Foram encontrados 2033 registros para a palavra: Artigo

ARTIGO 260 – BRINCANDO COM FOGO!

As redes sociais como fruto da avançada modernidade tecnológica, vêm ocupando nos últimos tempos as atenções gerais das pessoas, seja para a comunicação informal, o humor divertido de piadas próprias e impróprias, a maior aproximação entre pessoas e grupos, ou mesmo como eficiente instrumento de propagação de verdades e mentiras de toda natureza. Obviamente, os políticos e seus marqueteiros não iriam desprezar um canal tão eficaz como esse para a propagação de suas ideias legítimas ou ilegítimas, mas que atingem o alvo pretendido, visto que o compartilhamento se multiplica com uma incrível velocidade. E tudo isso do jeito que eles mais gostam: 0800!

Ao longo da última semana, o WhatsApp ou Zap-Zap, como se popularizou, foi infestado por mensagens gravadas em vídeo, em que o General Mourão, do Exército Brasileiro, fez duras manifestações de repúdio ao cenário atual de bandidagem, corrupção e bandalheira que domina o país e que suscitaria a possibilidade até de intervenção militar se a limpeza geral não for providenciada por quem de direito dos Poderes Institucionais vigentes. Verdade seja dita, todos vulneráveis...

ARTIGO – ESTAMOS A CAMINHO DA ANARQUIA?

A escolha de um tema semanal, em meio a tantos acontecimentos do dia a dia plenos de notícias ruins, torna-se uma tarefa espinhosa para qualquer cronista do cotidiano. Ainda mais quando são inquietantes as convulsões políticas e econômicas que atormentam a vida nacional, e assim se é induzido a analisar desagradáveis e visíveis conflitos entre os Poderes constituídos da República. Conquanto o Art. 2º. da Constituição Federal de 1988, estabeleça a condição tripartite que caracteriza e define a atuação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que funcionarão de forma a assegurar-lhes “autonomia, independência e harmonia entre si”, aqui ou acolá, às vezes, se ouve manifestações até pouco elegantes quanto a determinadas decisões assumidas por um ou outro Poder. Poderia ser melhor? Deveria e, na verdade, é obrigação, sim!

As atribuições específicas de legislar, executar e julgar, na ordem específica dos Poderes, indica a responsabilidade constitucional que pesa sobre cada um, e assim não deveria ser um fato normal a ingerência ou pré-julgamentos sobre as decisões emanadas dentre esses segmentos, a menos que elas estivessem acontecendo em total desrespeito aos limites legais e admissíveis. O contrário dessa forma inteligente de convivência harmônica é o que menos temos visto, infelizmente!..

ARTIGO - O TURISMO NO PRESENTE SOB A ÉGIDE DO PASSADO

Segundo a OMT “Turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares distintos aos de sua residência habitual, por um período de tempo consecutivo inferior a um ano, com fins de lazer, negócios e outros.”

Pensando na realidade do turismo local a região norte da Bahia – zona turística do VSF (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Sento Sé e Campo Alegre de Lurdes) região liderada pelo município de Juazeiro, cidade pólo que tem na sua infra-estrutura a porta de entrada para turismo do vinho (enoturismo) no Estado da Bahia. Região com potencial turístico diverso que poucos destinos consolidados possuem, sem medo de errar, o desenvolvimento do setor consolidado teremos oferta turística ampliada em outros tipos de turismo com qualidade e condição de competitividade...

ARTIGO – “XIII...! NÓS ‘FOI’ PRESO, MESMO!”

No jargão popular existe duplicidade de entendimento quanto à legitimidade da prática do crime; uns, mais prudentes e cautelosos, dizem que “o crime não compensa”, enquanto outros, atrevidos e gananciosos, afirmam que “o crime compensa”. Diante dessa última concepção, são capazes de tudo na busca do lucro fácil, utilizando das mais astutas artimanhas e estratégias, e julgando-se acima das leis e dos valores vigentes. É triste a constatação de que esse tipo de marginalidade hoje infesta os espaços que deveriam estar ocupados por autoridades íntegras e incumbidas exatamente de punir os criminosos. Ao contrário, num conluio sem precedentes, assaltam a nós cidadãos, descaradamente, roubando nossas consciências e metendo com gosto a mão em nossos bolsos.

