Uma reivindicação antiga de leitores do Blog Geraldo José finalmente foi atendida pela secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro. Nesta sexta-feira (20), foi realizada a poda da árvore da Avenida Raul Alves, próximo ao supermercado G Barbosa.
Também foram retiradas árvores mortas nos canteiros na Rua do Paraíso, bairro Santo Antônio. As podas aconteceram ainda na Orla I, além de coleta dos galhos.
A ação de poda evita que motoristas e pedestres tenham a visibilidade prejudicada em vias de trânsito, melhora a iluminação, a estética das ruas e contribui com a segurança dos moradores facilitando a boa formação e crescimento das plantas.
O novo secretário da SESP, Celso Leal, explica que para oferecer este serviço a secretaria baseia-se em uma programação semanal que é montada antecipadamente pelo órgão. O secretário ainda ressalta que a poda de árvores tem grande importância, principalmente para garantir a segurança da população. "Este serviço evita que galhos alcancem a rede elétrica ou ofereçam riscos à segurança das pessoas, além de garantir mais visibilidade para os transeuntes", colocou Celso.
O corte, a poda ou até a extração de uma árvore em logradouros públicos é um serviço que requer cuidado técnico e não deve ser efetuado por qualquer cidadão. Quando é necessário fazer uma intervenção a exemplo da retirada de uma árvore ou poda, a SESP conta com a orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano – SEMAO.
Para o cidadão que deseja realizar a retirada de uma árvore em espaço público é necessário obter uma autorização da SEMAO, que inicialmente irá avaliar o tipo de serviço que poderá ser efetuado. Vale destacar que, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, é crime ambiental destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.