Foram encontrados 1828 registros para a palavra: CUT

CSTT e representantes das empresas de ônibus escutam reivindicações dos moradores do bairro Jardim Primavera

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro, representantes das empresas Joafra e Joalina estiveram reunidas com populares do bairro Jardim Primavera na noite da última quarta-feira, 13, para ouvir as demandas e apresentar melhorias no transporte público para o bairro. Os moradores cobraram das empresas mais qualidade nos serviços como veículos confortáveis e com acessibilidade. O gerente de Trafego das empresas afirmou ter um veículo semi-novo na garagem sendo preparado para rodar no bairro. “Nós já temos um ônibus na garagem para trafegar no bairro com assentos confortáveis e acessibilidade. No prazo de 15 dias entregamos para rodar na linha Centro – Jardim Primavera”, comunicou Adaildo de Sá.

Os questionamentos à CSTT foram relacionados ao horário do último ônibus para o bairro. A estudante Larissa Oliveira explicou que o horário de 21h30 é muito cedo para quem estuda e trabalha no Centro. “Além desse horário queríamos pelo menos mais outro, porque se o último horário for de 22h30 não prejudicará nem os estudantes e nem os trabalhadores”, pontuou...

Gonzaga Patriota discute sobre o Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas

Neste final de semana, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) esteve em São Paulo e concedeu entrevista ao Programa do Transportador, onde discutiu o Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas.

Patriota avaliou que a  falta de um marco regulatório compromete a sustentabilidade do setor, que hoje lida com uma série de problemas, desde o tempo de viagem, condições das estradas e dos veículos, altas taxas de inadimplência de financiamento de caminhões, dificuldades e empecilhos junto a seguradoras, insatisfação dos profissionais do setor que ameaçam paralisações, dentre outros. O socialista acredita que o mercado já sente a necessidade de regularizar o setor de transporte de carga...

Deputado Roberto Carlos discute sobre a Ceplac, EBDA e fomentação da produção de queijo do semiárido Baiano, na Comissão de Agricultura

O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Robertos Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, discutiu na sessão, de terça-feira (12) sobre a situação da Ceplac, EBDA e fomentação da produção de queijo de cabra, que resultou em um debate bastante participativo entre os parlamentares.

Na oportunidade, foi apresentada a necessidade de reaver a situação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, que foi rebaixada a um mero departamento do Ministério da Agricultura, perdendo, assim, autonomia técnica e orçamentária. Segundo o parlamentar, a Ministra Kátia Abreu (Agricultura) precisa discutir com os parlamentares e políticos que vivem a realidade da cacauicultura, para tomar qualquer medida envolvendo a Ceplac, reavendo esta medida...

Governo federal recua e promete discutir pontos do PLP 257, comemora Sindsefaz

A mobilização dos servidores públicos, de forma unificada, parece ter dado resultado. Em reunião nesta terça (12), à noite, com representantes da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e demais entidades sindicais que representam os trabalhadores no serviço público, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Ricardo Berzoini, prometeu que o governo vai retirar do PLP 257/2016 os pontos que atingem o funcionalismo, para debater com a categoria. A aprovação do PLP 257 representa ameaças como o fim de concursos públicos, congelamento de salário, aumento da terceirização e precarização dos serviços, elevação das alíquotas previdenciárias, fim das promoções, entre outras consequências.

Berzoini garantiu aos sindicalistas que o projeto será excluído do regime de urgência para discussão e negociações. O ministro reconheceu que a pressão exercida pelas entidades sindicais levou à decisão de se realizar um debate com o movimento sobre os aspectos polêmicos que envolvem direitos dos servidores públicos. Para ele, o governo pode avançar o projeto de alongamento das dívidas e o novo perfil da política fiscal sem atacar os direitos dos funcionários públicos, buscando uma política fiscal para um ciclo de 4 a 5 anos que possa fazer frente, diminuindo o saldo devedor dos estados e municípios...

