Foram encontrados 1725 registros para a palavra: UPA

PC do B ocupará a vice de Odacy Amorim em Petrolina

A professora Wildes Marileia dos Santos Araújo, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), no sertão, filiada ao PC do B, é a pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT, pré-candidato a prefeito no município. O anúncio de Léia como é conhecida por todos, ocorreu durante coletiva de imprensa nesta manhã de quinta-feira, 28, na sede do PT de Petrolina. 

Segundo o deputado, a escolha do PC do B e do nome de Léia Araújo, foi uma construção feita de forma muito sensata, num entendimento dentro do campo democrático no país que conta com a presença firme do PT e do PC do B e ainda, na busca pelo melhor por Petrolina. ..

Ambulatório da UPAE/IMIP de Petrolina oferece 17 especialidades médicas e 8 não médicas

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) possui ambulatório médico com 17 especialidades, funcionado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Neste segmento, através da interconsulta, o paciente ainda pode contar com profissionais de 8 especialidades não médicas das categorias de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e terapia ocupacional; além do serviço de apoio e diagnóstico.

O serviço de Atenção Especializada da UPAE atende aos 7 municípios que compõem a VIII Regional de Saúde. Em números, absorver toda essa demanda significa que a Unidade em 3 anos realizou mais de 200 mil consultas clínicas, com uma média diária de 280 atendimentos. Quanto aos profissionais não médicos, estes já realizaram mais de 25 mil atendimentos...

Pronto Atendimento da UPAE/IMIP de Petrolina é porta aberta e atende, em média, 300 pacientes por dia

A urgência e emergência clínica da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) é um serviço de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar, compondo com estas um sistema organizado de atenção à saúde. Funciona 24 horas e recebe uma demanda de, em média, 300 pacientes por dia. Desde a inauguração, em 29 de julho de 2013, a Unidade já realizou mais de 260 mil atendimentos.

“Somos a referência secundária de urgência e emergência em clínica médica e odontologia para população de Petrolina e região. Prestamos atendimento aos pacientes que apresentam quadros agudos ou crônicos agudizados; e realizamos procedimentos de baixa e média complexidade. Isso significa que recebemos os casos que precisam de observação por um período de até 24h, mas que não caracterizam internação hospitalar”, esclarece a coordenadora geral, Magnilde Alves...

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas

No próximo dia 29 a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) completará 3 anos de funcionamento e, para celebrar a data,  a instituição apresenta seus resultados. Com relação ao número de cirurgias eletivas, por exemplo, a Unidade já realizou mais de 15 mil, entre procedimentos de pequena e média complexidade compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h).  “Esses dados representam o empenho de toda a equipe e a alta resolutividade da Unidade. Apresentá-los significa prestar contas à sociedade do serviço que ofertamos e uma forma de comemorar o nosso 3º aniversário”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.

De acordo com a enfermeira assistencial do bloco cirúrgico, Camila da Silva, a procura maior tem sido pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. A demanda para retirada de varizes também é grande. Só no primeiro semestre desse ano, as cirurgias gerais corresponderam a 32,5% do número total de 3.289, dermatológicas (17,3%) e oftalmológicas (16,83). ..

UPAE/IMIP de Petrolina destaca a importância da prevenção para saúde do homem

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os homens brasileiros vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares, infartos e o câncer de próstata. Para o urologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Flávio Costa, este cenário poderia ser melhor se os homens tivessem o hábito de buscar a medicina preventiva. “Já avançamos bastante, mas a cultura do nosso povo ainda é de buscar atendimento depois da doença já instalada para uma medida corretiva”, analisa o especialista.

O alerta surge na data em que se comemora o “Dia Nacional do Homem”, que tem como objetivo maior reforçar os cuidados com a saúde desse segmento da população. “Achamos importante falar sobre o tema para promover uma maior conscientização. Percebemos que os homens têm buscado mais informações e especialidades não tão comuns como a dermatologia, por exemplo. Mas, ainda é um número pequeno. Falar sobre o assunto é promover a quebra de alguns preconceitos”, acredita a coordenadora de enfermagem da UPAE/IMIP, Grazziela Franklin...

Equipe da UPAE/IMIP de Petrolina participa da apresentação dos serviços de saúde de Juazeiro em reunião da Rede PEBA

Dando continuidade às discussões da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) sobre os serviços de urgência e emergência, foi realizada quarta-feira (13) mais uma reunião. Desta vez, o município de Juazeiro apresentou a sua Rede Básica de Saúde, que possui cobertura de 99%. A iniciativa surgiu no mês de junho com a realização do primeiro fórum de discussão e, desde então, as instituições de saúde da atenção básica, pré-hospitalar e hospitalar têm se reunido para apresentar seus perfis, buscando a ratificação dos fluxos e acessos. As ações têm sido coordenadas pela regulação da IV Macrorregional de Saúde de Pernambuco.

