Foram encontrados 1794 registros para a palavra: pt

PF realiza ação no condomínio Villagio Panamby, em Salvador

O Condomínio Villagio Panamby, no Bairro Horto Florestal, em Salvador, também recebeu a visita da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira(4). Até o momento não se sabe se a visita tem objetivo de condução coercitiva ou busca e apreensão. A Operação da polícia Federal deflagrada nesta manhã é batizada de Aletheia, ou "Busca da Verdade" e está sendo deflagrada em várias cidades, incluindo São Bernardo do Campo, em São paulo, com cumprimento de mandados de condução coercitiva contra Lula e familiares. Pelo menos cinco mandados de busca e apreensão deverão ser levados a efeito em Salvador. ..

Univasf promove ciclo de palestras sobre Aedes aegypti hoje (3)

Com o objetivo de reduzir os índices das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, hoje (3), um ciclo de palestras sobre o assunto. Intitulado de "Aedes aegypti: o que precisamos saber?", o evento será realizado das 14h às 18h, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), localizada no 2º andar do prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local. A iniciativa integra as ações da campanha “Univasf sem Aedes”. 

As palestras são destinadas principalmente aos bolsistas dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como meio de capacitação para atuar nas escolas e na comunidade, mas são abertas a todos os interessados. Os participantes terão direito a certificado. De acordo com a diretora de Programas Especiais de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Adriana Mayumi, serão apresentadas várias temáticas relacionadas ao mosquito e às doenças causadas por ele. “Serão abordadas as doenças, mas também a saúde como um todo, qual o ambiente que leva as pessoas a serem acometidas por elas e saber mais sobre o mosquito, como ele se reproduz, a ideia geral do ciclo”, explica. 

A programação conta com quatro palestras que serão ministradas por professores da Univasf: “Aspectos clínicos e padrões de incidência das doenças transmitidas por Aedes aegypti”, com o professor Aristóteles Cardona, do Colegiado de Medicina; “Saúde Única (One Health) no contexto da prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya”, com o professor João Alves, do Colegiado de Medicina Veterinária; "Principais arboviroses transmitidas pelos mosquitos do gênero Aedes", pelo professor Marlos Gomes Martins, do Colegiado de Ciências Biológicas; e "Aedes aegypti: biologia, comportamento e controle”, pela professora Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves-Gervásio, do Colegiado de Engenharia Agronômica. 

 Ciclo de Palestras Aedes ..

Site da prefeitura de Casa Nova ganha ação contra o Aedes aegypti

Quem acessa o site oficial da prefeitura de Casa Nova (www.casanova.ba.gov.br) terá a 'companhia' de mosquitos Aedes aegypti 'voando pela tela'. A campanha é interativa e o internauta pode usar o mouse que se transforma em raquete para matá-los. Ao atingir um deles, surge uma mensagem na tela sobre o combate aos criadouros. A informação que o leitor recebe após tentar clicar na imagem do mosquito é "não adianta apenas matar o mosquito, não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós". A ideia de utilizar a campanha criada pelo Ministério da Saúde e colocada em prática em sites oficiais do governo foi do responsável pelo setor Tecnologia da Informação (T.I) da prefeitura, Osni Freire. 

Para o assessor de comunicação da instituição, jornalista Welington Junior, a utilização de várias ferramentas de comunicação e publicidade para ampliar informações sobre a campanha de mobilização e conscientização contra Aedes é fundamental. "Acompanhando uma orientação da gestão municipal e em consonância com a secretaria de Saúde, o nosso setor está desenvolvendo muito material de educação como panfletos, cartazes, faixas, além das ações em redes sociais (fb/pmcnOficial). A campanha do site é mais um alerta", pontua. ..

Funcionários do SAAE/Juazeiro na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) está mobilizada para diminuir a incidência de doenças relacionadas ao Aedes Aegypti no município. Na última sexta-feira (26), na Univasf, foi realizada uma palestra educativa de orientação aos funcionários do setor de leitura da autarquia para combater a proliferação do mosquito.

De acordo com o supervisor de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Elivalto Batista de Oliveira, o mosquito é o principal vetor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. “Precisamos disseminar as informações sobre como combater o mosquito e com a parceria do SAAE vamos atingir um número maior de residências”, observou...

