Foram encontrados 1637 registros para a palavra: mulher

Mulheres do Nova Petrolina são homenageadas

A Prefeitura Municipal de Petrolina realizou através da Secretaria Executiva de Habitação uma homenagem às mulheres no Residencial Nova Petrolina. A ação aconteceu em parceria com o Comitê Impulsor de Petrolina da Marcha das Mulheres Negras juntamente com a Fundação AfroUmoja.

Dentre a homenagem, as mulheres abordaram ainda os avanços nas políticas públicas. "A Secretaria Executiva de Habitação vem, continuamente desenvolvendo o trabalho Social dentro dos empreendimentos. Entre elas está também a valorização da mulher e o seu empoderamento dentro da sociedade", ressaltou o Prefeito Julio Lossio destacando a importância do encontro...

Uauá sedia encontros para discutir políticas públicas para jovens e mulheres rurais

Debater avanços e desafios das políticas públicas para o desenvolvimento territorial de mulheres e jovens rurais. Esse foi o principal objetivo dos seminários realizados nesta quinta-feira, dia 28, na praça principal de Uauá, no norte Baiano. O encontro reuniu  agricultores e agricultoras familiares, representantes de cooperativas da agricultura familiar de várias cidades do estado e autoridades políticas regionais . As palestras e rodadas de conversas fazem parte da programação do 8ª Festival Regional do Umbu, que terá abertura oficial nesta sexta-feira, 29.

Entre as políticas públicas para mulheres do campo foram destaques a campanha de documentação rural, a linha de crédito Pronaf Mulher, além de editais lançados exclusivamente para contratação de mulheres, em projetos de assistência técnica. A assessora de gênero, raça e etnia da Pró-Semiárido, projeto ligado ao Governo do Estado, Beth Siqueira, explicou que parte dessas iniciativas surge dos movimentos sociais e organizações não governamentais e são incorporadas pelas instituições para trabalhar a inclusão das mulheres nos espaços produtivos e incentivar o empoderamento. “As mulheres precisam ter acesso às políticas públicas para se tornarem protagonistas da própria vida, pois ao perceberem o poder que têm, deixarão de ocupar uma posição secundária, para assumirem o poder de decisão, de gestão e liderança, seja nas comunidades ou em empreendimentos”, ressalta...

Carta Aberta da Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores Juazeiro Bahia

 
A condução do processo de impeachment   por maioria corrupta e hipócrita e a ausência de justificativa com apresentação de causa crime, configurou-se um golpe à Democracia e ao Estado Democrático de Direito, provocando ainda mais a instabilidade política e econômica do país, com ameaças aos direitos trabalhistas.
 
A Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro/Bahia, repudia a decisão da Câmara de Deputados do processo de impeachment contra a Presidenta Dilma sem a legalidade constitucional, orquestrado por partidos de oposição e demais traídores do povo brasileiro.
 
Observamos a condução deste processo por uma maioria de malfeitores, na pessoa do presidente Eduardo Cunha, corrupto da Lava Jato. Um circo de horrores também representado pelo Deputado do Estado de São Paulo, Tiririca, assim como o reacionário e fascista, Deputado Jair Bolsonaro, no seu discurso de louvação ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, então diretor do DOI-CODI, que torturava mulheres grávidas, sendo este também torturador da Presidenta Dilma. Uma violência verbalizada e banalizada, em uma retórica absurda de um deputado, contra a pessoa humana e contra a mulher.
 
A mediocridade dos que se dizem representar o povo brasileiro e a ausência da discussão política, dada as referências de interesses próprios, frisados constantemente até o último "meu isso", seguido ao voto "Sim", caracterizou os interesses privados de uma bancada descompromissada com as conquistas dos direitos coletivos dos trabalhadores do campo e da cidade.
 
Portanto, nós mulheres, cidadãs brasileiras, indignadas com a condução dada ao processo de impeachment na Câmara Federal, exigimos do Senado Federal, uma conduta coerente com os preceitos constitucionais em respeito à nossa democracia.
 
Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores Juazeiro Bahia
..

