Foram encontrados 147 registros para a palavra: árvores

Campanha alerta para a exploração indevida de árvores nativas na BR-235/BA

A Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e o Consórcio EMPA/CCM/CCL, responsável pela obra no Lote 1 – que fica entre a divisa dos Estados Sergipe e Bahia até Jeremoabo - da rodovia, trabalham juntos para evitar o corte indevido da flora local. Estão sendo realizadas orientações aos moradores e proprietários de terra para que não cortem árvores nativas que ficam na faixa de domínio.           

O que acontece é que após a construtora demarcar a área da rodovia com cerca de arrame, alguns moradores, sem nenhum consentimento, começam a cortar as árvores que ficam na faixa de domínio, no pensamento de que toda aquela flora será suprimida. Porém, na verdade, não é isso que é feito. Com o compromisso de conservação da natureza, a Implantação e Pavimentação da BR-235/BA mantem algumas plantas nativas que não comprometam o traçado da estrada...

Avenidas e bairros de Juazeiro são atendidos por mutirão de limpeza e poda de árvores

Após finalizar as ações de mutirão de limpeza na Rua Zero, bairro Alto da Maravilha e na Rua 05, bairro Maringá, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou nesta segunda-feira (20), os trabalhos de varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio na Avenida José Messias de Souza, bairro Maringá e na Escola Agrotécnica. O serviço de mutirão em grandes avenidas e vias de acesso da cidade é mantido permanentemente em função do grande fluxo de pedestres e veículos nesses locais.

O diretor de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, destaca que os agentes estão nas ruas da cidade diariamente trabalhando para manter a cidade limpa. "Os mutirões vêm desempenhando um papel fundamental no município e melhorando a qualidade de vida da população. Esse é um trabalho contínuo do governo municipal para manter a cidade limpa", finalizou Jorge...

SESP poda árvores na Avenida Raul Alves

Uma reivindicação antiga de leitores do Blog Geraldo José finalmente foi atendida pela secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro. Nesta sexta-feira (20), foi realizada a poda da árvore da Avenida Raul Alves, próximo ao supermercado G Barbosa. 

Também foram retiradas árvores mortas nos canteiros na Rua do Paraíso, bairro Santo Antônio. As podas aconteceram ainda na Orla I, além de coleta dos galhos...

SEMAO doa mudas de árvores nativas e frutíferas para contemplados do PNHR de Campos

Dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) onde a Prefeitura Municipal de Juazeiro em Parceria com o IDESA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais entregou nesta sexta-feira, 20 à comunidade de Campos no distrito de Maniçoba, 42 residências, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano doou aos moradores 125 mudas de árvores nativas e frutíferas. 

Durante a solenidade de entrega oficial das moradias, representantes da área de Gerência do Meio Ambiente junto à representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci (IDESA) fizeram a doação de mudas nativas como Ipê Roxo, Jamelão, Jatobá e Espinheiro, mudas frutíferas como abacate, manga, pinha, romã e limão. Pelo IDESA foram doadas o Nim, árvore de crescimento rápido e copa frondosa o que proporcionará uma área mais refrescante. ..

SESP responde a reclamação de leitora sobre retirada de árvores da Orla

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa a Joana Barreto que o trabalho de limpeza e poda de árvores na Orla I de Juazeiro não parou. A equipe de Gerência de Praças e Poda da Secretaria está realizando nesta segunda-feira (16), o recolhimento dos galhos das árvores nesta e em outras áreas da cidade e logo após dará continuidade aos serviços. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde a reclamação de morador do Cond. Morada das Árvores

O Setor de esgoto do SAAE informa ao usuário Roberto de Lima Junior, que o serviço de desobstrução na rede no endereço Quadra B, nº 24, Condomínio Morada das Árvores, bairro São Geraldo, já foi realizado na manhã desta quinta-feira (29).  A autarquia lembra ainda que qualquer reclamação dos nossos serviços o número de atendimento é 074 3614 9800. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do COND. MORADA DAS ÁRVORES relata descaso do SAAE, veja:

Quero mais uma vez, se possível, contar com esse conceituado veículo de comunicação para denunciar que o descaso do SAAE de Juazeiro continua.

A rede de esgoto que atende nossa residência entupiu novamente. Nós ligamos duas vezes para o SAAE e até agora ninguem apareceu. A demora se justificaria se a equipe tivesse que se deslocar de Salvador para cá, mas não é o caso...

Espaço do Leitor: Morador cobra reposição de lâmpadas e poda de árvores no Bairro Centenário

Caro Geraldo,..