População de Casa Nova se mobiliza contra o mosquito Aedes Aegypti

Cerca de mil pessoas saíram na sexta-feira (26) pelas principais ruas de Casa Nova para conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O evento de mobilização foi uma ação da Prefeitura de Casa Nova através da secretaria de Saúde do município.
 
Para o coordenador de endemias da cidade, José Martins de Almeida, que é funcionário público há 55 anos, o evento é uma força tarefa para conscientizar a população para eliminar os focos do mosquito. "O Mosquito precisa ser combatido, pois o mesmo continua a cada ano mas agressivo à saúde publica. Com um pequeno gesto de cada morador, podemos eliminar de vez com essa praga", orientou.
 
O evento contou com vários alunos da rede pública de ensino, funcionários públicos do município e com a presença do vereador Zé Eduardo, presidente da Câmara de Vereadores da cidade. A primeira dama do município, Joelma Cota e o secretário de Saúde, Luiz Resende, também estiveram presentes. " Um momento importante de conscientização da população. Estamos firmes fazendo a nossa parte", finaliza Rezende. Neste domingo, 28, a caminhada será realizada no distrito de Santana do Sobrado a partir das 8h. ..

Caminhada de combate ao Aedes aegypti movimentou manhã de sábado em Petrolina

Uma caminhada educativa de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, movimentou as principais ruas do bairro Quilômetro 2, em Petrolina na manhã deste sábado (27). A iniciativa, coordenada pela Unidade do Sest Senat de Petrolina, começou logo cedo com um grupo de mais de 150 pessoas, entre funcionários e voluntários, visitando cada uma das famílias do bairro.

Em cada casa visitada e a cada pessoa abordada nas ruas, os integrantes da caminhada distribuíam panfletos, adesivos e davam orientações para vencer este mosquito que é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o diretor da Unidade do Sest Senat de Petrolina Marcílio Cavalcanti, a ordem é uma só: recolher todo tipo de lixo, inclusive aqueles utensílios que possam se transformar em criadouros do mosquito. “Combater o Aedes aegypti se tornou uma das prioridades da saúde pública no Brasil e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (Fetracan), Newton Gibson deflagrou esta campanha através do Sest Senat em todo país”...

Espaço do Leitor: A situação do PT.

A respeito da entrevista do presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores Paulo Henrique Galdino, quinta-feira (25) na Transrio FM e replicada no Blog, o ouvinte e leitor Manoel Delmir emitiu a seguinte opinião. Confira:

Amigo Geraldo,..

Prefeitura Jaguarari intensifica combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Jaguarari vem atuando de maneira firme no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A palavra de ordem é intensificar as ações e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Combate as Endemias, está realizando diversas ações de combate ao mosquito em todas as regiões do município.

O Governo Municipal iniciou um trabalho de conscientização junto à população, reunindo as comunidades para alertar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para a eliminação dos focos do mosquito, a prefeitura utilizou recursos próprios na compra de bombas costais, que são muito efetivas para o bloqueio de focos do mosquito...

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUAZEIRO LANÇA CAMPANHA PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Sensível ao momento que vive o Brasil quanto ao surto de Dengue, Chicunguna e Zika Vírus, a Assembléia de Deus em Juazeiro na Bahia. Igreja presidida pelo Pastor Wolmar Alcântara lança uma campanha de 30 dias contra o Mosquito Aedes Aegypti. Neste sentido, a capelania da Assembléia de Deus em Juazeiro tem como objetivo alertar fieis, sobre os perigos da Dengue, Zica, Chikungunya, especialmente nesta época de chuvas e temperaturas elevadas que levam à explosão populacional do mosquito.

Segundo o idealizador do projeto “Brasil em alerta contra o mosquito Aedes Aegypti! Eu AD me importo e você?”, o pastor Capelão José Carlos Pinheiro declara: “Não cuidamos somente do lado espiritual. Também temos que cumprir o papel de agentes transformadores do local onde vivemos. A intenção é desafiar nossas Congregações, espalhadas em toda zona Urbana e Rural, do nosso município, mobilizando-as a, realizar ações de conscientização ao combate ao o Mosquito Aedes Aegypti"...