A sociedade brasileira foi surpreendida dias atrás com um vasto e melancólico noticiário, no qual o áudio gravado de um diálogo jocoso, debochado e presunçoso entre um empresário e seu executivo, extravasava um amplo desejo de anarquizar com as autoridades constituídas, induzindo, inclusive, que gostaria de um encontro com o então Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, para dizer-lhe “que na escola que ‘tu’ estudou, eu fui professor”! Com a aparência de empresários vitoriosos e inteligentes – até mesmo na esperteza para a prática de inúmeros crimes empresariais –, com trânsito no mundo dos negócios, inclusive na área internacional, seria de se esperar um linguajar menos rude e não tão pobre no uso da língua portuguesa! Refiro-me à dupla composta pelos irmãos Joesley e Wesley, e mais o executivo do seu grupo, Ricardo Saud, cujo trio, de alta periculosidade, hoje está preso...

Artigo - O mal nunca vencerá o bem

Iminência de um confronto nuclear, guerra no Rio de Janeiro, enxurradas de denúncias de corrupção na política e no esporte, terremotos no México e no Brasil (isso mesmo, no Brasil), furacões no Continente Americano, Bahia e Vitória na zona crítica da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol... Ops! Que tanta notícia desagradável, sendo esta última considerada a mais grave. Misericórdia.

"Eu quero ver o mar pegar fogo para eu comer peixe frito com azeite de ouricuri, pois peixe assado tem o trabalho de espetar". Quem nunca ouviu algo similar em algum momento?..

ARTIGO - ENTENDA O QUE É PROPAGANDA SUBLIMINAR

*Josemar Santana

A PROPAGANDA SUBLIMINAR consiste em mensagens feitas para serem percebidas apenas no SUBCONSCIENTE. São as chamadas MENSAGENS SUBLIMINARES...

ARTIGO – CORRUPÇÃO: O “OLHO DO FURACÃO” QUE AMEAÇA O BRASIL!

O mundo testemunhou estarrecido, nos últimos dias, o quanto os fenômenos naturais cíclicos são capazes de causar tanta destruição por onde passam, trazendo morte e dor a milhões de pessoas! O México com um terremoto, e o Caribe, o Golfo do México e a Flórida, nos EUA, como alvos do Furacão IRMA, sofreram um impacto tão devastador que um novo cenário urbanístico foi desenhado em muitas cidades, visto a quantidade de casas e prédios atingidos por ventos acima de 250 km de velocidade, mar violento e tempestades de grande intensidade! Pelo que ouvi de alguns especialistas em pronunciamentos na TV, tudo isso é resultado de uma possível relação entre atividades sismológicas e a ocorrência de eventos climáticos extremos, não descartada alguma influência da ação humana, principalmente na contribuição para o aumento do aquecimento global.

A tragédia que atingiu o povo mexicano, caribenho e americano deixou as suas marcas profundas, o que a solidariedade humana e a ação dos governos procuram agora compensar. Foi amplamente comentado nas redes sociais, e o exemplo merece destaque, o fato do Governador da Flórida, Rick Scott, ter comparecido à televisão para pedir aos americanos que deixassem as suas casas com urgência, face à tragédia que se anunciava iminente, mas acrescentou: “se você não tem como sair de casa, seja por qual motivo for, ligue para o número que você vê no rodapé da imagem, que iremos agora na sua casa te salvar. Ainda temos tempo”!..

Artigo - O desafio de Ciro Gomes de ficar calado

Se tem um político no Brasil que sempre sonhou em ser Presidente da República, mas com suas trapalhadas verbais pelo visto nunca vai chegar ao cumprimento do sonho, este se chama Ciro Gomes. Cada vez que se aproxima de um cavalo que está bem perto de uma sela ele "chuta o pau da barraca".

