Foram encontrados 2105 registros para a palavra: artigo

Artigo por Charles Leão - Comunismo de 02 cabeças e Longa Manus (mãos longas)

"O prefeito Isaac Carvalho conseguiu aprovar, por 12 votos a 1 a "privatização" dos Mercados municipais Arnaldo Vieira e Joca da Silva; do Camelódromo; do Mercado do Produtor; do Terminal de Transportes Coletivos Urbanos; do Terminal das Barquinhas (Orlas I e II); do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da gestão de lixo. A iniciativa privada será responsável pela gestão desses bens públicos por um prazo de 20 a 30 anos", esse é um trecho  que foi publicado por site de noticias da região em 2012.

É próprio da mentalidade dos comunistas o pensamento em duplicidade, a maquiagem depende do contexto. Vejam, defendem Che Guevara mesmo sendo autor de várias execuções de presos políticos em pelotões de fuzilamento, defendem Putin mesmo prendendo gays apenas por suas orientações sexuais e com seus parceiros multibilionários russos, defendem Maduro e seu Governo apoiado no cassetete, defendem a lei Sharia do Islamismo que permite o apedrejamento até a morte dos cristãos, mulheres e homossexuais apenas por serem o que são. Aqui, graças a Deus, os comunistas não conseguiram passar por suas incompetências e seus insuperáveis avanços ao erário público...

VALE A PENA LER DE NOVO – ARTIGO: SERIA UMA HERANÇA DOS DEGREDADOS?

(PUBLICADO EM 22 DE DEZEMBRO DE 2013)

 ..

Artigo:TUDO COMO ANTES, NA JUSTIÇA FEDERAL

Em fevereiro de 2016, sob o título COMO DIZIA O ILUSTRE OSVALDO RIBEIRO, narrei, em breves linhas, a situação da JUSTIÇA FEDERAL em Juazeiro, Bahia. Naquela época, reconhecendo a precariedade na prestação dos serviços, anunciei a morosidade na solução dos litígios, na grande maioria compostos por humanos acima de sessenta (60) anos, ou portadores de enfermidades.

Tudo como antes, talvez pior. Sem Juiz desde dezembro de 2016, os Processos eternizam a espera da “sorte” de um dia ser qualificado como URGENTE, haja vista que os magistrados substitutos, responsáveis por Juazeiro, sem prejuízo das atividades desenvolvidas em suas respectivas Varas, só despacham os feitos assim considerados, como se as demandas envolvendo idosos e enfermos não tivessem prioridade.

Concluindo, se antes tinha, na subseção de Juazeiro, uma Juíza que ficava apenas três dias por semana na Comarca, hoje temos Juízes Substitutos que ficam na Capital do Estado, num efetivo desrespeito aos jurisdicionados e aos advogados. Apesar de transparecer, não podemos afirmar que éramos felizes e não sabíamos...

Artigo: Discernimentos para o momento atual

A filosofia nos ensinava que o “bom filósofo sabe distinguir”. Na Teologia o discernimento é um dom do Espírito Santo.

Porém, discernir não é apenas um ato racional como quer a filosofia, mas buscar com reta intenção e reto coração o que é justo e bom...

VALE A PENA LER DE NOVO: ARTIGO – TEMPESTADE DE FOGO

PUBLICADO EM 07 DE MAIO DE 2011     

Era uma tarde reluzente como tantas outras no sertão. Sol escaldante que fazia tremer o solo e crepitar com intensidade os galhos secos das árvores da caatinga. Os animais que integram a fauna do semi-árido circulavam com a naturalidade de quem está acostumado com o seu ambiente de vida, o seu habitat natural. Os répteis rastejavam como se não sentissem o calor do solo, buscando o alimento cotidiano. Os pássaros de bicos abertos demonstravam a intensa sede que o calor lhes provocava e, por outros instantes, gorjeavam felizes na expressão maior do seu canto à liberdade. Tudo isso indicava a existência de um meio-ambiente de plena harmonia, normalidade e ecologicamente perfeito...

Artigo: O PODER NÃO DURA PARA SEMPRE

O poder não dura para sempre, um dia ele acaba!

Assim como ele, também acontece com  a imodéstia, a deshumildade, a cumplicidade, a arrogância, a prepotência e a soberba...