1,5 mil leituristas da Coelba ajudarão no combate ao Aedes aegypti

Cerca de 1,5 mil leituristas da Coelba reforçarão o combate à dengue na Bahia. A parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (SESAB), foi anunciada ontem, 23/02, em Salvador e será iniciada em março. A estratégia da empresa é utilizar estes profissionais, que diariamente coletam consumo mensal de energia elétrica dos mais de 5,7 milhões de clientes, para identificar focos do mosquito e informar as autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. Para isso, os leituristas receberão treinamento da SESAB. 

Ao identificarem áreas de risco de reprodução do mosquito, como pneus, vasos, tonéis, garrafas e demais locais de acúmulo de água parada, os leituristas irão repassar informações aos órgãos competentes. As anotações e indicações dos locais sob risco serão feitas nos próprios equipamentos de coleta de leitura que já estão configurados para receber os dados. As informações resultarão em um relatório que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias. A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chicungunha...

Eleições 2016: Presidente do PTC responde a texto que considerou a oposição em Juazeiro como “manca e caolha”.

O Blog publicou, na última quinta-feira(25), uma análise do leitor/colaborador, Welton Campelo, estudante da UPE, opinando sobre a sucessão municipal em Juazeiro.

“...O prefeito, sem muita credibilidade popular, se gaba de ser imbatível e de ter alcançado o status de liderança maior após sucessivas vitorias eleitorais, podendo até se dar ao luxo de escolher o seu candidato no apagar das luzes do prazo fatal e mesmo assim ganhar as eleições sem muito esforço. Do outro lado, temos uma oposição manca e caolha que ri e se abraça de dia e se engalfinha por trás, brigando e se suportando uns aos outros, à noite, num jogo recheado de vaidades pessoais, picuinhas e mentiras...”, disse em trecho da nota publicada...

Casa Nova: Prefeitura realiza dia D de combate ao Aedes aegypti

Como parte das ações para o extermínio do Aedes aegypti, a prefeitura municipal de Casa Nova, através da secretaria de Saúde, realiza o 'Dia D' de combate ao mosquito. A ação acontecerá nesta sexta-feira, 26, na sede do município e no dia 28 no distrito de Santana do Sobrado. A data foi instituída para reforçar a importância da luta no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.Para o secretário de Saúde, Luiz Rezende, o dia "D" é mais uma oportunidade de conscientizar a população para cuidados contra o mosquito.
 
Além de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias, o Exército também acompanhará os agentes neste trabalho. Entre as atividades previstas para esta sexta-feira, está uma caminhada com início às 8h, pelas ruas do centro, com do pátio de eventos. Os profissionais da saúde farão distribuição de material educativo (panfletos, cartazes e adesivos) emateriais informativos, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkugunya. ..

Trabalhadores rurais baianos participam do combate ao Aedes aegypti

Estado com maior número de famílias que vivem da agricultura familiar - cerca de 700 mil -, a Bahia passa a contar também com o apoio dos pequenos produtores no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, às doenças dengue, zika e chikungunya. O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab), apresentou o plano de ação que envolve os trabalhadores rurais baianos, na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Formação da SDR, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. 

Além dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (SDR), Fábio Vilas-Boas (Sesab) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente), o evento teve a participação de diversas entidades que representam o homem do campo, entre elas, a Frente dos Trabalhadores Livres (FTL) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA). De acordo com o titular da SDR, além dos técnicos que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), a mobilização terá apoio das 33 entidades de assistência técnica selecionadas via edital do governo estadual. "Teremos, neste primeiro momento, o envolvimento direto de aproximadamente 700 pessoas. São agentes de informação, de desenvolvimento, que poderão, com muita tranquilidade, ofertar informações [e] orientar as famílias".

Material informativo

Jerônimo Rodrigues afirmou que as secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural, bem como os sindicatos e cooperativas, serão parceiros importantes no combate ao mosquito. "A ideia é que o apelo do governador Rui Costa e da presidenta Dilma possa chegar a cada canto da Bahia". A partir desta quarta-feira (23), com apoio da Sesab, a SDR dará início à distribuição de material informativo às entidades parceiras. "Teremos, no dia 1° de março, uma videoconferência pelo sistema do IAT [Instituto Anísio Teixeira] para que possamos informar, orientar e capacitar os técnicos. No dia 12, faremos uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Setafs, nas máquinas que estão paradas, etc”.