Fórum discute regularidade ambiental em 445 assentamentos baianos

A regularização ambiental de 445 assentamentos baianos, onde residem 31 mil famílias, está sendo discutida no III Fórum de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), nesta terça-feira (12), no auditório da superintendência regional do Incra na Bahia. 

O encontro objetiva apresentar aos movimentos sociais os passos para a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório. No estado, esse registro é denominado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). 

Essa é a terceira edição do Fórum de Ater, em 2016. Em todos os encontros foram abordados pontos determinantes para o cumprimento das metas da última fase do convênio de Assistência Técnica do Incra, prestada pelo governo do estado. Esse convênio foi firmado em 2008 e pode se estender até meados de 2017, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). ..

Comitê e prefeituras baianas discutem Planos de Saneamento

As Prefeituras de Barra do Mendes, Mirangaba, Miguel Calmon e Jacobina, no centro-norte baiano, receberão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, nesta semana (12 a 15 de abril), o documento que prevê programas, projetos e ações relacionados ao saneamento básico desses municípios. As reuniões acontecerão na sede das prefeituras, a partir das 9 horas.

Os técnicos envolvidos na concepção do PMSB's estão definindo projetos emergenciais a curto, médio e longo prazo nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos, além do desenvolvimento jurídico institucional. A execução ficará a cargo das prefeituras ou será viabilizada por concessões privadas ou públicas.

O Comitê do São Francisco se tornou a entidade que mais investe para a criação de planos de saneamento básico de municípios ribeirinhos. Até agora, são 26 espalhados pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, em investimentos que já ultrapassam R$ 6 milhões. A intenção é aplicar outros R$ 8 milhões na elaboração de novos PMSB's, melhorando a qualidade de vida da população e ampliando a preservação dos recursos hídricos através de ações que evitam o lançamento de esgotos e outros efluentes sem tratamento nas águas do rio...

Bahia e Tocantins discutem demarcação de limites territoriais

Representantes da Bahia e Tocantins discutem pela terceira vez o trabalho de demarcação dos limites territoriais entre os estados nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), na Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro é parte da discussão sobre o acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2013, que definiu a prevalência das divisas naturais e cartas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O objetivo é discutir o acordo com base em aspectos regionais, considerando a ocupação tradicional das populações e dados demográficos. Participam do encontro o procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, e o subprocurador Administrativo Nivair Borges, representando o procurador-geral do Tocantins, além de representantes de secretarias e órgãos tocantinenses, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e do IBGE na Bahia. 

Para o procurador Paulo Moreno Carvalho, os estudos são necessários e a demarcação é possível após composições e análises. “A ideia é definir [qual] mapa do IBGE que vamos utilizar. Por isso a necessidade do órgão participar do encontro, depois vamos ver se a partir daí há alguma distorção, se alguma área predominantemente vem sendo ocupada pela Bahia ou Tocantins, que eventualmente se faça uma composição para que essas áreas continuem com um dos estados. Então é um trabalho muito difícil, mas é possível e vai exigir uma presença em campo e uma análise histórica”, explica. 

O vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, também esteve presente e destacou a importância de resolver o mais breve possível qualquer impasse. “O acordo tem que ser bom para os dois estados. Pelo que nós estamos vendo, já estamos chegando a um denominador comum e precisamos depois levar esse evento para Goiás. Nós temos que nos interligarmos”, afirmou João Leão. 

Já o subprocurador Nivair Borges ressaltou o interesse do estado de Tocantins em fechar o acordo e evitar possíveis divergências. “Para evitar conflitos agrários, problemas econômicos, até mesmo políticos, nessa indecisão da divisa, estamos de coração aberto para chegarmos a um consenso. O Tocantins está trazendo uma proposta [e] no momento oportuno vamos apresentar. Iremos ouvir a Bahia nesse ponto e acreditamos que a proposta é viável para os dois estados. Temos um protocolo a seguir e acreditamos que pelo menos esse passo esteja resolvido até amanhã”.  ..

