Foram encontrados 149 registros para a palavra: Cunha

Câmara cassa mandato de Eduardo Cunha por 450 votos a favor e 10 contra

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (12) por 450 a favor,  10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha. A medida põe fim a um dos mais longos processos a tramitar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que se arrastava por 11 meses e interrompe o mandato de um dos políticos mais controvertidos dos últimos anos. Com o resultado, Cunha perde o mandato de deputado e fica inelegível por oito anos, mais o tempo que lhe resta da atual legislatura.

A sessão que culminou com a cassação do mandato de Cunha começou por volta das 19h, mas foi suspensa poucos minutos depois pelo presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esperava maior quórum e retomada pouco depois das 20h. Na retomada falaram o relator do processo no Conselho de Ética, Marcos Rogério (DEM-RO), o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, e o própro deputado afastado...

Rui Costa anuncia policlínica em Euclides da Cunha

O governador Rui Costa anunciou, nesta quinta-feira (8), a construção de mais uma policlínica no estado, desta vez em Euclides da Cunha, que atenderá também municípios da região. "Esse é o compromisso que assumimos com o povo baiano de regionalizar a saúde. Levar para o interior os serviços que só tinham nas grandes cidades, levar esse atendimento para próximo da casa das pessoas, para que elas não precisem se deslocar quilômetros em viagens para ver um médico, ou fazer um exame", afirmou.                       

De acordo com Rui, a estrutura do Centro de Especialidades, que está sendo construído na cidade pelo Governo do Estado, será transformada na 12ª policlínica da Bahia. "A primeira etapa será inaugurada ainda em 2016, com atendimento ambulatorial e consultórios médicos", revelou o governador, que também anunciou a construção de um anexo à unidade, para a realização de exames de imagem e diagnóstico. Além disso, Rui Costa destacou que investirá R$ 1 milhão na Saúde do município, com doação de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada ainda este ano.   ..

"O processo de impeachment nasceu da vingança de Eduardo Cunha", afirma Paulo Bomfim

O Blog Geraldo José ouviu nesta quinta-feira (01), a opinião do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), sobre o impeachment de Dilma Rousseff que foi aprovado anteontem na plenária do Senado, em Brasília, por 61 votos favoráveis e 20 contrários.

Para Paulo Bomfim o impeachment é fruto do mandato do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. "O processo de impeachment nasceu da vingança de Eduardo Cunha, prosperou num congresso conservador e que, na maioria da sua composição, cumpre os interesses dos que financiaram tais deputados e senadores. Uma mulher honesta, legitimamente eleita, foi tirada do poder para que homens denunciados por corrupção o assumissem”, frisou...

PDT confirma a candidatura de Luciano a prefeito de Euclides da Cunha

A Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha ficou pequena para a multidão que compareceu nesta sexta-feira (05) à convenção do PDT e mais 10 partidos e que confirmou a candidatura de Luciano Pinheiro a prefeito e Betão a vice-prefeito.

O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Junior, o deputado estadual Luciano Simões Filho (PMDB) e inúmeras lideranças políticas da região prestigiaram o evento, que marca o início de uma campanha vitoriosa...

DIRLEY DA CUNHA JR MINISTRARÁ PALESTRA EM JUAZEIRO PARA COMEMORAR SEMANA DO ADVOGADO

Para comemorar a Semana do Advogado a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Juazeiro, promoverá nesta sexta-feira, dia 05, a partir das 19:30 horas, na Sala do Júri do Fórum Conselheiro Luiz Viana uma palestra que será ministrada pelo renomado Constitucionalista Dirley da Cunha Junior com o tema: Jurisdição Constitucional e Efetividade dos Direitos Fundamentais.

Dirley da Cunha Jr é juazeirense e Juiz Federal da 5ª Vara Federal. Confira um pouco a folha curricular deste que orgulha a todos da sua terra natal:..