ARTIGO - REVISTA ÍNTIMA DE MULHERES ESTÁ PROIBIDA

*Josemar Santana

Desde o dia 15 deste mês de abril que a revista íntima de mulheres está proibida no Brasil, com a entrada em vigor da Lei Nacional nº 13.271, que veda a prática em presídios e empresas públicas e privadas, ou órgãos e entidades de qualquer espécie...

75ª CIPM EM PARCERIA COM A POLICIA CIVIL, MINISTÉRIO PÚBLICO E PODER JUDICIÁRIO PRENDE MULHER COM DROGAS EM JUAZEIRO

Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – “Base Sertão” – em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário prendeu mulher com grande quantidade de drogas em sua residência, em Juazeiro, por volta das 06h, do dia 20 de abril, no bairro Alto do Alencar. A viatura 7513 se deslocou para a Rua 05 (cinco), no bairro Alto do Alencar para dar cumprimento ao mandato de busca e apreensão, expedido pelo Juiz de Direito Paulo Ney de Araújo, e chegando ao endereço citado foi encontrada a pessoa de Maria de Lourdes Araújo.

 Ao adentrar a residência foram encontradas 74 (setenta e quatro) trouxinhas de erva seca, supostamente maconha, 24 (vinte e quatro) pedras, supostamente crack e 2 (duas) sacolas de erva seca, supostamente maconha. A pessoa de Maria de Lourdes e todo o material foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências. A 75ª CIPM informa que segue com a intensificação de abordagens para combater crimes e pede a compreensão da população para facilitar as atividades laborais dos Policiais Militares...

Nova lei garante capacitação para mulheres

O gabinete do prefeito de Petrolina recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, diversas mulheres que acompanharam o ato de sanção da Lei do Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda, destinado às mulheres que foram vítimas da violência doméstica e se separaram de seus companheiros. A Lei visa dar amparo e capacitação profissional para as mulheres, que geralmente dependem financeiramente do ex-marido. A capacitação profissional tem o objetivo maior de facilitar o reingresso das mulheres no mercado de trabalho.

O prefeito Julio Lossio disse que a lei garante cidadania e inclusão social. “As mulheres precisam de independência, por que elas ganham mais respeito. A lei que agora é sancionada traz a garantia da capacitação, da reinserção no mercado de trabalho. De verdade, isso só demonstra que estamos caminhando no rumo certo, fazendo política pública com responsabilidade e políticas voltadas para o social. Nós vamos continuar trabalhando para que a mulher petrolinense possa fazer suas escolhas com liberdade e ganhar a emancipação”, concluiu...

Prefeitura de Petrolina cria o Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres

As mulheres que foram vítimas da violência doméstica e que, por essa razão, se separaram de seus cônjuges contarão com mais um aliado contra a violência doméstica. O município terá um Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres. O prefeito Julio Lossio sancionará nesta segunda-feira, 18, no seu gabinete, às 9h30, o Projeto de lei que dará amparo e capacitação profissional às mulheres, geralmente dependentes financeiramente do ex-marido. A capacitação profissional terá o objetivo de facilitar a recolocação das mulheres no mercado de trabalho.

A lei tem caráter terminativo, e foi levada ao plenário da Câmara dos Vereadores, pelo Edil Edinaldo Lima, que fez a defesa pela criação da Lei e que foi aprovada com aplausos. O texto aprovado pela Câmara é de fácil assimilação e reza que o Governo Municipal autoriza a Secretaria de Cidadania, em parceria com outras secretarias, a atender as mulheres e destacar no mínimo 10% das vagas anuais para cursos de capacitação e qualificação profissional, sob sua administração ou das instituições de treinamentos conveniadas e ainda separar no mínimo 10% dos encaminhamentos mensais para vagas de empregos formais, oferecidos pelas empresas para as mulheres que sofreram tal violência...

