Foram encontrados 2810 registros para a palavra: são francisco

Sobradinho vence seca após 20 meses e recupera economia no São Francisco

Foram quatro dias: entre 15 e 18 de novembro de 2017, o reservatório de Sobradinho, maior do rio São Francisco, atingiu o seu nível mais baixo da história, chegando a apenas 1,8% de seu volume útil. Pouco menos de 20 meses depois dessa baixa recorde, o lago começa a voltar a respirar. O volume útil da represa chegou a 42,7% na quinta-feira (8), voltando ao nível de 2013, ano em que a seca começou a fustigar o semiárido do Nordeste.

Além de dar estabilidade à produção de energia pelas usinas hidroelétricas instaladas ao longo do São Francisco, a recuperação da barragem também abre perspectivas para a retomada econômica da região, que tem na fruticultura irrigada e piscicultura como carros-chefes. Nos últimos anos, o cenário foi de estagnação. Desde junho de 2017, a ANA (Agência Nacional de Águas) reduziu a vazão da paragem de Sobradinho para 550 m³/s e proibiu a captação de água do rio todas as quartas-feiras, deixando as plantações um dia da semana sem irrigação.



Os seis anos consecutivos de seca, entre 2012 e 2018, resultaram num aumento de custos para os produtores com energia, já que a água para a irrigação passou a ser bombeada de regiões mais distantes. Além disso, parte dos agricultores deixou de lado os cultivos de ciclo curto, no qual eram produzidos melancia, melão, feijão e cebola, e concentrou-se na produção principal de manga e uva.

O cenário mudou com as chuvas que atingiram a região nas duas últimas quadras chuvosas. A restrição para a irrigação nas quartas —que resultava em queda de até 15% na produtividade— caiu no fim do ano passado, e a vazão de Sobradinho já chega a 800 m³/s.

Ao todo, a região tem 120 mil hectares de fruticultura irrigada, que resultaram numa colheita de 750 mil toneladas de frutas em 2018.Um dos principais polos de produção, a cidade de Casa Nova retomou a curva de crescimento na produção. Segundo dados do Censo Frutícola, a colheita de manga em 2018 chegou a 100 mil toneladas —aumento de 84,8% em comparação a 2016. Também foram colhidas na cidade 28 mil toneladas de goiaba e 27 mil toneladas de uva.

O avanço da produção fez as vinícolas da região retomarem seus planos de investimento. Em dezembro, o Grupo Miolo anunciou a ampliação de sua fábrica de vinhos em Casa Nova e a instalação de uma nova fábrica de suco de uva na cidade de Barra.

Além da oferta de água, o cenário tornou-se mais promissor com o acordo entre Mercosul e União Europeia, que vai derrubar taxas para exportação de frutas e derivados. Os empresários defendem que a janela de oportunidade seja aproveitada com uma política de crédito para irrigação no longo prazo e incremento da pesquisa, além de uma primazia para a produção agrícola diante da produção energética.

“A fruticultura no Vale do São Francisco tem um potencial de crescimento muito maior do que se estima. Basta que ele seja encarado como uma política de Estado”, diz José Gualberto de Freitas, presidente da Valexport, entidade que congrega produtores e exportadores de fruta da região. O setor pesqueiro também ganhou novo impulso. Criando tilápias em tanques há sete anos no reservatório de Sobradinho, Estefani dos Santos, 28, voltou a produzir 20 toneladas de peixes por ano e já mira chegar a 30 toneladas em nos próximos anos.

“O problema é que quando a barragem seca, temos que movimentar os tanques para áreas menos rasas, e isso gera mortalidade. Já cheguei a perder três toneladas de peixes nesse processo”, diz o pescador. Rafael Ferreira, que também possui tanques em Sobradinho, chegou a pensar em desistir no auge da seca. Mas, em dois anos, conseguiu ampliar a produção de 8 para 18 toneladas de tilápias a cada ciclo de seis meses. Além de Sobradinho, a retomada do volume de água também avança nos demais reservatórios do Sistema Hídrico do Rio São Francisco. Em Três Marias (MG), o volume de água chegou a 72,7%.

Em Itaparica, a barragem chegou a 37,8% do volume útil. Há cinco anos, com 15%, o nível baixo da água fez reaparecer quase toda a estrutura antiga igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE), inundada quando a barragem foi criada, em 1988. Apesar do avanço, o volume ainda está longe de atingir o nível pré-seca. Em fevereiro de 2012, Sobradinho chegou a ter 88% de sua capacidade, que é de 34 milhões de metros cúbicos de água.