Artigo - O poder dos corruptores

Roberto Malvezzi (Gogó)

A Odebrecht montou um esquema estruturado de propina. Um delator denunciou que "havia um certo prazer de comprar". Já não era sequer a velha prática das empresas de comprar agentes públicos conforme seus interesses, mas a satisfação de ver tanta gente "comer na mão"...

VALE A PENA LER DE NOVO (Texto publicado em 25 de Abril / 2011) ARTIGO: UM PRÍNCIPE MIRIM NO REINO DA CORRUPÇÃO

“O que mais me preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. Rev. Martin Luther King Jr.                                                     

Vivemos num mundo de tantas turbulências e tragédias, de tantas angústias e sofrimentos, que às vezes a tristeza e a alegria, o sorriso e a lágrima parecem conviver em momentos de verdadeira simbiose. É preciso ter a percepção exata do sentido de cada instante, com suas intensidades e surpresas, de modo a oferecer à vida a possibilidade de melhor harmonia física e espiritual, com energia necessária à superação de todas essas adversidades que compõem a trajetória de cada um...

Artigo - As mentiras que os homens contam

Não se pode dizer que o poder não é coisa boa, pois pelo visto faz com que determinados personagens políticos mudem de opinião como se o povo não tivesse memória para ver os fatos latentes de suas mudanças, somente pelo interesse, o mais puro interesse pelo poder.

Derrotados nas urnas pela chapa de Dilma Rousseff, que tinha também o deselegante Michel Temer como vice decorativo, os tucanos não concordaram com os resultados das urnas, e rapidamente entraram com processo judicial no TSE para inviabilizar a chapa eleita...

ARTIGO – COPIAR... E COLAR!

Um dos detalhes que ganha realce na informática dos dias atuais é o uso de uma linguagem própria e simplificada na forma de comunicação entre as pessoas, principalmente no meio dos jovens. Assim, procurei imitar essa prática no texto de hoje e, com o consentimento dos meus leitores, reportar-me à lembrança de dois textos publicados nesse Blog sob o título de “UM BRASIL DIFERENTE-I” (de 04/11/13) e “UM BRASIL DIFERENTE-II” (de 11/11/13), os quais foram frutos das observações feitas em minha terceira visita à Gramado-RS, em 2013, para copiar e colar alguns registros feitos sobre os usos e costumes praticados nessa bela região, cuja visita tenho o prazer de agora estar repetindo pela quarta vez na busca de mais aprendizado. Faço isso porque é triste notar que, decorridos quase três anos e meio, fazendo-se um cenário comparativo, nada mudou nas demais regiões brasileiras, principalmente em nossa querida Bahia, visto que os bons exemplos de civilidade deveriam ser brilhantemente “copiados e colados” sem muito custo, na importação desses princípios educacionais. Por exemplo:

  1. “É possível imaginar-se a existência de cidades do porte de 40 mil habitantes onde não há semáforos (ou sinaleiras) nos cruzamentos, e ainda assim o trânsito flui com perfeição, porque os motoristas respeitam as placas que indicam a preferência e como devem proceder numa rotatória?
  2. Onde os motoristas, educadamente, param imediatamente ante o simples ato de alguém pisar sobre a faixa de pedestre?
  3. Onde ninguém joga qualquer papel ou dejeto de qualquer espécie nas ruas, inclusive as bagas de cigarros, cujo exemplo foi logo seguido por alguns companheiros fumantes do grupo, que caminharam alguns metros para jogar a sua baga no coletor de lixo, o que antes não faziam?
  4. Onde o atendimento hospitalar funciona bem e chega a reservar apartamentos a pacientes do SUS porque este paciente contribui para um Plano de Saúde criado para este fim por leis municipais, com parcela mensal módica de apenas R$20,00 – o equivalente a três cervejas ou vinte pingas – e assim ele é coparticipante do sistema?
  5. Aqui entre nós quando o hóspede vai deixar o hotel e pede no balcão para fechar a conta, a primeira coisa que o atendente faz é pedir ao funcionário de apoio que vá ao apartamento para ver o consumo do frigobar e confirmar se está tudo em ordem, enquanto o cliente espera?
  6. Em Gramado, o nosso grupo estava deixando o Hotel Sky e a recepção apenas perguntou: “Senhor, algum consumo no apartamento”? O hóspede informa se houve ou não, e o atendente, subitamente, passa-lhe o valor da consumação e, após o pagamento, apenas acrescenta um simpático: “obrigado, senhor, e boa viagem”. Como ele tem o hábito de agir com respeito e honestidade nas suas relações acredita que o outro também detém essas qualidades!
  7. Três dias após o retorno recebo um e-mail do hotel de agradecimento pela visita, e solicitando que indique sugestões que possam melhorar os seus serviços”!
  8. Que não há registro de crimes com arma de fogo no município? Nem policiais pelas ruas, e as viaturas ficam mais tempo paradas na frente do quartel do que circulando?

