Foram encontrados 2108 registros para a palavra: Artigo

Artigo - Desemprego parece não ser preocupação dos candidatos

“Acima de tudo, tente alguma coisa” Franklin Delano Roosevelt (1882-1945)

Caso a altitude da cabine de um avião ultrapasse os 14 mil pés (o normal são 8 mil), ocasionando a famosa despressurização, máscaras de oxigênio automaticamente são liberadas, para que os passageiros tenham suprimento de oxigênio enquanto os pilotos conduzem a aeronave a uma altitude segura em que possam respirar sem o auxílio das máscaras...

Artigo - O risco de uma 'pandemia antissocial'

A política do quanto pior melhor pregada insistentemente e de forma irresponsável tem contribuído para a disseminação do ódio exacerbado e da violência desenfreada. Como numa espécie de 'pandemia antissocial' o brasileiro corre o risco de perder o status de 'povo ordeiro' e 'boa praça'. A banalização do errado em detrimento ao que é correto tem causado prejuízos e, o pior, seus resquícios podem causar danos irreparáveis ao país.

O caminho a ser seguido é uma opção individual, uma decisão pessoal tomada geralmente por quem possui a opinião formada naquilo que acredita. Isso é fato, mas não significa necessariamente que não possa haver ingerências externas e alheias ao que foi pregado no início e durante a caminhada. Como os ventos que têm o poder de modificar constantemente as paisagens ao esculpir rochas e formar dunas, as escolhas tomadas na vida também bailam e dependendo do que se escolheu os resultados podem oscilar para o positivo ou negativo, atingindo consequentemente não um mas diversos indivíduos...

ARTIGO - SEGREDO DE JUSTIÇA! (MERECE RESPEITO)

Segredo de Justiça ocorre quando se mantém processos ou investigações policiais evitando assim que se leve à execração pública informações privadas sobre o réu, muitas vezes falsas, inverídicas.

A família é a base da sociedade, devendo ter atenção especial do Estado...

Artigo: A Conjuntura Política na Reta do Primeiro Turno

É bom considerarmos os elementos desse jogo complexo que são as eleições brasileiras de 2018, no momento atual do Brasil e do mundo.

  1. Do presídio Lula mostra toda sua força. Quiseram eliminar a figura de Lula prendendo-o, condenando-o, impedindo sua candidatura e eleição. Entretanto, do presídio ele leva seu candidato ao segundo turno, tudo indicando que será o novo presidente. O que seus algozes não conseguiram compreender – e jamais conseguirão – que um preso político tem mais força que um candidato comum.
  2. A pulverização do PSDB e aliados. O preço do golpe é a destruição eleitoral do PSDB. Não sobrou Aécio – teve que descer da presidência para ser um deputado federal – Alckmin, Serra, ninguém. Com propostas voltadas exclusivamente para o mercado, o PSDB mostra que não tem projeto nenhum para o povo e é dissolvido pelo voto popular. A parcela mais civilizada do PSDB vai com o projeto mais inclusivo no segundo turno. 
  3. A emergência do nazifascismo. O Brasil tem tradição autoritário desde seu nascimento. A escravização dos índios e dos negros faz com que esse país seja moldado até hoje pela mentalidade escravocrata, que também se traduziu nos coronéis, nos golpes militares, na aversão da burguesia ao povo brasileiro. Mas, agora, uma parte realmente nazifascista põe seu rosto às claras.
  4. A reação das mulheres. Esse levante feminino repercute no mundo inteiro. Talvez seja o maior movimento feminista da história da humanidade. Excluídas, ultrajadas, ofendidas, humilhadas por uma chapa presidencial militar, as mulheres reagem com orgulho e autoafirmação. As manifestações ocorrem por todo o mundo e tem apoio de mulheres famosas e comuns do mundo todo, até porque o nazifascismo é uma ameaça universal. Esse fato é novo e deverá permanecer na sociedade brasileira até que tenhamos condições mais iguais para todos os gêneros.
  5. Estão em jogo apenas dois projetos de país. Embora com nuances diferentes, estão em jogo apenas dois projetos de pais, isto é, um mais inclusivo e outro excludente. O primeiro pensa o Brasil para todos, o segundo pensa o Brasil apenas para os já bem estabelecidos. Eles estarão em confronto direto no segundo turno.
  6. As igrejas como novos currais eleitorais. A metáfora do "rebanho de ovelhas comandadas por um pastor" nunca foi tão verdadeira, mas pelo avesso. Há informações seguras que pastores recebem uma carta com os candidatos que deverão apoiar. Um bilionário pastor, que vive nos Estados Unidos, apoia claramente a chapa militar. É bom lembrar que as teocracias sempre foram a base das piores ditaduras. Há movimentos dentro da Igreja Católica com postura semelhante. Entretanto, outras igrejas, muitos bispos católicos, já disseram abertamente que esses homens não os representam. Até onde o povo obedece a esses pastores só as urnas dirão. Esse é um fator que está presente nessas eleições e estará por muito tempo ameaçando a sociedade brasileira.
  7. O triunfo da civilidade. Apesar de todos os percalços a maioria da sociedade brasileira aponta para um caminho de convivência civilizada, evitando a loucura e a barbárie. É hora de cada um que se pretende civilizado dar seu voto e apoiar ostensivamente a defesa de um Brasil para todos  