“HOJE, SOU EU; VOCÊS, AMANHÔ, DIZ CUNHA AO SE DEFENDER NA CÂMARA

Em um discurso repleto de recados a parlamentares investigados pela Justiça, o ex-presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) fez um apelo nesta terça-feira (12) aos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O pedido, anunciado em tom de alerta, era para que os deputados acolhessem recurso contra a aprovação, pelo Conselho de Ética, da cassação do mandato do peemedebista, sob risco de eles próprios serem prejudicados no futuro. A sessão foi encerrada sem que o recurso fosse votado, e a retomada da discussão foi marcada para esta quarta-feira às 9h.

No recurso apresentado à CCJ, Cunha questiona diversos pontos que considera erros de procedimento na tramitação do processo que o investigou no Conselho de Ética. Ele responde por, supostamente, ter ocultado contas bancárias no exterior e ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras. Cunha nega as acusações e afirma ser beneficiário de fundos geridos por trustes (empresas jurídicas que administram recursos). Ao se defender nesta terça, Cunha argumentou que diversos procedimentos adotados pelo Conselho de Ética feriram as regras do regimento da Câmara, o que poderia abrir um “precedente perigoso”. “Hoje, sou eu. É o efeito Orloff: Vocês, amanhã”, disse em referência ao slogan de uma propaganda de vodka na década de 1980, que dizia: “Efeito Orloff: Eu sou vocês amanhã”...

Eduardo Cunha renuncia à Presidência da Câmara

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), renunciou há pouco à presidência da Casa.

"Resolvi ceder ao apelos generalizados dos meus apoiadores [...] Somente a minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará infinidamente", disse, ao ler sua carta de renúncia em entrevista à imprensa no Salão Nobre da Câmara. Ele informou ter encaminhado a carta ao primeiro-vice-presidente da Casa...

Euclides da Cunha recebe unidade do Ifba, cisternas e viaturas

 
Os baianos do nordeste do estado já podem concorrer às 1,5 mil vagas da nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), inaugurada em Euclides da Cunha, nesta terça-feira (28), com a presença do governador Rui Costa. Ainda foram entregues na ocasião uma quadra poliesportiva construída no Bairro América, 250 cisternas de consumo, por meio do Programa de Universalização do Acesso à Água, e cinco viaturas também para os municípios de Antas, Novo Triunfo, Cícero Dantas e Fátima. Segundo Rui, até o dia 30 de julho, toda a frota da Polícia Militar será renovada. 

Sobre o Ifba, o governador destacou que já são 35 unidades, em Salvador e outros municípios da região metropolitana e interior do estado. “Quero conclamar os prefeitos da região, pois esta unidade não é para atender apenas Euclides da Cunha”, afirmou. De acordo com Rui Costa, este conceito de regionalização, principalmente nas áreas de educação e saúde, é aplicado nos países mais ricos e desenvolvidos da Europa, como a Alemanha, um dos que ele visitou. “Com isso, podemos garantir alta qualidade e alta performance, sem desperdiçar recursos com uma unidade com estrutura deste tamanho em cada cidade”.
 
De acordo como reitor do Ifba, Renato Anunciação, 70% dos alunos da instituição têm renda familiar menor que meio salário mínimo. “Precisamos dar alimentação, transporte, fardamento, óculos, e cada unidade nossa conta com pedagogo, assistente social, médico e nutricionista. Alguns alunos selecionados pelo nosso programa também recebem uma bolsa de meio salário mínimo. Este é um processo de revolução na educação deste país. Nós últimos dez anos, nós multiplicamos por mais de cinco vezes o número de escolas e o número de alunos matriculados nos Institutos Federais do Brasil”. Segundo ele, 4 mil alunos estavam matriculados nas unidades do estado, hoje são 30 mil.

Agricultura

Ainda em Euclides da Cunha, foram assinados dois editais do programa Bahia Produtiva, para ações nas áreas de ovinocaprinocultura e socioambiental. Na ocasião, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) foi autorizada a firmar convênios com oito associações, que totalizam R$ 965 mil, para apoiar a estruturação da agricultura. 