A pior esquisitice que ele fez nos últimos tempos para (não se sabe como) se promover politicamente foi atacar Lula como se o mesmo fosse um grande inimigo, quando sempre estiveram juntos. Talvez na escalada da narrativa de Lula não poder ser o representante da esquerda nas urnas em 2018, o melhor nome poderia ser exatamente Ciro Gomes...

ARTIGO - O PAÍS PRECISA VENDAR O OLHO DA CRIMINALIDADE!

Consagrou-se em uma peste bobônica, desmantelando e desmoralizando veemente a suposta inteligência do Estado que cambaleia e afrouxa na inércia, sem tino diante da empresa criminal desafiadora instalada neste território pátrio.

A ousada e saliente indústria do crime dos monstros hediondos criou asa potente e larga, de grande porte, aterrissando como melhor lhe aprouver, fazendo chover sangue aos borbotões, levando consigo na bagagem destruidora suas leis e códigos de morte, ditando ordens, matando os indefesos, incendiando patrimônios genéricos, bem como metralham viaturas, o povo e policiais, a sol a pino, bem fulgente, zombando descaradamente do caráter intimidativo da pena, como seja uma coisa leviana, sem importância. Uma verdadeira vergonha para o nosso Estado de Direito...

Artigo - Incômoda passividade

Manifestações, panelas, ruas, crise e nada substancial. O Brasil segue imerso no mar de desconfiança generalizado. Mesmo que alguns resistam em concordar, independente da “ideologia” A ou B, o caminho é tortuoso e o futuro ainda mais incerto. É notório que vivemos uma diáspora política, onde pouco se discute os rumos do país, mantêm-se aberta as chagas do subdesenvolvimento, da educação precária, da saúde sucateada, da segurança ineficiente e acesa a chama da corrupção.

Abro um parêntese para refletirmos sobre uma passagem da história contemporânea. Em 1962, Nelson Mandela foi preso e lá ficou por exatos 27 anos. Numa atitude de desprendimento (no sentido mais puro da palavra, sem contrapartidas escusas) conseguiu unificar a África do Sul se tornando presidente da república encabeçando um projeto pragmático em prol da população. Mesmo diante de tantos problemas sociais e culturais, optou em dar vazão ao essencial para os rumos do país, independentemente de ideologias partidárias...

ARTIGO – UM NOVO GRITO DE “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”... JÁ!

É de deixar a população de qualquer Nação numa condição de total perplexidade, diante do impensável fato de testemunhar que o seu governante está vulnerável aos achaques desrespeitosos de alguém - acusações procedentes ou não -, mas que fere profundamente os princípios de respeito à autoridade constituída. É deselegante, descortês e antiético. Tudo isso adquire conotações ainda mais agravantes, quando originados de alguém não detentor dos traços recomendáveis de moralidade, responsável por inúmeros crimes e que se locupletou de muitas vantagens dos Bancos e das estatais brasileiras, agigantando o seu patrimônio, abruptamente, às custas do Estado: os irmãos Joesley e Wesley Batista! Com esse perfil maculado, não lhe cabe o direito de distribuir xingamentos desrespeitosos à figura institucional do Presidente, ainda que este cheio com a imagem bastante comprometida.

Esses nomes tinham o peso da impunidade nacional. De maneira estranhíssima conseguiram se antecipar à eventual prisão, oferecendo-se como delatores, mas impondo as condições e regras do próprio jogo de que contariam tudo que sabiam, desde que não fossem presos. Os depoimentos prestados aos Procuradores que firmaram o acordo, representaram uma aula do mais puro deboche e arrogância. Felizmente, por solicitação do Procurador Rodrigo Janot, que investigou a correção dos atos no pacto espúrio, por ocultarem informações importantes que agora decidiram apresentar numa segunda etapa, o Relator Edson Fachin, do STF, decidiu, finalmente, determinar a prisão da figura esnobe do Joesley e o Diretor da J&F, Ricardo Saud. Pelo menos deixa o Joesley de curtir os benefícios graciosamente obtidos, quando transitava livremente em viagens internacionais, administrando as várias empresas que possui, sabe-se lá como foram adquiridas. Preocupava muito à sociedade brasileira, a convivência com um clima de instabilidade e anarquia que somente fragiliza e destrói as instituições...