Teori homologa delação premiada de executivos da Andrade Gutierrez

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de delação premiada de Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, e de Flávio Barra, ex-executivo da empresa. Os dois foram presos na Operação Lava Jato e atualmente cumprem prisão domiciliar. Informações publicadas nesta quinta-feira (7) pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmadas pela TV Globo apontam que, nessas delações, os executivos afirmaram que a empresa pagou propina em forma de doações legais para as campanhas da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014. O Blog de Matheus Leitão informou nesta quarta (6) que as homologações estavam prestes a acontecer.

De acordo com a reportagem do jornal, a propina vinha de obras superfaturadas da Petrobras e do setor elétrico, e o esquema de pagamentos ganhou maior escala a partir das obras da usina de Belo Monte. Entre as obras listadas com pagamento de propina estão estádios da Copa do Mundo: o Maracanã, no Rio, a Arena Amazônia, em Manaus, e o Mané Garrincha, em Brasília. A "Folha de S.Paulo" disse que a Andrade Gutierrez entregou uma planilha em que detalha as doações vinculadas à participação da empreiteira em contratos de obras públicas.A TV Globo confirmou que as delações dos ex-executivos da Andrade Gutierrez indicam que a propina revestida de doação legal foi para outras campanhas do PT e também do PMDB nos anos de 2010, 2012 e 2014...

Seminário discute revitalização de espaços comerciais de Juazeiro

O Sebrae está mobilizado para contribuir com a ampliação e o fortalecimento de espaços comercias em Juazeiro, Norte da Bahia. Para isso, a instituição promove na próxima terça-feira, 5, a partir das 8h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), um seminário para discutir a revitalização do centro comercial.

A ideia inicial é sensibilizar os empresários para a importância de uma gestão compartilhada entre empresários, poder público e sociedade civil para a criação de uma rede de associativismo que permita um ambiente favorável  à competitividade. O Sebrae, junto com parceiros, vai analisar a revitalização dos espaços comerciais localizados nas ruas Benjamin Contant, Goes Calmon, Coronel João Evangelista e o Calçadão Conselheiro Saraiva...

Juazeiro: Assistentes Socais da SEDIS discutem o Plano de Ação 2016 da Gerência Social Básica

Durante esta sexta-feira, 01 de abril, no auditório do Centro Integrado de Atendimento à Mulher - CIAM, Assistentes Sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, reuniram-se para discutir o Plano de Ação 2016 da Gerência Social Básica do município. Segundo a Gerente de Proteção Social Básica, Jussara Rego, nos dias 21 e 22 de março, em Salvador, durante o encontro de Gestores Municipais de Assistência Social, foi solicitado que os municípios adequassem as leis municipais em acordo com o Serviço Único de Assistência Social – SUAS. "Com isso temos um prazo para entregarmos o nosso Plano de Ação Municipal 2016. Estivemos pela manhã com todos os Assistentes Sociais dos CRAS, as Coordenadoras e o Conselho Municipal de Assistência Social para uma revisão das leis e discutimos e planejamos as ações", explicou Jussara. ..

Homem é executado por mais de 10 pessoas em Filadélfia

Um bárbaro homicídio aconteceu na Cidade de Filadélfia, mais precisanente no Bairro Jacaré, nesta quinta-feira (31). Joabe Pinheiro foi executado por 10 homens encapuzados, não identificados.

Policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram diligências, porém sem êxito. Foi feito isolamento para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica, no local do crime. ..

Sindsemp rediscute PL que prevê reajuste salarial dos servidores de Petrolina.

O debate em relação à campanha salarial dos servidores públicos de Petrolina não cessa. Ontem, 30, Sindsemp, vereadores e Executivo tiveram, mais uma vez, um dia de negociações para vencer o impasse.

