Gestores escolares eleitos no processo de consulta democrática de Petrolina são empossados. A cerimônia de posse, ocorreu no final da tarde desta quarta (13), no Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) com a presença de autoridades políticas e membros do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp). Os novos gestores das escolas municipais tem o dever de iniciar o ano letivo com novo ciclo educacional já que a Secretaria de Educação propõe muitas mudanças que deverão ser implementadas nas unidades escolares durante 2016, começando pelas salas da coordenação, que a partir de agora serão assumidas por novas gestões.
No evento, os 95 gestores e 28 vice-gestores eleitos a partir de processo consultivo, foram recepcionados pelo presidente da Facape, Rinaldo Remígio; pela vice-presidente do Sindsemp, Inês Souza e Silva; pelo representante do Conselho Tutelar, Evaldo de Souza e pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Raul Goiana. Inês Silva, vice-presidente do SIndsemp, que se despediu do cargo de gestora, salientou a importância do processo democrático para a escola dos novos gestores. “Além da oportunidade de crescimento profissional com o curso de formação para gestores, é uma oportunidade para a evolução da educação no município. Esses investimentos proporcionam melhorias para o setor e quem ganha com isso é o aluno”, disse.
A diretora de Assuntos extraordinários do Sindsemp, Helena Alves, que esteve na posse, também reforçou o quão importante é o processo. “É a avaliação de um trabalho executado com sucesso, em especial porque os gestores não são mais escolhidos, indicados, e sim votados pela comunidade estudantil que exerceu a democracia”. A gestora eleita da Escola Esmerindo Ribeiro, Socorro Miranda, sabe a responsabilidade que tem nas mãos. “Sabemos que não é fácil gerir uma escola com tantas dificuldades, mas vamos arregaçar as mangas para trazer o melhor possível aos alunos e para a comunidade”.
Os novos dirigentes escolares foram empossados pelo prefeito, Julio Lossio, e o secretário municipal de Educação, Heitor Leite. O secretário pontuou que a participação do Sindsemp nesse processo foi de suma importância. “A participação do Sindicato, junto com o Poder Legislativo foi de analisar e discutir o Projeto de Lei, um ano de transição como foi colocado na própria lei e nas disposições transitórias, a consulta e agora a posse dos eleitos. Um processo transparente, dentro da mais pura legalidade".
..