Segundo ele, no dia 19 de março, será realizada uma ação para verificar as cisternas. “Queremos [observar] se os sistemas de captação de água, os reservatórios em geral, estão recebendo a devida manutenção, se estão sendo devidamente cobertos para evitar a proliferação do Aedes aegypti", explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.

Movimentos sociais

Para o secretário Fábio Vilas-Boas, a mobilização junto à população que vive na zona rural "é importante porque estamos buscando capilaridade. Precisamos levar informação aos locais mais distantes, à zona rural, às famílias das periferias. Portanto é muito importante envolvermos os movimentos sociais na difusão deste conhecimento". O presidente da Fetag-BA, Claudio Bastos, disse que os 410 sindicatos filiados à federação representam trabalhadores da agricultura de todos os municípios baianos. "Acho de fundamental importância esta parceria da Sesab [e] SDR com todos os órgãos ligados à agricultura familiar, aos movimentos sociais da área rural como um todo”.

Ele disse que “é uma grande realização esta parceria. É um trabalho que envolve toda a sociedade. Nós, da Fetag, vamos mobilizar todos os sindicatos, associações e cooperativas num ato de orientação, para que possamos de fato fazer este combate [ao mosquito] e conscientizar o nosso povo também". A coordenadora de Educação da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Mirla Duarte, avalia como fundamental a mobilização do meio rural na prevenção da dengue, zika e chikungunya. "Os trabalhadores são sujeitos que vivenciam a realidade estabelecida no campo. Eles precisam participar destas discussões. A troca de conhecimento é importante e necessária”. ..

PT ESTUDA DISPUTAR A PREFEITURA DE JUAZEIRO EM 2016

O ex-presidente do PT em Juazeiro e atual secretário de comunicação do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Osmar Galdino, popular Jojó do PT, concedeu entrevista ao Blog nesta segunda-feira, dia 22, quando falou sobre o encontro da legenda realizado no último sábado, dia 20, na cidade.

“Nós tivemos uma boa conversa onde passamos todo o quadro estadual e nacional, passamos toda a conversa do diretório estadual onde vamos ter 18 candidaturas nas principais cidades da Bahia, falta definir Paulo Afonso e Juazeiro e há possibilidade da gente entregar a base aliada um nome do PT. Nós temos três vereadores, um vice-prefeito e vários ex-secretários quando o PT foi governo na gestão do ex-prefeito Joseph Bandeira que também podem aparecer como opções. Estamos esperando a janela de 02 de abril quando haverá as mudanças partidárias e novas filiações aos partidos quando deveremos apresentar ao conjunto da base aliada um nome. Acredito que unidos PT e PCdoB com a base aliada nós ganharemos as eleições deste ano” declarou Osmar Galdino...

Ação conjunta reforça combate ao Aedes aegypti em áreas rurais da Bahia

As secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab) anunciam nesta terça-feira (23), às 14h, o plano de ação conjunta para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em áreas rurais da Bahia, principalmente onde existem os Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs).

O plano vai ser apresentado pelos titulares da SDR, Jerônimo Rodrigues, e da Sesab, Fábio Vilas-Boas, no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizado na Avenida Dorival Caymmi, 15.649, bairro de Itapuã, em Salvador. Participam ainda do evento representantes de cooperativas, associações e federações de agricultores familiares...

Univasf iniciou hoje (19) ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de limpeza no Campus Sede

As ações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram na manhã de hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. Um mutirão de limpeza, realizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), deu início à campanha “Univasf sem Aedes”. Um grupo com cerca de 20 funcionários terceirizados participou desta primeira ação, que promoveu a varredura e a limpeza de áreas externas do campus. O lançamento oficial da campanha “Univasf sem Aedes” será realizado nesta segunda-feira (22), às 9h30, na sala do Conselho Universitário (Conuni), com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga

A ação de hoje teve início com a apresentação do programa “O Causo é Sério - Dengue” da TV Caatinga, WebTV da Univasf. O vídeo, apresentado pelo contador de causos Clenio Sandes, mostra a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti , que é transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em seguida, o grupo se reuniu no auditório do Siass Univasf para uma apresentação sobre a importância do combate ao mosquito dentro e fora da Universidade. O reitor Julianeli Tolentino e integrantes da Comissão instituída pela Portaria N° 54/2016 (disponível no link abaixo) responsável pela mobilização contra o Aedes aegypti na instituição acompanharam o início das atividades. 