Roberto Malvezzi (Gogó) ..

Artigo – ELEIÇÕES: NA DIREÇÃO DO “VOTO ÚTIL”?

No mercado de trabalho e nas empresas com um mínimo de modernidade, todos os profissionais são alvos de uma avaliação periódica quanto à integridade funcional, a eficiência e a qualidade dos serviços que prestam. Já de algum tempo muitas empresas passaram a ter o seu Departamento de Pessoal especializado, denominado de RH ou Relações Humanas, que se encarrega da seleção, treinamento e acompanhamento dos contratados.

Nesse particular, o Banco do Brasil – onde, com muita honra dediquei 30 anos da minha vida! -, já era um exemplo centenário, visto que a cada final de exercício os Chefes de Setor de cada Agência eram responsáveis pela Avaliação de Desempenho Funcional-ADF dos seus subordinados, entregando-a à Administração para análise e destinação final. E cada Agência recebia a visita periódica dos Inspetores, posteriormente Auditores, em cuja missão regular o Gerente-Geral e o Gerente-Adjunto eram submetidos a uma quase sempre rigorosa avaliação do desempenho daquela dependência, além da postura e integridade dos seus gestores. A isso devemos chamar de verdadeira prova de desempenho funcional, pois não bastava ser aprovado em difícil concurso, diga-se de passagem, como sempre foram as provas do BB. Ou seja, tinha que provar e ser aprovado o tempo todo, o que estimulava o empregado a procurar a eficiência e pugnar para ser sempre o melhor...

O BRASIL SEM SAÍDA, CLAMA POR HONESTIDADE

Não obstante a exiguidade de tempo que teremos para o pleito eleitoral do ano em curso, por mais curto que o TSE tenha programado o período de campanha nessas eleições, por menos dinheiro que a Lei Eleitoral tenha permitido que se coloque nas mãos dos candidatos e dos partidos, por menor que tenha sido o tempo que foi oferecido a cada um deles na televisão , nada disso bastou para  livrar o povo brasileiro da chusma dos políticos aproveitadores, prometedores daquilo que eles nunca cumprirão; dos abutres, catadores de votos, dos profissionais da política sem compromissos para com o povo que, como corvos famintos, andam em busca de suas presas, em voos rasantes, de um lado para outro do bando, espreitando o momento de atacarem, aproveitando-se de um descuido de suas presas, a fim de cegar-lhes dos olhos da alma, que é a pior cegueira que há.

Pelo menos nenhum sinal do novo ninguém vê em qualquer dos partidos, ou dos postulantes aos cargos no presente pleito. Todos insistem no mesmo diapasão das mesmices de sempre...

ARTIGO: A MORTE DOS AFOGADOS ABRAÇADOS  

Eu não costumo me dar ao trabalho de escrever anedotas ou comédias utilizando imagem de candidato vacilão. Digo isso apenas porque meu tempo é muito curto para gastar meu cabedal de palavras com coisas que por serem irrelevantes, não agregam em nada numa carreira jornalística. Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo como eu, sabe muito bem o que estou dizendo...