“Nós temos apostado na agricultura porque a Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do País. São 700 mil famílias e cerca de três milhões de baianos. Por isso, estamos apoiando a mecanização, a titulação e distribuição de títulos, a garantia hídrica para consumo e produção e a assistência técnica”, destacou Rui.

Incentivo ao esporte

Para o estudante e atleta Generson dos Santos, 16 anos, a nova quadra é um golaço de placa do Governo do Estado. “Eu jogo bola desde pequeno e temos o sonho de ser jogadores profissionais. Com a quadra, nós temos possibilidade de marcar torneios, amistosos, o que não tínhamos antes. Ficou muito bom para nós". 

O treinador e professor de futebol Genivaldo dos Santos, que tem cerca de 80 alunos, comemora a chegada do equipamento esportivo. “As quadras são importantes não apenas para aqueles que querem se profissionalizar, mas também para a prática de esportes voltada para a manutenção da saúde, da cidadania e da educação. A quadra é excelente, invejável. Espero que nós, esportistas, possamos usufruir e cuidar desse espaço onde serão realizados muitos jogos e campeonatos”. 

Monte Santo

De Euclides da Cunha, Rui seguiu para o município de Monte Santo, onde entregou uma unidade básica de saúde, uma quadra poliesportiva coberta, mil títulos de terra e pavimentação de ruas no povoado de Pedra Vermelha. Também foram assinados oito convênios por meio do programa Bahia Produtiva. 

Até sexta (1º), o governador cumpre uma agenda extensa no interior do estado. Serão oito cidades visitadas e, em alguns casos, a comitiva passa em duas cidades num único dia. Em um ano e meio à frente do Poder Executivo, Rui  já fez cerca de 160 viagens pelo interior, visitando mais de 100 cidades. 
..

Reminiscência... Um singelo registro e homenagem a Durval Barbosa da Cunha

Nascido em 18/08/1922 no Distrito de Rancharia em Juazeiro - BA. Filho do Sr. Bernardino Barbosa da Cunha e de D. Maria da Cunha Barbosa. Estudou  na Escola Professor Aristóteles Pires de Carvalho (primário), Escola Técnica e Comércio e Colégio Dom Bosco em Petrolina PE. Eleito vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, 1947-1951. Deputado estadual, pelo Partido de Representação Popular-PRP, 1963-1967. Tabelião do Cartório de Notas do 2º Ofício, 1954-1979. Prefeito Municipal de 1973 a 1977, sendo um dos marcos de sua gestão a fundação do Colégio Municipal Paulo VI (1976).  Membro da Loja Maçônica Segredo, Força e União, sócio da Sociedade Apolo Juazeirense e Círculo Operário de Juazeiro e do Clube dos Caçadores de Juazeiro.

Casado com a Professora Jandyra Borges da Cunha e pai de Dirley Cunha, Lourival Cunha, Dirlene Borges Lima, Delma Borges Barros, Dione Borges Gonçalves, Diney Borges, Deane Borges, Daise Borges, Deisimar Borges (in memoriam) e Durjandy Borges.

Faleceu em 18/06/1979..

Por 11 a 9, Conselho de Ética aprova parecer pela cassação de Cunha

O Conselho de Ética aprovou nesta terca-feira (14), por 11 a 9, parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão ocorre uma semana após ser divulgada notícia de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Cunha.

O peemedebista é acusado, no processo por quebra de decoro parlamentar, de manter contas secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobrasno ano passado. Ele nega e afirma ser o beneficiário de fundos geridos por trustes (entidades jurídicas formadas para administrar bens e recursos)...

BACELAR X BACELAR

São dois deputados baianos, primos, ambos se chamam João Carlos, tem sobrenome Bacelar, divergem em alguns pontos e não querem, por nada neste mundo, serem confundidos. Um é favor da cassação de Cunha, e outro contra.  Convergem no que diz respeito ao processo de impeachment da presidente Dilma, quando os dois votaram contra. O Bacelar mais velho não anda muito satisfeito com a postura do mais novo e não hesitou em postar a foto do seu homônimo, ao lado da sua, esclarecendo quem é quem.

