Foram encontrados 16696 registros para a palavra: GO

Sebrae realiza 1º Encontro de Negócios de Caboclo Evento será realizado durante a 12ª Festa do Tamarindo

 

A Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, por meio do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Econômico (DET), vai realizar neste domingo (28), das 08h às 10h, no distrito de Caboclo, em Afrânio, o 1º Encontro de Negócios.

..

Santa Maria: George Duarte apresenta propostas de governo no Assentamento Catalunha

Foi com muita festa e esperança que os moradores do Assentamento Catalunha, receberam na noite da ultima quinta-feira (25) a comitiva do candidato a prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PSDB), que contou com as presenças do vice, Anselmo Gomes e dos ex-prefeitos, Jetro Gomes e Leandro Duarte. As lideranças comunitárias Zé da Catalunha e seu Francisco, apontaram as necessidades do assentamento e afirmaram confiar nas propostas de George Duarte, para mudar a realidade da comunidade que, segundo eles, foi completamente abandonada.

O candidato a vice prefeito Anselmo Gomes, destacou a luta dos assentados por melhores condições de vida e se comprometeu em trabalhar junto com George para levar até o assentamento as melhorias necessárias para que todos possam viver com dignidade. Já o ex-prefeito Jetro Gomes, lembrou que a eleição de outubro próximo é municipal e justificou a união com Leandro e George Duarte, como necessária para melhorar a vida dos boavistanos. “Estou aqui neste palanque porque acredito no compromisso de mudança proposto por George, para tirar Boa Vista do atraso em que se encontra. Um voto errado é igual a uma cachaça mal tomada. Só que a ressaca da cachaça dura apenas um dia, já votar errado a ressaca é de quatro anos”, comparou...

GOVERNADOR RUI COSTA RECEBE CANDIDATOS DE PILÃO ARCADO, JOÃO BATISTA E PEREZ MANGUEIRA

Os candidatos a prefeito e vice de Pilão Arcado, João Batista (PTN) e Perez Mangueira (PV), foram recebidos pelo Governador da Bahia, Rui Costa, esta semana, oportunidade em que garantiu apoio e parceria em projetos que o candidato apresentou em seu plano de governo, numa possível vitória nas eleições deste ano.

De acordo com João Batista, o governador Rui Costa foi muito solícito e atencioso, e se colocou à disposição de Pilão Arcado, na luta por pleitos de interesse da comunidade. “O Governador Rui Costa foi muito solícito e garantiu que, num caso de sucesso da nosso projeto político, podemos contar com seu apoio e parceria para as demandas que apresentamos durante o encontro...

Edinaldo fala sobre Plano de Governo para Petrolina

Edinaldo apresentou mais uma vez as propostas do Plano de Governo que vai continuar trazendo o desenvolvimento para a cidade de Petrolina. Nesta sexta-feira (26), ele concedeu entrevista a um programa de rádio da cidade de Petrolina.

Com a meta de continuar trabalhando e transformando a vida das pessoas por meio de políticas públicas bem executadas, Edinaldo ressaltou a importância de alguns dos eixos que elencou como foco da sua gestão: melhoria da qualidade de vida, infraestrutura e mobilidade e meio ambiente...

Juazeirense não disputará Copa Governador e atenções se voltam para novo CT

Após a eliminação da Série D, a Juazeirense só jogará um torneio profissional em 2017. O presidente Roberto Carlos havia tentado junto á Federação Bahiana de Futebol (FBF) a inscrição na Copa Governador. Entretanto, nesta quinta-feira (25), a negociação não avançou.

"De acordo com as regras, a competição só pode der 10 jogadores acima de 23 anos. No entanto, nossa base possui 18 jogadores acima dessa faixa estaria. Por isso não foi possível", disse o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias...

HU-Univasf promove atividades para comemorar o Dia do Psicólogo

Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27 de agosto) o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem promoveu uma série de atividades para homenagear os profissionais e também para discutir temas relacionados ao atendimento e a pesquisa na área da psicologia hospitalar.

A programação começou ontem (24), com um encontro entre os psicólogos para debaterem o tema: A Psicologia no HU-Univasf: o ontem e o hoje. Na manhã dessa quinta-feira (25) foi realizada uma mesa científica, no auditório do hospital, para tratar sobre os avanços alcançados no atendimento e na pesquisa pela residência em psicologia. Na sexta-feira a equipe promoverá uma atividade educativa e lúdica com os pacientes e familiares. Os eventos são organizados pela Unidade de Atenção Psicossocial do HU-Univasf...

Artigo: Em defesa do Museu Gonzagão e da memória afetiva da cultura

A triste e assustadora reportagem veiculada do possível fechamento do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Terra de Luiz Gonzaga, lugar que guarda parte da memória do  Rei do Baião, merece reflexão. No parque está o Museu do Gonzagão.