Mas agora, francamente! Se o PSDB queria ter um grande espaço na mídia para provar ao mundo sua incompetência política, eles dessa vez finalmente conseguiram. Estou falando do PSDB que já ficou oito anos no poder desse país e quase vinte anos à frente do governo de São Paulo. Como pode um partido tão grande e cheio de "cabeças pensantes" darem uma mancada tão grotesca como essa? Essa mancada tem nome e sobrenome, chama-se GERALDO ALCKMIN. É quase que inacreditável ver uma equipe de marketing muito bem paga, com os melhores marqueteiros, profissionais de comunicação ao darem o melhor de si e... assistirem no horário eleitoral o pior fiasco dessa eleição. Alckmin é tão inexpressivo e impopular que mesmo com o maior tempo na TV pelo horário eleitoral gratuito e mais as inserções nos intervalos das programações, não conseguiu sair do 9%! Tá lado à lado com a MARINA SILVA! Eu sei que é humilhante, mas na boa? A culpa nem chega a ser só do Alckmin não... Vejo que a culpa foi da liderança tucana em teimar com um político que francamente não conseguiu fazer um bom governo no próprio estado que tanto governou. Pasmem, até os próprios paulistas que várias vezes o elegeu, agora torcem o nariz para o "chuchu" sem brilho e sem gosto. Quase ninguém em São Paulo quer saber de Alckmin. Agora meu caro leitor, pare para raciocinar comigo...

Artigo: Aécio seria o presidente

Não tivesse aplicado um golpe no povo brasileiro, hoje Aécio seria o presidente. O governo Dilma estava complicado, por circunstâncias e por erros. Então, bastaria um pouco de inteligência política a Aécio e ao PSDB, aguardando democraticamente o momento certo, hoje ele seria presidente eleito pelo voto popular.

O resultado do golpe é um povo destroçado, um Lula preso e maior que todos seus adversários juntos e golpistas reduzidos a pó. Pior para o golpe e golpistas: da cadeia Lula vai eleger seu sucessor...

Artigo - Responsabilidade social e a contribuição das IES para um país melhor

Janguiê Diniz*

Começamos a 14ª edição da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Até a próxima semana, centenas de instituições de educação superior de todo o Brasil realizarão milhares de atividades com foco em diversas áreas, como saúde, justiça, lazer, cultura e meio ambiente. Em comum, todas visam a promoção do bem-estar da comunidade acadêmica e também dos indivíduos que vivem nos locais onde as instituições estão localizadas...

Artigo – PRESIDENCIÁVEIS: “NEM O RUIM, NEM O PIOR LÁ!”

Não tenho dúvidas de que cada leitor, assim como eu, tem sempre ao seu lado algum familiar ou amigo que tem manifestado, de forma exaustiva, a sua disposição de comparecer às urnas somente para cumprir o estabelecido pela lei do voto, com o fim de atender os limites da obrigatoriedade. Como não cabe à lei, porém, impor ao eleitor como o voto deve ser dado, ele exerce o seu direito intrínseco à liberdade de votar em branco ou anular o voto. Outros deixam de comparecer e optam por “justificar” a ausência, e esse posicionamento considero uma omissão reprovável pelo não cumprimento do dever cívico, em razão do que perde o cidadão o direito a qualquer protesto ou manifestação posterior. Respeito a cidadania e individualidade inerente a cada eleitor, mas tenho, por princípio, posição contrária a essa atitude, embora veja nela a expressão do desencanto que atormenta o nosso povo!

A determinação de não votar em nenhum candidato foi claramente manifestada por 13% dos pesquisados, conforme última pesquisa divulgada pelo Datafolha. Dentre os pesquisados uma senhora do Mato Grosso do Sul acrescentou à sua resposta frases bastante contundentes: “Há várias eleições a gente escolhe entre o ruim e o pior, e por isso o Brasil está onde está. Agora resolvi dar um basta. Pelo menos da minha parte não vou colocar nem o ruim, nem o pior lá”. O mais grave de tudo é ver que nenhum político tem a sensibilidade para fazer uma reflexão diante desse fato, de forma a inserir algum tipo de mudança mais convincente no perfil dos seus discursos. Indiferentes, fazem de conta que não é com eles que os eleitores se manifestam, muitas vezes asperamente. E fazer de conta, é bem a praia deles!..

Artigo - Boa sorte sem desculpas

Desejar boa sorte, sempre, é um ato positivo dos que geralmente querem o bem de outrem; é uma expressão que caracteriza também humildade e compaixão. Antes de agir por impulso ou por emoção vale a dica dos segundos de respiração e o de contar até dez. Pensar nas consequências é a melhor forma na tomada de decisões. O 'boa sorte' será infinitamente melhor e mais coerente do que um pedido humilde de desculpas.