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda diz que a retomada do volume é resultado de ações preventivas, mas que a situação do rio ainda inspira cuidados. Além da quantidade de água, sua qualidade também é essencial para o futuro do São Francisco. Não podemos perder o foco”, afirma Anivaldo, defendendo uma retomada nos investimentos contra o assoreamento e em sistemas de esgoto nas cidades ribeirinhas...

Mariana Aydar será uma das atrações Festival de Artes do Vale do São Francisco

Durante o mês de agosto Petrolina vai se tornar a capital cultural do Sertão pernambucano.  De 16/8 a 31/8 o Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal,  movimentará a cidade com a realização da 15ª edição da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco.

A programação comemorativa de 15 anos do festival, que acontecerá em Petrolina, Juazeiro (BA) e Lagoa Grande (PE), foi lançada no Teatro Dona Amélia. Consolidado como importante projeto multicultural do Vale do São Francisco, a Aldeia é um desdobramento do Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas em circulação no país, e contará com a participação de mais de cem artistas regionais e nacionais...

Vale do São Francisco exporta 9 milhões de caixas de manga para EUA; dados são apresentados no 11º Workshop Internacional da NMB

Segundo maior mercado consumidor final da manga produzida no Vale do São Francisco (depois da Europa), os Estados Unidos compraram da região 9 milhões de caixas, no ano passado. Entre 2005 e 2018, o consumo dos americanos aumentou 87% e hoje já importam 115 milhões de caixas da fruta que também é produzida por países como México, Peru e Equador. Cientes da importância desse mercado, produtores, técnicos e pesquisadores participaram na última quarta-feira (7) do ‘XI Workshop Internacional da National Mango Board’, em Petrolina (PE). No evento, eles discutiram a melhoria da produção e da qualidade da fruta.

O workshop é uma iniciativa da NMB (National Mango Board), entidade de fomento ligada ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (sigla em inglês USDA) com apoio da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport). De acordo com o diretor de marketing da instituição brasileira, Caio Coelho, foi a partir dessa parceria que os produtores da região saíram das 500 mil caixas de manga enviadas aos EUA para chegar aos 9 milhões ao ano, em 20 anos.

“Os números de exportação são grandes. Como um exportador que acompanha esse mercado, acho que chegamos a um volume que requer mais administrar do que expandir”, disse o diretor de Marketing da Valexport, Caio. Segundo o gestor, a distância do mercado estadunidense e o chamado ‘custo Brasil’ tendem a limitar maiores expansões. “Nosso custo de água e energia tem aumentado bastante nos últimos anos, somadas a isso temos as despesas com os tratos culturais, cuidados com o meio ambiente, fertilizantes e defensivos agrícolas, que custam o dobro se comparados aos países produtores concorrentes México, Peru e Equador”, explica.

No encontro, que trouxe o diretor de Pesquisa do NMB, Leonardo Ortega, e a gerente de Relações Industriais, Carla Sosa, os produtores, técnicos e pesquisadores do Vale puderam interagir em palestras proferidas por pesquisadores da Embrapa e Univasf, como: ‘Efeitos nutricionais e fisiológicos dos bioestimulantes em manga’, ‘Insumos biológicos para o manejo de pragas e doenças da mangueira’, ‘Panorama atual das pragas da mangueira no Vale do São Francisco’. À tarde, exportadores e diretores de fazendas participaram ainda de uma reunião de trabalho e discussão com os representantes da National Mango Board. Na oportunidade, fizeram análises do comportamento da manga brasileira no mercado americano, sendo apresentadas novas pesquisas desenvolvidas pela NMB...

Prefeitura de Petrolina é parceira do maior festival de cultura do Vale do São Francisco

Um dos maiores eventos culturais da região completa em 2019, 15 anos de história e fortalecimento da cultural local. A programação comemorativa da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco - foi lançada, nesta quinta-feira (8), no Teatro Dona Amélia, com a presença de artistas; empresários; membros da imprensa local e representantes da Prefeitura de Petrolina, parceira na realização do evento.

Entre os dias 16 e 31 de agosto, os municípios de Petrolina, Juazeiro (BA) e Lagoa Grande (PE), receberão mais de cem artistas regionais e nacionais. Com atividades como oficinas; apresentações de Reisado e Maracatu; o tradicional cortejo Abre Alas; apresentações de quadrilhas; shows musicais; dança; teatro; exposições, entre tantas outras. Este ano, o Festival vai homenagear o Grupo TPA (Teatro Popular de Arte) de Petrolina, companhia que contribuiu para a construção do movimento teatral na região, com uma trajetória de mais de 30 anos...