Vereador Alvorlande Cruz homenageia conselheiras da mulher com Medalha Josefa Coelho

As conselheiras de mulher em Petrolina, Rosicleide Soares e Marlúcia das Neves Alves com a Medalha Josefa Coelho. A comenda é a principal honraria da Câmara de Vereadores para homenagear mulheres no mês dedicado à elas. Cada vereador indicou duas homenageadas e as conselheiras foram escolhida pelo vereador Alvlorlande Cruz. Rosicleide é presidente do Conselho da Mulher e estendeu a homenagem a todas as companheiras de trabalho.

"É uma honra receber essa medalha. Temos conquistado muito como conselheiras, especialmente nos direitos e no enfrentamento da violência contra à mulher. Não vamos deixar de lutar e buscas apoio para continuar o trabalho. Agradeço ao vereador Alvorlande por essa homenagem tão importante", disse Rosicleide...

Terapia Ocupacional da UPAE/IMIP encerra o mês em homenagem à mulher com entrega de lembrança

Encerrando o mês de março em homenagem à mulher, a equipe da Terapia Ocupacional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), realizou a entrega nesta quinta-feira (31) de fotos às usuárias que participaram do momento festivo realizado no dia 08 (Dia Internacional da Mulher). A lembrança tem como objetivo perpetuar o sentimento de valorização e autoestima, amplamente discutidos durante as atividades da Unidade de Saúde com as pacientes atendidas no setor ambulatorial.

Diversas iniciativas, como palestras, momentos de beleza e rodas de diálogo foram realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente, Serviço Social e Terapia Ocupacional da UPAE. “O nosso desejo é de que a homenagem à mulher seja contínua. Então, para fechar o mês nós resgatamos esse sentimento com a entrega das fotos. Esperamos que ao levar para casa essa lembrança, as pacientes recordem o quanto é importante olhar para si com orgulho”, destaca a Terapeuta Ocupacional, Iara Goes...

CIAM encerra com sucesso a programação do Março Mulher da SEDIS

Durante todo o mês de Março a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) de Juazeiro, realizou uma vasta programação em homenagem à mulher. Nesta quinta-feira, 31, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) fez o encerramento com o 'Ação Mulher' e disponibilizou uma variedade de serviços para elas.

Os Institutos Bio Center e Embelleze atenderam cerca de 70 mulheres durante todo o dia. Um salão foi montado no auditório do CIAM onde as mulheres puderam cortar e escovar os cabelos. "Eu vim pra cá cedo, pra marcar um exame, e descobri que era um dia todo de serviços. Aproveitei e escovei meu cabelo. Me senti chic, linda, importante", afirma a dona de casa Francisca Maria, aos risos...

URGENTE: Mulher em estado grave necessita de doação do sangue tipo O+ em Juazeiro

Através de contato telefônico com nossa redação, o leitor do blog Rogério Espíndola, pede, urgentemente, por doação de sangue. Natália Cardoso da Costa está na enfermaria do Hospital Dom Malan com quadro de infecção grave e está necessitando do SANGUE TIPO O+.

Os doares doadores deverão se dirigir ao HEMOPE dizendo que estão doando para NATÁLIA CARDOSO DA COSTA que está na Enfermaria do hopsital acima citado...

Em Petrolina, novo grupo de mulheres inicia processo para realizar a laqueadura

Mais 51 usuárias iniciaram, nesta terça-feira (29), o processo para realizar a cirurgia de laqueadura. As mulheres participaram de palestra sobre Planejamento Familiar e já saíram com agendamento dos exames pré-operatórios. Ao todo, 117 cirurgias já foram realizadas. 

Rosilda Araújo, 28 anos, fala da alegria em dar início ao procedimento. "Estou muito feliz, pois era algo que queria muito. Já estou com os meus exames pré-operatórios agendados e, agora, é só aguardar a cirurgia. Agradeço ao prefeito Julio e a secretária Lucia por nos dar essa oportunidade". 
 
O Programa Municipal de Laqueadura é uma iniciativa da gestão Julio Lossio. "O programa tem sido bastante exitoso e ficamos bastante satisfeitos em ver nossas mulheres felizes e realizadas. Promover saúde é nosso objetivo", afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

CIAM realiza Feira Ação Mulher nesta quinta (31)

Encerrando a programação do Março Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, através da Gerência de Diversidade/Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM), realiza uma feira de serviços gratuitos, nesta quinta-feira, 31, das 09h às 17h, em frente ao CIAM, na Avenida Luís Inácio Lula da Silva no bairro Novo Encontro.

