo pesquisador Raphael Vella, da Universidade de Malta.

O livro, é parte da série Doing Arts Thinking: Arts practice, Research and Education, publicado pela Sense Publishers em Rotterdam, Holanda em 2016, Artist-teachers in context: international dialogues, reúne entrevistas e narrativas visuais de 21 artistas-professores de diversos países. A docente da UNIVASF juntamente com uma artista suiço-brasileira, Sonia Guggisberg, são as referências brasileiras as quais traçam trajetórias de comprensão do local ao global em espaços artísticos e educativos...

Membros da Univasf participam de Exposição no México

Trabalhos de um docente e um egresso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) integram a Exposición Internacional de Gráfica Actual, realizada na Universidad Autónoma de Baja California, no México. A exposição é fruto de um intercâmbio de gravuras contemporâneas entre artistas do Brasil, México e Japão e segue até 25 de agosto. As obras que fazem parte da mostra são do professor do Colegiado de Artes Visuais Wayner Tristão e do artista plástico Miriel Bezerra, egresso do curso de Artes Visuais. 

São apresentadas obras de 30 expositores, entre professores universitários e artistas plásticos com o objetivo de mostrar o panorama atual da gravura e as técnicas tradicionais e contemporâneas deste estilo. Tristão expõe na mostra uma gravura em metal sobre a região por meio de símbolos como a carranca. Bezerra apresenta também uma gravura em metal. 

Segundo Wayner Tristão, a exposição é importante para promover a integração entre a Univasf e universidades parceiras. “Essa exposição mostra a cultura dos países e é importante que haja essa integração para se pensar o futuro da gravura”, afirma. 

Além da Univasf e da Universidad Autónoma de Baja California, a Exposición Internacional de Gráfica Actual conta com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidad Autônoma de México e da Universidade de Takarazuca, do Japão. 

Ponte Gráfica - Esse intercâmbio entre as instituições começou em 2014, quando a Univasf realizou na Reitoria, no Campus Petrolina Centro, a exposição “Ponte Gráfica”, numa parceria ente as instituições brasileiras e mexicanas. A mostra, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com curadoria do professor Wayner Tristão, foi composta por 31 obras de autores mexicanos. Em contrapartida, no México houve a exposição “Del Grabado y OtrosPlaceres”, de 30 obras de artistas brasileiros.  ..

Inscrições para etapa externa do PS-PVO 2015 da Univasf começam na quarta-feira (15)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início, na próxima quarta-feira (15), às inscrições para a etapa externa do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PS-PVO 2015). Há 548 vagas em 21 cursos ofertados em todos os campi da instituição. Nesta segunda etapa do PS-PVO 2015, as vagas são disponibilizadas nas seguintes modalidades: Transferência Externa, Reintegração, Diplomado, Reingresso para complementação de estudos e Profissional do magistério da Educação Básica. 

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até 8 de julho pelo Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) da Univasf. A taxa de inscrição é de R$ 80,00. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição é de 13 a 16 de junho. As regras para solicitar a isenção constam no Edital Nº 10/2016. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única modalidade de concorrência. A documentação necessária e os requisitos para participar do processo seletivo estão disponíveis no Edital Nº 10/2016. Os documentos deverão ser anexados no PS em arquivos em formato PDF. 

A lista de candidatos classificados nesta segunda etapa do PS-PVO 2015 e aptos a efetuar a matrícula presencial será divulgada no dia 25 de agosto. Os classificados efetuarão a matrícula dentro do prazo estabelecido no Edital de matrícula, que será divulgado no mesmo dia do resultado final no Portal de Processo Seletivo. As matrículas acontecerão nos dias 29 e 30 de agosto, no bloco de salas de aula, Campus Centro, em Petrolina (PE). 

Cronograma: 
Inscrições: 15 de junho a 8 de julho
Pedidos de isenção da taxa de inscrição: 13 a 16 de junho
Resultado final para todas as modalidades: 25 de agosto
Divulgação do Edital de matrícula: 25 de agosto
Matrícula: 29 e 30 de agosto ..