PESQUISA REVELA QUE O RIO SÃO FRANCISCO, ENTRE PETROLINA E JUAZEIRO ESTÁ CADA VEZ MAIS SECO

"Olhando a situação do rio São Francisco dá vontade de chorar. Convivo dentro do rio, dia e noite, madrugadas e sinceramente só Deus o vai salvar. A  imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do Velho Chico e esse rio está morrendo, vai respirando cada dia menos e devagarinho."

O lamento é do pescador, Tadeu Reis da Costa. Ele já foi presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo. Tadeu afirma que vai completar no próximo mês de outubro 63 anos e aos cinco já acompanhava o pai nas pescarias pelas águas do Rio São Francisco. "A  imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do rio e esse rio está morrendo, vai respirando cada dia menos devagarinho."...

Guilherme Coelho destaca desafios e potencialidades do Vale do São Francisco em encontro regional de negócios

Durante encontro promovido na quarta-feira (7) por empresas privadas em Petrolina que reuniu dezenas de empresários, comerciantes e estudantes universitários no auditório da Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, o vice-presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), Guilherme Coelho, fez uma palestra de introdução destacando os desafios e as potencialidades ao desenvolvimento socioeconômico do Vale do São Francisco.

Inovação, desenvolvimento institucional e social, segurança hídrica e logística de escoamento da produção foram alguns dos grandes desafios apontados por Guilherme Coelho para se alcançar o estágio denominado 'Semiárido 4.0'. Grande defensor do agronegócio, o vice presidente encerou sua participação resgatando uma frase do líder político Osvaldo Coelho, in memorian, destacando que "as novas gerações devem ser filhas da irrigação das águas do São Francisco. Livres, prósperas, felizes"...

SESAU é parceira da TV São Francisco na 3ª Cãominhada de Juazeiro

Na tarde do próximo sábado (10), os donos de cães e gatos de Juazeiro, terão um encontro marcado na 3ª Cãominhada, um evento realizado pela TV São Francisco em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria Municipal da Saúde/SESAU. A concentração será a partir das 16h30, na Praça da Misericórdia, e percorrerá a extensão da Orla da cidade, com destino a Orla Nova.

Uma equipe da secretaria vai estar no local do evento, com um ponto de apoio, localizado na área de serviços, na Orla Nova, para vacinar os animais participantes É mais uma ação para intensificar a vacinação antirrábica, que começou no último dia 05 de agosto e pretende imunizar mais de 40 mil animais, entre cães e gatos, no município. Serão disponibilizadas 450 doses da vacina, além de seis profissionais aptos para imunizar os animais...

Gonzaga Patriota defende fruticultores do Vale do São Francisco e destaca prêmio recebido pelo Padre Airton Freire

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (07), em Brasília, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) saiu em defesa dos produtores de frutas dos perímetros irrigados do Vale do Rio São Francisco que estão contestando o aumento de 400% na taxa de irrigação cobrada pela Agência Nacional de Águas (ANA). O parlamentar ainda usou a Tribuna para destacar o trabalho que o Padre Airton Freire tem realizado à frente da Fundação Terra, em Arcoverde e região.

"Os produtores do Vale do São Francisco estão trabalhando para diminuir esse absurdo dessa taxa e tem todo nosso apoio. Estou aqui, fazendo esse pronunciamento, para ser encaminhado para o governo para a gente resolver esse problema. Essa Taxa da ANA pode prejudicar um setor que nos últimos anos está competindo fortemente em preços com produtos de outros países e essa cobrança é inviável", comentou...

Artigo - A privatização da Transposição de Águas do São Francisco

Esses dias Lula reagiu ao fato da Transposição do São Francisco para a Paraíba estar paralisada há vários meses. Ele atribuiu essa responsabilidade ao governo Bolsonaro, chamando essa prática de desumana. O atual governo não reagiu às acusações de Lula.

Nossos grupos sociais foram os primeiros a reagir à obra da Transposição, logo que Lula tomou posse. Portanto, as primeiras reações a Lula não vieram da direita brasileira, mas de quem comungava a ideia de um outro país. Nossa proposta era incentivar a captação da água de chuva e construir pequenas e médias adutoras para o meio urbano, já que o desafio urbano é uma realidade no Nordeste atual, particularmente no Semiárido. Já havia o Atlas do Nordeste, uma obra da Agência Nacional de Águas, com propostas para cada município da região, e nós, da sociedade civil, já tínhamos a proposta da captação da água de chuva para beber e produzir através das cisternas e um leque imenso de tecnologias sociais...