Da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) estiveram presentes a coordenadora geral, Magnilde Alves, e a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin. “O grupo de debate tem como objetivo discutir e conhecer  a rede de saúde da região, buscando atender de forma qualificada e resolutiva. Por isso é tão importante participar”, esclarece Magnilde...

UPAE/IMIP de Petrolina realiza II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Até esta quinta-feira, dia 14 deste mês, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realiza a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Este ano, o projeto traz como tema “Para evitar acidentes de trabalho, ter segurança e proteção, o melhor caminho é a conscientização” – frase do funcionário José Francisco Guimarães escolhida através de concurso interno.

A semana de atividades é uma ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como objetivo levar informações sobre segurança e promoção da saúde aos colaboradores de forma interativa e lúdica. Serão 3 momentos de palestras, treinamentos e diálogos, encerrando com o sorteio de brindes...

Oftalmologista da UPAE/IMIP de Petrolina dá dicas para uma boa saúde ocular

Da mesma forma que se cuida do corpo, através de uma boa alimentação e prática de exercícios, a população deve ter uma atenção especial com os olhos. Para alertar sobre os principais cuidados e doenças que acometem esse órgão foi criado o "Dia Mundial da Saúde Ocular", comemorado na data de 10 de julho.  De acordo com o oftalmologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. Guilherme Moura, essa prática deve ser iniciada ao nascimento com o Teste do Olhinho, capaz de diagnosticar malformações e até tumores.

"Os cuidados com a saúde devem ser constantes e com os olhos não é diferente. Por isso, é preciso que a população fique atenta aos sinais que o organismo dá, buscando manter uma rotina anual de consulta com o especialista, até porque algumas doenças como o glaucoma são bastante silenciosas e podem resultar na perda da visão", esclarece.  ..

UPAE/IMIP de Petrolina chega ao 3º ano com a ampliação da oferta de exames

Além do serviço de Pronto Atendimento (que atende urgência e emergência 24 horas), do ambulatório (que dispõe de 17 especialidades médicas), e da clínica cirúrgica (que realiza procedimentos de pequeno e médio porte); a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) também oferece exames diagnósticos, laboratoriais e de imagem. Esse núcleo de serviço é chamado de Bioimagem.

Desde a inauguração, em 29 de julho de 2013, a Unidade vem ampliando o número de procedimentos realizados por mês nesse núcleo, bem como sua carta de serviços. Nos últimos três meses, por exemplo, a população de Petrolina e dos demais municípios da VIII Gerência Regional de Saúde que fazem parte da pactuação, passaram a contar com mais dois exames neurológicos (Eletroneuromiografia e Eletroencefalograma). A conquista é um ganho para a UPAE e, principalmente, para o paciente que de forma gratuita e simplificada pode realizar exames diagnósticos...

UPAE/IMIP de Petrolina inicia o trabalho de reabilitação e estimulação precoce de crianças com microcefalia

O mês de julho trouxe esperança para os pais do pequeno Rafael da Silva, de 7 meses. Ele é portador da microcefalia causada pelo Zica vírus e iniciou o tratamento de reabilitação e estimulação precoce nesta segunda-feira (04) na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP). Sob os olhos atentos de Maria do Socorro e Ricardo Ribeiro, Rafael passou ontem pela primeira sessão de fisioterapia, e a expectativa deles é de que com esse trabalho o filho caçula possa ampliar a autonomia e a funcionalidade de alguns movimentos, já que a microcefalia prejudica o desenvolvimento psicomotor da criança.

De acordo com a fisioterapeuta Misia Ramos, o trabalho será baseado na faixa etária e no quadro clínico. “No caso de Rafael, por exemplo, que está com 7 meses, nós iremos tentar reforçar o controle da cabeça e do tronco para que ele venha a sentar. Temos um quadro global dos bebês com microcefalia que envolve, no geral, deficiência visual, espasticidade muscular e comprometimento da cognição, entre outras características. Mas, cada um tem sua individualidade e nós iremos respeitar isso”, esclarece a profissional que tem curso de Tratamento Neuroevolutivo (Conceito BOBATH), especialização em intervenção precoce e já trabalhou na AACD...

Comemorando o “Dia do Hospital”, a UPAE/IMIP de Petrolina explica seu papel na complexidade intermediária e parabeniza Unidades Hospitalares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina é administrada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (UPAE/IMIP) e tem como missão prestar assistência à saúde dos usuários do SUS nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), de maneira ética e humanizada.

A Unidade é  composta de um serviço de Atenção Especializada (funcionando em regime de 12 horas/dia) e um serviço de Pronto Atendimento (24 horas), que funcionam no mesmo local, com fluxos e rotinas próprias, assegurando assistência integral e gratuita à população...