Para onde está caminhando a Política Cultural brasileira?

A revitalização do museu mais  brasileiro e do patrimônio histórico ali representado deveria ser uma das prioridades do Ministério da Cultura. O Museu Gonzagão dever ficar sempre aberto à vida que há fora deles.

Este assunto evoca os versos de uma canção: "Tanta saudade preservada num velho baú de prata dentro de mim / Digo num velho baú de prata porque prata é a luz do luar". Este baú é como um museu pessoal, o museu que todos temos, feito de lembranças, quinquilharias e reminiscências que alimentam o nosso presente. Como todos os museus pessoais, o da canção tem "qualquer coisa" que vai além do "eu".

Gilberto Gil, ex-ministro da cultura disse que há um momento e um território em que o canto da memória se encontra com outras memórias e outros cantos. E se transforma a partir dos encontros feitos. Os museus de pedra e cal e os museus virtuais são baús abertos da memória afetiva da sociedade, da subjetividade coletiva do país, da soma dos museus pessoais.

O Parque Asa Branca merece atenção e não pode fechar! É preciso que o Museu do Gonzagão se mantenha vivo e pulse, consagrando o jogo de tradição e invenção que dialeticamente marca a construção da cultura brasileira.

O Museu de Luiz Gonzaga em Exu, têm cheiro de vida e nele está o alimento, a raiz da música mais brasileira inspirada no toque da sanfona de Luiz Gonzaga, de seus compositores e seguidores.

E esta raiz remete ao cosmo (e ao caos) das musas. O museu é a casa das musas. E não por acaso a musa da música tem lugar privilegiado no Templo das Musas, no museu das artes, no panteão das musas que desde a mitologia grega são as inspiradoras de toda arte, de toda criação humana. Os museus abrigam o que fomos e o que somos. E inspiram o que seremos.

O Parque Asa Branca precisa ser visto como um lugar de criação, diálogo e preservação do aqui e do agora. Esta noção está na base dos esforços de todos que preservam a memória e história de Luiz Gonzaga.

Os museus são "pontos de cultura". O Parque Asa Branca deve cumprir um papel de referência e base para o futuro da cultura. O Museu Gonzagão significa música e poesia para os nossos corpos, mentes e espíritos.

Por Ney Vital..

Procurador aponta plano de fraude fiscal por parte do governo Dilma

Ouvido como informante pelos senadores, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira reafirmou nesta quinta-feira (25) que houve fraude fiscal no governo da presidente afastada, Dilma Roussef. O procurador seria a primeira das duas testemunhas de acusação no julgamento de Dilma Rousseff pelo Plenário do Senado, mas foi desqualificadoem razão de postagens contra ela em redes sociais.

Mesmo com a mudança, respondeu às perguntas de senadores.  Para ele, as práticas consideradas fraudes fiscais foram iniciadas em 2013 e continuadas ao longo de 2014 e 2015, sendo caracterizadas pela omissão de registro da dívida pública; edição ilegal de decretos de crédito suplementar e financiamento de despesas do governo por bancos federais, como Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)...

ARTIGO: A verdade sobre a maldade contra os petistas

Recebo mensagem de um amigo militante do Partido dos Trabalhadores que de forma ainda romântica como nos anos oitenta (quando o partido estava em formação e sonhava com um projeto político para o país, em que a justiça social fosse de fato o foco principal, em detrimento dos interesses particulares de apenas alguns indivíduos e grupos políticos e econômicos, que sempre foram as premissas para o chamado subdesenvolvimento em todos os sentidos de nosso país) em que o mesmo solicita nossa modesta opinião sobre os últimos acontecimentos do país em que o ódio de todos os lados parece que toma conta das ruas contra o próprio partido e seu maior líder.

Em seu texto ele que abismado observa tudo em que o seu partido, em uma correlação de outras forças políticas, transformou o país numa potência econômica mundial, em que tanto aqueles que são responsáveis pelo desenvolvimento econômico propriamente dito, como aqueles que são a força do trabalho, deram-se literalmente bem na sociedade, não entende porque tanta perseguição política, tanto na mídia como em parcela da sociedade, contra tudo e a todos que representam as chamadas "cores vermelhas" que assumiram o poder de um país com a bandeira verde e amarela...

Aprovado em Comissão Mista relatório da MP que trata da renegociação de dívidas rurais

Presidida pelo senador Fernando Bezerra (PE), a Comissão Mista responsável pela análise da MP (Medida Provisória) 733/16 aprovou nesta quarta-feira (24) o relatório do deputado Júlio César (PI). A matéria autoriza a liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural e beneficia agricultores do Nordeste. Com 191 emendas, entre elas algumas propostas pelo senador baiano Roberto Muniz, o texto segue agora para votação no plenário da Câmara dos Deputados e depois no Senado.