De acordo com a Educadora Social do CIAM, Queila Maria, o evento se destaca pela variedade de serviços de saúde e cidadania, apresentações culturais com atividades específicas para atender as mulheres. "Faremos teste rápido de glicemia, aferição de pressão, vacinação. Também haverá serviços de beleza com escova, hidratação capilar e maquiagem, além dos serviços do CRAS com o Bolsa Família, Carteira do Idoso, Banco de Alimentos; Orientações Jurídicas com defensores públicos e muitos outros serviços. O Ação Mulher está imperdível", afirma Queila...

Pastoral da Mulher de Juazeiro oferta vaga para Assistente Social

A Pastoral da Mulher de Juazeiro, instituição com 37 anos de serviços prestados à sociedade regional, está selecionando ASSISTENTE SOCIAL (com experiência) para ocupar uma vaga na Unidade, com carga horária de 20 horas semanais.

Os/As interessados/as devem enviar currículo para o e-mail:[email protected], no período de 24 a 04 de Abril de 2016, ou dirigir-se diretamente à Unidade, localizada na Rua Raul de Queiroz, nº 110 - bairro Alagadiço, para entrega do currículo...

Mais um homicídio em Juazeiro

Na manhã desta segunda-feira (21) Rildeny Modesto Batista foi encontrada morta dentro de um quarto no Residencial Praia do Rodeadouro, em Juazeiro. Segundo informações da Delegacia de Homicídios, a vítima tinha 24 anos e foi morta a facadas pelo seu ex-companheiro.

Ainda segundo a polícia, Rildeny teria ido a uma festa e retornou para casa com Francisco dos Santos Gonzaga, conhecido como Naldo Ceará. As filhas da vítima ouviram uma discussão no quarto do casal de madrugada e ao amanhecer encontraram o corpo da mãe no chão. Francisco dos Santos está foragido. A policia informou também que Rildeny já havia registrado boletins de ocorrências por agressão contra o ex-companheiro...

Marcha fúnebre denuncia elevado índice de assassinato de mulheres em Simões Filho

"Tem Mulher desfigurada no IML! A marcha fúnebre prossegue!" com essa palavra de ordem as mulheres feministas do município de Simões Filho, localizado a 30 Km da capital baiana, realizaram na tarde de ontem(19), marcha em defesa da vida das mulheres, organizada pelo Setorial Nacional do PSOL, com apoio dos Grupos Roseira do Morro, Juventude Organizada e Pétalas de Rosa. O objetivo do ato político foi denunciar os elevados índices de mulheres assassinadas por armas de fogos e envenenamento provocados pelos maridos das vítimas.

 Simões Filho, segundo dados da Secretaria de Políticas das Mulheres, do Governo do Estado, encontra-se na quinta posição das cidades que possuem  maior  quantidade de casos de feminícidio na Bahia.  A Ouvidora-Geral do Estado, a socióloga Vilma Reis, participou da atividade e destacou  a importância das mulheres irem à Defensoria Pública  registrar situações de assédio moral, agressão doméstica e violência sexual. 
 
"Nossas mães e avós já enfrentaram o racismo e o machismo. Aprendi com a liderança Lélia Gonzalez e com o movimento negro que a mulher tem que lutar contra essa sociedade machista, racista e homofóbica. Simões Filho é um município rico mas a situação da população ainda continua muito precária", ressaltou a Ouvidora. 

O Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, frisou sobre a importância do Partido Socialismo e Liberdade promover ações coletivas, em praças públicas, com o intuito de chamar atenção da sociedade e dos poderes públicos à situação de violência contra as mulheres e os inúmeros casos  de homicídios originados pela cultura machista. " O partido está disposto a contribuir com as intervenções políticas que visem denunciar a opressão e o sexismo no Brasil. As mulheres quando se unem formam um verdadeiro exército de combate à exploração e  à violência", pontuou Santos.  ..