O mutirão percorreu o Campus Centro da Univasf para coletar objetos que possam acumular água e identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti . Os pontos foram fotografados para realização de análise da Comissão da campanha, que irá discutir as ações para combatê-los. O mutirão de limpeza foi orientado pelo coordenador de Supervisão, Operações e Serviços da Prefeitura Universitária, Ozevaldo Santos. 

Para o funcionário terceirizado Sebastião Eduardo da Silva, é necessário que as pessoas se unam e realizem esse tipo de atividade para combater esse problema no Brasil. “Nós que estamos na Univasf temos que também nos unirmos e esse mutirão foi muito bom, porque foi todo mundo fazer a limpeza com alguém indicando e passando para a gente”, ressaltou. 

A gestante e funcionária terceirizada Jéssica Nayara da Silva se preocupa bastante com a epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e em especial em relação à zika, associada aos casos de microcefalia em recém-nascidos. “Eu achei ótimo, porque é muito necessário o combate do mosquito e essa é uma ação para nós mesmos nos protegermos. Inclusive, por estar grávida, me preocupo muito”, afirmou. 

A comissão interna de mobilização em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti foi criada na última terça-feira (16) e é formada por oito servidores da Univasf. O objetivo é promover diversas ações ao longo dos próximos meses em todos os campi da Univasf e junto à comunidade externa, na campanha “Univasf sem Aedes”.  ..

SENTO SÉ: EX-PREFEITO JUVENILSON PASSOS (PT) É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA COM SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS

No dia 12 de janeiro deste ano, a juíza Andréa Márcia Vieira de Almeida, emitiu sentença por dano ao erário público ao ex-prefeito do município de Sento Sé (BA) JUVENILSON PASSOS DOS SANTOS.

O ex-prefeito foi condenado por Improbidade Administrativa, ou seja, por prática de ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública, durante o exercício de função pública ou decorrente desta...

Espaço do Leitor: Na luta contra o Aedes aegypti.

Sabendo o que está acontecendo em todo território nacional brasileiro sobre o mosquito Aedes aegypti, considerado vector de doenças graves, como denguefebre zica e chikungunya. Um mosquito  que está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano; consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, e como sua prevenção está sendo tratada como caso de saúde pública, presencie um fato de tamanha indignação.

Neste domingo, 21 de fevereiro de 2016, fui ao hiper mercado GBarbosa localizado no bairro Coréia, próximo a canteiro de obras. No meio do caminho encontrei possíveis focos do mosquito, como água parada. Então venho através deste veiculo fazer um apelo para o combate a endemias ou ao próprio hiper mercado tentar resolver essa questão...

74ª CIPM NA GUERRA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Na manhã do último sábado, dia 20 de fevereiro de 2016,  policiais militares da 74ª CIPM juntamente com agentes da Coordenadoria de Endemias de Juazeiro, realizaram campanha de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no bairro João Paulo II. Com o objetivo de conscientizar a população do bairro sobre a importância de combater este mosquito, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, diversas casas no bairro foram visitadas pelos agentes e pelos policiais, que conversaram com os moradores e entregaram panfletos contendo orientações sobre as medidas necessárias em ambiente doméstico para se evitar a reprodução do mosquito. ..

Petrolina realiza no próximo dia 27 campanha contra o Aedes aegypti

Vencer o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e zika vírus se tornou uma das prioridades da saúde pública no Brasil. A unidade do Sest Senat de Petrolina sai na frente e promove no próximo dia 27, o "Dia D" da campanha de combate a este mosquito que vive bem próximo ao ser humano.

A campanha foi deflagrada na última segunda-feira (15), após uma palestra com o supervisor do Conselho Regional Nordeste III do Sest Senat, Wagner Maciel e o diretor da Unidade, Marcílio Cavalcanti. "De hoje até o "Dia D", estaremos orientando e alertando sobre a importância de vencer esta guerra, seja com palestras educativas e exibição de slides no início de cada aula dos nossos cursos, seja na conscientização dos usuários através dos profissionais que atendem nos consultórios da Unidade e nas áreas de lazer e esportes", adiantou o supervisor...