“Eu sou deputado federal pelo PTN e favorável ao parecer que recomenda a cassação do mandato de Eduardo Cunha. Porém, esclareço que não faço parte do Conselho de Ética, que está votando este relatório e é integrado, na verdade, pelo meu homônimo, João Carlos Bacelar, também deputado baiano, mas pelo PR, com o qual tenho sido confundido. Em um processo que mobiliza o Brasil, são legítimas e democráticas as reivindicações dos eleitores junto aos seus representantes no legislativo. Mas é preciso ter cuidado e checar as informações antes de compartilhar para que não sejam feitas acusações indevidas”, postou...

Sem voto decisivo, Conselho de Ética adia votação de processo contra Cunha

Sem aquele que é considerado o voto que definirá o desfecho do processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Conselho de Ética adiou para quarta-feira a votação do parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que recomenda a perda do mandato. A decisão foi anunciada porque uma das integrantes do colegiado, a parlamentar baiana Tia Eron (PRB), não apareceu para votar.

A presença de Tia Eron tornou-se crucial para selar o destino de Cunha, já que o placar atual, sem a posição dela, livra o presidente afastado da Câmara com um voto de diferença. Porém, caso a deputada baiana vote pela cassação, o resultado terminará empatado em 10 a 10. Nesse caso, o voto de minerva caberia ao presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), desafeto do peemedebista...

Janot também pede a prisão de Eduardo Cunha ao STF

Além da prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), revelada pelo O GLOBO nesta teça-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a detenção do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A informação foi confirmada pelo “Bom Dia Brasil” da TV Globo. ..

JANOT PEDIU A PRISÃO DE RENAN, JUCÁ SARNEY E CUNHA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente da República, José Sarney, de acordo com reportagem desta terça-feira (7) do jornal "O Globo". A TV Globo confirmou a informação e apurou também que, no caso de Saney, por ser idoso, ele seria monitorado pro tornozeleira eletrônica.

De acordo com o jornal, o procurador-geral pede a prisão dos quatro por suspeita de eles estarem obstruindo as investigações da Operação Lava Jato. A reportagem diz também que os pedidos de prisão estão com o ministro do Supremo Tribunal FederalTeori Zavascki, relator da Lava Jato no tribunal, há pelo menos uma semana. No caso de Cunha, segundo a TV Globo apurou, o Ministério Público alegou que a decisão de Teori, em maio, de afastá-lo da presidência da Câmara e do mandato, não  surtiu efeito e o deputado continuou interferindo no comando da Casa. 'O Globo' afirma que Janot pediu também o afastamento de Renan da presidência do Senado, a exemplo do afastamento de Cunha...

Relator pede cassação do mandato de Eduardo Cunha

O relator do processo contra o deputado afastado Eduardo Cunha, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), pediu, nesta quarta-feira (1), a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. “Há provas robustas, amparadas em evidências documentais, extratos bancários, declarações de autoridades e bancos estrangeiros e diversos depoimentos convergentes, que demonstram ter o representado recebido vantagens indevidas de esquemas relacionados à Petrobras e deliberadamente mentido perante a Comissão Parlamentar de Inquérito e a Câmara dos Deputados”, afirmou o relator.

Em seu parecer, lido no Conselho de Ética, Rogério ressaltou que “considerados somente os documentos compartilhados com a Câmara dos Deputados, já há, no mínimo, oito pessoas que afirmam ter conhecimento sobre o pagamento de propina ou realização de depósitos em contas do representado no exterior, tais como Júlio Camargo, Fernando Soares, Ricardo Pernambuco, Ricardo Pernambuco Júnior, Leonardo Meirelles, Eduardo Musa e João Augusto Henriques”.