O deputado estadual Eduardo Salles esteve em audiência com Fernando Bezerra em Brasília para reforçar a importância de apressar a aprovação da MP. "São mais de 800 mil agricultores nessa situação. Essa dívida ocorreu em função das secas seguidas que prejudicaram a produção agrícola do Nordeste", lembrou o parlamentar baiano...

Agricultores da região amazônica também poderão renegociar dívidas rurais

Produtores da região amazônica também serão beneficiados pela renegociação de dívidas de crédito rural prevista na Medida Provisória (MP) 733/2016, aprovada nesta quarta-feira (24) pela comissão mista do Senado. Agora, a peça segue para aprovação no plenário da Câmara dos Deputados. O texto final da MP foi entregue por parlamentares ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que atuou para que o dispositivo beneficiasse também agricultores da região Norte, além dos produtores do Nordeste.

“Esta medida estende aos agricultores do Norte o mesmo tratamento garantido aos produtores do Nordeste. Com isso, ampliamos a rede de proteção a mais brasileiros que investem na produção de pequeno porte”, comemorou o ministro Helder Barbalho...

Artigo - Notícias Provincianas ou a grandeza da ‘Chama Navegante'

Por Angelo Roncalli

Este é um texto de amor. Não é um texto de exaltação política, nestes dias cruciais que antecedem eleições. Não me interesso pelo jogo político. Não tenho políticos como referência. Não gosto dos partidos políticos. No mundo que criei pra viver – alienando-me da chatice costumaz – estão as pessoas e coisas que amo, a arte, os elos de convivência (o mundo se abre e eu de forma egoísta, na permissão a(l)tiva dos meus poucos quarenta anos, me divirto, me irrito, me afasto, me aproximo)...

FUSCAS, CARROS RAROS E ANTIGOS TOMAM CONTA DO ESTACIONAMENTO DO JUA GARDEN SHOPPING NESTE FINAL DE SEMANA

Os amantes de carros antigos, em especial dos Fuscas, vão ficar encantados com a exposição que vai acontecer no Juá Garden Shopping neste sábado e domingo. Cerca de 100 automóveis estarão expostos no estacionamento do shopping para que o público possa apreciar e conferir cada detalhe das relíquias.

A exposição vai contar com Fuscas e carros que têm a mesma mecânica como a Brasília, Kombi, Variante e Gurgel e também automóveis antigos como Opalas, Jeeps, Maveriks e outros. Segundo o presidente do Clube dos Fusketeiros do Vale do São Francisco, Mário Martins, colecionadores de carros de vários estados vão participar do evento, como os Clubes de Fuscas de Patos-PB, Feira de Santana-BA, Serrinha-BA, Lauro de Freitas-BA e Picos-PI...

Engenheiro do SAAE de Juazeiro participa do programa Geraldo José

O programa Geraldo José desta quarta-feira (24) entrevistou o engenheiro do SAAE de Juazeiro, Henrique Santiago, que na oportunidade falou sobre o andamento das obras de saneamento na cidade. Das 20 elevatórias previstas, doze estão prontas, sendo que dessas oito já estão em funcionamento, cinco estão em andamento e três para serem construídas a partir de setembro.

Para Santiago, a construção das elevatórias foi o maior marco do SAAE nos últimos anos. “Está obra foi marcada por muitos destratos. Nas obras de saneamento urbano as elevatórias tem um andamento mais longo e aconteceram muitos percalços. Além da construção das elevatórias, a ampliação do tratamento de água foi outra ação positiva da gestão do SAAE”, disse...

Artigo: Só agora, Gilmar?

Quando a Lava Jato investigava só o PT – particularmente Lula e Dilma – era um sucesso, como se diz aqui pelo sertão.

Depois chegou à Câmara dos Deputados e ao Senado. Cunha reagiu, articulou seus 200 deputados, tão comprometidos quanto ele, e derrubou Dilma do poder...

Novo complexo eólico vai gerar 1,2 mil empregos no norte baiano

A construção de um complexo eólico em Umburanas e Sento Sé, no norte da Bahia, vai gerar 1,2 mil empregos diretos na fase de implementação. O governador Rui Costa e o presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini, assinaram o protocolo para o início das obras nesta quarta-feira (24), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com um investimento de R$ 1,7 bilhão, as obras do Complexo Campo Largo começam em setembro. 

De acordo com Rui, os investimentos em energia eólica transformam o semiárido baiano. “Um exemplo é a cidade de Caetité, que se transformou com a energia eólica. Os hotéis duplicaram de tamanho, surgiram novas pousadas, restaurantes e lojas; a cidade mudou o perfil. A região norte também vai passar por essa transformação positiva. Nós já temos em Jacobina uma fábrica de torres. E a nossa combinação é que todo o serviço contratado, inclusive de construção civil, seja da Bahia, desde que dentro de uma relação de preço compatível com o mercado”. 