Comemorando o c”, a UPAE/IMIP de Petrolina explica seu papel na complexidade intermediária e parabeniza Unidades Hospitalares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina é administrada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (UPAE/IMIP) e tem como missão prestar assistência à saúde dos usuários do SUS nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), de maneira ética e humanizada.

A Unidade é  composta de um serviço de Atenção Especializada (funcionando em regime de 12 horas/dia) e um serviço de Pronto Atendimento (24 horas), que funcionam no mesmo local, com fluxos e rotinas próprias, assegurando assistência integral e gratuita à população...

Equipes do HDM e UPAE/IMIP participam de apresentação dos serviços da “Rede PEBA”


 
As equipes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (HDM/UPAE/IMIP) participaram, na tarde de ontem (30), de uma apresentação da carta de serviços da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). O ato atendeu a um desdobramento do fórum de debate, que tem como objetivo discutir os serviços de urgência e emergência na região.
 
Fizeram a apresentação a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e o Hospital Universitário (HU-Univasf). Na explanação da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Luciana Mendes, ficou claro o perfil da atenção básica, bem como seus programas e serviços ofertados. Já o HU abordou a implantação do Protocolo de Manchester, que visa melhorar a classificação de risco, após uma triagem baseada nos sintomas.
 
De acordo com a representante da IV Macrorregional de Saúde, Cláudia Cavalcante, o levantamento dos serviços tem como objetivo ratificar o perfil de cada instituição, para que, desse modo, as referências e contra-referências possam acontecer de forma responsável e resolutiva. “O nosso objetivo maior é desafogar os serviços, melhorando assim o atendimento à população. Para tanto, precisamos absorver como está funcionando a atenção básica, a média e alta complexidade. A partir desse entendimento nós tentaremos reorganizar alguns fluxos e acessos”, ressaltou.
 
Para a coordenadora geral da UPAE/IMIP as provocações têm sido bastante pertinentes: “Acho muito importante estarmos discutindo a urgência e emergência em rede, pois somente deste modo poderemos avançar. Fizemos a nossa apresentação no fórum e deixamos claro o nosso perfil, que é o de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar. Hoje viemos conhecer os outros serviços e acreditamos que assim poderemos fazer uma contra-referência de forma adequada, quando for o caso”.
 
O superintendente do Hospital Dom Malan, Etiel Lins, também é a favor da iniciativa. “A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma melhor oferta dos serviços”, acredita.
 
A próxima reunião acontecerá ainda este mês e na ocasião será a vez das instituições de saúde de Juazeiro, que compõem a “Rede PEBA”, apresentarem seus serviços. Posteriormente, o segundo fórum de debates será marcado. “As discussões irão prosseguir e nós acreditamos que é possível sim melhorar os serviços de urgência e emergência na região”, confia Cláudia.
..

UPAE/IMIP de Petrolina segue orientação do Inmetro e adere ao uso das lâmpadas de LED

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) fechou o mês de junho com 80% da meta da troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED alcançada. A boa notícia chegou no dia que começou a valer a proibição da venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W, que não atendam aos níveis de eficiência energética determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a supervisora operacional, Fabíola dos Santos, apesar da unidade de saúde nunca ter utilizado as lâmpadas incandescentes, é importante chamar a atenção da população para o cumprimento do cronograma estabelecido pelo governo na Portaria Interministerial Nº 1.007, de 2010, que fixou os índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização desse tipo de lâmpada. A substituição no Brasil está sendo feita de forma gradativa desde 2014...

“A asma tende a piorar com as alterações de temperatura, mas através de medicação as crises podem ser controladas”, afirma especialista da UPAE/IMIP

Dor e chiado no peito, tosse, falta de ar e catarro espesso podem ser sintomas de asma. Nesse mês, os cuidados devem ser redobrados já que agentes externos como poeira, fumaça de fogueira, frio e o clima seco podem desencadear as crises.

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, que pode ser classificada como leve, moderada ou grave. “É um descompasso que o pulmão tem em relação a agentes internos e externos. Esse descompasso faz com que o pulmão reaja de forma exagerada aos estímulos, levando aos sintomas típicos da crise. A asma tende a piorar com as alterações de temperatura [altas ou baixas], mas através de medicação as crises podem ser controladas. A ausência de um tratamento adequado pode levar o paciente a óbito, por isso, diante de uma falta de ar grave deve-se procurar atendimento médico imediato”, esclarece o pneumologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. André Brandão...

Representantes do HDM e UPAE/IMIP participam de fórum com gestores de saúde da Rede PEBA

Representantes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina  (HDM/UPAE/IMIP) participaram, esta semana (21), do primeiro fórum de debate com os gestores de saúde da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA). A iniciativa tem como objetivo discutir o serviço de urgência e emergência, desde o acesso de livre demanda à regulação.