Segundo o relator, a partir de documentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Banco Central, “os trustes instituídos pelo deputado Eduardo Cunha representam instrumentos para tornar viável a prática de fraudes: uma escancarada tentativa de dissimular a existência de bens, sendo tudo feito de modo a criar uma blindagem jurídica para esconder os frutos do recebimento de propina, cujos valores foram relatados por testemunhas e lastreiam a denúncia”.

Defesa..

Eduardo Cunha: me sinto injustiçado, mas sei que o processo é de "natureza política"

Em seu depoimento no Conselho de Ética, nesta quinta-feira, 19, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que “nem uma criança acreditaria” que ele participou do esquema de corrupção da Petrobras. “Em 2006 eu fiz oposição ferrenha ao governo Lula, como alguém ia me dar o controle do petrolão?”, questionou. Segundo Cunha, “é muito fácil tentar encontrar um suposto chefe do petrolão para esconder a sujeira debaixo do tapete”.

O peemedebista disse que rompeu com o governo Dilma Rousseff por ser alvo de “manipulações”. Em seu questionamento, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) perguntou a Cunha se há uma conspiração contra ele e se existe, que essa conspiração é “planetária”, já que “envolve STF, PGR, delatores, Edison Lobão, Nestor Cerveró e o Ministério Público da Suíça, entre outros”...

Decisão do STF é reveladora de que só via o voto popular será possível reunificar o País, diz Pinheiro

O senador Walter Pinheiro (sem partido /BA) comentou, na noite desta quinta-feira (5),  a decisão da Corte do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por unanimidade, suspendeu o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Os 11 ministros do Supremo acompanharam o voto do relator Teori Zavascki, após a histórica decisão liminar expedida na manhã de hoje (5).

"A decisão de afastar o principal nome da linha sucessória é a reafirmação de que a escolha, neste momento de crise, não está restrita ao colégio eleitoral - Congresso Nacional,  que só terá como opções manter a atual governante ou colocar em seu lugar alguém que também faz parte do consórcio  PT/PMDB, que governou o país até aqui", afirmou Pinheiro, que é defensor da realização de novas eleições presidenciais...

Gonzaga Patriota comemora afastamento de Eduardo Cunha

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) comemorou a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki de afastar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado federal, na manhã desta quinta-feira (5). A decisão foi tomada com base no pedido do Ministério Público Federal realizado em dezembro do ano passado.

Segundo o parlamentar, esse já é um grande passo para enfrentar a grave crise política que tomou conta do Brasil. O Supremo Tribunal Federal, por quem a gente tem todo o respeito, dentre tantas coisas boas que já fez, afastou hoje o Eduardo Cunha. Ninguém aguentava mais essa Casa sendo presidida por alguém que não tem a capacidade ética, a honestidade de ser presidente, por isso, quero dizer que agora as coisas começam a melhorar. Esse é um grande passo para a gente enfrentar essa crise política pela qual passa o país”, avaliou...

ACUNHARAM NO CUNHA! O JUIZ DO GOLPE É UM BANDIDO.

Gilberto Santana

O que venho dizendo em vários artigos se confirma agora com essa decisão: Eduardo Cunha é bandido, não tem qualquer legitimidade para conduzir o que quer que seja na Câmara dos Deputados. O afastamento de Eduardo Cunha do mandato de deputado e, consequentemente, da presidência da Câmara, divulgado na manhã desta quinta-feira (5) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi comemorado por democratas e progressistas de diversos setores do Movimento Social...

"Antes tarde do que nunca", diz Dilma sobre afastamento de Cunha

A presidenta Dilma Rousseff comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar, nesta quinta-feira (5), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de seu mandato como deputado federal. Durante a inauguração da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), Dilma disse que o afastamento de Cunha se deu “antes tarde do que nunca”.

“A única coisa que eu lamento, mas falo, antes tarde do que nunca, é que infelizmente ele conseguiu presidir, na cara de pau, o lamentável processo [de impeachment] na Câmara [dos Deputados]”...