SESP faz remoção preventiva de árvores na Avenida Paulo Afonso

Após um estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), foi constatado que algumas algarobas localizadas no canteiro central da Avenida Paulo Afonso, bairro Alto da Maravilha, precisam ser removidas. As árvores encontram-se com as raízes expostas e com a chegada do período chuvoso, o risco de queda é iminente. A SESP irá realizar as remoções a partir desta quinta-feira (17) e, logo em seguida, será feito o plantio de mudas nativas da região.   ..

SEM PODA HÁ MESES, ÁRVORES CONTINUAM IMPEDINDO VISIBILIDADE DE SINALIZAÇÃO NA RUA RAUL ALVES

No dia 10 de outubro, às 10h:29, o Blog postou matéria dando conta de que há meses as árvores da Avenida Raul Alves, em pleno centro de Juazeiro, não recebem corte e nem poda. À época este noticioso relatou: “A falta do serviço tem prejudicado principalmente aos condutores de veículos da cidade e visitantes que não conseguem enxergar as placas de sinalização. Além da falta de visibilidade os riscos contra a integridade física dos transeuntes porque os galhos estão já se enroscando na fiação da energia que, inclusive, impulsiona o funcionamento dos semáforos na referida avenida”.

Na mesma postagem foi questionada a ausência da SESP – Secretaria de Serviços Públicos responsável pelos serviços de poda na cidade. Pois bem, passados mais de 45 dias, a situação continua a mesma, ou melhor, piorou tendo em vista que os galhos das árvores cresceram ainda mais. “São ações básicas, necessárias ao bem-estar da população. É muita falta de gestão” reclamou um condutor de veículos neste feriado do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República quando questionado pela nossa reportagem...

Serviços de poda ou eliminação de árvores precisam ter autorização de órgãos ambientais, orienta AMMA

Muita gente não sabe, mas para podar ou eliminar uma árvore, o cidadão deve ter em mãos uma autorização de órgãos ambientais competentes. Em Petrolina, esse processo está regulamentado através da Lei 1838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores de logradouros públicos. Por isso mesmo que a Agência Municipal do Meio Ambiente conta com os trabalhos da Comissão de Avaliação Técnica Ambiental (CATA), que avalia todos os pedidos de poda e retirada e emite um parecer. 

“Diariamente nós recebemos muitas solicitações de pessoas que, por motivos os mais variados possíveis, querem eliminar uma árvore. Da mesma forma que também pedem orientações sobre a forma ideal de poda. É feito um protocolo, a equipe vai até o local indicado para fazer a avaliação de necessidade de poda ou eliminação e depois emite um parecer, que é entregue para o cidadão, autorizando ou não a iniciativa solicitada”, explica a integrante da CATA, Suzi Mota. ..

DERRUBADA DE ÁRVORES NA PRAÇA Santiago MAIOR REVOLTA POPULAÇÃO JUAZEIRENSE. SECRETARIA JUSTIFICA.

..

ESPAÇO DO LEITOR: ÁRVORES QUE PRECISAM SER PODADAS.

Olá Geraldo,

Venho através deste blog solicitar ao setor responsável pela poda de árvores na cidade, pois como ilustra a foto, as árvores da rua do Lírio, Jardim Vitória, estão quase que fechando a visão da referida artéria, perto de atingir os fios e à noite causam escuridão, pois não deixam a luz do poste iluminar a mesma, facilitando a ação de meliantes...

SESP responde denúncia de leitor sobre poda de árvores na Avenida Raul Alves

Nesta manhã (27), a redação do Blog postou a denúncia do leitor Getúlio Viana de Sá sobre a falta de poda de árvores na Avenida Raul Alves, centro de Juazeiro. O leitor reclamava que os galhos das árvores estavam impedindo a visibilidade do semáforo para pedestres. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) enviou a nossa redação uma nota explicando que a poda na Avenida Raul Alves já está na programação da Diretoria de Manutenção Urbana.  Atualmente a Sesp atende com os serviços de poda o bairro São Geraldo.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: ÁRVORES COBREM SINALIZAÇÃO DA AVENIDA RAUL ALVES.

Geraldo,

Como morador do centro de Juazeiro costumeiramente faço minhas compras do dia-a-dia no GB Barbosa, localizado na Avenida Raul Alves. Ocorre que nos últimos dias, todas as vezes que tenho que atravessar a faixa de pedestres para pegar o meu veículo na área de estacionamento do outro lado da avenida não consigo visualizar o sinal do semáforo, pois está tomado pelos galhos das árvores ali existentes...

Governo baiano distribui mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o governador Rui Costa plantou uma muda de árvore no canteiro da nova avenida Orlando Gomes, acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Outras 100 mudas foram distribuídas pelo Governo do Estado para os baianos durante a inauguração da nova via, como parte do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'.
 