O governador lembra ainda que a Bahia tem potencial para produção de energia alternativa a partir de diversas fontes. “A Bahia, além de ser de todos os santos, é também de todos os ventos. Temos também investimentos na energia solar, que dá os primeiros passos, e é outro vetor importante de desenvolvimento do semiárido. Estamos trabalhando ainda no litoral, com outra possibilidade, que são as termelétricas. A Bahia, portanto, tem o petróleo, o vento, o sol e o gás. Nós queremos explorar isso para gerar emprego e renda”. 

Segundo Sattamini, o complexo começa a funcionar em junho de 2018. “Houve a venda desse complexo no mercado regular, para as distribuidoras, e o nosso compromisso é que, a partir de primeiro de janeiro de 2019, a gente tenha os contratos remunerando essa energia. A maior parte da mão de obra começa a ser treinada já desde agora”, explica o presidente da Engie Brasil Energia. 

Na primeira das três fases do projeto, serão 326 megawatts de capacidade instalada, com 121 aerogeradores. Atualmente, a Bahia é o segundo maior estado brasileiro em produção de energia eólica, com 68 usinas em operação. O Governo do Estado trabalha para assumir a liderança nacional desse setor até 2020. “O apoio do Estado é fundamental para que a gente tenha tranquilidade para empreender, consiga as licenças necessárias e o diálogo com as comunidades”, acrescenta Sattamini. 

O presidente da Engie Brasil Energia destaca ainda as características geográficas favoráveis da Bahia. “O potencial eólico e solar da Bahia é muito grande e há alguns anos nós pesquisamos áreas para empreender. Hoje nós temos uma área grande no Complexo Campo Largo, onde estamos começando a fase número um”.  ..

RONDESP NORTE APREENDE ARMAS DE FOGO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE SENTO-SÉ

Na última segunda-feira (22), duas equipes da RONDES NORTE deslocaram-se até o povoado de Piçarrão, Sento Sé, para averiguar a informação de que naquela comunidade três meliantes a bordo de uma motocicleta, haviam assaltado dois estabelecimentos comerciais e teriam roubado uma motocicleta.

Ao chegar à localidade, o efetivo tomou conhecimento que os suspeitos evadiram-se sentido povoado BREJO DE FORA. Lá foram informados que os indivíduos THEONES, POTY E CAINÃ, seriam supostamente os autores do delito e que estariam escondidos próximos a beira do Rio São Francisco no lugar PONTA DA AGUINHA...

Domingo Cultural é atração no bairro Jardim Primavera

A Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera em Juazeiro, convida a todos os moradores para participar de um DOMINGO CULTURAL e com uma grande feijoada que será realizado pra arrecadar fundos para a construção do muro da associação.

Confira as informações:
Valor: 20$
Local: Na quadra coberta
Dia 04/09/16 a partir das 11h..

Gonzaga Patriota defende a criação da Polícia Penal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 308/2004), que cria a Polícia Penal nos âmbitos federal e estaduais, ganha cada vez mais o apoio da sociedade e dos deputados no Congresso Nacional. Desta vez foi o deputado Gonzaga Patriota (PSB) que registrou o seu apoio a referida PEC durante encontro, em Brasília, com os representantes da categoria.

De acordo com Patriota, a aprovação da Polícia Penal representa a solução para alguns dos problemas enfrentados pelo sistema penitenciário em todo o Brasil...

Versão nordestina da maquiavélica ‘A mandrágora’ chega à Petrolina (PE) com apresentação gratuita

O espetáculo teatral ‘A mandrágora’ será apresentado no próximo dia 13 de setembro (terça-feira) às 20h no Teatro Dona Amélia, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, onde segue com a turnê que já passou por Arcoverde e Recife. A montagem é uma adaptação da obra do italiano Nicolau Maquiavel com a assinatura de Guilherme Vasconcelos e direção de Marcondes Lima, conhecido no Brasil por inserir nas produções sua marca pós-modernista. A peça é gratuita e terá exibição única.

‘A mandrágora’ é uma sátira aos costumes do século 16, trazida para o contexto do Sertão Nordestino. A atração conta a história de Calímaco, um rico paraibano radicado no Recife, que se apaixona por Lucrécia, a esposa de moral ilibada de um poderoso e influente coronel. Apesar das tentativas, o casal não consegue ter um herdeiro e Calímaco se disfarça de médico para receitar um infalível remédio à base de mandrágora, uma suposta planta afrodisíaca, cujo efeito mortífero o coronel desconhece...