ARTIGO - ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO E EMPRÉSTIMO PESSOAL

*Maiana Santana

Muita gente se endivida e recorre ao Poder Judiciário para pedir a suspensão de EMPRÉSTIMOS feitos com instituições financeiras, alegando que não podem ter debitados em suas contas bancárias valores de empréstimos que ultrapassem o percentual de 30% dos seus salários ou vencimentos líquidos (valor bruto, descontados I. R. – Imposto de Renda e C. P. – Contribuição Previdenciária)...

ARTIGO – PT: O RECOMEÇO DO CALVÁRIO

A coisa até que estava mais calma afinal, esgotava-se aos poucos as mentiras e ataques ao Partido dos Trabalhadores, a Lula e Dilma, porque não conseguiram descobrir nada contra o Partido e os ex-presidentes, apesar da varredura, papel por papel em suas vidas, afora o crime cometido pela tortura contra D. Marisa e a deposição pelo golpe da Presidenta Dilma. O Presidente posto por eles (leia-se Globo à frente da grande imprensa em geral, MPF e Congresso Nacional e, neste, fazendo ressalvas para isentar a minoria consciente), em pouco mais de um ano, este Presidente conseguiu destruir nossa CLT, impõe uma "Reforma Trabalhista" que remonta os tempos da escravidão e agiliza outra, a Previdenciária, que  coloca a aposentadoria longe, muito longe de quem a almeja, os trabalhadores urbanos e rurais e beneficiam, as duas reformas, tão somente o grande capital, principalmente o internacional que virá, com certeza, lucrar e aumentar suas fortunas através de uma  mão-de-obra barata e sem custos de obrigações trabalhistas.

Tudo isto fez o povo brasileiro acordar, mesmo que timidamente, principalmente os que foram no encanto da Globo, em 2013, no justiciamento "honrado" de um Juiz que só acusa um lado, descobrindo por si só que o buraco é, ainda, muito mais em cima, como o olho de um furacão...

ARTIGO – UM PARLAMENTO SEM VOZ

Embora seja de importância fundamental como um dos três Poderes da República, é inegável o reconhecimento de que se acha extremamente desgastado, face a um somatório recente de fatos que marcam o desempenho individual e coletivo dos seus membros, além de uma credibilidade que se deteriora com grande progressão. Refiro-me ao Congresso Nacional! Mesmo assim, tenho o hábito, tal qual alguns poucos cidadãos deste país, de assistir ao debate parlamentar que ocorre na Câmara de Deputados e no Senado Federal, através das respectivas TVs institucionais, sempre alimentando a esperança de que na tribuna ou no plenário algo de bom aconteça, principalmente em defesa da pátria e dos seus filhos. Sei que é uma vã esperança!

Entristece ver que a conduta do Parlamento nacional raramente é regida por posições unicamente ideológicas ou partidárias divergentes, o que seria um perfil mais do que normal, considerando ser o repositório de todas as tendências. O que se tem testemunhado, porém, é que basta o Poder Executivo ter a necessidade de aprovar algo do seu interesse, e logo se iniciam as negociações pouco puritanas, manipulando os votos ao seu bel prazer e fixando as regras do jogo como desejado. Nesse estágio do jogo sujo e pouco democrático, a preocupação passa a ser a definição da moeda de troca que será utilizada:..