Os trabalhadores rejeitam a proposta de reajuste de 5% apresentada para todas as categorias, exceto a educação, e seguem na luta pela proposta apresentada pelo Sindsemp desde dezembro de 2015 que aponta um aumento nos vencimentos de 12,67% - 10,67% de restituição geral da inflação e 2% de reajuste.

Após uma reunião ampliada no período da manhã no plenário da Casa Plinio Amorim, que contou com a presença de várias lideranças dos servidores e vereadores, o executivo, representado pelo  secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, recebeu, no período da tarde, uma comissão para apresentar uma nova proposta:  o pagamento da revisão geral anual de forma escalonada, após o incremento da receita.

De acordo com o secretário, a proposta visa ‘alcançar o índice inflacionário de 10.67% a partir do acompanhando as receitas do município de forma vinculada -  caso ocorra uma melhoria na arrecadação, esse valor seria proporcionalmente repassado ao servidor’. Na prática, o governo oferece o pagamento de 5% de imediato, como já apresentado anteriormente, e fixa a data de 30 de julho para que seja feito uma análise do balancete financeiro da gestão, caso as contas públicas tenham um incremento de R$14 milhões, será concedido ao servidor mais 5.67%.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, reafirmou que a melhor proposta para o servidor foi a que o sindicato apresentou, mas vai levar essa nova indicação do Executivo para a assembleia da categoria nesta quinta-feira, 31, na Câmara de vereadores, a partir das 9h, para o debate. “A partir da união do Servidor, da apropriação a luta, houve a mobilização da categoria para que a mesa de negociação continuasse aberta. (...) É um avanço, mas não é a que apresentamos, vamos deixar que a assembleia defina o que é melhor”, pontua Lins. ..

Câmara de Juazeiro convoca representantes sindicais e grupos de trabalho para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores

Em sessão ordinária nesta segunda-feira (28) a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro convocou todos os representantes sindicais e membros dos seis grupos de trabalho compostos por membros da sociedade, para discutir o Planos de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores Municipais (PCCR) e encaminhar para a votação. A reunião acontecerá nesta quarta-feira (30), às 08h, no plenário da Câmara.

A minuta do Plano foi entregue nesta segunda-feira pelo prefeito Isaac Carvalho ao presidente da Câmara Municipal, vereador Damião Medrado e vereadores da base aliada. O PCCR foi construído com a participação de seis grupos de trabalho compostos de servidores públicos, membros sindicais, vereadores e organizações sociais. O Plano compõe reivindicações salariais e de planos de carreiras das categorias. ..

No dia mundial da água, entidades se reúnem em Juazeiro para discutir “Crise hídrica: a insegurança continua"

Seminário com o tema "Crise Hídrica: a insegurança continua" aconteceu no dia mundial da água, 22 de março de 2016, no município de Juazeiro - BA, reunindo cerca de 120 participantes, como lideranças comunitárias do meio urbano e rural, instituições públicas, professores, estudantes, representantes de instituições de ensino e de órgão públicos, vereador, agricultores/as, dentre outros/as. O seminário, organizado pelo Irpaa, Articulação Popular São Francisco Vivo, CPT, Comitê das Associações de Massaroca, Movimento Popular de Cidadania, Pastoral do Meio Ambiente, União das Associações do Vale do Salitre e Setaf/SDR retomou a pauta das consequências da crise hídrica, alertando para real situação dos reservatórios e falsa ideia de segurança hídrica diante da má gestão da água.

"Essa situação de água para nós é totalmente insuficiente, não é que vai faltar água, já está faltando água", afirmou Roberto Malvezzi (Gogó), da Articulação Popular São Francisco Vivo, sobre o atual nível do lago do Sobradinho (32% no dia 22/03). Gogó chama atenção que mesmo diante deste cenário de usos múltiplos, a revitalização do Rio não avança e a degradação do Cerrado, que alimenta o Rio São Francisco, só piora esta grave situação. "A insegurança continua não só neste ano", reforça Gogó, lembrado que o processo de degradação do rio é histórica e que "temos uma crise de civilização no jeito que a gente lida com as nossas águas", conclui...