As instituições – como SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Regulação, VIII Geres e Hospital Universitário – expuseram seus perfis de atendimento, suas fragilidades e principais demandas. “Esse primeiro encontro surge da necessidade de discutirmos o serviço que está sendo ofertado à população. Para isso, precisamos entender o perfil de cada unidade, definir os fluxos e acessos. Alguns hospitais estão sendo superlotados com atendimentos que poderiam ser referenciados ou contra-referenciados para outras unidades, por exemplo. Esse fórum acontecerá periodicamente e serão formados grupos de trabalho que irão, posteriormente, propor mudanças na rede”, pontuou a gerente da VIII Regional, Aline Jerônimo...

Serviço Social da UPAE/IMIP alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quarta-feira (22), uma atividade educativa com os pacientes do serviço ambulatorial, que teve como objetivo orientar sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos.

Além de dicas para evitar acidentes, principalmente com crianças, as pessoas foram informadas sobre o que fazer diante de uma queimadura. “É uma prática da unidade de saúde desenvolver essas ações educativas. Desse modo, buscamos trabalhar com a prevenção e a orientação”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha. O trabalho educativo, com palestras e entrega de panfletos, teve como base as informações abaixo:..

MST DESOCUPA CODEVASF EM JUAZEIRO E DEBATERÁ PAUTA COM O PRESIDENTE DO INCRA EM SALVADOR

Em assembleia na noite dessa quarta-feira, 15 de junho, os trabalhares e trabalhadoras do Movimento Sem Terra (MST) decidiram desocupar a sede da 6º Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), em Juazeiro - BA. A decisão foi tomada baseada em entendimentos estabelecidos em reunião entre a Superintendente interina da Codevasf, Andrea Arraes, o Vereador Tiano Felix - PT e o Articulador Político do MST - Regional Norte, Jovanildo de Jesus, em que a ata de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Juazeiro foi encaminhada para a Presidência da CODEVASF, em Brasília - DF e após a confirmação de um audiência entre o MST e o Presidente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Leonardo Góes, a acontecer nesta quinta-feira (16), em Salvador - BA.

A ocupação da CODEVASF em Juazeiro começou no ultimo domingo (13) e o ato teve resultados positivos na avaliação de Jovanildo de Jesus, Articulador Político do MST: "Após quatro dias, conseguimos reapresentar nossa pauta junto à CODEVASF e INCRA e ainda realizamos uma importante audiência na Câmara Municipal, o que nos fortaleceu e reforçou a importância da luta pela Reforma Agrária". A audiência requerida pelo Vereador Tiano Felix, contou com a participação de vereadores de Juazeiro e Curaçá e elaborou um documento final que relata a situação de descaso do poder público com assentamentos e acampamentos, ligados ao MST, mas também do Projeto Pedra Branca, no Sistema Itaparica, nos municípios de Curaçá e Abaré, como explica Tiano: "Vamos encaminhar as denúncias do trabalhadores para o Ministério Público Federal, pois é importante forçarmos que o Estado Brasileiro  tome providencias para com a situação de precariedades nessas áreas de reforma agrária, bem como solicitamos a suspensão dos pedidos de reintegração de posse das áreas em conflito"...

MEMBROS DO MST OCUPAM SEDE DA CODEVASF EM JUAZEIRO.

Cerca de 500 membros do MST – Movimento dos Sem Terras em Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e outros municípios do Norte da Bahia, ocuparam na manhã desta segunda-feira (13), a sede da 6ª Superintendência Regional do Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Valmir Oliveira, popular Vavá, Coordenador Regional do MST concedeu entrevista ao Blog explicando as razões da ocupação: “Primeiro nós temos no Norte da Bahia vários assentamentos que não tem a assistência que deveria ter. Por outro lado nós ocupamos várias áreas da Codevasf espalhadas pelo Nordeste com objetivo de parar as reintegrações de posse todas elas procedentes da Codevasf que pode prejudicar trabalhadores que estão nessas áreas há mais de cinco anos” explicou...

SEMAOP desocupa mais uma invasão de solo público em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou quinta-feira, (09), mais uma desocupação de espaço público em Juazeiro. A ação aconteceu no Bairro Dom José Rodrigues onde já havia uma casa construída. A fiscalização intensiva que está acontecendo na cidade é para resguardar os espaços públicos de invasões, bem como garantir o ordenamento na cidade.

Foi constatado pela Ordem Pública durante a fiscalização pelo bairro a existência de áreas demarcadas com cercas de arames já separados em lotes, dentre essas demarcações um barraco de alvenaria já estava construído, mas não tinha morador fixo. A pessoa que diz ser proprietário reside no Bairro João Paulo II e tinha a área destinada para plantio...