Artigo - Faltou a população fazer sua parte

*Luiz Carlos Borges da Silveira

Passado o episódio da votação de admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção, cabe uma análise criteriosa sem influência do calor dos fatos relativos à sessão na Câmara Federal. Perdura o questionamento: por que o presidente saiu ganhador no embate legislativo, quando evidências e provas eram-lhe desfavoráveis? A resposta tem muitas variantes e argumentos. Sabidamente, aconteceu o que é costumeiro acontecer, houve a manobra política do governo com distribuição de benesses, inclusive liberação de emendas orçamentárias, na ‘undécima hora’, a parlamentares negocistas...

Artigo - Cada evento com sua importância

Os eventos se tornam tradicionais pela importância dispensada aos mesmos pelo agrado popular. Empíricos, muitos passam a fazer parte da história de um lugar e até mesmo da vida dos seus moradores, com significados e justificativas diversas, sejam eles de caráter religioso, esportivo, cívico, comercial e outros.

A tradição permeia gerações. Geralmente o que marcou a vida de um avô ou avó passará em algum momento marcar também, de alguma forma, a vida dos seus netos, bisnetos... Os acontecimentos são lembrados ou comemorados de acordo as suas intensidades. Sem segui necessariamente um rito emancipatório, com correções, melhoras e aperfeiçoamentos sucessíveis, os eventos dependem de uma série de fatores para torná-los bons ou ruins...

ARTIGO - A INTEGRAÇÃO DAS BACIAS DOS RIOS TOCANTINS E SÃO FRANCISCO

Sabe-se que este projeto é tão antigo quanto o da transposição do São Francisco, e quando, tanto o Tocantins e o São Francisco dispunham de uma vazão muito maior. A média caudal do Tocantins é de 13000 m³/s, no entanto, nos últimos anos por causa dos constantes períodos de estiagem, a vazão ficou em torno de 800 m³/s nos seus 2416 Km.

Quanto ao nosso Velho Chico, tinha uma vazão média de 2700 m³/s, e hoje, encontra-se numa situação de penúria e muita preocupação por parte das populações que o utilizam. A causa maior desse declínio hídrico, é por conta também da estiagem na sua bacia hidrográfica. Aliado a isso, é grande a ação antrópica e demanda pelo uso de sua água. Muitos foram os projetos de irrigação instalados na sua área de abrangência, acarretando o crescimento das cidades a exemplo de Juazeiro e Petrolina com o consequente aumento do consumo humano e industrial...

Artigo - Pobre da rica Venezuela

Roberto Malvezzi (Gogó)

Quando Napoleão invadiu a península Ibérica em 1808, prendeu o rei da Espanha e de todo Império Espanhol. Então, D. João VI, rei de Portugal e de todo Império Português, teve tempo e fugiu para o Brasil...

ARTIGO – PARTIDOS POLÍTICOS: NOVOS NOMES... VELHAS RAPOSAS!

A turbulência atual que tanto perturba o brasileiro e afeta todo o processo produtivo no país, somente terá reversão um dia, se no horizonte ou no final desse longo túnel se acender a luz do respeito e da sensatez no tratamento dado aos muitos problemas existentes. A questão grave, e que joga por terra toda essa expectativa de alcançar os objetivos desejados, decorre do fato de que os principais personagens responsáveis por uma possível mudança desse cenário, em todas as esferas dos Poderes, estão mais para o antigo ditado cantado no samba de Bezerra da Silva: “farinha pouca, meu pirão primeiro”! 

Essa preocupação fica evidente em quase todas as reformas encaminhadas, em que o ponto central dos debates está sempre voltado para a autodefesa ou a proteção dos interesses corporativos, e nunca a população como objetivo central. É bom lembrar que, na criação do tal Fundo para liberação de 3,6 bilhões de reais para a campanha eleitoral de 2018, tentaram emendar e OCULTAR os nomes dos doadores e doados, o que significa a pretensão de esconder, talvez, uma relação perniciosa e não muito democrática entre os envolvidos. Ou seja, entre os mesmos!..

Artigo - Argumentos mentirosos para privatizar a Eletrobras

Heitor Scalambrini Costa

Professor aposentado da Universidade Federal de pernambuco..