Ainda que possa parecer repetitivo, acredito muito naquele adágio popular de que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Assim, é preciso que alguma voz se levante para dizer que é possível tornar realidade esses hábitos e princípios nos demais municípios brasileiros, desde que se incorpore aos currículos do ensino regras básicas e elementares de educação. Estou sonhando? Não... É possível, basta isso passar a ser educação elementar!..

Artigo - Nessa Triste Solidão...

A solidão é associada constante e equivocadamente com algo ruim e recebe uma conotação negativa. Como se fosse um carma, uma praga ou castigo. Eu, particularmente, acho isso um desperdício, posto que muitas coisas boas em minha vida, muitas decisões acertadas, por exemplo, aconteceram depois de momentos decisivos de solidão produtiva e reflexiva.

Rubem Alves, numa crônica publicada no Correio popular em 2002 disse uma coisa fantástica, ele abordou com a maestria que sempre lhe foi peculiar um tema tão delicado e nessa obra ele decretou: “Sua tristeza não vem da solidão, ela vem das fantasias que surgem na solidão.” E ele tem toda razão! Se formos analisar o cerne da questão, veremos que ele está certíssimo. Nós é que a demonizamos...

ARTIGO - QUEM PLANTA TÂMARAS, NÃO COLHE TÂMARAS!

Na sexta-feira passada, 28 de março, participei de dois eventos contra a PEC-287, a da Reforma da Previdência, promovidos pela APLB Sindicato e pela Frente Brasil Popular. Na oportunidade, encontrei com Maria Eduarda, uma criança de 11 anos, linda, com os olhos vivos e expressão constante de felicidade no rosto que estava distribuindo panfletos com textos de sua autoria.

Leia a íntegra do texto AQUI..

ARTIGO – O GRITO DO CORRUPTO: “PERDÃO, A CARNE É FRACA!”

A carne não é fraca; o que é fraco é o teu caráter. (Vinicius Queiroz)

É impressionante como a nossa gente foi forçada pelas circunstâncias históricas recentes, a conviver com um mundo de matizes os mais variáveis e conflitantes possíveis, onde os valores perderam o sentido, as autoridades estão com a dignidade questionada e os Poderes da República têm negada a sua legitimidade...! Também os discursos perderam a originalidade e a credibilidade...!..

ARTIGO - 53 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 31 DE MARÇO DE 1964

Gonzaga Patriota

Assisti, na minha adolescência, já trabalhando como telegrafista da Rede Ferroviária Federal, no dia 31 de março de 1964, na capital pernambucana, jeeps do Exército, puxando pessoas amarradas em cordas, sobre pedras de calçamento, pela Avenida Guararapes, no centro do Recife. Que coisa horrível...

Artigo: MARÇO 1964/MARÇO 2017 - A VOLTA DITADURA MILITAR E AS REDES SOCIAIS

Faz 53 anos do início da ditadura militar que se instalou no nosso país e perdurou por duas décadas. Dia 26 de março (domingo) observou-se grupos defendendo o que eles chamam de intervenção militar.

Anda circulando nas redes sociais uma mensagem que aborda a suposta situação de dificuldades financeiras em que ficaram ex-presidentes militares e seus familiares cuja intenção é clara em enaltecer o regime ditatorial e seus Mitos atuais...

Artigo - Coveiros da esperança - Aos parlamentares ditos católicos –

Roberto Malvezzi (Gogó)

É difícil saber se há algum parlamentar católico que se oriente politicamente pelos princípios da Doutrina Social da Igreja de justiça, equidade e respeito pelos mais pobres. Mas, há muita gente ali que se declara católico...

ARTIGO - UMA NAÇÃO DE ÓRFÃOS!

