Membros da Univasf participam de Exposição no México

Trabalhos de um docente e um egresso da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) integram a Exposición Internacional de Gráfica Actual, realizada na Universidad Autónoma de Baja California, no México. A exposição é fruto de um intercâmbio de gravuras contemporâneas entre artistas do Brasil, México e Japão e segue até 25 de agosto. As obras que fazem parte da mostra são do professor do Colegiado de Artes Visuais Wayner Tristão e do artista plástico Miriel Bezerra, egresso do curso de Artes Visuais. 

São apresentadas obras de 30 expositores, entre professores universitários e artistas plásticos com o objetivo de mostrar o panorama atual da gravura e as técnicas tradicionais e contemporâneas deste estilo. Tristão expõe na mostra uma gravura em metal sobre a região por meio de símbolos como a carranca. Bezerra apresenta também uma gravura em metal. 

Segundo Wayner Tristão, a exposição é importante para promover a integração entre a Univasf e universidades parceiras. “Essa exposição mostra a cultura dos países e é importante que haja essa integração para se pensar o futuro da gravura”, afirma. 

Além da Univasf e da Universidad Autónoma de Baja California, a Exposición Internacional de Gráfica Actual conta com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidad Autônoma de México e da Universidade de Takarazuca, do Japão. 

Ponte Gráfica - Esse intercâmbio entre as instituições começou em 2014, quando a Univasf realizou na Reitoria, no Campus Petrolina Centro, a exposição “Ponte Gráfica”, numa parceria ente as instituições brasileiras e mexicanas. A mostra, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com curadoria do professor Wayner Tristão, foi composta por 31 obras de autores mexicanos. Em contrapartida, no México houve a exposição “Del Grabado y OtrosPlaceres”, de 30 obras de artistas brasileiros. 

Ascom Univasf