Leilão para geração de energia renovável no Rio São Francisco mostra apreço de Bolsonaro pelo Nordeste, diz Fernando Bezerra

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), destacou o leilão de geração de energia renovável no Projeto de Integração do Rio São Francisco anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração da primeira etapa da Usina Solar Flutuante, no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. O objetivo é elevar o potencial energético do canal da transposição e garantir recursos para o bombeamento das águas. A expectativa é que o leilão seja realizado no fim de 2020 e gere R$ 15 bilhões em investimentos e 12 mil empregos diretos.

Segundo Fernando Bezerra Coelho, o aproveitamento da superfície de água ao longo da transposição do rio São Francisco vai permitir a geração de energia fotovoltaica em quantidade superior ao que é produzido hoje pela Barragem de Sobradinho. “Além de apoiar uma fonte alternativa e sustentável, mostrando, portanto, o compromisso do governo federal com a nova matriz energética brasileira, a iniciativa mostra o apreço do presidente Jair Bolsonaro com o desenvolvimento do Nordeste. Vamos evitar gastar mais água na geração de energia e teremos mais água para irrigar o Nordeste”, disse o líder em discurso no plenário do Senado...

Cerca de 30 mil pés de maconha são erradicados e proprietário do terreno é preso em Belém do São Francisco

Uma roça de maconha foi erradicada na terça-feira (06) na fazenda Roçado, na Zona Rural de Belém do São Francisco. De acordo com a Polícia Civil, foram encontrados 30 mil pés de maconha e 1,320 kg da droga pronta para o consumo.

O proprietário da roça, Gilvan Nogueira da Silva, foi preso em flagrante e vai passar por audiência de custódia. Ele morava próximo ao local do cultivo e molhava a plantação com água de um poço artesiano. Outro envolvido conseguiu fugir do local. Toda a droga foi incinerada e uma amostra foi levada para a delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência...

LUAU DO COLETIVO REÚNE ARTISTAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO NESTE SÁBADO (3) NO ESPAÇO DO VAPORZINHO, EM JUAZEIRO-BA

Noite, música e o Velho Chico: uma combinação perfeita para uma programação no sábado à noite. Esse cenário vai ser palco da primeira edição do “Luau do Coletivo”, projeto do grupo Coletivo Roots. O evento acontece neste sábado (3), no espaço do Vaporzinho, na Orla II de Juazeiro-BA, a partir das 17h.

Veja a íntegra da matéria AQUI..

RIO SÃO FRANCISCO: TÉCNICOS E PESQUISADORES MAPEIAM 236 CIDADES MINEIRAS E ENCONTRAM ELEMENTOS QUÍMICOS

Com uma área de 233.564km², a bacia hidrográfica do rio São Francisco no estado de Minas Gerais, uma das mais importantes do país, foi mapeada por pesquisadores e técnicos em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em 236 municípios do estado quanto às concentrações naturais de 53 elementos químicos nos solos e sedimentos de fundo dos rios, além de 27 cátions, sete ânions e quatro parâmetros físico-químicos para águas superficiais e de abastecimento público.

Arsênio, Chumbo, Flúor, Ferro, Nióbio, Potássio, Sódio e Zinco são algumas das substâncias estudadas. Este levantamento é composto pela análise de 1587 amostras de sedimento de fundo; 1581 amostras de água de superfície; 504 amostras de solo; e 218 amostras de água de abastecimento público que foram coletadas antes do tratamento efetuado para consumo humano, sendo provenientes de poços, barragens ou diretamente das drenagens...

Workshop discutirá empreendedorismo e inovação no Vale do São Francisco

O V Workshop tem a finalidade de divulgação e fomento de atividades correlatas à inovação, empreendedorismo inovador, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, incubação de empresas e similares, além de promover a aproximação entre a sociedade e academia pelo elo da inovação.

programação é variada e conta com espaço para a exibição e premiação de trabalhos acadêmicos, a partir da pesquisa aplicada, que resultaram em produtos de proteção da propriedade intelectual, gerando oportunidades para empresas incubadas lançarem suas ideias. Esse segmento engloba startups, spin-offs acadêmicas, empreendimentos de economia criativa, negócios de impactos sociais e afins...

Prefeitos do Território do São Francisco e Governador Rui Costa inauguram Policlínica Regional

Mais de 500 mil habitantes de 10 municípios do Sertão do São Francisco ganharam, nesta terça-feira (30), a Policlínica Regional de Saúde.