Univasf oferta vaga de estágio para estudantes de curso técnico em Administração

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio para estudantes de curso técnico em Administração ou áreas afins de instituição de ensino oficial reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem estar matriculados entre o 3° e o 6° período do curso. O estagiário irá atuar na Seção de Arquivo Geral - Protocolo Central (SAG-PROT) da Univasf. As inscrições podem ser feitas até 23 de junho. 

Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na sala do Protocolo Central – PROT/GR, localizada no prédio da Reitoria da Univasf, Campus Centro, em Petrolina (PE), nos dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para se inscrever, é necessário entregar curriculum vitae atualizado e ficha de inscrição (Anexo I do Edital N º 1/2016, disponível abaixo). 

Será cumprida uma jornada de estágio de 20 horas semanais com duração de seis meses, podendo ser prorrogado até o limite de dois meses. O estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

A seleção será composta pelas etapas de análise de currículo e entrevistas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Nos dias 27 e 28 de junho, será realizada a etapa de análise de currículo e as entrevistas serão no dia 30 de junho. O resultado final será divulgado a partir do dia 1º de julho. Mais informações podem ser obtidas no Protocolo Central, por meio do telefone (87) 2101-6835 ou por meio do e-mail: [email protected]

Cronograma: 
Inscrições – até 23 de junho
Análise curricular – 27 e 28 de junho
Resultado parcial e convocação para entrevistas – 29 de junho até 22h
Entrevistas – 30 de julho
Resultado final – 1º de julho ..

Semana Acadêmica de Biologia da Univasf acontece em Juazeiro no mês de setembro

A Semana Acadêmica de Biologia da UNIVASF (SABIOVASF) é um evento promovido pelos discentes de ciências biológicas em conjunto com os discentes que compõe o colegiado de Ciências Biológicas (CCBIO). A SABIOVASF já faz parte do âmbito acadêmico de universidades públicas e privadas do Vale do São Francisco. A sétima edição da SABIOVASF ocorrerá em Juazeiro-Ba de 28 a 30 de setembro de 2016 e, tem a intenção de apresentar a grandeza das Ciências Forenses, com foco na Genética Forense e Entomologia Forense, bem como os mitos e vivências aplicados. Com objetivo de ampliar o conhecimento sobre esse tema e alcançar estudantes e pesquisadores e profissionais das áreas relacionadas. Serão propostas palestras, mesas redondas, minicursos ministrados por profissionais competentes.

A programação completa, com datas, preços e palestrantes está no site abaixo. ..

HU-Univasf desenvolve ação no Dia Estadual de Combate à Hanseníase

O Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf) participou do Dia Estadual de Combate à Hanseníase, promovido pela Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco. O Núcleo de Epidemiologia (NEPI) do HU-Univasf, em parceria com a Gerencia Regional de Saúde de Petrolina-PE mais o Núcleo de Educação Permanente do hospital, promoveu na manhã de ontem (06) uma panfletagem educativa pelos corredores do hospital.

O objetivo era conscientizar a respeito dos principais sintomas e tratamentos da Hanseníase. “ Queremos chamar a atenção dos pacientes e acompanhantes para que fiquem atentos ao aparecimento de manchas ou qualquer outro indício clinico da doença, para que procurem o serviço de saúde mais rapidamente. ”, afirmou a enfermeira do NEPI e organizadora do evento, Daniely Figueiredo...

Prefeitura de Juazeiro em parceria com Univasf entrega óculos de grau a pacientes atendidos na Caravana da Saúde no Tabuleiro

Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco entregou aproximadamente 40 óculos para as crianças que foram diagnosticadas com problema de visão durante a Caravana da Saúde no bairro Tabuleiro. A ação integra também o "Programa de Saúde na Escola" que visa ofertar atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos.

A dona de casa, Cleonilda dos Santos Lima, acompanhou sua filha Graziele Lima, para a escolha dos óculos. "Ela nunca tinha usado óculos, e estava sem conseguir enxergar direito". Segundo ela, adquirir óculos para a filha não caberia no orçamento familiar. "Graças ao programa Caravana da Saúde minha filha está com óculos novos. Esse projeto é uma benção", destacou...

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..