Manifestação a favor da presidente Dilma e contra o golpe tem início em Juazeiro

..

Constesf reúne secretários para discutir plano de execução do projeto de regularização fundiária

Através de um convênio firmado com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) irá realizar 2.000 mil cadastros literais e gráficos nos municípios do território. Para discutir como será o desenvolvimento desse projeto de regularização fundiária, secretários de agricultura dos municípios de  Uauá, Sento Sé, Pilão Arcado, Canudos, Remanso, Casa Nova e Juazeiro, se reuniram na tarde desta terça-feira (15), na sede do Constesf.

O Constesf, como executor do projeto, pretende entregar, até o final de 2016, 200 peças técnicas por município consorciado, buscando com isso facilitar a emissão do título da terra pelo CDA e assim, beneficiar 2.000 famílias proprietárias de imóveis rurais que estão em pendências de regularização. ..

Guardas municipais de Juazeiro recusam propostas do Executivo para o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração e paralisação poderá acontecer

O programa Geraldo José TransRio FM (99,9) desta terça-feira (15) contou com a participação da presidente da Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro, Maria Luciana de Aquino Costa, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (SINSERP), Cícero Sales, e do seu vice-presidente, Reginaldo Marçal.

Durante a entrevista, Luciana comentou sobre os impasses travados com o governo municipal referentes a aprovação do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR). A categoria não descarta uma paralisação caso as reivindicações não sejam atendidas, como o reajuste salarial, que tinha como data base o mês de janeiro, e a regulamentação da Lei 13022/2014. “Os guardas entenderam na assembleia que não estão tendo um ganho real no momento. O que se questiona é realmente o valor. Diferença do salário mínimo para o PCCR é R$ 118,00. Os guardas estão colocando que R$118,00 é pouco para a sigla PCCR. A guarda municipal deve ter um plano, nós queremos que já esteja incluído a Lei 13022/2014, que é a nova lei para as guardas municipais do Brasil”, afirmou Luciana...

Zó discute com reitor projeto de implantação da BahiaFarma em Juazeiro

O deputado estadual Zó (PCdoB) esteve reunido nesta segunda-feira (14) com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Julianeli Tolentino. Na ocasião, Zó explanou sobre o projeto de trazer com a parceria da universidade e do governo do estado, uma unidade da BahiaFarma para  Juazeiro.

A Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos) é um laboratório farmacêutico público e tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do país.  A fundação ainda visa diminuir a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS)...

Gestores municipais de saúde discutem situação do HU

Nesta segunda-feira (14), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, se reuniu com gestores de saúde dos municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII Geres) para discutir questões relativas ao funcionamento do Hospital Universitário de Petrolina (HU).

Participaram da discussão a diretora da VIII Geres, Aline Jerônimo, a representante da Central Interestadual de Regulação de Leitos, Cláudia Galindo, os gestores municipais de saúde de Lagoa Grande, Fabíola Salvador, de Afrânio, Aureliano Gonçalves Filho, de Cabrobó, Emanoela Costa Pinto, de Orocó, Nelson Eduardo Rodrigues, e de Dormentes, Maria do Socorro do Nascimento, além da diretora de regulação de Petrolina, Alice Mara Gonçalves.

"O HU é um hospital de referência para vários municípios e qualquer problema que o afete, acaba impactando na região como um todo. Por isso, nos reunimos nesse momento para discutir as alternativas para essa situação", frisou a secretária Lucia Giesta...

Deputado discute diretrizes para as eleições de 2016 e visita a Praça de Ciência que conquistou para o município de Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, visitou o município de Senhor do Bonfim, no final de semana, onde se reuniu com algumas lideranças do Partido Democrático Trabalhista – PDT para discutir sobre as diretrizes da legenda para as eleições municipais, deste ano.

Visitando a obra que conquistou para Bonfim..