O novo equipamento que vai potencializar a saúde pública na região foi inaugurado pelo Governador Rui Costa, pela Presidenta do Consórcio de Saúde, a Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, e pelos demais Prefeitos Wilker Torres (Casa Nova), Pedro Oliveira (Curaçá), Paulo Bomfim (Juazeiro), Afonso Mangueira (Pilão Arcado), Zé Filho (Remanso), Luiz Vicente Berti (Sobradinho), Lindomar Dantas (Uauá), Enilson Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes) e Genário Rabelo, Prefeito de Canudos e Presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf)...

Juazeiro sedia 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco

Será realizado de 15 a 18 de agosto, o 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco, que esse ano tem como tema "As Bem-aventuranças à luz do Espiritismo". O evento acontecerá no Auditório do Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA. O credenciamento tem início a partir das 19h30 e a abertura às 20h.

A grande novidade dessa edição é a realização do Workshop "Suicídio, uma enganosa solução", com a psicanalista e especialista na temática Solange Meinking (Salvador-BA). A palestra, que será realizada às 14h do sábado (17/08), contará ainda com a participação do poeta Peu Miranda (Petrolina-PE). O Workshop é aberto ao público e a entrada é gratuita...

CESOL SERTÃO DO SÃO FRANCISCO CONHECE INICIATIVAS PRODUTIVAS EM PILAR NA BAHIA

Na quinta-feira, 25, a Coordenação Geral e equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL SSF) visitaram quatro grupos produtivos do Distrito de Pilar, em Jaguarari, norte da Bahia. 

A equipe visitou o Grupo Atelier do Fulô (no Centro de Pilar), que produz artesanatos; conheceu a panificadora do Grupo Flor de Mandacaru (Doces e Pães) na localidade Suçuarana,  conheceu o projeto Oficina do Couro que fabricam, com auxílio de uma designer, uma variedade de calçados, vestimentas e acessórios em couro, localizado na Fazenda Santa Maria, e ao final do dia, a equipe conheceu a Cooperativa Mãos do Campo, que produz queijos finos a partir do leite de Cabra, e está localizada na Comunidade da Adutora...

Inovação e boas perspectivas marcam abertura do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF)

A era digital já é uma realidade nos consultórios odontológicos de Petrolina – PE, onde profissionais de todas as especialidades trabalham adotando as mesmas metodologias de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos realizados nos mais modernos centros do mundo. Foi em meio ao anúncio de avanços tecnológicos e de boas perspectivas que a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Petrolina - PE, abriu oficialmente, na noite desta quarta-feira (24), a 4ª edição do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF).

Durante a solenidade de abertura, o presidente do encontro, Davis Hudson, destacou a programação científica que será compartilhada por mais de 500 cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais de saúde de várias partes do País. "Com o tema 'Grandes Conexões da Odontologia!', vamos receber no auditório do Senai de Petrolina professores especialistas de renome nacional apresentando temas de saúde bucal, estética e questões humanistas, além da principal atração internacional, Ronaldo Hirata, conceituado cirurgião-dentista, que vai falar sobre a 'Odontologia Restauradora Estética'", enfatizou...

BOLSONARO NOMEIA CORONEL PARA COMANDAR INCRA PERNAMBUCO, EXPECTATIVA AGORA É INDICAÇÃO INCRA SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

O ex candidato a deputado Coronel Marcos Campos de Albuquerque, é o novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Regularização Fundiária (Incra) em Recife, Pernambuco, e deve assumir o cargo nos próximos dias.

De acordo com o Diário Oficial da União o Coronel será responsável pelo programa de reforma agrária e ordenamento fundiário de Pernambuco. Ele também foi comandante do 4º Batalhão em Caruaru. A reportagem apurou que o Coronel Marcos Campos é uma indicação do deputado federal, Luciano Bivar, presidente estadual do PSL...

Barragem de rejeitos causa temor em região próxima ao Rio São Francisco, no semiárido baiano

A construção de uma barragem de rejeitos entre os municípios de Pindaí e Caetité, no sudoeste da Bahia, tem preocupado moradores da região que se sentem ameaçados e questionam sobre o local e o método escolhidos, e o Ministério Público, que já vem atuando para mudar a localização do empreendimento. 

Com previsão para ser construída em 2020 e entrar em operação em 2023, a barragem tem capacidade total de 180 milhões de metros cúbicos e funcionará, tal como proposta, a cerca de 12 km da barragem de Ceraíma, fonte de água potável que abastece a região, e a 150 km do São Francisco...