A disputa de poder na política é salutar do ponto de vista da concorrência, quando são apresentados os programas e planos de governos que venham contribuir para o desenvolvimento de um determinado território, a partir de benefícios que contemplem as populações de aglomerações urbanas. A disputa de poder é um enfrentamento para decisão de quem, dentre os concorrentes, passará a deter o controle de um certo poder. As pessoas, mas precisamente as que possuem o direito do voto, geralmente têm um lado e não opinião.  Os que priorizam o lado se preocupam apenas com a quantidade de votos, enquanto os de opiniões trocam ideias, discutem e justificam suas posturas através do debate munido de informação e coerência...

Artigo - Que país é este?!

*Luiz Carlos Borges da Silveira

É um país soberano e democrático com cerca de 207,7 milhões de habitantes, no geral de índole pacífica e solidária. É o quinto em área territorial, isto é, um país continental com mais de 8,5 milhões de km2, e litoral com 7,3 km de extensão, acrescido do mar territorial que passa de 22 km. O Brasil é classificado como a oitava economia do mundo e o agronegócio representa mais de 50% da balança de exportação, a caminho do 10º. lugar no ranking internacional de fornecimento de alimentos para o mundo. Somos um dos maiores produtores de grãos e nossa indústria é moderna, desenvolvida e exportadora...

ARTIGO - BRAVA GENTE BRASILEIRA

Como Jornalista e Formador de Opinião, me senti sensibilizado ao ler nos comentários de minha última publicação, um leitor desse renomado Blog (como EU que também leio e comento as matérias na posição de um simples leitor) me pedindo que eu escrevesse algo sobre o POVO BRASILEIRO. Como eu adoro desafios, sentei na minha confortável cadeira reclinável e esbocei umas cinco linhas que viraram esse artigo de opinião intitulado BRAVA GENTE BRASILEIRA.

Eu sei que é possível identificar no senso comum de nós brasileiros, muita coisa sobre as atuais desigualdades raciais de nosso povo. Mas de certo, eu vejo duas estratégias antirracistas fundamentais em cada discurso. É que de um lado, vemos a afirmação política e de identificação da negritude sendo encarada por alguns ativistas como forma de denunciar o racismo e o preconceito presente em nossas estruturas e práticas sociais. Porém outras pessoas sustentam que o tradicional elogio ao caráter mestiço do povo brasileiro apresenta a melhor base para um projeto nacional autenticamente pós-racial...

Artigo 310 – HORÁRIO POLÍTICO: UMA INUTILIDADE!

Muitas são as ocorrências políticas que influenciam o processo eleitoral em qualquer país do mundo, ressalvada a circunstância de que essas possibilidades somente acontecem onde se pratica o sistema democrático. Isso porque, em outros Regimes Autocráticos essa liberalidade não existe. Um exemplo de democracia que merece ser imitado, dentre as existentes no mundo, é exatamente dos Estados Unidos da América (EUA). Em contraponto ao conjunto de liberdades permitido pelo sistema, contudo, justamente na América é onde proliferam muitos escândalos políticos das mais variadas características, tanto durante as campanhas eleitorais, como eclodem durante o mandato do candidato eleito e empossado. 

Difícil não lembrar do Presidente Richard Nixon, que foi forçado a renunciar em 1974 para evitar o impeachment, após o Caso Watergate decorrente da invasão do Comitê Nacional do Partido Democrata. O Presidente Donald Trump que o diga, o quanto está rebolando para se defender das acusações de ilegalidades, até ligadas à influência da Inteligência russa em sua eleição, principalmente quando os denunciantes são membros da equipe de campanha ou até mesmo do governo...

Artigo - Você se lembra em quem votou na última eleição?

Em véspera de eleição surgem notícias do tipo: 8 em 10 eleitores não se lembram em quem votaram para deputado federal, estadual ou distrital; eleitores não fiscalizam seus representantes, e por aí vai, demonstrando que a nossa frágil democracia ainda tem muito por crescer, desenvolver e se consolidar.

Nossa experiência democrática é muito superficial, porque somos uma sociedade:..

ARTIGO - A IMERECIDA GRAÇA

“Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo...”

O Brasil é um país oficialmente laico. Ainda assim, tem em sua maioria uma população que professa o cristianismo como a sua principal crença. Por isso, trouxe o Credo para o início desse texto e lembro aos que crêem, o perdão dos pecados daqueles e daquelas que compreendem ser Jesus Cristo ‘o perdoador’, segundo Paulo, o apóstolo, em sua carta à igreja em Éfeso, o perdão divino só alcança a humanidade pela graça: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. (Efésios 2:8)...