A todo instante os nossos sentimentos de tristeza, compaixão e dor são atingidos pelas cenas dolorosas que ocorrem em alguns continentes, espalhando a morte, a destruição de famílias inteiras ou espalhando crianças abandonadas e órfãs por toda parte. Nas muitas tragédias nessas áreas, inclusive decorrentes de milhares de mortes por afogamento nos mares, não se consegue entender até onde vai a intolerância religiosa e as lutas pela predominância racial e cultural de certas etnias, fenômenos que já se perpetuam desde os tempos bíblicos.  

Felizmente aqui, neste quase paraíso ocidental do planeta, salvo algumas ideias isoladas de pretensos e repugnantes separatistas entre o “Brasil do Sul” e o “Brasil do Nordeste”, testemunha-se uma convivência relativamente pacífica entre todas as religiões, cada uma em clima de paz defendendo as suas convicções, ainda que em muitos segmentos existam tendências pouco ortodoxas de desvios dos objetivos cristãos para fins de caráter comercial, onde algumas lideranças pastorais se transformam em bem sucedidos   empresários da fé...!..

Artigo - A Força da Constituição

Contam os registros históricos que por volta de 1772 a.C. surgiram as primeiras leis do mundo. O Código de Hamurabi, antiga Babilônia que hoje é o Iraque, tinha 282 leis decretadas pelo rei Hamurabi que são preservadas até os dias atuais em tabletes de barro. Fazia parte desse rol de normas a Lei de talião que consistia em dar a pena ao condenado igual ao crime cometido. Era a conhecida "olho por olho, dente por dente". Séculos mais tarde, nos anos de 1447, também a.C., um profeta hebreu de nome Moisés, redigiu as mais importantes Leis do mundo cristão. Os Dez Mandamentos continuam vivos na mente e no coração de bilhões de pessoas espalhadas no mundo inteiro.  

Aqui no Brasil já é a sétima Constituição. Lembramos que a primeira foi outorgada em 1824 com D Pedro I recebendo poderes absolutos; depois em 1891 na Primeira República, tendo como chefe o Marechal Deodoro da Fonseca; em 1934 e 1937 na era Getúlio; em 1946 comandada pelo Marechal Eurico Gaspar Dutra; em 1967 durante o regime militar e por última, a que se encontra em vigor promulgada em 5 de outubro de 1988, presidida pelo saudoso Ulisses Guimarães, atualmente com 250 artigos e uma centena de emendas...

Artigo - Salvar o São Francisco, e muita gente também.

Todo o vale do São Francisco está apreensivo com a possibilidade de interrupção da perenidade do nosso Rio São Francisco, algo que parece impossível, mas, também, poderá se tornar realidade se não houver o mais rápido possível uma tomada de decisão em seu favor, isso por que, muito se tem tirado dele, e não se tem dado nada em troca.  Vejamos alguns dados interessantes sobre o Velho Chico. Descoberto lá no distante 1501 por André Gonçalves, tem 2800 km de extensão, 504 municípios na sua bacia. Tem o rio Paracatú, com 450 m3/s, o seu maior afluente. Anualmente recebe 18.000.000 m3 de areia devido à erosão. Suas maiores enchentes, foram em 1949 13040 m3/s e em 1979 19000 m3/s. Outras enchentes acima de 8000 m3/s. Em 1942, 9463 m3/s, em 45, 8760 m3/s, em 46, 10073 m3/s, em 80, 10501 m3/s, em 82, 8455 m3/s, em 83, 9868 m3/s, em 85, 8340 m3/s, em 90, 9475 m3/s, em 92, 13000 m3/s. A maior seca foi em outubro de 1953, com 500 m3/s, ou seja, metade do que passa hoje entre Juazeiro e Petrolina.

Quando se fala em tomar decisão, a mais necessária e urgente, é o trabalho de revitalização, que inclui além do reflorestamento das barrancas, a recomposição das Veredas, origem de muitos rios afluentes que já deixaram de produzir água, e uma total vigilância quanto a áreas que já sofreram impacto pelo desmatamento para plantio de culturas temporárias, no sentido de que os solos destas áreas, não venham ficar descobertos, provocando erosão, que poderia aumentar o assoreamento. Segundo o programa Globo Rural, que há muito vem denunciando tal predação ao rio por parte dos seres humanos, 27 destes rios, já morreram nos últimos anos...

Artigo: Dia da água, água de cada dia

Um país que é o mais rico em água doce do mundo

Que tem a maior malha hídrica de rios do planeta..