Ambulatório da UPAE/IMIP de Petrolina oferece 17 especialidades médicas e 8 não médicas

27 de Jul / 2016 às 22h30 | Variadas

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) possui ambulatório médico com 17 especialidades, funcionado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Neste segmento, através da interconsulta, o paciente ainda pode contar com profissionais de 8 especialidades não médicas das categorias de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e terapia ocupacional; além do serviço de apoio e diagnóstico.

O serviço de Atenção Especializada da UPAE atende aos 7 municípios que compõem a VIII Regional de Saúde. Em números, absorver toda essa demanda significa que a Unidade em 3 anos realizou mais de 200 mil consultas clínicas, com uma média diária de 280 atendimentos. Quanto aos profissionais não médicos, estes já realizaram mais de 25 mil atendimentos.

“Nós ofertamos os serviços de urgência e emergência clínica e odontológica no Pronto Atendimento [funcionando 24hs]; e os serviços de ambulatório, cirurgia e laboratório na Atenção Especializada [em regime de 12h]. São serviços distintos que compõem uma única Unidade, que é a UPAE. Hoje estamos falando especificamente sobre o ambulatório, que faz parte do serviço de Atenção Especializada e dispõe dos especialistas médicos e não médicos. Este setor oferece uma alta resolutividade em diagnóstico e orientação terapêutica aos pacientes”, esclarece a coordenadora geral, Magnilde Alves.

As vagas para as especialidades médicas (anestesiologia, cardiologia, angiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia) são mensalmente informadas à Central de Regulação até o dia 19. A Central é quem as disponibiliza para os sete municípios da VIII GERES, utilizando critérios definidos pela Secretaria Estadual de Saúde, através de sistema informatizado (SISREG).

“Para ter acesso o paciente deve, incialmente, procurar uma Unidade Básica de Saúde para obter o encaminhamento. As secretarias municipais de saúde recebem a demanda da atenção básica e realizam o agendamento eletrônico para atendimento na UPAE, de acordo com as vagas repassadas pela GERES”, informa a enfermeira coordenadora do setor, Ana Carolina Freire.

Depois que o paciente ingressa na Unidade, ele pode ser encaminhado pelo médico para outras especialidades médicas e/ou não médicas através da interconsulta, cuja marcação é feita na própria UPAE. “Vai depender da necessidade de cada paciente. Se o médico entender que como apoio diagnóstico e terapêutico ele precisa de outros atendimentos será solicitada a interconsulta. Vale ressaltar que não são disponibilizadas vagas externas para os profissionais não médicos [com exceção da fisioterapia]. Essa marcação é feita apenas internamente”, explica Ana Carolina.

“Esse é mais um balanço da UPAE que estamos disponibilizando à população no mês do 3º aniversário da Unidade. É importante que as pessoas conheçam os nossos serviços e os resultados alcançados. Esperamos dessa forma estar contribuindo com  a rede de assistência à saúde da região”, finaliza Magnilde.

ASCOM

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.