Artigo - Das lições do Golpe 16

Desde 2016 o Brasil vem vivendo intensas consequências do Golpe político (parlamentar, jurídico e midiático) que retirou da presidência da República a mineira Dilma Roussef. Após as patéticas cenas do “eu voto em nome de”, o vice-presidente Michel Temer assumiu o poder e passou a sancionar a cada dia a retirada de diversos direitos. Aprovou-se Reformas que impactam negativamente a vida da população, aumentou impostos, cortou e congelou recursos investidos em aspectos básicos como saúde e educação, diminuiu o poder de compra das classes mais baixas, ou seja, contribuiu significativamente para acirrar a crise econômica instaurada no Brasil.

Além de todos os (mal) feitos, o presidente oportunista virou motivo de piada nas redes sociais, ganhando um alto índice de rejeição pela população brasileira e até em outros países. Uma coisa, porém, pode ser tirada como lição disso tudo: brasileiro e brasileira que reconhece a importância do voto agora vai analisar muito bem em quem estará votando para vice-presidente do país, da associação comunitária, da cooperativa, do grêmio escolar, etc...

Artigo - Burocracia contra a inovação

Que o Brasil é o país da burocracia, isso não é novidade para ninguém. Todo mundo já sofreu com a lentidão e os entraves causados pelo excesso de exigências legais para fazer muitas coisas. Quando olhamos para o setor das startups, a burocracia tem barrado as empresas de se desenvolverem, ou até mesmo de serem criadas. A chamada Lei do Bem, em atividade desde 2007 para incentivar o investimento em startups, apesar de bem intencionada, atrapalha mais do que ajuda.

A legislação concede isenção fiscal a empresas privadas que investem em projetos de inovação em parceria com centros  públicos de pesquisa. Acontece que, para obter o benefício, é necessário um esforço hercúleo por parte do empreendedor, o que acaba por desestimular a procura. Resumindo, são três etapas para a aprovação de um projeto dentro da Lei do Bem: aprovação por três instâncias, a começar pela gerência do laboratório público parceiro da iniciativa; validação por um comitê formado por membros dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, e Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e, finalmente, comprovação à Capes de que o projeto não reduzirá a produção de artigos científicos, principal forma de avaliação de desempenho dos centros públicos de pesquisa...

ARTIGO - A ASSOMBROSA DELINQUÊNCIA JUVENIL EM SENHOR DO BONFIM

Por tenente Cordeiro

Quarta-feira, 26 de abril de 2017, o relógio marcava 21h00, a central informou via-rádio: “Disparos de arma de fogo no Monte Alegre II, próximo a estação de tratamento. Há uma pessoa baleada”. Imediatamente rumamos ao endereço enquanto a central nos dava mais informações sobre o fato. Chegamos ao local exato e na porta da residência uma senhora trêmula e emudecida, era a mãe da vítima. Mais adiante, no chão da sala, estava um corpo imóvel, cujo rosto assentava no centro de uma imensa “poça” de sangue. Foram tiros na cabeça e no abdomem. A leitura inicial indicava óbito, que de fato foi constatado pela equipe do SAMU minutos depois. Era um corpo franzino, que aparentava idade óssea de 12 anos. Ao verificar o documento, constatei que a vítima tinha apenas 14 anos de idade. E para maior espanto as informações que me chegavam, pelo serviço de inteligência, eram de que os prováveis autores do homicídio, também eram menores de idade...

ARTIGO: APREENSÃO DE CARRO POR ATRASO DO IPVA

É do conhecimento geral que a retenção (apreensão) de veículos automotores pelo Estado por dívida com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) configura ABUSO DE AUTORIDADE, porque não é permitido utilizar o PODER DE POLÍCIA para COAGIR o cidadão a pagar imposto em atraso.

O imposto devido para ser cobrado tem que percorrer o caminho legal estabelecido pela legislação pertinente, qual seja: Confirmado o atraso, o Estado deve notificar o proprietário para pagar a dívida em determinado prazo. Não houve pagamento, inscreve o valor devido na DÍVIDA ATIVA e expede nova NOTIFICAÇÃO. Ainda assim, não havendo pagamento, ingressa com ação judicial de cobrança, sujeitando o devedor a penhora de bens e até bloqueio e sequestro de valores depositados em contas bancárias...