"O objetivo com o plantio dessas mudas é primeiro a arborização e o paisagismo dessa área, do canteiro da avenida, mas também a neutralização da emissão de gás carbônico. Sabemos que uma das grandes questões deste século é a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas. Essa é uma atitude simples, mas que demonstra comprometimento do Governo do Estado com essas demandas. Além disso, esse é um processo de sensibilização e educação da população com relação à preservação do planeta", explicou o secretário.
 
No total, 250 mudas foram plantadas ao longo da nova Orlando Gomes. As mudas de médio e pequeno porte são nativas da Mata Atlântica. Elas se integram às outras intervenções de paisagismo realizadas na avenida, incluindo jardins que mudam a cara da via. Além da ação em prol do meio ambiente, o dia está cheio de atividades de lazer e serviços para a população do entorno da Orlando Gomes.
 
O 'Viva Bahia, um Dia de Lazer', que começou com um passeio ciclístico, contou com uma apresentação do cantor Magary Lord, brincadeiras infantis, aulão de ginástica e diversos serviços, como orientações de saúde bucal, aferição da pressão, emissão de carteira de trabalho, CPF, identidade, além de biblioteca e informações sobre carreira profissional. As ações foram iniciadas às 8h e seguem até o fim da tarde.
..

Prefeitura de Juazeiro se pronuncia sobre obra irregular na Rua do Aveloz, bairro São Geraldo

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) esclarece, que a obra é particular e foi acordada entre a empresa executora e a administração do Condomínio Morada das Árvores.

A obra foi iniciada sem nenhuma autorização do município. Os moradores insatisfeitos com a execução da obra procuraram a SEDUH que realizou o estudo topográfico para verificar a questão da drenagem da rua. Diante de diversas tentativas de entendimento frustradas com o condomínio e a empresa executora da obra, os moradores mais uma vez procuraram a Prefeitura, dessa vez a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) foi acionada e embargou a obra. Depois de embargar a obra a SEMAOP encaminhou a situação para a SEDUH. "Ao receber a demanda e detectar a ausência de um projeto solicitamos a Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento – SEPLAC que seja elaborado um projeto, para que possamos chamar a empresa, o condomínio e os moradores e tentarmos chegar a um denominador comum. Estamos sensíveis aos problemas que a população está vivenciando e vamos tentar dar a nossa parcela de contribuição enquanto agentes públicos responsáveis pelas políticas de desenvolvimento urbano do nosso município", explica Jorge Barboza, gestor da SEDUH...

MUNÍCIPES RECLAMAM DE PODA DE ÁRVORES EM JUAZEIRO

A leitora Márcia Leila enviou mensagem ao Blog reclamando de uma ação de poda no bairro São Geraldo que destruiu inúmeras árvores. Confira:

Geraldo,..

Semaop responde denúncia de moradores do Condomínio Morada das Árvores

No último sábado, dia 23, o Blog postou reclamação dos moradores da Quadra A do Condomínio Morada das Árvores que estão insatisfeitos com uma obra que está sendo executada em via pública pela empresa G.M.C, onde, segundo os moradores, a mesma está desnivelando a rua mudando o nível do escoamento da água de chuva para frente das casas dos moradores da Quadra A (veja aqui).

Nota Semaop

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública informa que após o recebimento da denúncia, a mesma enviou o procedimento à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEDUH, órgão competente a atender a demanda) onde foi encaminhado até o local da obra um Engenheiro e um Topógrafo. Foi constato pelos profissionais que não havia irregularidade, pois a altura da pavimentação foi mantida, não prejudicando assim o escoamento de água da chuva.

Denúncias e reclamações podem ser realizadas na sede da SEMAOP, Rua Oscar Ribeiro, ou pelo telefone: (74)3613-3350.-- ..

Espaço do Leitor: Morador reclama de obra no Condomínio Morada das Árvores

Nós, moradores da Quadra A do Condomínio Morada das Árvores estamos insatisfeitos com uma obra que está sendo executada de forma clandestina em via pública pela empresa G. M. C, onde a mesma está desnivelando a rua mudando o nível do escoamento da água de chuva para frente das casas dos moradores da Quadra A.

Solicito que a mesma corrija seu equívoco deixando como antes, pois não foram respeitados os artigos da lei de Nº1. 704/2003, que institui o código de obras do Município ferindo assim vários deles. EX: O Artigo 10, o responsável técnico pela execução da obra deverá executar as obras conforme o projeto aprovado pelo órgão competente, zelar pela proteção e segurança dos que trabalham na obra, dos pedestres, das propriedades vizinhas e dos logradouros e vias publicas, e colocar placa de identificação da obra, com o numero do alvará de licença, data de emissão, prazo de validade, nome do responsável e número de inscrição do conselho ou órgão competente, em local visível. E, isso não consta na obra...