Casa Nova: Prefeitura realiza evento em homenagem ao Mês da Mulher

Março é o mês da mulher e para comemorar a prefeitura de Casa Nova, através da secretária municipal de Assistência Social, realiza nesta sexta-feira, 18, o evento 'Todo Dia è Dia da Mulher', na Praça Gilson Viana, centro.

A partir das 8h, o Centro de Referencia Especializado em Assistência Social – CREAS estará ofertando à população serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos femininos, orientação psicológica e jurídica,além dos serviços já ofertados pelo órgão. A ação conta com a parceria da secretaria municipal de Saúde. 

De acordo com o secretário da pasta Social, Jozemário Menezes, Marinho, o objetivo do evento é homenagear a Mulher casanovenses oferecendo um dia de ações voltadas para sua valorização e autoestima, além de divulgar as atividades que a rede de proteção social realiza durante todo o ano. "Estamos trabalhando para valorizar a dignidade de toda população, mas, neste mês, de forma especial, as mulheres", concluiu. ..

Grupo de ciclistas Pedal Rosa do Vale realiza passeio intitulado “Sou mulher Maravilha, diga não à violência”

A prática de atividade esportiva reconhecidamente é um salto para a qualidade de vida. E quando essa prática vem acompanhada de uma ação solidária os benefícios, então, são maiores. Dentro desta linha de pensamento, o grupo de ciclismo Pedal Rosa do Vale, composto por cerca de cem integrantes mulheres, realiza no próximo dia 20 (domingo), o passeio ciclístico intitulado “Sou mulher Maravilha, diga não à violência”, que percorrerá cerca de 10 quilômetros pelas principais avenidas centrais da cidade. O objetivo do evento é celebrar o dia da Mulher, comemorado em 08 de Março, bem como conscientizar a população sobre a importância de unir forças contra a violência de gênero. 

“Para participar é muito simples. Basta ter disposição, alegria e doar como inscrição, um kit de higiene pessoal. Esse material arrecadado será encaminhado para instituições que trabalham com mulheres vítimas de violência física e emocional. Esperamos contar com a participação da sociedade. Todos estão convidados a participar. Será um momento muito descontraído”, destaca a coordenadora do grupo Pedal Rosa, Patrícia Souza...

UPAE de Petrolina realiza programação em homenagem ao "Dia Internacional da Mulher"

A  Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realiza, até a próxima sexta-feira (11), atividades diversas em homenagem ao "Dia Internacional da Mulher". A programação, que teve início no dia 8 de março, é voltada às funcionárias e pacientes da UPAE. A iniciativa tem como objetivo promover a valorização da mulher, levar informações sobre saúde e direitos das mulheres às pacientes, integrar a equipe e gerar uma maior socialização.

"Foram realizados cafés da manhã musicais, sorteio de brindes e momentos de beleza para as funcionárias; além de palestras educativas com os temas 'Saúde da Mulher', 'Violência Contra a Mulher' e 'Direitos da Mulher', destinadas ao setor ambulatorial da Unidade. Até o final da semana continuaremos com esse trabalho e esperamos atingir um bom número de pessoas", ressaltou a supervisora de Serviço Social, Nazaré Cunha. De acordo com a gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Martapolyana Torres, as datas comemorativas são sempre lembradas na UPAE. "É uma forma que nós temos de valorizar aqueles que trabalham conosco e de aproximar pacientes e equipe. Realizamos todos os anos e o resultado é sempre muito positivo", destacou...

Rotary Clube Juazeiro São Francisco e Casa da Amizade homenageiam a mulher pela passagem do seu dia

Foi no dia 8 de março de 1857, que um grupo de  operárias de uma fábrica de tecidos, em  Nova Iorque, fizeram uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

De lá para cá muita coisa mudou, mas muito ainda falta para que a mulher seja tratada com o devido respeito e valorização. Foi no dia 8 de março de 1910 durante uma conferência na Dinamarca que a data passou a ser festejada como  o "Dia Internacional da Mulher. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)...